O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. OK
185 Compartilhado 16 Comentários

Android M oferece backup automático de dados e configurações de apps usando o Google Drive

O time de desenvolvedores do Android finalmente disponibiliza o backup automático dos dados e configurações dos aplicativos que você possui no seu smartphone, mas o aparelho deverá rodar com Android Marshmallow, mesmo na versão prévia. Confira os detalhes abaixo.

O conceito é bastante simples, todas as configurações e dados armazenados nos aplicativos que você usa serão salvos automaticamente na nuvem, através do Google Drive, claro. Todos os dados serão em princípio criptografados, mantendo assim as informações compartilhadas com a plataforma seguras. De acordo com o site de desenvolvedores do Android, o backup será feito uma vez por dia e usará apenas conexão sem fio para tanto. O mais importante é que tudo será sincronizado entre dispositivos, desta forma você poderá modificar configurações padrão enquanto usa o app no smartphone e, caso interesse, poderá mante-las no tablet.

Contudo, como a Google oferece tal recurso como uma API aos desenvolvedores, os mesmos terão que adaptar seus aplicativos com a nova função. Em relação ao espaço ocupado pelos backups dos aplicativos no Google Drive, a equipe do Android garante que ele não será usado da conta do usuário em si, visto que a própria empresa oferecerá um adicional de 25MB por aplicativo durante o tempo em que a versão prévia de Android M estiver disponível. Assim, não fica bem claro como o serviço será taxado após o lançamento oficial da nova versão do SO.

E aí, o que você acha desta iniciativa da equipe do Android? O que você gostaria de ver neste serviço de backup automático dos dados e configurações de aplicativos no Google Drive?

 

Agradecimento: Bruno BS Cabral.

16 Comentários

Escreva um comentário:

O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. Mais informações

Entendi