O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. OK
2 min para ler 61 Compartilhado 48 Comentários

Update para o Android 4.4: por que é preciso ter paciência

O Update para a versão 4.4 do Android está a caminho, muitos ainda não receberam o software. Os fãs menos pacientes do Android usam uma variedade de truques para recebê-lo mais rapidamente em seus dispositivos. O desenvolvedor do Google Dan Morrill explica por que esses truques trazem mais prejuízos do que benefícios, e por que o melhor é ter paciência.

snap3
© AndroidPIT

Fique longe do framework do Google Services

Um conhecido truque para acelerar a atualização é finalizar e “resetar” o framework do Google Services. Muitas fontes descrevem esse método como um atalho para novos firmwares, mas segundo Dan Morrill isso não apenas é ineficaz como pode trazer sérios efeitos colaterais.

Num artigo do site Reddit, Morrill explica que o servidor do Google interpreta a eliminação dos dados como um Factory Reset, porque a ID que o Google dá ao dispositivo também é alterada. Além disso, também se invalida a ID de aplicativos que acessam o Google Cloud Messeger (GCM) para realizar updates automáticos - trata-se não apenas de todos os programas do Google, como também uma grande lista de outros apps de terceiros. Como resultado, os aplicativos podem se comportar de maneira indesejada, deixar de realizar updates necessários e fazer notificações importantes.

Distribuição do update: esperar é a única solução

Da mesma forma, a busca constante por updates é desnecessária, segundo Morrill. As novas versões do Android são distribuídas sempre em ondas, para que se possa reagir rapidamente a possíveis bugs. A chance de ser um dos primeiros a receber o firmware é bem pequena: nos primeiros dois dias, uma atualização chega a apenas 1% dos dispositivos. Somente mais tarde 25%, 50% e afinal 100% dos dispositivos recebem o update. Isso pode demorar de uma a duas semanas.

Quando um aparelho não foi contemplado na primeira onda de distribuição, o melhor a fazer é esperar. Muitas vezes é inclusive uma vantagem não ter participado da primeira leva de “cobaias”, como alguns exemplos mostram (não é, Samsung?).

61 Compartilhado

48 Comentários

Escreva um comentário:
Mostrar todos os comentários

O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. Mais informações

Entendi