Fazer o login

Registre-se para confirmar

Esqueceu a sua senha?

Faça o Login com o Facebook:

Ainda não tem uma conta no AndroidPIT? Criar conta

Como utilizar o cartão de memória no Android

Isabel Valencia
34

Para obter mais espaço no nosso smartphone Android, podemos passar aplicativos para o cartão de memória. O processo é simples, mas os principiantes podem ter alguma dificuldade. No seguinte tutorial vamos explicar como fazê-lo. Mas antes de começar é necessário conhecer alguns conceitos, como partição, e contar com a ajuda de alguns aplicativos. Vamos ao processo!

androidpit android microsd 5
Tire o melhor proveito do seu cartão microSD! / © ANDROIDPIT

Como mover APKs para o cartão SD

Para fazer isso precisamos instalar um aplicativo em nosso Android, por exemplo o ES Explorer. Em seguida baixe os APKs dos aplicativos para o seu computador. Assim que os APKs forem baixados, conecte o seu dispositivo ao computador através de um cabo USB. Copie o arquivo APK do computador para a pasta Downloads (sdcard / downloads) do cartão microSD. Em seguida, acesse o cartão através do ES Explorer, app mencionado acima. Entre na pasta Downloads, selecione o arquivo APK e inicie o processo de instalação do aplicativo que desejar.

Essa é a forma mais simples de instalar aplicativos no nosso smartphone a partir do computador. Mas isso não quer dizer que você salvou o app no cartão de memória. Com efeito, os aplicativos se localizam na memória interna, mas existem formas de transferir o cache e afins para o cartão de memória, fazendo com que os apps continuem funcionando com normalidade e economizando espaço interno do seu Android.

Como salvar aplicativos no cartão SD

Para fazer isso, você precisa de um cartão microSD de até 64 GB e de classe 4, embora o ideal seja de classe 6. O número se refere à velocidade de transferências: quanto mais alto, mais rápida será a transferência. Também precisamos de um programa que vai nos ajudar a fazer uma partição. Mas o que é uma partição? Como seu nome indica, trata-se da divisão que se faz numa unidade física de armazenamento de dados.

Fazendo partições

Recomendo o EASUS Partition Master para realizar a partição do cartão a partir do computador. Você encontra o link para o download do programa digitando seu nome no Google. Existem muitos programas como o Partition Magic ou o Partition Wizard, se não gostar do primeiro.

MiniTool1
Este é o MiniTool Partition Wizard. / © ANDROIDPIT

O primeiro passo para criar uma partição é conectar o cartão SD ao computador através de um adaptador, de modo a ser reconhecido como MBR. Uma vez que tenha um dos programas mencionados acima, abra-o e apague a partição padrão. Em seguida, clique sobre o espaço não atribuído com o botão direito do mouse e selecione Create Partition. Assim você vai criar as suas partições. Estas têm de ser primárias.

  • SD 2 GB: 1 partição primária FAT32 de 1.5 GB; 1 partição primária FAT32 de 500 MB.
  • SD 4 GB: 1 partição primária FAT32 de 3.2 GB; 1 partição primária FAT32 de 800 MB.
  • SD 8 GB: 1 partição primária FAT32 de 7.2 GB; 1 partição primária FAT32 de 800 MB.
  • SD 16 GB: 1 partição primária FAT32 de 15 GB; 1 partição primáriaFAT32 de 1 GB.

Como você pode ver, tudo depende da capacidade do seu cartão. Basicamente, a primeira partição pode ser com a capacidade que você quiser e do tipo FAT32, se o cartão fôr de classe 4, e do tipo EXT2 se o cartão for de classe 6. A segunda não pode superar 1.4 GB. Uma vez que você tenha o cartão SD dividido, volte a inseri-lo no seu dispositivo e reinicie o mesmo, para que reconheça as novas partições.

Passando aplicativos para o cartão de memória

Por fim, você precisa do aplicativo Link2SD, se tiver permissões de root, ou o App2SD se o seu aparelho não for rooteado. Quando abrir um dos apps, ele irá perguntar de que tipo é a segunda partição. Escolha a opção correta e pronto! Através desses apps você poderá mover a maioria dos apps como quiser. Não recomendo, contudo, transferir launchers, widgets e apps de teclado.

Para mais informações sobre este tema e sobre o uso desses aplicativos, confira o nosso tutorial chamado como aumentar a memória do Android. Nele explicamos também como fazer partições.

Além disso, nosso fórum conta com tutoriais excelentes também voltados a aparelhos individuais. Seguindo-os, seu Android pode ganhar muito espaço na memória interna novamente!

Tópicos relacionados

Continue a conversa aqui!

Comentários

Escreva um comentário:
  • Davi há 3 meses Link

    Tem alguma forma de particionar a memória interna desse jeito? Tenho um tablet com 16GB que só tem 1GB para apps, e não queria usar um cartão SD.

    0
  • Samuel Serafim há 3 meses Link

    No artigo vocês não explicaram porquê é necessário criar a partição, simplesmente pularam essa parte. E foi dito na introdução que seria falado.

    0
  • Diego há 3 meses Link

    só mesmo com um cartao classe 6 pra cima. passei os apps pro meu cartao e meu dispositivo perdeu um pouco de desempenho dps de tanto de fluidez sem nada no cartao.

    0
  • Paulo wagner há 3 meses Link

    Só funciona bem com root

    0
  • André Borba há 3 meses Link

    minha opinião sobre cartão sd mesmo eu tendo classe 10 é q só serve para deixar seu aparelho lento compre aparelho com mais memoria não vai se arrepender

    0
  • Erielton Felipe há 3 meses Link

    Alguém sabe um tutorial pra transferir DATAS dos jogos para o pen drive ou meenova, do Moto X sem cartão de memória?

    0
  • Wanderson Perin há 3 meses Link

    No Zenfone5 não precisa dessa trabalheira toda, no gerenciamento de aplicativos você apenas configura onde quer que fique padrão pra instalação... mas sempre use cartão apropriado, classe 10 de Boa qualidade.

    0
  • Sandro Howlings há 3 meses Link

    gente eu so queria particionar o cartao e ter duas partiçoes diferentes para gravar fotos e videos. tem como?

    0
  • Rafael Cerqueira há 3 meses Link

    Isso reduz o tempo de vida útil do Micro SD? Tem um processo parecido pra memória RAM, não tem?

    0
    • Wanderson Perin há 3 meses Link

      Cara, reduz sim, esse tipo de memória tem uma quantidade de escritas suportada em média... então, sempre recomendo...utilizem cartoes apropriados e de Boa qualidade, desejável serem rapidos, para não haver problemas de lentidão.

      1
  • Rodrigo Soares há 3 meses Link

    Alguém sabe se a classe do cartão permite ou não que ele seja usado? Comprei um Sandisk de classe 10. Funciona?

    0
    • Henrique Guimarães há 3 meses Link

      Rodrigo, o classe 10 para as câmeras digitais são os melhores, acredito que para smartphone também, mas deixa alguém que saiba desse assunto específico falar!

      0
    • Wallace Marques há 3 meses Link

      Meu classe 4 já funciona bem.

      0
    • Foto do usuário
      Marcelo_Silva há 3 meses Link

      Uso um classe 10 no meu Z Ultra, funciona normal, porem não vi melhora na performance dele.

      0
  • Douglas Xavier há 3 meses Link

    Feliz com o Zenfone 5 que dispõe deste recuso nativamente,vmos ver no Lolipop.

    0
    • Douglas Xavier há 3 meses Link

      *Recurso..

      0
    • Wanderson Perin há 3 meses Link

      Coloquei um de 64GB CLASSE 10... no zenfone5 você pode selecionar o local padrão...nativamente pessoal... no meu caso não ficou lento pois o cartão e muito rápido.

      0
    • Adriano torre há 3 meses Link

      Concordo amigo, muito feliz com meu zenfone 5 também é sem falar no próprio app de backup q faz para o cartão sd

      0
  • Davi há 3 meses Link

    Edit...

    0
  • Rafael Cerqueira há 3 meses Link

    Tem um processo parevido pra memória RAM, não tem?

    0
Mostrar todos os comentários