O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. OK
4 min para ler 104 Compartilhado 25 Comentários

Você realmente sabe o que são chatbots?

A partir das 14 horas de hoje, sua timeline estará repleta de informações relacionadas aos anúncios do Google I/O 2016. Uma delas será, definitivamente, o uso da inteligência artificial em diferentes formatos. Um deles é o investimento nos tão famosos "bots" em conjunto com os serviços de mensagem. Mas será que você realmente sabe o que são chatbots e como eles serão ou já estão integrados ao seu dia a dia?

Os bots são robôs, também designados como pequenos assistentes em determinados serviços. A função deles é enviar conteúdo especial direto da caixa de mensagem de um aplicativo como, por exemplo, o Facebook Messenger ou o Telegram. Isso torna a plataforma mais funcional e, de quebra, auxilia o usuário na busca de serviços, bem como desenvolvedores e lojistas a ganhar dinheiro, ou meios de comunicação a disseminar conteúdo.

androidpit chatbot 3
Quer saber sobre o tempo? Você pode fazer via mensageiro em vez de apps de terceiros / © ANDROIDPIT

Neste momento, usando como exemplo o Telegram, se você quer informações rápidas sobre as condições do clima, pode acessar a loja de bots, escolher um deles e começar a interagir com ele. Isso mesmo, não será no meio de uma conversa com a sua mãe que eles irão surgir do nada. Você iniciará um chat com o bot, por isso se chama "chatbots".

Contudo, também existem os bots inline (robôs em linha) na qual se pode incluir determinado bot para dentro de uma conversa privada ou conversa em grupo, e requisitar alguma informação. Alguns exemplos de interação você confere no comentário do membro da nossa comunidade, Blind.

Antes desta explicação, você sabia o que era um bot?

Agora, imagine que você tem um restaurante e um dos seus funcionários simplesmente esqueceu de pedir gelo. O restaurante está lotado e o seu fornecedor não está disponível para uma entrega rápida. Usando um serviço de mensagens com o recurso de chatbots, como o Facebook Messenger ou o Telegram, por exemplo, você poderia pedir uma entrega rápida de gelo usando no máximo duas ou três mensagens.

Você iniciará um chat com o bot, por isso se chama "chatbots"

Isso transformaria todo o processo de pesquisa por fornecedor, entrar em contato com eles para saber se estão abertos ou se ainda fazem entrega, saber como seria possível pagar pelo serviço ou ter que entrar com todos os seus dados no sistema antes de conseguir realizar a compra e agendar a entrega. Um bot pode fazer isso por você.

Você imaginava que podia usar chatbots para facilitar o dia-a-dia?

Pensando nisso, podemos dizer que um robô (ou seja, uma inteligência artificial), desenvolvido por uma pequena agência de desenvolvedores o interior de São Paulo, poderá transformar a sua experiência com o consumo de produtos e conteúdos a partir de um aplicativo de mensagens que você usa diariamente. Imagine agora, quantas vezes você teve que acessar o motor de buscas do Google para obter informações e buscar por produtos. Pensando nisso, não é quase lógico que a gigante das buscas também comecem a usar bots em serviços de mensagem?

Google deve anunciar um serviço de bots para mensageiros hoje

Isso é o que esperamos ver a equipe de Sundar Pichai falando a respeito dentro de algumas horas. Como o maior serviço de buscas do mundo vai adotar a tecnologia de bot em aplicativos de mensagens. O Telegram vem tentando fazer um bom serviço neste sentido, mas ainda não oferece a metade do potencial que a tecnologia de inteligência artificial pode entregar.

O Facebook passou a investir recentemente nesta tecnologia e afirma ter um imenso número de desenvolvedores trabalhando para oferecer bots funcionais. Contudo, para que o serviço vigore, a questão aqui não é quantidade, mas qualidade.

androidpit chatbot 7
Talvez vejamos hoje o Google apresentando uma solução para bots em serviços de mensagem ou similares / © ANDROIDPIT

O Google possui anos de experiência e investimento em inteligência artificial; aliás, você usa uma todos os dias sem talvez se dar conta: o Google Now. E o esperado é que hoje o Google apresente uma solução para que mais desenvolvedores utilizam as ferramentas do buscador em seus bots.

Ainda não sabemos se o Big G vai oferecer um novo serviço de mensagens ou talvez apenas incentivar os desenvolvedores a usar seus serviços, como a Agenda, o navegador, o buscador ou o acesso ao histórico de navegação do Chrome ou YouTube para indicação de conteúdo. Mas uma coisa é certa, o Google não vai deixar outras plataformas oferecendo aquilo que faz de melhor: indicar conteúdo e serviços. 

Você tem interesse em usar serviços que ofereçam o recurso de chatbots?

E aí, qual é a sua opinião sobre o Google oferecendo bots para os seus serviços de mensagem preferidos?

104 Compartilhado

25 Comentários

Escreva um comentário:
Mostrar todos os comentários

O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. Mais informações

Entendi