O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. OK
314 Compartilhado 144 Comentários

Review do Asus Zenfone Zoom: os amantes de fotografia agradecem!

A Asus está disposta a apostar todas as suas fichas no Brasil. Agora, em 2016, a empresa resolveu inaugurar o ano lançando o Zenfone Zoom, que é uma versão Premium e com muitos diferenciais do Zenfone 2. Com ele, a empresa consegue provar que é possível colocar um zoom ótico num smartphone sem sacrificar a estética. Saiba o que achei do dispositivo no meu review do Zenfone Zoom.

Avaliação

Prós

  • Câmera
  • Memória RAM
  • Armazenamento
  • Acabamento

Contras

  • Software
  • Bateria

ZenFone Zoom – Data de lançamento e preço

O Asus Zenfone Zoom está disponível para compra desde o dia 26 de março, através da loja online da empresa. Os varejistas e as operadoras começaram a receber o aparelho a partir do dia 29 de março. A versão com 64GB de armazenamento é vendida por R$ 2.699,00, enquanto o modelo de 128GB custa R$ 3.299,00. 

Neste primeiro momento, a Asus disponibiliza os modelos nas cores branca e preta. Ao final deste review, você encontrará as melhores ofertas para a aquisição do Zenfone Zoom na seção "Onde Comprar".

ZenFone Zoom – Desenho & Qualidade de Construção

O Zenfone Zoom é o resultado de dois anos de pesquisa e desenvolvimento entre as áreas de engenharia, design e marketing da Asus. O modelo lembra um pouco o Zenfone 2 quando olhamos para suas configurações, mas quando nos voltamos para o visual e o acabamento do aparelho as semelhanças começam a desaparecer.

Depois de estrear por duas vezes em eventos globais no último ano, o Zenfone Zoom passou por algumas revisões, que adicionaram recursos de hardware e que foram essenciais para que a câmera do aparelho ganhasse o destaque planejado. Ao longo dos últimos meses, o Zenfone Zoom recebeu inúmeros acabamentos, conceitos e abordagens visuais diferentes.

Tive a oportunidade de conhecer os estágios do desenvolvimento do dispositivo, assim, posso dizer que o resultado final do produto se saiu melhor do que os inúmeros conceitos anteriores. Aliás, abaixo, você pode ver alguns dos mockups criados para o Zenfone Zoom:

designhistoryzenfonezoom
Mockups feitos para o Zenfone Zoom / © ANDROIDPIT

Este poderia ter sido o Zenfone Zoom, imagine quão popular o aparelho teria sido com este visual:

asusmokeupzenfonezoom
Um dos visuais candidato a Zenfone Zoom / © ANDROIDPIT

Olhando para a parte frontal, temos a assinatura de design da Asus em sua essência: linhas curvas, botões capacitivos de navegação do sistema, sem retroiluminação e a famosa placa em alumínio com círculos concêntricos. Aliás, questionei a Asus sobre a falta de iluminação nesses botões e, segundo a empresa, estes ficam posicionados muito próximos da antena de rede celular do aparelho. 

Assim, problemas de aquecimentos poderiam danificar a antena do dispositivo ao longo do tempo, causando interferências no sinal e até comprometendo o hardware do Zenfone Zoom. Ao lado da placa, temos um corte que demarca a antena do aparelho, assim como acontece com o iPhone 6.

zenfonezoomusbfinal
Bordas em alumínio do Zenfone Zoom / © ANDROIDPIT

A Asus optou por revestir a traseira do Zenfone Zoom com couro, o que faz todo o sentido para um aparelho que precisa de boa empunhadura na mão do usuário. O toque é agradável e o couro é original - não sintético - e de ótima qualidade. 

zenfonezoombackfinal
O acabamento do Zenfone Zoom é de couro / © ANDROIDPIT

Existe uma risca de costura levemente proeminente na parte inferior traseira do Zenfone Zoom, que faz com que o usuário consiga agarrar o aparelho com as pontas do dedo e ter mais controle na hora de manusear a câmera. Além disso, e mais alguns motivos técnicos, o módulo da câmera e o flash que a acompanham foram posicionados na parte central da traseira do Zenfone Zoom propositalmente.

zenfonezoomphotoshoot
A costura na parte traseira torna a pegada mais confortável / © ANDROIDPIT

Segundo a Asus, isso evita que o usuário balance o dispositivo e faça capturas borradas, devido ao estremecimento da lente da câmera, que é causado pela falta de equilíbrio no manuseio do aparelho. De fato, durante minha experiência com o dispositivo, notei que esse traço elevado contribui para uma pegada ainda mais firme.

Outro cuidado que a empresa teve com a estética e a usabilidade do dispositivo foi colocando um botão específico para gravações de vídeos. Esse botão físico, que é uma espécie de obturador, lança o software da câmera automaticamente em modo de gravação de vídeo.

zenfonezoomdetalhebotao
O Zenfone Zoom possui um obturador físico para a função de capturar fotos e gravar vídeos / © ANDROIDPIT

ZenFone Zoom – Tela

A tela do Zenfone Zoom é a mesma do Zenfone 2, com resolução FullHD empregada num painel LCD IPS. O utilitário Splendid está embarcado no software, permitindo que o usuário calibre as cores do painel sem dificuldade. Porém, estou começando a achar que o Splendid ofusca um pouco a intensidade de nitidez do painel, portanto, tenho utilizado o Zenfone Zoom com essa engine desativada.

zenfonezoomfrontalfinalreview
Tela Full HD do Zenfone Zoom / © ANDROIDPIT

O deslizar com os dedos na tela é confortável. Os ângulos de visão são bons, mas o nível do brilho pode deixar a desejar em ambientes com forte iluminação. Esse é um problema comum em telas LCD, mas, no caso do Zenfone Zoom, temos uma ilegibilidade que chega ao extremo em alguns momentos.

A resolução FULL HD é confortável para essa proporção de tela do Zenfone Zoom

Junto com o Zenfone Zoom estava comigo o Moto X Style e o Xperia Z5, ambos com LCD IPS, e nenhum desses dois concorrentes da Asus tiveram essa situação de alto reflexo e baixa legibilidade em ambientes abertos. 

zenfonezoomtelafinal
Tela do Zenfone Zoom em brilho máximo em ambiente aberto / © ANDROIDPIT

A resolução FULL HD é confortável para essa proporção de tela, visto que o padrão QHD, além de tornar o produto mais caro, seria um pouco inviável para a proposta do aparelho. 

ZenFone Zoom – Software

Estranhamente, o Zenfone Zoom sai de fábrica rodando o Android Lollipop 5.0, em conjunto com a interface do usuário Zen UI. Como alguns de vocês já devem saber, a Asus promove através da sua interface proprietária novos métodos de interação, baseando-se em ferramentas, utilitários e muitos apps pré-instalados.

Não existe nenhum recurso que seja exclusivo do Zenfone Zoom ou que tire proveito da câmera do aparelho. O próprio software da câmera recebeu melhorias pontuais, nada de impressionante. A Asus não confirmou sobre a chegada do Marshmallow ao Zenfone Zoom, mas, se tratando de um modelo high-end, podemos esperar pelo novo SO em algum momento de 2016.

zenfonezoomlollipopfinal
Zenfone Zoom roda com Android Lollipop 5.0 / © ANDROIDPIT

ZenFone Zoom – Performance

O hardware do Zenfone Zoom segue dentro daquilo que temos no Zenfone 2, mas com algumas melhorias. O processador que embala o dispositivo é o Intel Atom Z3590, que está presente também no Zenfone 2 Deluxe, com quatro núcleos de 2,5 GHz (128GB) ou 2,3 GHz (64GB). A placa gráfica do modelo é a Power VR G6430 e a memória RAM é de 4 GB.

Na prática, temos um software antigo e sólido, que roda muito bem qualquer aplicativo ou o sistema operacional, unido a interface Zen UI. O Zenfone Zoom é capaz de rodar jogos mais robustos mesmo com o multitarefa sobrecarregado. Enquanto o hardware é robusto, a bateria sofre com o mesmo problema de ineficiência do Zenfone 2.

Abaixo, você confere o resultado do Zenfone Zoom nos principais testes de benchmarks do mercado:

vellamozenfonezoom
Teste do Zenfone Zoom no Vellamo / © ANDROIDPIT
antutuzenfonezoom
Teste do Zenfone Zoom no AnTuTu / © ANDROIDPIT
geekbechzenfonezoom
Teste do Zenfone Zoom no Geekbench 3/ © ANDROIDPIT

ZenFone Zoom – Áudio

O Zenfone Zoom possui uma saída com um único alto-falante mono em sua parte traseira, logo abaixo da costura no couro, material que oferece uma ótima pegada alías. O som é alto e, além disso, os graves e agudos são bem balanceados. 

O som é alto e os graves e agudos são bem balanceados

O som é reproduzido com mais clareza quando o dispositivo é depositado em alguma superfície plana. Nas mãos, o som é abafado algumas vezes quando executamos alguns jogos ou durante o manuseio do aparelho na posição horizontal.

A Asus não oferece nenhum sistema específico para equalização sonora, exceto as opções básicas que acompanham o sistema. Nenhum codec, como o Dolby Atmos, por exemplo, está presente no Zenfone Zoom.

ZenFone Zoom – Câmera

O design do Zenfone Zoom, como mencionei anteriormente, foi pensado para otimizar a experiência do usuário com a câmera do aparelho. Sendo assim, ele oferece um obturador específico para fotos e outro separado para vídeos. A Asus conseguiu embutir no Zenfone Zoom um zoom óptico de 3 níveis, além de uma lente com estabilização mecânica. 

O sensor de 13 MP é fabricado pela Panasonic e o conjunto é composto por 10 lentes de 28-84 milímetros desenvolvida pela Hoya. Mesmo com toda essa engenharia, o smartphone manteve-se consideravelmente fino.

Outro detalhe é que a objetiva da câmera não é expansível, assim como acontece com o Galaxy Câmera (Galaxy Zoom). A abertura de lente é de f/4,8 podendo chegar em até f/2,7. Mas tudo dependerá da distância focal entre a lente e o objeto.

zenfonezoomdetalhelente
O Zenfone Zoom possui uma zoom óptico de 3 níveis / © ANDROIDPIT

Na prática, deixando essas especificações de lado, posso afirmar que a câmera do Zenfone Zoom é uma das melhores entre os atuais dispositivos Android do mercado. Notei isso, principalmente, quando olhei para a qualidade das fotos capturadas com o zoom em 1,5x ou em 3,0x.

A qualidade das imagens se mantêm excelentes mesmo quando observadas a partir de um computador, o que evidência o bom trabalho de pós-processamento feito pelo software da câmera.

Porém, nem tudo são flores no Zenfone Zoom. A abertura de lente mínima de f/2,7faz com o a câmera do dispositivo tenha dificuldades de administrar condições diversas de luminosidade. Em alguns casos, falta cor e a exposição aparece mal definida ou estourada nas fotos. Enquanto imagens noturnas saem boas, outras com ambiente melhor iluminado ficam com ruídos perceptíveis.

zoom2x
Zenfone Zoom no modo automático em baixa luminosidade / © ANDROIDPIT

Os modos de câmera ajudam a contornar essa situação, mas, no uso prático, ninguém os utiliza. O modo noturno, por exemplo, salva muitas fotos e corrige o problema da falta de iluminação. Porém, esse modo reduz as imagens para 3MP, o que pode ser inviável para um modelo que tem como referência sua câmera.

O processador da Intel não grava vídeos em 4K devido a algumas limitações. O processamento das fotos é bom mas não é rápido, como acontece nos modelos mais recentes da Samsung e da LG. Em alguns momentos, o software da câmera demorou 8 segundos para processar e liberar a foto capturada.

Você pode conferir as fotos capturadas pelo Zenfone Zoom em alta-definição acessando este link.

ZenFone Zoom – Bateria

A bateria de 3.000 do Zenfone Zoom chega ao final de um dia de uso moderado com alguns truques no software. Fechar aplicativos no multitarefa, ajustar o gerenciar de energia da Asus e manter os serviços de localização desativados são alguns deles.

Usando o YouTube no Wi-Fi e o Spotify durante o dia, o Zenfone Zoom chegou aos 15% por volta das 20h46. Neste período também utilizei o Chrome e WhatsApp algumas vezes. No 4G é possível obter até 10 horas de autonomia, usando a câmera em alguns momentos.

A bateria de 3.000 mAh do Zenfone Zoom chega ao final do dia com alguns truques

O ponto positivo é que, mesmo com a baixa autonomia, o Zenfone Zoom dificilmente esquentou durante os testes. Mesmo rodando jogos e utilizando a câmera na sequência, o aparelho se mantém com a temperatura ideal para não comprometer sua usabilidade. 

O modelo acompanha um carregador compatível com a tecnologia de carregamento turbo - da Intel -, fazendo com que o Zenfone Zoom alcance 60% de sua carga em menos de 40 minutos.

zenfonezoomcaseremote
Bateria irremovível de 3.000 mAh do Zenfone Zoom / © ANDROIDPIT

ZenFone Zoom – Especificações Técnicas

    • Tipo:
    • Smartphone
    • Modelo:
    • ZX550
    • Fabricante:
    • Asus
    • Dimensões:
    • 158,9 x 78,84 x 11,95 mm
    • Peso:
    • 185 g
    • Tamanho da bateria:
    • 3000 mAh
    • Tamanho da tela:
    • 5,5 polegadas
    • Tecnologia da tela:
    • LCD
    • Tela:
    • 1920 x 1080 pixels (401 ppi)
    • Câmera frontal
    • 5 megapixels
    • Câmera traseira
    • 13 megapixels
    • Flash:
    • Dual-LED
    • Versão do Android:
    • 5.0 - Lollipop
    • RAM:
    • 4 GB
    • Memória interna:
    • 16 GB
    • Memória removível:
    • microSD
    • Chipset:
    • Ainda não disponível.
    • Número de núcleos:
    • 4
    • Velocidade máx.
    • 2,3 GHz
    • Conectividade
    • LTE, Dual-SIM , Bluetooth 4.0

Veredito Final

O Zenfone Zoom é um modelo muito consistente, mas acredito que as próximas versões terão um trabalho mais sofisticado por parte da Asus. Ainda assim, posso dizer que a empresa não mediu esforços para chegar a um produto final com bom acabamento, visto que o Zenfone Zoom possui revestimento de couro e alumínio, dois materiais considerados Premium.

O Zenfone Zoom é fino e bonito

A câmera, principal atrativo deste modelo, mais impressiona do que decepciona. Claro, como mencionei na análise acima, os modos que a Asus adicionou no software da câmera do Zenfone Zoom tentam contornar alguns de seus problemas, como o fato de conseguir administrar diferentes condições de luminosidade. O zoom ótico é o melhor da categoria, executando um ótimo trabalho, mesmo quando o objeto ou o plano de fundo está muito longe.

A Asus conseguiu inserir o conjunto com dez lentes, o flash, o zoom ótico de três níveis sem sacrificar a estrutura do aparelho. O Zenfone Zoom é fino e consideravelmente bonito.

Vale a pena? Sim, se você trabalha com imagens e deseja ter uma solução compacta no seu bolso com acesso a internet e comunidades instantâneos. Você pode capturar uma foto com qualidade de câmera profissional e publica-a diretamente em seu site ou blog usando o Zenfone Zoom, por exemplo. Me arrisco a dizer que para essas tarefas o modelo da Asus substituiria muitas câmeras compactas.

Agora, se você busca pelo seu primeiro smartphone ou deseja o Zenfone Zoom para ter uma nova experiência de software, é melhor escolher outro modelo da Asus, como o próprio Zenfone 2. Usuários que não precisam de uma câmera com um zoom acima da média podem conviver muito bem com outras alternativas.

Agora quero saber: o Zenfone Zoom poderia ser o seu próximo smartphone?

144 Comentários

Escreva um comentário:
Mostrar todos os comentários

O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. Mais informações

Entendi