O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. OK
345 Compartilhados 176 Comentários

Como desbloquear o Bootloader do seu Android

O primeiro obstáculo quando se quer modificar um Android é o Bootloader bloqueado. Esse programa é ativado durante a inicialização de um dispositivo e serve para carregar o sistema operacional. Neste artigo, eu te explico como desbloquear o Bootloader do aparelho.

Pegue um atalho

Samsung Nexus
LG HTC
Sony Huawei
Motorola ASUS

Introdução

Cada dispositivo tem um hardware característico, com uma placa-mãe que requer o seu próprio Bootloader. Por isso, é necessário um procedimento diferente para cada aparelho, de acordo com a fabricante. Falarei abaixo das principais marcas de smartphones, usando aplicativos que não demandam conhecimentos avançados e que irão facilitar a sua vida. Para mais informações básicas sobre a função do Bootloader, acesse o artigo abaixo:

Atenção: nem eu nem o AndroidPIT podemos ser responsabilizados por danos ocorridos durante processos descritos neste artigo. Recomendamos fazer um backup de todos os arquivos do seu dispositivo antes de realizar o processo.

Cada método descrito (com exceção dos dispositivos da HTC e da Sony) requerem as permissões de root habilitadas no seu aparelho. Para saber como obtê-las, confira os artigos abaixo:

Samsung

A maior parte dos dispositivos Samsung já tem um Bootloader desbloqueado. Contudo, existem exceções, como o Galaxy S3 ligado à operadora norte-americana Verizon. No raro caso de você possuir um desses dispositivos e quiser desbloquear o Bootloader, basta baixar e instalar o aplicativo EZ-Unlock e clicar no botão “Unlock”.

EZ-Unlock funciona apenas para dispositivos fabricados antes de 2012

Nota: O EZ-Unlock funciona apenas para dispositivos fabricados antes de 2012. Logo se o seu aparelho não cumpre com este requisito, o mesmo não é compatível e pode causar problemas. Além disso, é possível que o scrip para o seu aparelho esteja atualizado, e você terá que criá-lo.

Vale lembrar que este app já causou muitos problemas entre os usuários da Samsung. Sugiro que, antes de usá-lo, você verifique se outros proprietários tiveram sucesso com o processo, caso contrário, utilize o sistema tradicional de desbloqueio do Bootloader, via SDK.

AndroidPIT Samsung Galaxy S3 6
O Galaxy S3 é uma rara exceção entre os Samsung com bootloader bloqueado / © AndroidPIT

Nexus

Se você é um feliz proprietário de um Nexus 5 ou Nexus 4, tudo o que tem de fazer para desbloquear o Bootloader é acessar a Google Play Store e descarregar um aplicativo dedicado aos Nexus, o BootUnlocker for Nexus Devices.

Nexus 6 vs Nexus 6P 1
A família Nexus facilita muito o desbloqueio do Bootloader / © AndroidPIT
BootUnlocker for Nexus Devices Install on Google Play

Graças a este prático aplicativo, você não só poderá desbloquear o Bootloader do seu Nexus com um simples toque, como também terá a opção de bloqueá-lo novamente.

Tutoriais do nosso fórum

Nossa comunidade preparou excelentes tutoriais ensinando a desbloquear o Bootloader e fazer o root de dispositivos Nexus. Aqui estão alguns exemplos:

LG

Infelizmente, a LG complica um pouco as coisas e, para os seus dispositivos, não existem métodos universais para desbloquear o Bootloader.

lg g4 vs lg v10 camera 2
Com a LG o desbloqueio do Bootloader não é tão simples / © AndroidPIT

Se você tiver um Optimus G, um Optimus G Pro ou um LG G2, use o aplicativo FreeGee, com o qual poderá também remover o LG Security e instalar a Custom Recovery entre a ClockworkMod e a TWRP.

FreeGee Free **ROOT Required** Install on Google Play

Se, por outro lado, você tiver um LG Optimus L5 ou L5 Dual, poderá usar o aplicativo Unlock LG:

Também neste caso você poderá instalar a Custom Recovery da ClockworkMod.

Tutoriais do nosso fórum

Nossa comunidade preparou excelentes tutoriais ensinando a desbloquear o bootloader e fazer o root de dispositivos da LG. Aqui estão alguns exemplos:

HTC

Para os dispositivos da HTC podemos usar o programa para computador Bootloader Unlock, da Kingo. Esse software representa o método oficial para desbloquear o Bootloader da marca, baixando automaticamente o código de desbloqueio adaptado para o seu aparelho. Além disso, poderemos optar por bloqueá-lo novamente, tudo isso com apenas um clique:

AndroidPIT HTC 10 Hands on 5087
O desbloqueio da HTC é extremamente simples! / © AndroidPIT

No site do link acima, você encontra um guia muito fácil, além de não serem necessárias as permissões de root. Mas se você quiser rootear seu HTC assim mesmo, use o programa abaixo, também da Kingo:

Sony

Para os dispositivos Sony também é possível utilizar o software da Kingo, desta vez específico para a Sony:

androidpit sony xperia Z3 1 2
A Sony ajuda usuários a desbloquear o Bootloader! / © AndroidPIT

Igualmente nesse caso, você poderá desbloquear o Bootloader sem as permissões de root. É possível obtê-las num segundo momento, com um programa específico:

Tutoriais do nosso fórum

Nossa comunidade preparou excelentes tutoriais ensinando a desbloquear o bootloader e fazer o root de dispositivos da Sony. Aqui estão alguns exemplos:

Huawei

Com o aplicativo Huawei Bootloader Unlocker, você poderá desbloquear o Bootloader de 7 dispositivos Huawei. O app foi removido da Play Store, mas ainda pode ser encontrado em lojas alternativas como a Aptoide. Para descobrir se o seu aparelho faz parte da lista, confira a descrição do aplicativo abaixo:

huawei p9 presentation hero
Um aplicativo desbloqueia dispositivos da Huawei / © AndroidPIT

Motorola

A Motorola também possui um serviço oficial de desbloqueio do Bootloader da maioria dos seus dispositivos. Infelizmente, as instruções e todo o processo ainda estão em inglês:

Tutoriais do nosso fórum

Por sorte, a nossa comunidade é uma das maiores e mais participativas quando o assunto é Motorola, e existem diversos tutoriais em português no nosso fórum para ajudá-lo no processo:

ASUS

A ASUS não costumava facilitar a vida de quem queria brincar com seus dispositivos instalando ROMs customizadas. Porém, a fabricante liberou uma ferramenta que facilita o processo de desbloqueio no Zenfone 2, Zenfone 5 e o Zenfone Selfie.

Você pode baixar a ferramenta no site oficial da ASUS. Na opção Driver/Controladores & Ferramentas, adicione o OS do seu aparelho, neste caso Android, e clique em Utilidades.

AndroidPIT ASUS ZenFone 2 Deluxe 9630
A ASUS liberou uma ajudinha para desbloquear o Bootloader / © AndroidPIT

Agora que desbloqueou o Bootloader, você pode flashear qualquer ROM no seu dispositivo Android!

E você já tentou desbloquear o Bootloader de algum dispositivo Android? Teve problemas?

Os comentários favoritos dos leitores

  • AC&MM há 3 semanas

    Teoricamente, perde a garantia sim. Mas já soube que muitos conhecidos meus e eu mesmo já levei na assistência técnica o celular com o bootloader desbloqueado e depois eu desfiz o processo, e o técnico não deu a mínima: fez o serviço sem maiores problemas.
    Já tive Moto G2, Moto G3, Moto X Play e atualmente tenho um Moto X Force e a minha esposa tem o Moto G4 Plus, todos com o bootloader desbloqueado e acesso root. "Ah! Mas vai que dá bug no aparelho depois de fazer o procedimento!" Se fuzer direito não dá problema. Pelo menos eu nunca tive nenhum.
    Até o meu Nokia 3310 tem o bootloader desbloqueado.

176 Comentários

Escreva um comentário:
Mostrar todos os comentários

O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. Mais informações

Entendi