O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. OK
2 min para ler 194 Compartilhado 63 Comentários

Android Nougat não fará boot se seu smartphone tiver um malware

Em uma tentativa de aumentar a segurança do sistema operacional Android, o Google introduziu uma nova verificação de malware como parte do processo de inicialização em todos os dispositivos Android. Até o Android Marshmallow, caso algum malware fosse encontrado você seria avisado, mas o aparelho ligaria normalmente. No Android Nougat, no entanto, o Google está levando essa verificação de segurança para o próximo nível.

No blog do desenvolvedor Android, a empresa explica que Android 7.0 Nougat impõe um  check-boot, dando-lhe muito mais do que um aviso. A boa notícia é que, se o seu telefone for infectado com algum tipo de malware, o telefone irá se recusar a inicializar ou irá ligar em modo de capacidade limitada (algo semelhante ao modo de segurança). A má notícia, porém, é que algumas alterações não maliciosa no sistema podem ser identificadas como falhas e impedir o boot do dispositivo.

AndroidPIT Android Nougat 9727
Sistema de verificação de boot do Android Nougat promete deixar seu aparelho mais seguro. / © AndroidPIT

Isto significa que um dispositivo com uma imagem de inicialização corrompida ou partição modificada indevidamente não inicializará  ou irá arrancar em uma capacidade limitada, com o consentimento do usuário. Esta verificação rigorosa, porém, significa que a corrupção de dados não- maliciosos, que anteriormente seria menos visível, pode agora começar a afetar a função do processo mais profundamente. Considerando que os dados corrompidos podem não ser sempre mal intencionados, o Android Nougat traz consigo um código adicional para se proteger contra a corrupção.

Para a maioria das pessoas, o novo processo de verificação é susceptível de ser útil, pois ajuda a manter o seu dispositivo - e crucialmente, os seus dados - seguros, pelo menos, após o primeiro reiniciar do telefone.

No entanto, para aqueles que gostam de usar o firmware personalizado, isto poderia representar um problema, já que o Google diz que qualquer dispositivo com um bootloader bloqueado irá usar esse sistema para verificar se há modificações. Resumindo, usar ROMs personalizadas e mexer com o seu smartphone vai ser muito mais difícil com Android Nougat.

E você, acha que esses processos de segurança são realmente necessários?

194 Compartilhado

Os comentários favoritos dos leitores

  • Ronaldo há 11 meses

    Esse Nougat está vindo com muita frescura para meu gosto. E se ele "entender" que há vírus sem ter? Também ficará inutilizável se for feito root. Poderíamos boicotar o Nougat, caso se mostre uma versão desagradável. Fazemos isso com Windows há muito tempo. Que tal dar uma dose desse remédio para o google?

  • Jairo rios há 11 meses

    Tudo isto apenas para dificultar a instalação de ROMs , mas o que me interessa( e acredito a todos )mesmo eles não implantam que seria impedir um reset para configurações de fábrica quando de roubo ou furto do mesmo.

  • Yure S. há 11 meses

    50% das pessoas que estão reclamando aqui usam windows com kernel bloqueado
    49% das pessoas que dizem que irão para o iOs possuem um smartphone Mid ou Low o que não representa financeiramente o valor de um iphone.
    1% das pessoas que postaram nesse topico, aprovam que quando mais fechado, mais seguro é o android.

    Google está apertando o cerco para o fim dos android´s frankenstein

  • Andreu Vasconcelos há 11 meses

    E isso ajuda o usuário em que?? Se a MS fizesse a mesma coisa com cada PC infectado, como ficaria a situação?? Simplesmente avisar já é mais que suficiente. Estou começando a mudar de opinião em relação ao tal de Tizen e principalmente em relação ao iOS. Pqp Google! Prevejo a base de usuários Apple aumentando...

  • Felipe Lima há 11 meses

    Uau... Android Nougat nem chegou e já tá fazendo merda? Primeiro é o root dificultado e agora é isso. Certeza que algumas modificações serão interpretadas "acidentalmente" como malware. O novo android já não tem nada que me interesse de novidade e ainda me vem com motivos para não atualizar, tá de mal a pior ein Google?!

63 Comentários

Escreva um comentário:
  • e qual a solução, restaurar para as configurações originais de fábrica? outra dúvida, posso querer não atualizar o OS?

  • E se desbloquear o bootloader?

  • Se a Google liberar as fontes, então teremos firmwares personalizados sim, não vejo problema nisso.

  • Calma negada! Leiam o post. O root e outras infinitas modificações continuarão possíveis, basta desbloquear o bootloader, passo que já é necessário para fazer root em alguns dispositivos atualmente. Desbloquear um bootloader não é nada difícil.

  • Com isso posso ter certeza que não haverá personalização no Android 7.0, pois o que me mantem nesse SO e as infinitas possibilidades de personalização, porém com essa nova versão as coisas podem mudar bastante.

  • Cheio de apps com malware, a Playstore devia fechar então.

  • O Google trabalha com Licenças de Software aberto, deixando o ser alterado certo? Pois bem, isso não significa que é pra todos fazer root ou fazer mudanças, tal procedimento é para Desenvolvedores de Software. Então essa iniciativa de tornar o root mais difícil é para que problemas futuros não ocorra, mas é interessante ressaltar que o Android Nougat faz uma revisão vigorosa ao ligar o aparelho.

  • Tudo depende do que o sistema entenderá como um malware no aparelho, e sinceramente, não acho nem um pouco prático adotarem esse tipo de solução, pois imaginem só: todos os seus arquivos e jogos no aparelho, e de repente, seu aparelho não liga por encontrar um suposto malware, forçando você a formatar e perder todos os seus arquivos, tendo que refazê-los do zero, em alguns casos. Existe Uma forma de não perder os arquivos, mas os usuários mais leigos não saberão como.

  • Ao que tudo indica estamos caminhando de um sistema aberto para um sistema fechado (ponto-a-ponto). O Android OS só se tornou grande por causa de seu sistema aberto. Ela entrando para um ambiente fechado certamente perderá uma grande fatia de usuários.

  • Não tenho root nesse telefone ainda por causa da garantia, mas na minha opinião a Google deveria criar formas de tornar o root algo natural do android, mas tentando conciliar com segurança, porque gostando ou não esse é o diferencial do sistema. Na minha opinião a Google deveria chutar o pau da barraca e botar o root de fábrica.

  • Tá sabendo que o IOS vai comer seu butico agora né, Android?

  • se eu não me engano a Google quer dominar, tanto no sistema Android como ter os aparelhos feito por ela mesmo e até sair do projeto open soucer, talvez esse 7.0 não seja tão fechado mas se continuar assim as próximas versões serão "andoIOS" ta indo pelo mesmo caminho da Apple.

  • tá entrando na onda na Apple fechada ??

  • Quem ve assim ate acha que a playstore é super segura e q só usando apps da loja vc nunca tera malware ne ....... Inocentes haha o que mais tem na loja é app falso é so tu baixar um de limpeza por exemplo e vai aparece propaganda até no discador e vc n sabera como tirar e mesmo com formataçao alguns nao saem dai o que o google vai fazer pra te ajuda? advinha???????? bloquear seu cel hahaha to ate vendo a merda que isso ai vai da

  • Adeus, Root, Xposed, Cyanogenmod, que Mundo cruel. :'(

Mostrar todos os comentários

O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. Mais informações

Entendi