O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. OK
3 min para ler 45 Compartilhado 22 Comentários

Quantum Paper: novo projeto de design da Google para plataformas Android, web e iOS

Android Police revelou que a Google está trabalhando em um projeto de design bastante ambicioso e que contemplaria diversas plataformas: web, Android e iOS. O nome de tudo isso é Quantum Paper. Entenda o que está prestes a mudar.

google quantum screenshot teaser
© Android Police

De Holo para Quantum

Por muito tempo, a Google optou pelo Holo enquanto projeto de design e o mesmo trouxe uma experiência consistente para a plataforma Android. Tudo levava como base este projeto, trazendo consistência e e unificando a UI dos serviços do Big G, incluindo o Android. Assim, todos os desenvolvedores foram obrigados a ajustar seus aplicativos às diretrizes do Holo.

Porém, a Google vai mudar a sua política de design. O Quantum é o termo genérico para o novo layout para plataformas da Google e deve ser seguida para o desenvolvimento dos novos aplicativos que veremos no Android daqui para frente. Assim, a ideia por trás desta novidade é unificar a forma visual, os movimentos e a interação entre as plataformas, incluindo aqui web, Android e iOS.

Polímeros

O projeto Quantum é baseado em "polímero". Mas o que isso significa? Bom, o "Polymer" é um conjunto de ferramentas para facilitar a programação de projetos mais responsivos para sites, mas funciona de forma personalizável. Usando este recurso, tanto os aplicativos para web quando aplicativos se ajustam a todos os tamanhos de tela e dispositivos. A Google quer integrar o "Polymer" ao projeto Quantum.

GoogleKit

Junto com o Quantum, que é diretamente relacionado ao Android, a Google também trabalha com o GoogleKit para desenvolvedores iOS. Em outras palavras, a Google parece caminhar para unificação do design e recursos de aplicativos para iOS muito similares aos que existem no Android e vice-versa. Porém, ainda não está bem claro como isso se dará, temos que aguardar certamente até o Google I/O para mais informações neste sentido.

Próxima versão do Android

Apesar das infomações ainda não serem oficiais, é claro que o projeto Quantum Paper mostra que a Google está trabalhando com o objetivo de tornar o Android um OS mais consistente. E para quem utiliza os serviços da gigante das buscas, a necessidade de mudanças relacionadas ao design é grande. Não seria um erro pensar no Quantum como uma espécie de substituição da Holo, mas ele vai ainda mais a diante. A ideia é mudar a interface, os movimentos e a forma como interagimos com os serviços em todas as plataformas. E isso irá oferecer uma experiência mais consistente aos usuários.

Porém, é possível que tenhamos acesso a isso apenas na próxima versão do Android, vamos trocar que ela seja apresentada durante o Google I/O, no final deste mês.

E aí, você apoia uma grande mudança no projeto de design do Android?

Atualizado dia 13.06.2014, 6h37m (horário de Brasília) - Na realidade, levando em consideração as palestras programadas para o Google I/O 2014, pode-se dizer que o projeto Quantum já é oficial, como podemos ver nas capturas de tela do aplicativos do evento para desenvolvedores do Big G!

google io projeto quantum
© Google; ANDROIDPIT

Os comentários favoritos dos leitores

22 Comentários

Escreva um comentário:
Mostrar todos os comentários
45 Compartilhado

O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. Mais informações

Entendi