O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. OK
3 min para ler 23 Compartilhado 25 Comentários

Por que o carro autônomo do Google é uma das promessas de 2015

Normalmente, olho para os projetos do Google de uma forma um pouco cética, por ter a equivocada impressão de que tudo ainda está a frente do nosso tempo. Porém, estou mais do que convencida de que em 2015, um dos projetos mais ambiciosos da equipe de Sergey Brin e Larry Page, o carro inteligente do Google, será ainda mais popular e poderá causar grande impacto social a partir de agora.

carro do google 1
Do projeto à prática, o carro inteligente do Google já é realidade. / © Google

Muito ouvimos falar sobre o Projeto Ara, o Google Glass e o Projeto Loon, contudo, o Carro do Google parece ser o mais bem acabado de todos eles, um dos motivos talvez seja o fato de que está em desenvolvimento há mais tempo, e também porque é o mais viável dos projetos que citei. Hoje, esbarrei em um vídeo no meu stream no Google+, publicado há sete meses pelo time de desenvolvedores e engenheiros do Google e, tirando a parte de campanha promocional, é bastante óbvio que o carro autônomo do Google pode mudar a forma como consumimos conteúdo e otimizamos o nosso tempo. Além disso, pode se transformar em uma excelente opção de transporte para pessoas com deficiência visual ou física, por exemplo.

carro do google estrada
O carro do Google que dirige sozinho pode mudar a forma como lidamos com o nosso tempo! / © Google

Tive uma experiência interessante com o Google Glass em 2014, o que me provou que o projeto, da forma que está, ainda não é viável para o uso diário, uma das razões é certamente a privacidade e, claro, a falta de suporte fora dos EUA. Porém, o carro do Google foi legalizado há mais de três anos no estado de Nevada, nos EUA, e a cada ano fica mais promissor. Em recente entrevista, a engenheira que faz parte do projeto, Jaime Waydo, explica que o que define o carro inteligente é a integração entre o software e os sensores instalados em diferentes partes do veículo que enviam informações de localização ao sistema operacional que guia o carro de forma segura. Quando olhamos para essa fórmula, não existe nada mirabolante ou que exija conhecimento do condutor do carro, que por sinal age de forma bastante passiva, apenas clicando em um botão para acionar a partida do veículo. Desta forma, não vejo empecílhos entre a tecnologia e o usuário.

No vídeo abaixo, é possível perceber claramente duas coisas: você passa de agente ativo (piloto) a passivo (carona) e, além de não precisar de conhecimento algum para usar o carro do Google, você poderá utilizar o tempo da viagem para consumir conteúdo, por exemplo, trabalhar ou estudar, otimizando assim o seu tempo:

Olhando por este ângulo, acredito que o carro do Google pode ser uma das grandes promessas de 2015 e, apesar de esbarrar em questões econômicas referentes ao mercado automobilístico, a gigante das buscas possui um público que abriria mão dos carros esporte pela comodidade do tempo. Eu não tenho carteira de motorista e não pretendo fazer uma tão cedo, mas se tivesse a chance te ter um carro que dirige sozinho, certamente não teria problema em investir nesta tecnologia em detrimento a uma licença para guiar e da compra do último modelo da Volkswagen.

E você, consegue ver o carro autônomo do Google como uma promessa para 2015 ou isso ainda está longe do seu universo? Deixe-nos saber sua opinião nos comentários abaixo.

23 Compartilhado

Os comentários favoritos dos leitores

  •   24
    Gaki 26/dez/2014

    E lá vamos nós, e olha que a matéria tem nada haver com essa palhaçada. Vocês deviam usar seus smartphones sem se preocupar se existe um melhor que o seus, vocês não tem mesmo o que fazer.
    Digita Moto G vs asus zenfone 5 que vai aparecer muitos videos, em alguns videos o Moto G foi mais Rápido, em outros Asus Zenfone 5 foi mais rápido, tudo com mérito de descréditos e pura sardinha.
    Somente os burros que não aceitam a realidade que acreditam nesses videos, que não são de carácter profissional.

25 Comentários

Escreva um comentário:
Mostrar todos os comentários

O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. Mais informações

Entendi