O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. OK
67 Compartilhado 29 Comentários

Andromizer: a melhor ferramenta para os recursos avançados do seu Android

Hoje mostrarei uma ferramenta capaz de substituir diversos aplicativos ou serviços com tarefas individuais relacionadas às permissões de root e às configurações avançados do seu smartphone. Com o Andromizer, você pode controlar as referidas notificações, operar otimizações de sistema, modificar a densidade da tela, melhorar a conexão 3G e 4G, gerenciar a RAM e a CPU e muito mais!

andromizer teaser
Andromizer: um canivete suíço do universo MOD! / © ANDROIDPIT / Andromizer

Nota: nem eu nem o AndroidPIT nos responsabilizamos por eventuais danos ocorridos durante um dos processos descritos aqui.

Pré-requisitos

1. Permissões de root e versão do Android superior ao Honeycomb 3.0;

2. BusyBox: um instrumento essencial para a maior parte dos aplicativos que requerem root. Em resumo, ele contém uma série de ferramentas úteis que permitem o uso de comandos no âmbito do sistema. O BusyBox vem pré-instalado em todas as ROMs customizadas e geralmente é integrado ao aplicativo de gerenciamento do root (por exemplo o SuperSU).

3. Andromizer: baixe e instale o aplicativo.

BusyBox Install on Google Play Andromizer Install on Google Play

Procedimento

Uma vez obtidas as permissões de root, verifique a presença do BusyBox em seu dispositivo com o instalador do BusyBox. Instale o app se não tiver. Estão disponíveis duas modalidades de instalação: a instalação normal (aconselhada), bastando clicar em Install, e a instalação inteligente, possível depois do download do Smart Install, com a qual é possível escolher preferências específicas. Depois disso, só resta instalar o Andromizer!

andromizer 01
Screenshot do installer do BusyBox. / © ANDROIDPIT

Utilização

O Andromizer pode ser subdividido em 4 seções principais. Vamos analisar o conteúdo de cada uma!

Nota: a One-Touch é uma página em que são reagrupados (quase) todos os outros itens da seção, para facilitar a modificação coletiva. Em Remove, em vez disso, você pode apagar (quase) todas as modificações efetuadas naquela seção.

Settings

  • WiFi Scan Interval: quanto tempo em milisegundos deve passar entre uma busca de Wi-Fi e outra. Aumentando o valor é possível economizar a bateria.
  • WindowMgr Max Events Per Second: aumentando o valor é possível obter um aumento de fluidez das animações e das outras “tarefas” visíveis na tela, como a rolagem de uma lista, os efeitos dos launchers, etc.
  • Force GPU rendering: obriga todos os aplicativos a usarem a GPU, e isso pode melhorar a experiência visual, aumentando por exemplo os qps (quadros por segundo) de alguns jogos. Certos apps poderão apresentar problemas ou fechar sozinhos (no caso, basta desativar a opção).
  • LCD Density: aumentando a densidade de pixels (virtualmente), você faz com que os apps “pensem” ter outra resolução de tela. Aumentando a densidade iremos obter um encolhimento dos conteúdos dentro dos apps e vice-versa. Alguns aplicativos podem não oferecer suporte a certas densidades, causando sobreposições e outros defeitos de interface.
  • Dalvik Heap Size: em poucas palavras, o heap é a memória máxima que pode ser usada por um aplicativo em execução. Se um app estiver quase atingindo esse limite, ele é freado ou bloqueado pelo sistema. Aumentando o Heap Size poderemos obter diversos benefícios.
andromizer 02
A seção de Configurações do Andromizer. / © ANDROIDPIT

Tweaks

  • PRO: na versão paga do app estão disponíveis 4 otimizações avançadas para o Governor do processador, para a tensão, a GPU e a bateria. Se souber como operá-las, é quase obrigatório adquirir o Andromizer PRO!
  • Build.prop Manager: opção para os usuários avançados. Com ela, é possível mudar um grande número de configurações do nosso dispositivo: uma delas é fazer a Play Store “acreditar” que se usa dispositivo diferente ou outra versão do Android.
  • 3G/4G Optimizer: uma otimização para aumentar a velocidade dos downloads, dos uploads ou ambos, modificando o valor da categoria.
  • CPU Settings: nunca foi tão simples modificar o overclock. Configure a velocidade mínima, a máxima e o tipo de Governor!
  • Memory (RAM) Settings: é possível modificar cada parâmetro da RAM ou selecionar um preset, um modelo pré-configurado de acordo com o contexto (se por exemplo temos muitos aplicativos abertos no pano de fundo, o Multi-process é o adequado).
andromizer 03
A seção de Tweaks do Andromizer. / © ANDROIDPIT

Tools

  • PRO: com a versão paga é possível criar backups de aplicativos e dos dados pessoais;
  • One-Touch Optimization: nesse caso, a seção One-Touch não reagrupa as outras opções da seção, mas oferece uma série de otimizações automáticas para o sistema.
  • ROM Cleaner: libera o seu dispositivo de arquivos que ocupam espaço inutilmente, tanto no cache, nos arquivos temporários e outros. Basta selecionar o que lhe interessa e eliminar o resto.
  • SMS Backup/Restore: para ter as nossas conversas mais importantes sempre asseguradas.
  • Call-Logs Backup/Restore: para backup dos registros de chamadas.
andromizer 04
A seção de Tools do Andromizer. / © ANDROIDPIT

Recovery (TWRP/PHILZ)

Nas seções TWRP e PHILZ é possível acessar as funções principais das respectivas Custom Recoveries, diretamente a partir do aplicativo:

  • Backup/Restore: gestão avançada dos NANDroid backups.
  • Wipe: para apagar qualquer arquivo do dispositivo.
  • Installer: para flashear outras ROMs e MODs diversos.
  • Boot: para reiniciar em Recovery Mode.
andromizer 05
A seção Recovery do Andromizer. / © ANDROIDPIT

Experimente o Andromizer e depois nos conte o que achou, ok?

Os comentários favoritos dos leitores

29 Comentários

Escreva um comentário:
Mostrar todos os comentários
67 Compartilhado

O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. Mais informações

Entendi