O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. OK
61 Compartilhados 9 Comentários

Faça o backup dos seus dados usando a sua conta de e-mail do Google

Nesta semana, um amigo me ligou desesperado porque havia feito o reset de fábrica do aparelho sem ter feito o backup do telefone. E agora, José? Existem diferentes formas de recuperar os dados do seu telefone e uma delas é optando pelo backup das suas informações usando a sua conta da Google. Abaixo, você confere como usar seu Android para armazenar dados de contatos e aplicativos.

android newsbies2
Backup sem aplicativos: use o serviço do seu Android! / © AndroidPIT

O sistema operacional da Google possui um recurso bem eficiente de backup de dados para smartphones. Entretanto, por causa de algumas limitações deste recurso, alguns usuários optam por apps de terceiros. Hoje, vou mostrar como salvar os dados do seu telefone a partir daquilo que o Android oferece. O dispositivo usado para ilustrar este Android para Principiantes foi o Moto G.

1. Pra começar, você precisará ativar a sincronização do seu dispositivo em Configurações > Na parte de Contas vá em Google.

2. Clique na sua conta da Google e marque todas as opções.

3. Volte para as Configurações > Pessoal > Fazer backup e redefinir e marque as opções "Backup dos dados" e "Restauração automática", não esqueça de verificar se em "Conta de Backup” está marcada a conta Gmail que você utiliza.

Depois de realizado o processo, caso precisar resetar o telefone para o estado de fábrica ou mesmo de troca do aparelho, ao fazer o login com a sua conta do Gmail, todos os seus aplicativos instalados no atual telefone serão baixados dos servidores da Google, bem como senhas de redes Wi-Fi e outras configurações.

Apesar de podermos contar com algumas facilidades através deste serviço, ele ainda está basicamente restrito aos apps da Google quando o assunto é baixar dados atualizados, como Agenda, Chrome, Contatos, Dados de Aplicativos, Detalhes de Pessoas, Drive, Fotos do G+, Gmail, Google Fotos, Google Play Filmes, Livros, Música e Keep. Você pode contar com um backup de aplicativos de terceiros, mas não espere abrir um jogo no mesmo nível em que você o deixou pela última vez.

Na próxima semana, vou mostrar uma relação de apps para fazer o backup das mesagens do seu celular Android. E aí, o que você acha do serviço nativo de backup do Android? Deixe-nos saber sua opinião nos comentários abaixo.

9 Comentários

Escreva um comentário:
  • Eu fiz tudo isso, mas quando resetei um motorola G ele não restaurou nada, sendo q utilizei mesmo email e todas essas opçoes sempre estiveram marcadas. Ha uma forma de restaurar backup ou perdi tudo?

  • Ola Camila voltando a esse assunto msm ter deixado habilitado as configuracoes de backup ja que o meu celular e um motorola moto g3 quando coloquei a minha conta google novamente depois se ter resetado ele nao voltou nenhuma configuracao nem app somente os contatos nada mais perdi todas as redes wifis e ja pesquisei na net e youtube e nao acho onde foi parar o backup nem na minha conta google eu nao acho VC PODE ME AJUDAR CAMILA A ENCONTRAR O BACKUP E RESTAURAR O QUE TINHA ANTES DE FORMATAR O CEL TEM COMO POR FAVOR ?

  • Boa noite, como faco para recuperar fotos apagadas no Sony Xperia P?

  • Oflc

  • 30

    sempre uso. nem me preocupo com meus dados

  • Gostaria de saber se as fotos da galeria tb são salvas?

  • Ele não está limitado aos apps da Google. Todos os apps baixados pela Google play ele faz backup, porém se você instalar um app manualmente, jogando o apk para o celular e instalando, esse ele não vai fazer o backup

    • Camila Rinaldi
      • Admin
      • Equipe
      22/nov/2013 Link para o comentário

      Verdade Diego, tens toda a razão! Me expressei mal, mas já corrigi o artigo. A questão é que faz sim o backup de apps de terceiros, mas não com os dados atualizados. Por exemplo, eu havia baixado o "Dumb Ways to Die" no HTC One, quando ativei e sync minha conta no LG G2 usando o serviço de backup do Android, o jogo estava lá, mas a fase na qual eu parei (com mais de 20 personagens desbloqueados) tinha ido para o beleléu. Acho que agora me expliquei melhor!?

  • É uma ótima opção, uso sempre, fácil e pratico!

O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. Mais informações

Entendi