O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. OK
3 min para ler 79 Compartilhado 81 Comentários

E se a bateria do seu smartphone durasse até sete dias?

Um dos maiores problemas dos nossos smartphones é a duração da bateria. Especificações cada vez mais avançadas acabam sendo exigentes demais para a amperagem da bateria. Era uma vez a humanidade presa a um carregador na busca incessante à tomada mais próxima.

Exceto alguns smartphones, como o Mate 7, o Redmi Note 3 e o Asus Zenfone 2, poucos são os que aguentem mais de um dia com apenas uma carga. Os fabricantes estão trabalhando para melhorar a autonomia e rendimento da bateria, mas as especificações de muitos telefones tornam a tarefa quase impossível.

Até hoje, o smartphone com maior bateria é o Oukitel 10.000, que tem uma bateria de 10.000mAh, entretanto, ele é tão pesado que poderia ser usado como uma âncora.

AndroidPIT Oukitel K10000 2
O Oukitel 10.000 possui a maior bateria do Android / © ANDROIDPIT

Agora, parece que a solução para esse problema pode chegar em dois anos: a empresa britânica Intelligent Energy está desenvolvendo uma bateria que pode durar até sete dias, o que acabaria com o problema da duração limitada das baterias de lítio.

Baterias que utilizam células de combustível

Essas baterias "milagrosas" funcionariam graças a energia de células de combustível. Em outras palavras, é a oxidação do hidrogênio na água que gera a energia elétrica e calor, sem a necessidade de geradores e outros aparelhos. O processo é um tanto mais complexo que isso, mas em resumo se trata de conseguir produzir energia de forma mais limpa e eficiente.

Essa tecnologia foi apresentada como alternativa ao lítio durante a CES 2016, em Las Vegas, onde foram mostrados os primeiros protótipos, mas ainda existem muitas dúvidas e incertezas no caminho. Por exemplo, como carregaremos o telefone, já que o processo requer hidrogênio? e uma vez que a reação libera água, para onde ela iria?

A ideia não é exatamente nova, a Apple já apresentou uma solicitação de patente para um sistema parecido ao da Intelligent Energy, para poder incluir nos seus dispositivos uma bateria que tenha autonomia de uma semana.

A Intelligent Energy fechou um acordo com fabricantes de equipamentos para transformar o projeto em realidade

Todas essas ideias e protótipos fazem com que uma bateria de hidrogênio saia do campo da ficção científica, ainda que por enquanto tudo ainda esteja apenas no papel. No dia 8 de fevereiro, a Intelligent Energy fechou um acordo com fabricantes de equipamentos para seguir com a pesquisa e poder transformar o projeto em realidade. Os britânicos esperam completar o projeto em dois anos. Até lá, teremos que nos contentar com o bom e velho lítio.

Qual a sua opinião sobre esses projetos e patentes que muito prometem mas pouco entregam?

79 Compartilhado

Os comentários favoritos dos leitores

  • Melissa Reis 12/mar/2016

    Lembram do espanhol que inventou uma lâmpada que não queima ? Imagina no cidadão que inventar uma bateria que dura dias e dias, meses e meses...ele vai ser perseguido e ameaçado de morte..a indústria das "power bank" vão correr atrás dele que nem o pessoal das lâmpadas fazem até hoje com o espanhol

81 Comentários

Escreva um comentário:
Mostrar todos os comentários

O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. Mais informações

Entendi