O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. OK
468 Compartilhados 161 Comentários

Android Nougat à prova: o software feito para os novos smartphones

Nos testes do Android Nougat, fica claro que muitas das suas características só estão disponíveis para telefones novos. É a primeira atualização que podemos dizer que é restrita. Honestamente, nem é a atualização em si que estamos esperando. As funções realmente interessantes só estarão disponíveis para smartphones novos, e as melhores, só para os Pixel.

Sejamos realistas: se na traseira do seu telefones não está escrito Nexus ou um G, você ainda não recebeu atualização alguma para Nougat. Como sempre, as fabricantes - Sony, Samsung, LG, etc. - estão atrasadas em entregar as atualizações para seus aparelhos, já que têm que fazer seus próprios ajustes.

Pode ser o caso que a atualização do seu telefone ainda tenha que passar pela sua operadora, para então ser entregue primeiramente a uma pequena porcentagem de pessoas para, finalmente, depois de alguns meses, chegar aos últimos usuários. Até lá, provavelmente a Google já terá lançado o Android 8. Embora a verdade, para ser honesto.

EH
Eric Herrmann
A atualização do Nougat para telefones novos é terrivelmente chata.
O que você acha?
1078 participantes
50
50

Android Nougat no Nexus 6P

Fiz a inscrição com bastante antecedência, para receber uma versão preliminar do Nougat no meu Nexus 6P e poder observar a evolução do sistema. Finalmente ele chegou, e eu estou decepcionado. As mudanças são limitadas e a parte realmente interessante é limitada aos novos smartphones Pixels com seus preços absurdos; me refiro ao Seamless-Update, criptografia de arquivos para início rápido e, sobretudo, a ajuda baseada em inteligência artificial do assistente como função do sistema (você pode ativar a criptografia de arquivos depois, mas é necessário apagar tudo, o que não me parece muito prático).

Para o teste do Nougat, sobram o novo painel de notificações, a função multi-janela e o easter egg mais estranho desde o Gingerbread. As funções são boas, mas já são conhecidas por muitos usuários, uma vez que a LG e a Samsung já as haviam incorporado há algum tempo em seus dispositivos high-end, antes do chefe do Android, Hiroshi Lockheimer, resolver incluí-las no núcleo do Android.

Quero ter esse maldito assistente!

Por alguma razão desconhecida, a atualização para Nougat tornou os proprietários de Google Nexus em usuários de segunda classe. Nos deixou uma versão atrás, de onde só podemos ver os faróis traseiros dos Pixel, que já têm o Android 7.1 enquanto temos que nos contentar com o 7.0.

A Google criou uma sociedade com dois Nougats

Eles trouxeram todas as armas que podiam, teoricamente, nos apresentar. O assistente vai se converter, pouco a pouco, em algo extraordinário, eventualmente se tornando uma interface entre a nossa voz e o mundo digital, que está se estendendo nas nossas casas.

Quando até a última geladeira tiver internet, a funcionalidade do assistente fará sentido: a sua cozinha poderá fazer a sua lista de compras e perguntar se você quer que ela compre os ingredientes que faltam. Porém, devemos reconhecer que o assistente ainda é bastante estúpido e capaz de reconhecer pouco mais do que seu predecessor, o Google Now. Acabaram os lembretes, compromissos e apps semelhantes. Americanos já podem reservar  mesas em restaurantes, mas estou certo que teremos ainda mais.

AndroidPIT Google pixel XL google assistant tripple
Só podemos supor todo o potencial do assistente / © AndroidPIT

Os assistentes Chatbot baseados em inteligência artificial, como Assistant, ou seja, “Alexa, Siri e Facebook M vão se tornar a primeira empresa de um bilhão de dólares”, profetiza a VentureBeat. Esse é considerado um dos grandes assuntos do ano pelo Huffington Post, Business Insider, The Economist, entre outros. É também algo lógico, compradores e vendedores de dados de usuários sabem que existe uma grande quantidade de dinheiro em jogo.

AndroidPIT Apps 10
Ao contrário do Assistant, existe uma versão do Cortana no Play Store / © AndroidPIT

Para mim, é um completo mistério que a Google exclua dessa importante inovação usuários antigos, como eu, um usuário Nexus, que poderia a estar testando. Só podemos ver a inteligência artificial como platéia, obrigados a conversar com o app de bate-papo nº 137, que é completamente inútil, falando nisso, chamado Allo como assistente, o que não é nada divertido e, devido ao grande número de concorrentes, não faz sentido algum.

Especialmente quando temos na Play Store a Cortana, uma alternativa alegre, controlada por voz, da Microsoft. Assim, você tem várias funções do assistente, pode conectar-se com seu computador Windows de forma inteligente e obter algo com ele: a inteligência artificial vai aprender, vai conhecê-lo um pouco e alimentar um servidor com esses dados.

Google Allo Install on Google Play

"Ok Google, me dê o Pixel Launcher"

O que também quero ter no Nexus, mas não posso, é o Pixel Launcher. É muito mais bonito que o antigo Now, oferece animações impressionantes e, ao menos nos Pixel, fundos Live geniais, que vi pela última vez há 10 anos em um MacBook Pro. Como se fosse por piada, a ID do Launcher na Play store é com.google.android.apps.nexuslauncher, apesar de não poder ser instalado em dispositivos Nexus:

Pixel Launcher Install on Google Play

É claro que dá para baixar a instalar o Pixel Launcher como APK, mas isso não deveria ser necessário. Então, por que a Google exclui seus usuários mais curiosos, ou seja, os usuários Nexus? Sem Assistant ou Pixel Launcher, testar o Nougat não tem muita graça. E tendo em vista que a Samsung prepara o seu S-Voice com suporte de Viv, fica ainda mais difícil entender como querem que o Nougat se destaque sobre seus predecessores como um sistema operacional para smartphones.

AndroidPIT Google pixel XL home
O Pixel Launcher oferece atalhos nos ícones dos apps / © AndroidPIT

Isso tudo só se aplica a smartphones que forem atualizados de Marshmallow para Nougat. Os dispositivos novos tem claramente uma vantagem competitiva graças ao início mais rápido pela criptografia engenhosa e os Seamless Updates.

O Android ainda tem coisas pendentes

Ainda existe uma série de características do Android que exigem melhoria urgente. Ainda falta uma função de backup, que dê suporte a todos os desenvolvedores de apps. Não é possível que você tenha que começar do zero com as configurações de aplicativos toda a vez que trocar de smartphone.

Com a independência do Android como sistema operacional, a Google deve limpar de uma vez por todas a sua Play Store. Ainda há muitos apps falsos, com publicidade, que, apesar das classificações suspeitas entre 1 e 5 estrelas, não são investigadas. Até a Microsoft faz a limpeza de sua modesta loja.

As atualizações de segurança tornam o upgrade para o Nougat algo quase dispensável

Graças às atualizações mensais de segurança, a atualização para Nougat tornou-se quase dispensável. Visto que um dos principais argumentos para que a disponibilização dos updates do Android fosse feita rapidamente era, até Agosto de 2015, a segurança dos dados.

Porém, logo depois, uma empresa de segurança colocou a Google e várias fabricantes em maus lençóis, e de repente, houve um fluxo rápido e confiável de patches para vulnerabilidades conhecidas. Desde então, eles têm sido fornecidos mensalmente e estão, em teoria, disponíveis para dispositivos com Android 5.0 Lollipop.

Ou seja, o seu telefone Marshmallow, mesmo sem a atualização quase inútil para Nougat, continuará a receber correções de segurança mensais.

Os comentários favoritos dos leitores

161 Comentários

Escreva um comentário:
  • Por isso só vou trocar o meu smartphone atual por outro, com o Nougat de fábrica.

  • Depois de alguns minutos de pesquisa cheguei a conclusão de que não há nenhuma razão técnica para o Snapdragon 800/801 não poder executar o android Nougat oficialmente. O único motivo plausível de real incapacidade que possa fazer sentido é devido ao requisito do Google para criptografia de alta velocidade. Coisa que só os 64bits (ARMV8) conseguem fazer. O engraçado é que existe sim um 32bits com essa capacidade, o nome dele é snapdragon 805. Por isso a Google vai atualizar o Nexus 6. Será que é só por isso? E se ele não tivesse essa capacidade de alta velocidade? Pois é o Snap 805 é o ARMV7 mais poderoso que a Qualcomm fez fechando com chave de ouro a era dos androids 32bits. Mas volto a dizer, tecnicamente não existe um motivo claro para os snapdragons 800/801 não aguentarem o Nougat oficialmente. A desculpa da Nova API não cola mais, pois não foi por incapacidade das GPUs e sim boicote dos drives. O requisito minimo para rodar a API Vulkan seria o OpenGL 3.1 ou superior. O que ficaria limitado as Adrenos da serie 400 em diante (Snap 805 usa uma adreno 420 e roda o OpenGL 3.1). Mas temos o snap 410+adreno 306, que é 64bits, rodando o OpenGL 3.0. Certos aparelhos com esse hardware receberá o Nougat, como o Moto G4 play e sabe se lá como rodará a API Vulkan. Outra polemica é que mesmo o requisito minimo ser o GL 3.1 ainda vai faltar a cereja do bolo, que são os drivers da API Vulkan. Mas pera ai, e se o celular atualizar para o Nougat e não tiver esses drivers, como que possivelmente acontecerá com o snapdragon 410? Não seria o mesmo que um snap 800/801 rodando o Nougat sem esses drivers? Temos belos exemplos disso se olharmos os Foruns do XDA com custom ROMs baseadas no Android 7.0/7.1 pra uma porreira de celular. No Final das contas e com muito resumo vira uma bela lambança, com muita contradição, que só prova 1 coisa. Descaso. Acreditem no que quiser, Podem acreditar no AndroidPit, TecMundo e o escambau se quiserem. Mas Lembrem-se de uma coisa. As empresas que vendem celular com android, não lucram com atualizações e sim com a venda dos aparelhos. Então essa é a hora de você que roda uma Custom ROM, ou está louco pra instalar uma, começar a dar uma moral pros loucos que conseguem muita das vezes contradizer o que a própria google diz. Sim, estou falando dos Devs e mantedores das Customs que tem pro seu celular. Porra, esses caras fizeram um celular de 2009 rodar o android 6.0.1, o Galaxy S2 atualmente está com o 6.0.1 rodando melhor que muito celular da Samsung atualmente. Dê valor a esses caras, porque são eles que no final tão ali rachando a cabeça pra fazer o teu celular ficar atualizado, seguro e otimizado.

  • Sou um felizardo de estar no Android 7, e não tem quase nada de diferente, só trouxe apenas funções de ROMs de outras marcas, então não acredito q seja nada inovador.

  • Será que o Zenfone 2 receberá?

  • "Sejamos realistas: se na traseira do seu telefones não está escrito Nexus ou um G, você ainda não recebeu atualização alguma para Nougat."

    Na traseira do meu smartphone está escrito "Mi" e já recebi a atualização via devs, inclusive já tem até o 7.1 disponível, mas estou na 7.0.

  • Eu já tô com o Android 7.1 no meu Xperia ZQ kkk

  • É, não tem outra. Vou esperar o segundo semestre do ano que vem pra adquirir um Smartphone novo pra poder garantir Android 7, 8 e 9. Infelizmente é o que um usuário Android tem que fazer. Até os tops de certas empresas não recebi tanta atualização.

  • Eu instalei o Nougat no meu moto g3 e vejo que ele tá mais fluido e rápido que o 6.0 que eles tinham atualizado, vejo que o 7.0 será de grande evolução para os aparelhos modernos e top de linha :)

    • voce instalou o cm14? eu tava querendo atualizar também, o meu 6.0 ta muito lento, mas vi que o cm14 nao ta funcionando a camera, ai fiquei com pe atras

      • Rodrigo, eu já estou com a CM 14.1, nessa atualização a função que não estava funcionando que era a filmagem na câmera na CM 14 já está corrigida.... A câmera já está funcionando de boa. Só instalar a CM 14.1 de boa.

  • Pra mim algumas mudanças foram um retrocesso. O design dos ícones é a coisa que mais me incomoda e das novas funções, eu só queria mesmo o novo multitasking. Também achei absurda a ideia dos Pixel. É como se houvessem duas linhas de smartphones concorrendo entre si na mesma empresa. Fora que lembram excessivamente os iPhones, parecem aparelhos sem identidade.

  • Pulei do KK para o MM, nada me impede de pular o NN, OO, PP... e voar direto pro ZZ. rssr

  • Estou bem satisfeito com o meu Redmi 2 e uma rom 7.0 com o google assistant funcionando e o pixel luncher. Rápido demais!

  • Estratégia errada

  • Fake "Pixel" Nexus Rom manda lembranças, desenvolvida para Nexus 4 e 5 '-)

  • O Android só tem um problema. Ser o sitema de muitas empresas.Se fosse como a Apple, seria bem mais fácil e rápida a atualização e a abrangência seria maior.....

    • Todo mundo sabe que quando Apple lança aparelho novo, ela lança atualização do sistema que deixa o novo mágico e os antigos começam a ficar lentos, vejo monte de pessoas reclamando que o iPhone 6 deles ficou lento e que ja pensam em comprar o novo 7 "que ta bom e rapido"
      to começando a achar que ela estraga os aparelhos antigos para "forçar" pessoas a comprarem logo o novo

  • Quero saber mesmo uma data certa pra chegada no meu Moto G4 Plus! Até o O estou garantido, depois é custo rom e seja o que Deus quiser.

Mostrar todos os comentários

O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. Mais informações

Entendi