O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. OK
58 Compartilhado 9 Comentários

Review do Asus ZenWatch: o Android Wear mais elegante?

Grande, complicado e inútil: os primeiros adjetivos que me vieram à mente depois de abrir a caixa deste dispositivo, e pensava que teria de escrever um review inteiramente negativo. Este relógio inteligente é o primeiro fabricado pela Asus, e devo admitir que depois do meu tempo de teste, fui transportada a uma realidade paralela, uma dimensão em que o smartwatch se tornou indispensável para mim. Dessa forma, mudei a minha opinião inicial sobre os dispositivos vestíveis e a sua utilidade. Confira abaixo o meu review do ZenWatch.

O Galaxy S8 é o smartphone mais bonito que já fabricado.
O que você acha?
50
50
1381 participantes

Avaliação

Prós

  • Design elegante
  • Acabamento impecável
  • ZenWatch Manager app

Contras

  • Preço
  • Android ainda instável

Asus ZenWatch – Desenho & Qualidade de Construção

Não podemos julgar um livro pela capa, mas isso acontece às vezes, e devo dizer que eu tinha as minhas reservas. Os smartwatches nunca me convenceram, e sempre apoiava a opinião de que “não servem para nada e só nos fazem gastar mais dinheiro”. Mas antes de tratar da sua real utilidade, falarei primeiro da sua aparência (justamente a “capa do livro”).

O dispositivo é bem grande, e a forma retangular pode não agradar a todos. Ao segurá-lo pela primeira vez, pensei em como pareceria ridículo no meu pulso fino, mas supreendentemente ao usá-lo a aparência ficou ótima. Pude notar claramente o bem-cuidado conceito da Asus na criação desse acessório tecnológico.

Asus zenwatch front
O design é cuidado nos mínimos detalhes e realizado com materiais exclusivos. / © ANDROIDPIT

A tela vem depositada num corpo de aço inoxidável, e uma elegante faixa cor de cobre circunda sua carcaça e lhe dá um aspecto mais leve e fino.

Asus zenwatch frame
A faixa cor de cobre dá um toque extra de leveza e elegância. / © ANDROIDPIT

A pulseira de couro e costura à mostra nos remete a um design mais clássico, de tradição italiana. O detalhe mais interessante está na fivela, que pode ser regulado através de um mecanismo de fechos quase imperceptíveis, de acordo com a medida do pulso. O couro da pulseira é muito delicado e mostra sinais de usa (rugas) quase imediatamente.

Asus zenwatch strap
O fecho metálico retoma o design da carcaça. / © ANDROIDPIT

Voltando à carcaça, o ZenWatch mostra na parte inferior a sua certificação de resistência à água, os conectores para carregamento da bateria no dock e, por fim, um botão físico que permite acessar as configurações e desativar a tela (útil no caso de um possível travamento nas reações da tela). O sensor de frequência cardíaca também foi integrado, mas em vez de encontrar-se na parte inferior do dispositivo, a Asus decidiu inserir os sensores nas laterais do display (apoiando os dedos sobre ele você já obtém o monitoramento).

Asus zenwatch metal clasp
Na parte traseira temos os conectores para o dock de carregamento. / © ANDROIDPIT

Asus ZenWatch – Tela

A tela AMOLED do ZenWatch conta com 1,63 polegadas de diagonal, mas não ocupa toda a superfície da carcaça. O relógio inteligente, com efeito, possui uma moldura bem larga, sobretudo nas partes superior e inferior. Para torná-lo resistente a choques e arranhões, a Asus recobriu a tela de Corning Gorilla Glass 3. A resolução está na média dos dispositivos do gênero, oferecendo 320 x 320 pixels e 278 ppi. Suas imagens são ótimas de qualquer ângulo, mesmo a céu aberto sob a luz direta do Sol.

Asus zenwatch home
A tela é brilhante e oferece imagens com cores vivas. / © ANDROIDPIT

A era de super resoluções nos relógios inteligentes ainda não chegou, e devo dizer que pixels individuais são visíveis no ZenWatch, como é o caso de todos os outros smartwatches do mercado. As imagens, contudo, são brilhantes, nítidas, com boa representação de cores e ótimo contraste, servindo bem às funções de um relógio inteligente.

Asus zenwatch cinema
Não quer ser incomodado pela luz do relógio no cinema? Ative o modo cinema! / © ANDROIDPIT

O brilho é regulável manualmente e a tela permanecerá sempre ativa a menos que você modifique as configurações. Uma vez desativada a opção “Tela sempre ativa”, você poderá desativá-la simplesmente apoiando a palma da mão sobre a tela. Para reativá-la, mover o pulso para olhar as horas (ou clicar no botão físico abaixo da carcaça).

Asus ZenWatch – Software

O ZenWatch roda com Android Wear, o sistema operacional desenvolvido pelo Google para tornar os smartwatches mais simples e eficientes, mostrando as notificações dos apps instalados em nossos smartphones diretamente no relógio.

A interface é muito simples de ser usada, mas não negarei que é preciso um pouco de prática. A partir da tela principal, que mostra a hora, a data e outras informações como pedômetro, previsão do tempo ou mostrador da bateria (de acordo com o tema configurado), se acessa facilmente as notificações recebidas deslizando o dedo de cima para baixo. Depois de visualizada a notificação, pode-se eliminá-la arrastando-a para a direita.

Asus zenwatch settings
As configurações do ZenWatch. / © ANDROIDPIT

As configurações podem ser acessadas com um toque duplo na tela de início ou clicando longamente no botão físico abaixo da carcaça. Nas Configurações Rápidas você encontrará algumas opções interessantes como o Modo Cinema, que desativará a tela até que receba um toque duplo, e o modo Luz Solar, que irá configurar a luminosidade ao máximo quando estivermos ao ar livre.

Até aqui estamos falando de como funciona a interface de qualquer smartwatch com Android Wear como sistema operacional, mas o que oferece a Asus para tornar o ZenWatch único? Você já deve saber que para conectar o smartwatch ao dispositivo é preciso instalar o app do Android Wear, compatível com qualquer versão do Android superior à 4.3, mas a Asus também disponibiliza o aplicativo ZenWatch Manager. Este app gratuito oferece a opção de modificar o aspecto do mostrador, instalar apps compatíveis recomendados e ativar algumas funções interessantes.

ZenWatch Manager Install on Google Play
Asus zenwatch manager italian
O app ZenWatch Manager oferece serviços úteis para seu smartwatch. / © ANDROIDPIT

Entre as mais úteis está a de desbloquear o celular. Uma vez ativada configurando um PIN, você poderá desbloquear seu smartphone simplesmente aproximando-o do seu pulso. Se estiver muito distante, será necessário então inserir o PIN.

Além disso, a Asus põe à disposição diversos aplicativos personalizados, alguns pré-instalados e outros disponíveis na Play Store. Entre os já presentes no smartwatch encontramos o Wellness, que permite monitorar a nossa atividade física cotidiana e medir o batimento cardíaco.

Asus zenwatch heart
O sensor de frequência cardíaca fica nas bordas do display. / © ANDROIDPIT

Entre os outros aplicativos encontramos também uma lanterna, que me pareceu pouco prática. Ela pode mostrar uma tela branca e, com a luminosidade da tela configurada ao máximo, pode servir como um substituto de lanterna. Outras cores também estão disponíveis como o vermelho, ou o violeta.

asus zenwatch flashlight
O modo de "lanterna" colorida. / © ANDROIDPIT

Asus ZenWatch – Performance

Durante o meu teste de duas semanas, o ZenWatch não mostrou problemas relativos à fluidez do sistema ou à conexão com o smartphone (no caso, o PadFone S) através do Bluetooth. A única coisa com que tive algum problema foi a configuração inicial. O aplicativo do Android Wear não reconhecia o smartwatch, e depois de ter tentado mais vezes a busca de um dispositivo diretamente do ZenWatch, desisti e reiniciei o Asus. Depois disso, ele apareceu na lista e pude selecioná-lo.

Como sabem, o Android Wear funciona fundamentalmente através de comandos por toque e voz, e devo dizer que a busca “Ok, Google” funcionou muito bem. Outra história é se acostumar a falar com o próprio pulso em público para responder às mensagens ou emails. O dispositivo é embalado por um Snapdragon 400 quad-core, conta com 512 MB de RAM e 4GB de memória interna e em geral apresentou ótima performance.

Asus ZenWatch – Bateria

A bateria do ZenWatch disponibiliza uma potência de 369 mAh e a Asus promete uma autonomia que supera tranquilamente um dia de utilização. A fabricante não mente: o smartwatch leva cerca de duas horas para se recarregar e tem autonomia de um dia e meio com utilização moderada (verificação de notificações, algumas pesquisas de voz, respondendo às mensagens do WhatsApp e tudo com o modo “Tela sempre ativa”. O problema é que ele precisa ser carregado toda noite para que não haja risco de a bateria acabar no meio do segundo dia.

Asus zenwatch charger front
Il dock di ricarica è molto sottile e non si nota neanche. / © ANDROIDPIT

Deixando o ZenWatch com no modo de tela desativada, a autonomia pode chegar a até 4 dias.

Disponibilidade e preço

O ZenWatch ainda não tem previsão de chegada ao Brasil. Na Europa, o relógio inteligente custa o equivalente a R$ 620,00.

Asus ZenWatch – Especificações Técnicas

Dimensões: 39,8 x 50,6 x 7,9 mm
Peso: 75 g
Tamanho da bateria: 369 mAh
Tamanho da tela: 1,63 polegadas
Tecnologia da tela: AMOLED
Tela: 320 x 320 pixels (278 ppi)
Flash: Não disponível
Versão do Android: Android Wear
RAM: 512 MB
Memória interna: 4 GB
Memória removível: Não disponível
Chipset: Qualcomm Snapdragon 400
Número de núcleos: 4
Velocidade máx. 1,2 GHz
Conectividade Bluetooth 4.0

Veredito Final

O Asus ZenWatch é um belo relógio, algo que certamente não pode ser dito a respeito da maioria dos smartwatches disponíveis no mercado atual. Seu design é elegante, clássico, e pode ser usado também em situações informais. O fecho é uma obra de arte. O Android Wear ainda mostra alguns probleminhas, mas nada que não possa ser resolvido com um update de manutenção. A autonomia da bateria é boa, mas como para todos os smartwatches ela deve ser recarregada toda noite.

O relógio realmente mudou os meus hábitos. Passei a deixar o meu celular na bolsa por dias inteiros, sem precisar ativá-lo a cada 5 minutos para verificar possíveis notificações. Isso para não falar do fato que, com o pulso vibrando, passa a ser praticamente impossível perder uma notificação.

58 Compartilhado

9 Comentários

Escreva um comentário:

O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. Mais informações

Entendi