O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. OK
4 min para ler 345 Compartilhado 98 Comentários

O Android Nougat será algo bem raro de se ver mesmo após seu lançamento oficial

O Google liberou versões prévias do Android N com antecedência inédita, divulgou novidades sobre a nova versão do sistema no Google I/O 2016 e parece estar empenhado em promover suas funcionalidades. Mas a política de fragmentação da plataforma continuará a ser a pedra no sapato de quem sonha em ter a nova versão do SO no seu smartphone. 

O gráfico que você vê logo abaixo mostra como o ritmo de adoção de novas versões do Android continua (muito) lento. A penúltima edição do sistema – a Lollipop – segue sendo a mais usada do sistema operacional mobile, com 35,6% de presença. Já o KitKat – antepenúltima versão do SO – está em segundo, com 32,5% de participação. 

androifragmentacao
Lollipop e Kitkat têm quase 70% do mercado Android / © Google

Ou seja, quase 70% do mercado de smartphones Android está dominado por edições do SO de 2013 e 2014. 

Marshmallow a passos lentos. O que compromete o Android Nougat

Já o Android Marshmallow, versão mais atual do SO do Google, está presente em somente 7,5% dos smartphones. Ainda que a versão final do Android Nougat esteja prometida para o final do ano, esses meses a mais que o Marshmallow tem pela frente para ganhar mercado não devem significar grandes mudanças em sua participação no mercado. Sendo muito otimista, ele pode chegar a 10% do mercado.

android 6 0marshmallow teaser
Mesmo sendo o Android mais atual, o Marshmallow não está nem em 10% dos smartphones / © Google

Com toda essa lentidão no processo de atualização do Marshmallow, teremos apenas uma pequena leva de privilegiados que irá desfrutar dos novos recursos do Android Nougat nos próximos meses, talvez nos próximos anos. Mais precisamente aqueles que planejam comprar um smartphone no final do ano ou os proprietários de topos de linha lançados no começo deste ano, como o Galaxy S7, LG G5, o Huawei P9 e, em última instância, o Nexus 6P. 

A "lista da vergonha" que o Google quer divulgar não promete ser tão eficaz para pressionar as fabricantes

Sim, as gamas de smartphones de entrada e intermediário continuarão sofrendo com a defasagem do sistema operacional. 

A “lista da vergonha” do Google e a arte de jogar para a torcida

Para fazer com que as fabricantes forneçam a atualização do Android com mais rapidez, para mais dispositivos, o Google ameaçou divulgar mundo afora a chamada “lista da vergonha”: trata-se de uma relação que denuncia a velocidade de liberação dos updates do SO de cada empresa. Saiba mais sobre ela no link abaixo:

O problema é que essa ação de "humilhação pública" parece ser apenas um ato de "jogar para torcida”. Primeiro, porque o Google – ainda que queira ver o Android Nougat espalhado no maior número de aparelhos possível – não vai entrar em conflito com suas principais clientes: as fabricantes. 

sony xperia z2 android lollipop close
Quantas atualizações você acha que seu smartphone pode receber? / © ANDROIDPIT

Segundo, porque o processo de liberação de updates do Android já segue uma ordem que é de conhecimento público: o Google prepara a atualização do SO e o envia para as fabricantes de processadores, que escrevem códigos para que o sistema operacional converse com os componentes de hardware. A seguir, essas linhas de comando são enviadas para as fabricantes de smartphones, que as adaptam aos seus modelos e UIs. 

Com tudo isso pronto, as operadoras recebem a atualização de software das fabricantes e precisam realizar todo o processo de verificação – que é a parte mais demorada – para só então liberar o update aos usuários. E é nessa última parte que está o gargalo, já que os testes precisam ser feitos em uma infinidade de modelos de telefone, regiões e redes.

AndroidPIT survive android updates 7540
Haja paciência para esperar seu smartphone ganhar uma atualização do Android / © ANDROIDPIT

Para completar, também já sabemos como cada fabricante prossegue com as atualizações. Aqui está um resumo rápido: o Google, obviamente, libera as atualizações para as linhas Nexus e Pixel assim que elas são liberadas, a LG se esforça em liberar os updates para os seus dispositivos topo de linha e a HTC também é geralmente bem rápida. A Lenovo e a Sony também costumam liberar as atualizações de forma relativamente rápida. Já a Samsung é conhecida por sua lentidão e privilegia os smartphones mais recentes com a liberação do update.

Em resumo, é possível que boa parte do público só consiga “brincar” com o Android 7.0 Nougat daqui um ou dois anos. Ou se os usuários decidirem comprar um novo smartphone no final de 2016 e que já traga o SO embarcado. 

E você está disposto a esperar pela atualização do Android 7.0 Nougat?

Os comentários favoritos dos leitores

  • Wrecked Machines há 7 meses

    Culpa do google? Não
    Culpa das Fabricantes? Sim
    Isso Vai mudar ? Não
    Tenha algo que possa Fazer ? Sim
    O que ?

    Comprar um Nexus.

    Mora no Brasil ? sim

    se fodeu .

  • Lazaro Rocha há 7 meses

    Eu prefiro as Funcionalidades do TW da Samsung, mesmo que demore!!! tinha S4 comprado 2013 Sempre Rodava Liso sem trava, usei por quase 3 anos caiu e paro de funciona esta semana, pois já encomendei NOTE4, quem reclama de travamentos no TW é por que tem Pucket/Win/Prime....etc.

  • Anderson de Assis Nunes há 7 meses

    Já estou há três anos com meu LG G2 rodando KitKat 4.4.2 e sinceramente não vejo a necessidade de migrar para outras versões do Android. Tenho recebido as atualizações dos aplicativos numa boa, a bateria do G2 é o ponto positivo do aparelho sua autonomia chama muita atenção. Não atualizei para o lollipop porque li relatos que com a versão do SO a bateria tinha sua energia drenada rapidamente.

    Enfim, vou seguir com meu G2 velho de guerra mesmo rsrs Ahh, curto pra caramba também a câmera fotográfica do smartphone da LG :D

98 Comentários

Escreva um comentário:
  • #HelloMoto

  • Falando em atualizações, preciso tirar uma dúvida: como eu uso bastante o Office da Microsoft, gostaria de saber se o Android Marshmallow tem suporte para o Word, Excel e PowerPoint. Penso em comprar o Moto G4 Plus mas preciso ter esta resposta antes.

  • Por isso mudei para o iOS, Apple lança a atualização no mesmo dia ja esta disponível, e não tem essa frescura de dar preferencia a aparelhos novos .

    • Eu também estou no iOS no momento. Quero voltar pro Android mas fico com medo de me arrepender de abrir mão desta eficiência nas atualizações pela qual a Apple sempre prezou. E sem falar na Microsoft, que cuida do iOS como se fosse seu... rs
      O maior exemplo está justamente no Office. Se você digita um trabalho de faculdade no notebook mas não tem como levá-lo, joga pro OneDrive que a configuração no iPhone ou no iPad não muda em nada.
      Quero saber se no Android teria estas mesmas vantagens.

  • 7,5% considerando que grande parte dessa porcentagem vem das custom roms (principalmente Cyanogenmod). Não acho que a Google deveria diminuir o ritmo de atualizações, afinal, do que adiantaria ela ficar com o SO defasado? Quem tem que se adaptar ao sistema que usa são as fabricantes!

  • Como o ritmo de evolução dos smartphones está diminuindo, o interessante seria uma nova versão acada 2 ou três anos. Isso diminuirá a fragmentação e dará um tempo considerável para as fabricantes atualizar os seus aparelhos.
    Outro problema da Google é que ela dá muita liberdade para as fabricantes alterarem a fundo o seu sistema. Isso dificulta o trabalho das empresas que tem que fazer todo esse trabalho novamente a cada nova versão. E para as empresas não é interessante fazer o mesmo trabalho de desenvolvimento em atualizações de sistema. Se as personalizações fossem simples como é o caso da Motorola, aí sim os updates sairiam rapidamente.

  • Essa atualizações hoje em dia não muda mais quase nada

    • É verdade, por isso eu acho que a Google tem que mudar e fazer uma nova versão a cada 2 ou 3 anos. A evolução dos smartphones está lenta agora, um top de linha de 2014 dá conta do recado até hoje.

  • Meu próximo smartphone vai ser um Nexus,canse de esperar por atualizações.

  • "Malditos ninjas (Versões do android), mal consigo ver seus movimentos (updates)".

  • Não para Motorola. #MotoXForce

  • Compre um Nexus, e pronto.

    * Tem na loja DougShop

  • Acho que a google devia parar lançar novas versões de Androids tão rápido, para poder da um tempo de uma quantidade considerável de usuários desfrutarem da versão.

    • A Google lança novas versões do Android em tempo curto?
      Gabriel, por favor, o que você realmente sabe sobre os lançamentos das novas versões do Android? Você leu a matéria ou somente o título dela?

  • além de chegar em poucos aparelhos, quando chega é com funções novas desabilitadas, com por exemplo a função usar o SD Card como memoria interna prometida no MM chegou "capada" no meu Xperia Z2, frustrante

  • Me lembro no lançamento do lollipop, a maioria dos lançamentos seguintes vinha com a versão anterior, com o marshmallow a mesma coisa, o k5 por exemplo, e com o Android N não será diferente, se o iPhone não fosse tão caro..........

  • a única vez que me senti obrigado a atualizar o Android foi do gingerbread para o ICS pois muitos aplicativos que eu usava pararam de ter atualização, depois disso Android novo só serve para sugar mais bateria e uma interface nova a única coisa que deu certo para mim foi o doze até agora, de resto o update foi apenas "visual"

Mostrar todos os comentários

O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. Mais informações

Entendi