O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. OK
3 min para ler 181 Compartilhado 38 Comentários

Proactive Assistant: a Apple contra-ataca e lança seu Google Now

Na conferência da Apple, a WWDC 2015, a empresa da maçã apresentou uma nova função do iOS 9 chamada Proactive Assistant. Sim, o nome é medonho, mas a ideia é muito boa. Tão boa que o Google a tornou, anos atrás, o foco do seu sistema operacional Android, com o nome mais interessante de Google Now. Será que a Apple vai aperfeiçoar o conceito ou está apenas correndo atrás do Google?

Android M vs. iOS 9: comparativo de sistemas cada vez mais semelhantes

Proactive Assistant vs. Google Now

O iOS 9 deve agora ficar mais inteligente e reagir de acordo com o contexto do seu usuário. De manhã, por exemplo, o Proactive Assistant irá sugerir aplicativos que você geralmente abre nessa hora. Além disso, o Calendário fornecerá notas sobre o trânsito e você poderá receber um lembrete para ler um documento mais tarde. Além disso, a assistente Siri ficará mais integrada ao Spotlight (que antes do iOS 9 era pouco mais do que um buscador rápido), sugerindo pessoas que você queira contatar com base no seu email ou agenda. Além disso, a música será ativada automaticamente quando você inserir seus fones de ouvido num iPhone, ou ativar um audiobook quando você estiver no carro.

google now toque para pesquisar
Now On Tap: ao selecionar determinado conteúdo na tela, é possível fazer uma pesquisa rápida. / © ANDROIDPIT

O Google Now já possui uma integração bem mais avançada, com a vantagem do recém-anunciado Now On Tap, o recurso que torna o Now ainda mais funcional a todo o sistema. Uma das funções do novo serviço foi chamada de "toque para pesquisar" e permite que o Google Now execute uma busca de acordo com o conteúdo selecionado na tela do seu smartphone. O recurso já está disponível para todos os usuários do Chrome para Android, e os usuários não precisam esperar pela chegada do Android M para experimentá-lo.

  • Now on Tap: novo recurso "Toque para pesquisar" chega ao Chrome para Android!

Nuvem vs. suporte local

Claro, devemos esperar pela chegada de ambos os serviços para oferecer um comparativo prático, mas uma grande diferença já os separa de maneira marcante: o Google Now está na nuvem, ao passo que o Proactive Assistant terá suporte local (garantindo, segundo a empresa da maçã, a privacidade do usuário). Ambos os métodos trazem vantagens e desvantagens. O Proactive Assistant pode teoricamente preservar a privacidade, mas pode sobrecarregar o sistema de iPhones veteranos. Por ora, o Google tem a vantagem da experiência nesse quesito.

wwdc15 keynote shot 15
A Siri e a busca ganham com o Proactive um acesso inteligente a todo o sistema do iOS. / © Apple

O que você acha? O Proactive Assistant estará à altura do Google Now?

181 Compartilhado

Os comentários favoritos dos leitores

  • Vinícius
    • Mod
    8/jun/2015

    ApplePIT?

  • William M. Melo 9/jun/2015

    Gente vamos deixar de bobagem, o site não está falando e nem fazendo propaganda do iOS, é uma matéria sobre um sistema desenvolvido pela Apple para iOS semelhante ao Google Now, isso tem relação conosco, usuários do Android, pois se trata de um serviço concorrente baseado em algo que já temos, e acaba se tornando útil pois assim teremos como fazer avaliações dos dois serviços, vendo o que pode ser melhorado ou acrescentado no Google Now. Afinal, a concorrência é saudável para o consumidor! rs

  • Alexsandro G. 9/jun/2015

    O AndroidPIT não é da Google, então o site pode falar sobre qualquer aparelho, e assim quem ganha somos nós consumidores pois temos mais informações sobre o mundo mobile. Continue assim.

  • dener santos 8/jun/2015

    acho que vocês precisam rever o artigo não esta falando apenas da Apple AFF 😒😒 e tipo Android vs ios ........ mesmo que fosse só Apple e bom saber o que o sistema oposto esta tramando 👻👻👻 .. quanto mas noticias melhor mesmo que esteja falando do rio tiete ..... asim o Android pit não fica repetindo essas postagem velhas e chatas 😒😒

38 Comentários

Escreva um comentário:
  • amei o comparativo parabens !

  • Acho que o site é para falar dos mais variados assuntos, na área de tecnologia sem limitação nenhuma de OS

  • Eu acho razoável que tenha noticiais de outros SOs, porém o AndroidPIT só faz com o iOS e como todo portal de um SO especifico, faz de maneira tendenciosa. Curto demais o site, mas não consigo levar em consideração as matérias "Google vs Apple" que o site faz. Tudo bem tendencioso.

    e minha opinião sobre a matéria.. a Apple teve que correr um pouco atrás do Google, pois era um buraco no sistema dela.

  • Que bom, quanto mais concorrência melhor pois atualmente o google now parece receber uma atualização a cada 2 anos

  • As demais copiando a Apple? E a Apple copiando a Google, vai entender?

  • Gente vamos deixar de bobagem, o site não está falando e nem fazendo propaganda do iOS, é uma matéria sobre um sistema desenvolvido pela Apple para iOS semelhante ao Google Now, isso tem relação conosco, usuários do Android, pois se trata de um serviço concorrente baseado em algo que já temos, e acaba se tornando útil pois assim teremos como fazer avaliações dos dois serviços, vendo o que pode ser melhorado ou acrescentado no Google Now. Afinal, a concorrência é saudável para o consumidor! rs

  • O AndroidPIT não é da Google, então o site pode falar sobre qualquer aparelho, e assim quem ganha somos nós consumidores pois temos mais informações sobre o mundo mobile. Continue assim.

  •   17

    O now só precisa funcionar off line tbm

  • "que antes do iOS 9 era pouco mais do que um buscador rápido" quem escreveu isso nunca utilizou a assistente da Apple. Antes do meu atual android tinha um iPhone e a assistente da Apple da um show no Google now em todos os aspectos, as possibilidades são muito maiores com a Siri o reconhecimento era muito mais natural, mesmo que em inglês. E antes que venham perguntar pq eu não estou com o iPhone se gostava tanto, foi por questão de preço, me recuso a pagar 3k em um celular, na verdade para mim o teto é 1,5k.

    • Tbm tive iPhone por mto tempo, o post se referiu ao Spotlight não a siri em sí, e realmente, a não ser que vc tivesse 300 apps e usasse o Spotlight para localizá-los não tinha nenhuma outra função de fato.

    • me limitei a duas coisas em smartphones, preço e tamanho de tela. Valor acho que ate os 1500 é aceitavel e tamanho de tela 4,7". Atualmente tenho um motoX, mas o meu proximo telefone, provavelmente sera um iphone da geração anterior que tenha tela ate 4,7... ou seja um 5s ou 6... mas nao nesses preços atuais.

  • não concordo com esse povo q fica falando mau da ANDROIDPIT só pq o nome do site tema palavra ANDROID não quer disser q ele não pode falar de IOS vcs não sabe nem oq estão falando e fica ai falando coisa. eu acho q não tem nada a ver a ANDROIDPIT falar de IOS ou do WINDOWS

  • Não vejo problema em se postar comparativos do Android com os outros sistemas operacionais, e isso não vai tornar o site um iOSPit ou WindowsPit.
    Acho que as pessoas são um pouco radicais quanto ao uso de sistemas operacionais diferentes. Eu particularmente gosto bastante de ter experiência com os outros sistemas para criar a minha própria opinião e saber sobre o que os outros têm a oferecer.

Mostrar todos os comentários

O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. Mais informações

Entendi