O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. OK
6 min para ler 179 Compartilhado 77 Comentários

Clean Master: "Você tem o direito de reclamar"

O Clean Master é um aplicativo que promete melhorar a performance dos dispositivos consideravelmente (80% para ser exato, citando a página do app na Google Play). Apesar da sua imensa popularidade (o app supostamente está presente em mais de 600 milhões de telefones), muitos usuários da comunidade Android questionam sua funcionalidade e suas funções.

No mês passado, entrevistei David Wu, da Clean Master, e há alguns dias, tive a oportunidade de sentar com Jill Shih, o vice-presidente de produto e experiência de usuário da Cheetah Mobile, e Brett Ting, o chefe de desenvolvimento do Clean Master.

AndroidPIT clean up master 2 app screenshot 1
A interface do Clean Master. / © AndroidPIT

Função de otimização

Perguntei a Jill e Brett se podiam demonstrar a otimização de performance do Clean Master.

"Agora seria difícil. Para fazer uma demonstração justa, precisaríamos de telefones idênticos", disse Jill.

"Não perceberia [que o Clean Master funciona] a menos que tivesse um telefone idêntico ao de teste?", perguntei.

"De uma perspectiva experimental, em um cenário hipotético, entre a primeira e segunda vez, vários fatores poderiam mudar. Agora estou pensando em voz alta. Há outros fatores que modificariam os resultados, fatores que provavelmente não conhecemos", replicou Jill.

Perguntei se lhes parece um problema que alguns usuários que baixam e instalam o app podem deixar de notar os resultados reais do Clean Master.

AndroidPIT clean up master 2 app screenshot 5
Mensagem de vulnerabilidade do app (à esquerda). / © AndroidPIT

Ambos pareciam um pouco nervosos. "Podemos tentar fazer isso então. Fazemos agora? Quero experimentar com um Samsung".

Perguntei por quê um Samsung.

"Os Samsung trazem muitos apps pré-instalados", disse Bret. "Não são como os Nexus".

Quero experimentar com um Samsung

Jill ainda disse que os telefones da Samsung são muito populares, mas perguntei por que um Samsung especificamente.

"Para ver que os resultados são suficientemente óbvios. [Os usuários da Samsung] representam a maioria dos usuários do Clean Master".

AndroidPIT clean up master 2 app screenshot 6
"A privacidade está vazando", adverte o Clean Master na tela de bloqueio. / © AndroidPIT

"Então o Sony que tenho comigo ou o Nexus que tens contigo não seriam bons indicadores?", perguntei.

"Funcionaria. Entretanto, para que o usuário se dê conta, faltam mais aplicativos pré-instalados e ver quais tipos de apps estão instalados [...]. O que quero dizer é que os Samsung trazem muito mais apps pré-instalados. Ao menos os nossos usuários Samsung [podem] ter problemas com lentidão ou falta de espaço".

O time da Clean Master, pela segunda vez, não conseguiu demonstrar aquilo que seu app anuncia. Disse ao Jill que poderia me mandar um email depois da entrevista com alguma prova, se assim o quisesse. Atualizarei esse texto se o email chegar.

Esfriamento da CPU

Também perguntei a eles sobre o aviso de 179º Celsius que vi no dispositivo durante a última entrevista (ver abaixo). Disseram que deve se tratar de um bug, mas Jill admitiu que em certas ocasiões o aparelho pode aquecer ao ponto de não se poder segurá-lo.

 Sou um tanto cético ao escutar esses avisos. "Não importa se os [telefones] esquentam, porque se supõe que vao esquentar de qualquer modo. Não se pode carregar um aparelho sem esperar que ele esquente um pouco", expliquei.

 "Não concordo completamente. Mecanicamente, uma CPU esquenta. Um carro esquenta ao dirigi-lo. Mas isso não significa que os usuários não desejam que isso ocorra de uma maneira menos drástica".

Jill explicava a razão por trás dessa função.

androidpit clean master app 57
À esquerda, uma mensagem de temperatura alta. O Clean Master me disse que é um bug. / © ANDROIDPIT

"A maioria dos nossos usuários não tem conhecimentos profundos de tecnologia, simplesmente querem usar seu telefone. Não tem por que preocuparem-se com RAM, ROM, armazenamento, temperatura [...], querem usar o Facebook, Google, fazer chamadas, mandar emails".

Jill continua: "Conhecemos o sistema, tu conheces o sistema, sabes como funciona. No entanto nossos usuários não sabem. E nós podemos fazer coisas para ajudá-los, para fazer suas vidas com Android mais fáceis".

"[O calor] é algo que nossos usuários podem sentir [...], por isso que trabalhamos com essa função. Não significa que queremos que a temperatura diminua, significa que a temperatura é algo que todos os usuários podem entender".

A maioria dos nossos usuários não tem conhecimentos profundos de tecnologia

Jill disse que o Clean Master não quer "usar termos muito tecnológicos", e que "alguns de nossos usuários são pessoas de idade, que não têm por que se preocupar com isso".

 Perguntei se o Clean Master é mais apropriado para usuários Android que não conhecem muito sobre telefones.

 "Não", disse Jill. "No final, queremos que o Clean Master esteja em todos os dispositivos Android do mundo [...]. Isso não quer dizer que nossos usuários não estejam prontos".

AndroidPIT clean up master 2 app screenshot 2
O anti-vírus do Clean Master. / © AndroidPIT

Disse a eles que nunca me preocupei com o superaquecimento dos meus telefones, apenas de esquentarem.

"Existem muitos usuários no mundo que não entendem o que acontece no Android [...] quando um telefone esquenta, e isso pode preocupá-los".

"Sim, tem muita gente que não entende como isso funciona, e isso pode fazer com que o Clean Master se transforme em um êxito".

"Não concordo", explica Jill.

Marketing

Funcionalidade à parte, existe outro problema que preocupa a comunidade Android no modo em que o Clean Master faz publicidade. Alguns usuários do Reddit me mostraram avisos que sugerem que há vírus nos seus smartphones e que eles devem instalar apps de segurança para eliminá-los. Usei um desses telefones na entrevista para esclarecimentos. (O Clean Master não é responsável pelas capturas de tela mostradas abaixo).

androidpit malware images 1
Dois exemplos de técnicas de marketing usadas por desenvolvedoras. / © Imgur / AndroidPIT

"[A mensagem] é mais que enganosa", me disse Jill sobre o print da esquerda, que pede a instalação do otimizador DU Cleaner.

Mostrei então a mensagem do Clean Master: "Diz que alguém tentou invadir o seu telefone. Não é similar?"

"Não são iguais" diz Jill. "Mas como essa resposta não te satisfaz [...] acredito que talvez, estou seguro, tenha espaço para melhorarmos a nossa parte. Mas não estamos tentando enganar os nossos usuários".

 Perguntei novamente por que o app disse algo que não é verdade. David Wu, executivo da Cheetah Mobile que entrevistei anteriormente, entrou na sala e começou a olhar as mensagens.

[A mensagem] é mais que enganosa

"Você tem direito de reclamar", explicou. "Mas é diferente. [A mensagem do DU Cleaner] é publicidade enganosa, algo completamente proibido pela Google, e algo que jamais faríamos. De fato, reconhecemos esse tipo de coisa e as enviamos à Google".

AndroidPIT clean up master 2 app screenshot 3
A mensagem do Clean Master que mostrei na entrevista. / © AndroidPIT

Outra vez mostrei a mensagem do Clean Master.

"Sei que essa é um modo de se expressar que é intenso demais e te deixa incômodo, te faz sentir ameaçado [..]. Vou falar com o time. Revisaremos a linguagem que usamos". Disse Jill.

 Trocando o idioma do app para o chinês, Jill disse que a linguagem usada é mais delicada do que em inglês. De acordo com Jill, ela diz: "risco de privacidade, alguém pode ter tentar olhar dentro do seu telefone".

"Ainda assim, é um descuido", disse Wu, em relação à tradução.

AndroidPIT clean up master 2 app screenshot 4
A mensagem leva ao CM Security, outro app da Cheetah Mobile. / © AndroidPIT

Últimas reflexões

Antes de terminar a entrevista, Wu confirmou que nos próximos 30 dias "revisariam a linguagem do app". Apesar de ser refrescante escutar que a equipe melhorará a linguagem, ainda é preocupante que não tenham conseguido me mostrar que o app funciona como se espera.

Esta foi a segunda vez que falei pessoalmente com representantes do Clean Master sobre o produto; não pode ser tão difícil. Se tivesse um telefone com um app instalado e alguém me perguntasse como ele funciona, simplesmente mostraria.

Qual sua opinião sobre o Clean Master?


Obrigado a todos que comentaram no texto anterior com sugestões e conselhos. 

179 Compartilhado

Os comentários favoritos dos leitores

77 Comentários

Escreva um comentário:
Mostrar todos os comentários

O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. Mais informações

Entendi