O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. OK
Escrito por:

Android 6.0 Marshmallow: Que dispositivos receberão a atualização?

Atualizado: Novidades sobre a atualização para o Quantum GO

Escrito por: Bruno Salutes — há 1 semana

O Android 6.0 Marshmallow foi apresentado no dia 29 de setembro de 2015, e todos queremos saber quando ele chegará aos nossos dispositivos. A atualização é distribuída dependendo da sua fabricante e operadora. As novidades mais recentes estão relacionadas ao update do modelo Quantum GO. Confira detalhes acessando a seção da "Quantum".

Destacar mudanças recentes

Otimize seu tempo

Para acessar rapidamente uma fabricante do seu interesse na página, use o nosso novo recurso de atalho:

Atualização para Android 6.0 Marshmallow - Nexus

Os dispositivos Nexus são, obviamente, os que recebem primeiro a atualização de uma nova versão do Android, junto aos aparelhos do Android One. Os primeiros smartphones a rodar com o Android 6.0 Marshmallow de forma nativa foram o Nexus 5X e o Nexus 6P.

BS
Bruno Salutes
Ter um Nexus também é sinônimo de ter sempre o sistema operacional mais recente.
O que você acha?
Eu concordo
Eu discordo

A atualização OTA do Android 6.0 Marshmallow foi distribuída para o Nexus 9, Nexus 9 LTE e Nexus 7 LTE. Além disso, o Nexus 5 também recebeu o Android 6.0 Marshmallow.

androidpit Nexus 5X 5 8
© ANDROIDPIT

Por outro lado, nada de Marshmallow para os proprietários do Nexus 4, ao menos se pensarmos na versão oficial do Android 6.0. Depois de aparecer em alguns aparelhos do programa Android One, neste momento todos os dispositivos Nexus rodam com a versão 6.0.1 do Android Marshmallow.

Contudo, como todos sabemos, a versão prévia para desenvolvedores do Android N já está disponível e, proprietários de dispositivos Nexus têm prioridade. Por isso, se você possui um Nexus e quer usar uma versão ainda beta do Android, mas com muitas funções legais, pode baixar as imagens de fábrica do novo SO aqui. Afinal de contas, ter um Nexus também é sinônimo de ter sempre o sistema operacional mais recente.

Estes são os dispositivos da Google que receberão a atualização do SO para o Android Marshmallow:

  Android 6.0 Marshmallow Android 6.0.1 Marshmallow
Nexus 5X Sim Sim
Nexus 6P Sim Sim
Nexus 4 - atualização Android Não Não
Nexus 5 - atualização Android Sim Sim
Nexus 6 - atualização Android Sim Sim
Nexus 7 - atualização Android (2012, Wi-Fi) Não Não
Nexus 7 - atualização Android (2012, 3G) Não Não
Nexus 7- atualização Android (2013, Wi-Fi) Sim Sim
Nexus 7 - atualização Android (2013, LTE) Sim Sim
Nexus 9 - atualização Android (Wi-Fi) Sim Sim
Nexus 10 - atualização Android Não Não
Nexus Player Sim Sim

Atualização para Android 6.0 Marshmallow - Asus

No final do ano passado, a Asus havia antecipado quais dispositivos da marca receberiam o Marshmallow pelas mãos da fabricante. Agora, o Zenfone 2 começa a ganhar o tão aguardado update. A primeira variante a ganhar a versão mais recente do SO é o Zenfone 2 Laser.

Espera-se que até a próxima semana, todos os dispositivos da série já estejam rodando o Android Marshmallow. A nova compilação leva o número 13.10.6.16_M3.6.44.

Segundo a empresa, os modelos que receberão o update durante o segundo trimestre de 2015 (Abril, maio, junho) são: PadFone S, ZenFone 2 (ZE550ML, ZE551ML), ZenFone 2 Deluxe (ZE551ML), ZenFone 2 Deluxe Special Edition (ZE551ML), ZenFone 2 Laser (ZE500KG, ZE500KL, ZE550KL, ZE551KL, ZE600KL, ZE601KL), ZenFone selfie (ZD551KL), ZenFone Max e ZenFone Zoom.

Lembrando que a Asus confirmou durante o evento de lançamento do Zenfone GO, que este dispositivo também seria levado para o Android 6.0 Marshmallow. Porém, até o momento não existem informações sobre a chegada do update para este aparelho.

zenfonezoomfrontalfinalreview
© ANDROIDPIT

Este são os smartphones da Asus que receberão o Android 6.0 Marshmallow:  

  Android 6.0 Marshmallow
PadFone S (PF500KL) Sim
 Zenfone Selfie (ZD551KL) Sim
ZenFone 2 (ZE550ML, ZE551ML) Sim
ZenFone 2 Deluxe Special Edition (ZE551ML) Sim
ZenFone 2 Deluxe (ZE551ML) Sim
ZenFone 2 Laser (ZE500KG, ZE500KL, ZE550KL, ZE551KL, ZE600KL, ZE601KL) Sim
ZenFone selfie (ZD551KL) Sim
ZenFone Max Sim
ZenFone Zoom Sim
ZenFone GO Sim

Atualização para Android 6.0 Marshmallow - Sony

No começo de abril, a Sony começou a liberar a atualização para a familia Xperia Z3, com exceção do Z3 Tablet Compact. Mas tudo terminou bem, pois o update também foi liberado via OTA para os modelos número SGP621, SGP641, SGP611 e SGP612, mudando o número da firmware para 23.5.A.0.570.

Até o momento, os modelos que estão recebendo o update são: Xperia Z2 (D6502) (D6543 - TV), Z3 (D6646/ D6653), Z3 Dual (D6633), Z3 Compact (D5833) e Z2 Tablet (SGP511, SGP512, SGP521). A nova compilação é para o Android 6.0.1 (23.5.A.0.570 e 13.10.6.16_M3.6.44).

No Brasil, os modelos Xperia Z3+ (Single-SIM), Xperia Z5 e Xperia Z5 Premium já podem ser atualizados para o Android 6.0 Marshmallow. O update foi liberado pela Sony globalmente no dia 8 de março. A empresa deve atualizar alguns smartphones tops de linha e poucos intermediários, mas, fora os modelos citados acima, os demais seguem sem previsão de update.

Também no começo de abril, a Sony lançou uma compilação de pré-lançamento do Android 6.0.1 para alguns usuários. Agora, a fabricante liberou a atualização para diversas variantes dos dispositivos Z2 e Z3 da linha Xperia. 

review xperia z5 teaser
© ANDROIDPIT

Confira abaixo a lista completa dos Xperia que serão atualizados para o Android 6.0 Marshmallow:

  Android 6.0 Marshmallow
Xperia Z5 Sim
Xperia Z5 Compact Sim
Xperia Z5 Premium Sim
Xperia Z4 Tablet Sim
Xperia Z3+ - atualização Android Sim
Xperia Z3 - atualização Android Sim
Xperia Z3 Compact Sim
Xperia Z3 Tablet Compact Sim
Xperia Z2 - atualização Android Sim
Xperia Z2 Tablet Sim
Xperia M5 Sim
Xperia Z1 Não
Xperia Z Não
Xperia T3 Não
Xperia T2 Ultra - atualização Android Não
Xperia C5 Ultra Sim
Xperia C4 Sim
Xperia M4 Aqua Sim
Xperia M2 Não
Xperia E4 Não
Xperia E3 Não
Xperia E1 Não

Atualização para Android 6.0 Marshmallow - Samsung

Um tuíte do nosso leitor, Rogério Borges, indica que o último modelo da Samsung a estar recebendo a atualização para o Android 6.0 Marshmallow, no Brasil, é o Galaxy S5 New Edition. O update tem mais de 1 GB e traz melhorias na interface TouchWiz e na segurança do leitor biométrico, além de todas as vantagens e novidades do Android 6.0.1 Marshmallow como o modo Doze, o gerenciador de permissões para aplicativos e muito mais.

O Galaxy Note Edge também está recebendo a atualização, porém, no momento o update está sendo liberado somente para os modelos europeos do dispositivo, mas esperamos que em breve os aparelhos brasileiros também comecem a receber a última versão oficial do SO.

O Galaxy S5 (SM-G900M) começou a receber a atualização do SO para Android 6.0.1 Marshmallow OTA (Over-The-Air), além de melhorias na estabilidade do software e correção de erros, no Brasil.

Os modelos intermediários da empresa: o Galaxy S5 Mini (4G) e o Galaxy J3 seriam os próximos a receber o update. De acordo com registros encontrados na Wi-Fi Alliance, o software já está em fase final de testes para ambos os dispositivos. No entanto, não existe uma data específica para a Samsung liberar a atualização final para o público.

Vale lembrar que o Galaxy J3 sai de fábrica rodando o Marshmallow em algumas variantes vendidas pelo mundo. Segundo a fonte desse vazamento, o site Galaxy Club, o update via OTA deverá chegar em breve.

A atualização para o Android 6.0.1 Marshmallow no Galaxy S6 Edge+ foi homologada pela operadora americana T-Mobile e já começou a rolar. O update tem 1.34 GB e muda o software para a versão G928TUVU2DPD1. Esperamos que o Brasil comece a recebê-la em breve.

No Brasil, o Galaxy S6, Galaxy S6 Edge e o Galaxy Note 5 já estão recebendo a atualização para a última versão do sistema OTA (Over-The-Air). O update foi liberado no país no dia 31/03, segundo alguns usuários reportaram ao AndroidPIT.

androidpit samsung galaxy s6 vs samsung galaxy s7 1 new
© ANDROIDPIT

A seguir, confira os aparelhos da Samsung que foram confirmados para receber o update pelo fabricante: 

  Android 6.0 Marshmallow

Android 6.0.1 Marshmallow

Samsung Galaxy S5 - atualização Android Sim Sim
Samsung Galaxy S6 - atualização Android Sim Sim
Samsung Galaxy S6 Duos Sim Sim
Samsung Galaxy S6 Edge - atualização Android Sim Sim
Samsung Galaxy S6 Edge Plus Sim Sim
Samsung Galaxy Note 4 Sim Sim
Samsung Galaxy Note 4 Duos Sim Sim
Samsung Galaxy Note 5 - atualização Android Sim Sim
Samsung Galaxy Note Edge Sim Sim
Samsung Galaxy Alpha - atualização Android Sim Sim
Samsung Galaxy A8 Sim n.a.
Samsung Galaxy A7 - atualização Android Sim n.a.
Samsung Galaxy A5 - atualização Android Sim n.a.
Samsung Galaxy A3 Sim n.a.
Samsung Galaxy E7 Sim n.a.
Samsung Galaxy E5 Sim n.a.
Samsung Galaxy Tab S2 Sim Sim
Samsung Galaxy J3 Sim n.a.
Samsung galaxy S5 Mini (4G) Sim n.a.

ROMs oficiais com base no Marshmallow

A comunidade Android não perde tempo e já criou ROMs oficiais com base no Android 6.0 Marshmallow para dispositivos selecionados. A lista não para de crescer, o Galaxy S3 já possui a CyanogenMod 13. Agora, foi a vez do Galaxy S2 ganhar uma versão oficial da CM13 com base no Android 6.0 Marshmallow. Saiba como atualizar seu dispositivo nos artigos abaixo:

Atualização para Android 6.0 Marshmallow - Motorola/ Lenovo

Todos os modelos anunciados pela Motorola/ Lenovo em sua lista oficial de updates já estão rodando com o Marshmallow no Brasil, incluindo o Moto Maxx,que começou a receber a atualização oficial para o Android 6.0.1 Marshmallow nesta quarta-feira (27.04).

Recentemente, o Moto G Turbo, o Moto E (4G) e o Moto G 2015 começaram a receber o Android 6.0 Marshmallow. A Motorola já havia confirmado que este dispositivo estava na fila de updates junto com outros dispositivos da série Moto.

Além do Android 6.0, o modelo Moto G 2015 está recebendo na Índia o Android 6.0.1. A expectativa é de que esta versão do SO esteja disponível para os usuários brasileiros nas próximas semanas.

teaser marshmallow moto x style
© ANDROIDPIT

Confira mais detalhes acessando o link na tabela de dispositivos abaixo:

  Android 6.0 Marshmallow Android 6.0.1 Marshmallow
Moto X Style - atualização Android Sim n.a.
Moto X Play - atualização Android Sim n.a.
Moto X 2014 - atualização Android Sim n.a.
Moto G 2015 - atualização Android Sim Sim
Moto G Edição Turbo - atualização Android Sim n.a.
Moto G 4G 2014 - atualização Android Sim n.a.
Moto Maxx - atualização Android Sim Sim
Moto X Force - atualização Android Sim n.a.
Moto E 2015 - atualização Android Sim - Apenas a versão 4G n.a.

ROMs não-oficiais com base no Marshmallow

A Motorola, como era de se esperar, não ficou de fora e ganhou ROMs não-oficiais com base no Android 6.0 Marshmallow para alguns dispositivos selecionados. A lista está cada vez maior, e o Moto X 2014 e o Moto G 2014 já possuem a CyanogenMod 13 extra-oficial. Saiba como você pode atualizar seu dispositivo nos artigos abaixo:

Atualização para Android 6.0 Marshmallow - LG

A LG começou a liberar o Marshmallow para o modelo H500F, conhecido nacionalmente como LG Prime Plus. O update chega primeiramente a variante comercializada na Grécia, conhecida como LG Magna, e não tem previsão para chegar em outros países por enquanto, incluindo o Brasil.

O update traz todas as novidades do Marshmallow embarcadas, como o modo Doze a o sistema de permissões de aplicativos. 

gsmarena 001 side
LG Prime Plus rodando com o Android Marshmallow / © GSM Arena

Depois de muita espera a LG começou a liberar, na metade de maio, o update para Android 6.0 Marshmallow para o modelo H815P do LG G4 no Brasil.

A LG também publicou no seu site de desenvolvedores uma Firmware com número LGH440 Marshmallow Android V20A, que significaria a atualização do LG Volt para Android 6.0 Marshmallow. O update ainda não foi diretamente confirmado, porém duvidamos que a LG teria liberado esta informação em seu site oficial, se fosse apenas um rumor.

A LG começou a distribuir o update do Android 6.0 Marshmallow para alguns de seus dispositivos já no início de janeiro de 2016. Contudo, só em março, os usuários brasileiros do G4 Beat começaram a ter acesso ao novo firmware pelas mãos da fabricante.

No final de abril, a LG começou a liberar a atualização para Android 6.0 Marshmallow para o LG Class. O update começou na Coreia do Sul e traz mudanças na interface do usuário. Esperamos que a atualização comece a chegar aos dispositivos brasileiros nas próximas semanas.

O leitor Felipe Rios, que entrou em contato com a equipe do AndroidPIT no dia (03/1), teria recebido o Marshmallow para a variante single-SIM do LG G4 Beat nacional.

Os dispositivos da LG que começaram a receber o Android 6.0 Marshmallow anteriormente foram: LG G4 Stylus e LG G3.

Vale lembrar que o novo LG G5 já chega ao mercado rodando Android 6.0.1 Marshmallow de fábrica. 

androidpit lg g4 vs lg g5 10
© ANDROIDPIT

Confira a seguir o cronograma parcial já confirmado pela LG:

  Android 6.0 Marshmallow
LG G4 - atualização Android Sim
LG G3 - atualização Android Sim
LG G4 Stylus Sim
LG G4 Beat Sim
LG G Flex 2 Sim
LG Prime Plus Sim

Atualização para Android 6.0 Marshmallow - Xiaomi

Os celulares da Xiaomi rodam com o sistema MIUI baseado no Android 4.4 KitKat, entretanto, a fabricante anunciou que logo alguns aparelhos vão receber uma atualização da MIUI já baseada no Android 6.0 Marshmallow, pulando o Android 5.x Lollipop. Saiba quais aparelhos receberão a nova MIUI:

xiaomi mi4i back
© ANDROIDPIT

Estes são os dispositivos da Xiaomi que já receberam o update para o novo SO: 

  Atualização para Android 6.0 Marshmallow
Xiaomi Mi 3 Sim
Xiaomi Mi 4 Sim
Xiaomi Mi Note Sim

Atualização para Android 6.0 Marshmallow - HTC

A HTC foi a primeira companhia a confirmar oficialmente que seus dispositivos HTC One M9 e M9+ receberiam a atualização para o Android Marshmallow. Ela também preparou, de forma exemplar, inúmeras atualizações para a versão mais recente do sistema operacional do Google.

O último dispositivo da fabricante Taiwanesa a receber a nova atualização de SO foi o HTC A9, para o qual não somente foi liberada a atualização para Android 6.0 Marshmallow, como também para a versão beta Android 6.0.1. É recomendado fazer o update enquanto conectado à uma rede Wi-Fi, pois a atualização tem 440.8 MB.

AndroidPIT HTC 10 Hands on 5049
© ANDROIDPIT

Estes são os dispositivos da HTC que já receberam o update para o novo SO: 

  Android 6.0 Android 6.0.1
HTC One A9 Sim Sim
HTC One M9 Sim n.a.
HTC One M8 Sim n.a.
HTC One M9+ Sim n.a.
HTC One E9+ Sim n.a.
HTC One E9 Sim n.a.
HTC One ME Sim n.a.
HTC One E8 Sim n.a.
HTC One M8 EYE Sim n.a.
HTC One Butterfly 3 Sim n.a.
HTC Desire 826 Sim n.a.
HTC One 820 Sim n.a.
HTC Desire 816 Sim n.a.

Atualização para Android 6.0 Marshmallow - Quantum

Conforme a Quantum havia prometido no mês passado, a atualização para o Android 6.0 Marshmallow chegaria para os usuários do modelo Quantum GO em meados de junho. Nesta terça-feira (21/6), a empresa resolveu liberar o update gradualmente, começando pela versão 4G do dispositivo, que é embalada pelo processador MT6753, da MediaTek.

A versão Q2.BR.OPEN.2016062002 disponível via OTA (Over-the-air) oferece correções pontuais no desempenho do Quantum GO, e traz também os recursos característicos do Marshmallow, como o sistema de permissões de apps e o modo Doze. Você pode conferir mais detalhes sobre as novidades deste update direto na página de suporte da Quantum.

teaserquantumgorevview
© ANDROIDPIT

Atualização para Android 6.0 Marshmallow - Huawei/Honor

A Huawei confirmou tanto através da rede social chinesa Weibo quanto do site oficial a lista de dispositivos que reciberão a actualização para Android 6.0 Marshmallow.

É surpreendente ver que não foram fornecidas informações a respeito da atualização do P8 Lite, lançado há alguns meses, ao passo que aparelhos de 2014 tiveram o update confirmado.

O Huawei P8 pode começar a receber o Android 6.0 Marshmallow (por enquanto na fase beta) na semana que vem. O update segundo o site Gizmochina começará mesmo pelo país sede da companhia. Nenhuma informação, contudo, foi dada a respeito do P8 Lite.

Quem quiser experimentar a mais nova versão do sistema operacional no Honor 7 antes da distribuição final poderá participar da fase beta de testes, que terá início no começo de Dezembro. A notícia foi anunciada pela Honor em sua página oficial do Facebook. A empresa ainda não divulgou mais detalhes sobre o teste beta, e quem pode se inscrever. Atualizaremos esta seção assim que mais informações forem divulgadas.

huawei p8 teaser
© ANDROIDPIT

Estes são os dispositivos da Huawei/Honor que já receberam ou irão receber o update para o novo SO: 

  Android 6.0 Marshmallow
Huawei P8 Sim
Huawei P8 Lite n.a.
Huawei P8 Max Sim
Huawei Ascend P7 n.a.
Huawei Mate S Sim
Huawei Mate 7 Sim
Huawei Ascend G7 Sim
Huawei Ascend G7 Plus Sim
Huawei Ascend G8 Sim
Huawei MediaPax X2 Sim
Honor 7 Sim (2016)
Honor 7 Plus Sim
Honor 7i Sim
Honor 6+ Sim
Honor 6 Sim
Honor 4X Sim
Honor 4C Sim

Como saber se um update está disponível para o seu dispositivo? 

Vale lembrar que os dispositivos rodando com o software de varejo, normalmente, recebem as atualizações antes dos aparelhos homologados por operadoras. Para checar se seu dispositivo já pode ser atualizado vá em Configurações > Sobre o telefone > Atualizações de sistema > Verificar.

Envie seu update para a equipe do AndroidPIT

Se o seu dispositivo recebeu uma notificação sobre um update recentemente, faça uma captura de tela e compartilhe com a nossa redação. Você pode manter contato conosco através deste email: imprensa@androidpit.com.br. Não se esqueça de nos informar qual o seu aparelho e o modelo exato, se o mesmo não aparece nos screenshots e seu nome completo, para que os devidos crétidos possam ser atribuidos à você.

Que fabricante é a mais eficiente na entrega do Android 6.0 Marshmallow na sua opinião? Seu dispositivo vai receber o update?

Formado em Web Design e Marketing de Relacionamento, é apaixonado por dispositivos Android e uma boa xícara de café. Atualmente morando em São Paulo está sempre antenado em todas as tendências, novidades e lançamentos do mercado mobile. Adora assistir à vídeos reviews e sempre que possível está envolvido em alguma discussão sobre tecnologia.

Os comentários favoritos dos leitores

  • Felipe de Carvalho há 10 meses

    Lucas, entendo seu ponto de vista e concordo em partes, mas esta lhe faltando sensatez. Veja.

    A Apple tem apenas uma linha de smartphones, os Iphones. A Microsoft também tem apenas uma linha de smartphones, os Lumias. Nesse sentido a Google tem apenas uma linha de smartphones também, os Nexus.

    A atualização dos Nexus são excepcionalmente pontuais. O Nexus 4 por exemplo, foi lançado em 2012 e está com Android 5.1, o mais recente.

    Assim, se for criticar quanto as atualizações, não critique a Google, ela faz o papel dela muito bem.

    Entretanto, temos as fabricantes de smartphones que utilizam o sistema Android, como Samsung, LG, e outras. Essas por sua vez, fazem smartphones cada vez mais problemáticos, com processadores e outros componentes incompatíveis entre si, com arquiteturas antigas, inúmeros projetos mal desenvolvidos, e uma gama de aparelhos muito grandes, em especial a Samsung nesse aspecto. O que impossibilita a atualização do sistema.

    Deve-se considerar ainda não só as limitações que a fabricante causa a si mesma, mas também seu desinteresse em atualizar. Novamente citando a Samsung, ainda que você tenha acabado de comprar um Galaxy A7 essa semana, ele não vai atualizar, ao menos não tão cedo, talvez lá para o fim de 2016 começo de 2017. Dessa forma, caso queira utilizar o Android 6.0, terá que comprar um S6, S7, ou os novos Notes.

    Bom, concordo contido sobre a demora para atualização, mas temos que saber criticar, pois a culpa não é da Google nesse aspecto. Na minha opinião, claro.

  • Lisandro Bispo há 8 meses

    Deixa ver se eu entendi, a Samsung não vai atualizar o S5, se essa informação se confirmar com certeza essa foi a ultima vez que comprei um aparelho dessa fabricante, isso é um completo absurdo uma falta de respeito.

  • Islan Oliveira há 10 meses

    Cara, ainda nem foi disponibilizado oficialmente por NENHUMA marca, no momento você só pode atualizar manualmente visto que não há versões finais dedicadas aos aparelhos. Moto Maxx já tem versão Lollipop, se o seu não tem, talvez seja vinculado à operadora.

  • Islan Oliveira há 10 meses

    Porra, pro S4 eu até entendo, mas o S5, top de linha do ano passado não vão atualizar? Depois reclama que não vende bem na linha atual. Espero que essa seja só uma lista provisória.

  • Vitor Moninhas há 10 meses

    Samsung pondo em prática sua política de 18 meses de suporte aos aparelhos...
    Donos de S5 devem estar suuuper felizes, não é Samsung, em saber que um simples Moto E 2015 deverá receber o Android M e seu poderoso S5 (não é piada, é poderoso msm rs) não irá receber...
    Foi assim com S3, S4... Por essas e outras não volto pra Samsung.

3.398 Comentários

Escreva um comentário:
Mostrar todos os comentários

O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. Mais informações

Entendi