O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. OK
20 Compartilhados 11 Comentários

Android para Iniciantes - Diferença entre app e widget

 diferencia procesadores

Widgets e aplicativos (apps) são tipos distintos de programas que são executados em um dispositivo Android e eles servem a propósitos diferentes. Widgets são mini programas basicamente auto-suficientes que estão instalados e são executados na tela inicial de um dispositivo.

Os widgets tendem a executar funções simples - como o widget relógio que mostra o tempo e temperatura - mas fazem de forma tão dinâmica que você não tem que mexer em nada para os atualizar. Além de mostrar as informações mais relevantes, os widgets podem funcionar como interruptores de controle para outra parte do sistema. Por exemplo, um widget pode ser usado para ligar ou desligar a função Bluetooth do telefone (como pode ver na captura de tela abaixo).

Quando fica pressionando o espaço livre na tela, pode selecionar o widget que quer selecionar para a sua tela inicial.

Apps, por outro lado, normalmente são programas que você pode abrir com um simples toque. Os aplicativos podem ser multifuncionais, como um programa que permite criar e editar planilhas em seu aparelho. Alguns aplicativos incluem os seus próprios widgets para se instalar na tela inicial do telefone, mostrando informação do app em tempo real - como um aplicativo de tempo que tem um widget para mostrar as condições atuais e alertas de tempestade na área.

Nestas capturas de tela, pode ver diferentes widgets (Twitter, Google e Yahoo! Finance) no meio de apps.

Certos widgets podem ajudar a economizar energia da bateria do telefone, não utilizando os recursos que requerem mais energia do app. No entanto, executando uma série de widgets que constantemente verificam a Internet para obter informações actuais, também podem esgotar a bateria.

Um widget de tela inteira à esquerda; à direita, uma tela só com apps.

Embora haja abundância de widgets que monitoram a bateria, você mesmo pode verificar. Na maioria das versões Android, clique no botão Menu, selecione Configurações e desça até Sobre o dispositivo, Selecione a opção Uso da bateria, para ver o estado actual da bateria do telefone, e que software está atraindo o maior poder dela.

11 Comentários

Escreva um comentário:

O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. Mais informações

Entendi