O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. OK
2 min para ler 31 Compartilhado 22 Comentários

App da câmera nativo do Android terá formato RAW e fotos em série

O AndroidPIT cantou essa bola há uma semana, e agora o rumor se confirmou: o Nexus 5 poderá ser o primeiro smartphone Android capaz de fazer fotos em formato RAW sem perda de qualidade. O Google confirmou, por meio de sua Relações Públicas Gina Scigliano, que já está trabalhando numa atualização para o aplicativo nativo da câmera do Android, que passará a oferecer suporte a arquivos RAW e também oferecer a função de fotos em série.

g2 n5 1
© AndroidPIT

Uma tendência deste ano foi a ênfase dos fabricantes na fotografia pelo celular. Quase todos eles destacaram as qualidades especiais da câmera quando da apresentação de seus carros-chefes. O Galaxy S4, o HTC One, o Xperia Z1, o LG G2, além do iPhone 5s e, principalmente, o Nokia Lumia 1020. De maneira geral, a atenção voltada pelas companhias para a função de fotografia mobile dos celulares cresceu na mesma porporção do interesse dos usuários.

Agora, é o próprio Google que avança nesse campo, com os já referidos suporte para o formato RAW e a função de disparo contínuo. O primeiro possibilitaria, por exemplo, a criação de softwares de edição realmente profissionais, uma vez que fotos não-comprimidas poderão ser tiradas.

O que você acha da novidade? Importante ou supérflua para um celular?

Fonte: Cnet

31 Compartilhado

22 Comentários

Escreva um comentário:
  • mudança muito boa, esperada não so por mim mais por milhares de usuários android, o iphone tem um excelente software de câmera, o iphone 4s chega a focalizar com a câmera frontal de apenas 0,3 mp, o android realmente precisava dessa mudança !!! tenho um galaxy s4 e precisa de mudança!!!!

  • ótima notícia. Quero ver esse update na câmera do meu s4 que é lixo

  • Ótima notícia, tomara que a novidade chegue até o Nexus 4, que tem uma câmera com boa definição mas com um péssimo balanço de cores.

  • isso é sensacional, eu como fotógrafo profissional acho uma otima inovação, mas junto com ela preparem cartões de memória com muito mais espaço, uma vez que um arquivo RAW é muito pesada, minha Nikon D7000 de 16 mega entraga os arquivos em RAW com media de 15 mega...

  • vídeo muito bom mesmo p entender o formato raw... vlw Remo Souza

  • Onde é que faço o download?
    kkk

  • Amigos... isso é uma coisa muito boa... porque usaremos a capacidade máxima dos sensores dos nossos aparelhos, com isso... poderemos salvar aquela foto que foi tirada a noite, ou aquela imagem que ficou escura com um software de edição... entendam o que eu tou falando!!! https://www.youtube.com/watch?feature=player_embedded&v=PEHDd6VZI7Y

  • Eventualmente uma imagem captada por um smartphone é usada por um profissional. Então o RAW é bem vindo nessa situação, mesmo que o utilizador do smartphone não tenha o propósito.

  • @Elias Bueno quando você fotografa no seu smartphone ele salva sua imagem em JPEG. Acontece que esse formato realiza compressão e provoca perda de qualidade na imagem capturada. Já o RAW não existe compreensão e com isso a imagem capturada vem sem perdas de qualidade. É o preferido pelos fotógrafos profissionais, mas eu não vejo necessidade disso em smartphones já que um profissional não vai usar a câmera de um celular e um usuário comum não vai querer fotografar num formato que é difícil de abrir em qualquer lugar por não ser muito comum.

  • Pessoalmente acho importante sim, mas não acho que deveria ser prioridade. Como já disseram, as baterias dos aparelhos deveriam ser o foco já faz algum tempo.

  • eu TB quero saber o que e raw

  • Alguém podia explicar o que é RAW? Pra mim Halls é balinha... hauehauea.... sério, o que é RAW?

  • Prefiro bateria do que Camera.

  • Que bom que as impresas estão valorizando as câmeras dos smartphones.

  •   20

    Renan Lira

    Com certeza vai olhar...

    Com a Google é um olho no peixe, outro no gato rs

  • Espero que a Google também olhe para a Motorola quando trouxer essas novidades.

  • Isso pode ser uma coisa boa mais como eu não uso a camêra eu não entendo nada sobre tais funções.

  • Acredito que seja desnecessária essa tamanha valorização das câmeras. Deveriam melhorar a tecnologia das baterias, pois já estão bem ultrapassadas.

    • Concordo plenamente.

    • Já estão trabalhando nisso. O problema é que cada um só quer saber da sua necessidade. Mas da mesma maneira que o desenvolvimento do armazenamento SSD resultou em benefícios aos aparelhos móveis isso também tem o seu valor.

      Já está em desenvolvimento uma nova memória RAM, a MRAM, mais rápida e com menor consumo de energia. Some a isso uma nova máquina virtual - ART -, armazenamento maior e mais rápido, sensores de captura de imagens mais precisos e potentes...

      Mas em tecnologia é assim mesmo, cada um trabalhando em pequenos pontos chave que juntos formam um todo muito mais interessante. E se evolução na fotografia digital não é importante, bem, basta lembrar de como era antes das câmeras digitais.

Mostrar todos os comentários

O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. Mais informações

Entendi