O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. OK
3 min para ler 860 Compartilhado 156 Comentários

Chrome vai consumir 50% menos memória RAM a partir de dezembro

O Chrome é o navegador web mais usado não apenas no desktop, mas também em plataformas móveis, especialmente o Android. Quem utiliza bastante o navegador em ambas as plataformas sabe que o mesmo consome uma quantidade considerável de memória RAM, tanto no PC quanto nos smartphones. Os desenvolvedores do browser, contudo, pretendem resolver esse problema em breve.

A equipe de desenvolvedores Chromium, responsável pelo desenvolvimento do Chrome, anunciou que irá alterar a engine JavaScript que o browser utiliza atualmente. A chegada do novo motor, o V8 JavaScript Engine, fará com que as páginas que utilizam mais memória RAM sejam otimizadas. A expectativa é que o novo mecanismo seja implementado em meados de dezembro, com a chegada da versão 54 (estável) do Chrome para computadores.

Testes recentes indicam que sites que exigem bastante processamento do JavaScript, como YouTube e Twitter, apresentaram uma queda considerável no consumo de memória RAM, de até 50%, com o uso do V8. As mudanças serão sentidas principalmente por usuários que utilizam laptops e PCs mais modestos, ou que trabalham com muitas abas abertas.

Chrome pode se tornar até 50% mais eficiente no consumo de memória RAM em sites exigentes

A versão 54 do Chrome será disponibilizada no dia 6 de dezembro. A ideia do time do Chromium é que esses implementos sejam levados a versão mobile. A engine otimizada fará com que o navegador móvel seja menos exigente em dispositivos que contam com 1GB de memória RAM, ou menos. 

Usuários do Android poderão conhecer previamente essas mudanças ao longo dos próximos meses a partir da versão para desenvolvedores do Chrome (link para download ao fim do artigo). Já os usuários de computadores, poderão testar os recursos nas versões prévias do Chrome Dev acessando este link.

Novidades recentes

Chrome conseguirá salvar páginas para visualização offline

Para conseguir executar esse recurso, você deve baixar o Chrome Dev - a edição para desenvolvedores do Chrome - mais precisamente a versão com o código 54.0.2840.6. 

Uma vez com esta versão do browser no seu Android, você poderá acessar o novo recurso a partir do menu principal, localizado do lado direito do navegador (representado pelos três pontos na vertical). A seguir, clique no símbolo de Download (a pequena flecha voltada para baixo) e pronto! A página web será baixada e você poderá lê-la posteriormente, sem precisar sacrificar os MB do seu plano. 

CHROMEDOWNLOADDEF
Será possível ler sites no modo offline do Chrome e economizar no plano de dados/ © Android Police

Gerenciador de downloads

Como um complemento à capacidade de baixar páginas e afins a partir do navegador, esta versão do Chrome Dev traz ainda um gerenciador de arquivos para que você visualize os downloads executados. Assim como o Downloader, esta função também está no menu principal, mais precisamente com o nome "Download". Ao clicar nele, você verá todos os tipos de arquivo que podem ser baixados (sites, vídeos, áudio, imagens, documentos, etc) e acompanhar o processo. 

Vale lembrar que estes recursos estão em fase de testes e ainda não há uma previsão de quando os mesmos chegarão à versão final do Chrome.

CHROMEGERENCIADORDEF
A nova versão do Chrome Dev traz um gerenciador de downloads para controlar o que é baixado a partir do navegador / © Android Police

Como baixar a versão beta e Dev. do Google Chrome

Para baixar as versões de teste e ter as novidades sempre à mão, basta ir até a Play Store e buscar pelos respectivos nomes, ou clicar nos botões abaixo.

Chrome Beta Install on Google Play Chrome Dev Install on Google Play

Você utiliza o Chrome no seu smartphone? Acha que o navegador consome bastante RAM?

Os comentários favoritos dos leitores

156 Comentários

Escreva um comentário:
Mostrar todos os comentários
860 Compartilhado

O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. Mais informações

Entendi