O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. OK
440 Compartilhados 101 Comentários

Com estes 3 passos você obtém mais autonomia de bateria no seu Android

Depois de apenas duas horas de navegação pela internet e a maioria dos smartphones já começa a piscar seus LEDs notificando bateria baixa. Se você quiser aumentar a autonomia do seu Android, siga os três passos abaixo e ganhe um tempo precioso para usar seu dispositivo sem carregá-lo!

 1. Identificar os devoradores de bateria

Quase todos os usuários de smartphones baixam inúmeros serviços para aproveitar ao máximo o potencial dos dispositivos. Muitos dos apps instalados consomem bastante bateria, mesmo quando não são usados, uma vez que rodam em segundo plano. Um exemplo: o Facebook verifica constantemente se existem novos posts e mensagens na sua conta. Felizmente, o Android oferece a opção bem prática de visualização dos vilões da bateria. Basta ir às Configurações > Bateria.

bateriaconfig
Identifique os vilões de bateria do seu Android. / © ANDROIDPIT

Com um clique no serviço desejado, você tem acesso a detalhes como o tempo de uso do processador por determinado app ou quanto de dados ele recebeu. Existe até mesmo a opção de verificar o consumo de bateria da tela, e também de diminuí-lo num atalho para a configuração correspondente.

Se um aplicativo se revelar um devorador de bateria, você deve no mínimo limpar o seu cache. Com efeito, algum erro temporário pode ter causado o maior consumo do app. Em casos extremos, o recomendado é mesmo apagar o serviço.

BetterBatteryStats

Quem possuir um dispositivo com direitos de root pode ter acesso a ainda mais detalhes com o BetterBatteryStats. O aplicativo é pago e mostra serviços de terceiros que acessos os Google Play Services, uma informação não mostrada nas estatísticas-padrão.

betterbatterystats 2 de
BetterBatteryStats é uma ferramenta avançada para monitoramento do consumo de energia no seu Android. / © ANDROIDPIT
BetterBatteryStats Install on Google Play

2. Otimizar as funções do smartphone

Utilizar o modo de economia de energia

Desde o Android 5.0 Lollipop um modo bem prático de economia de energia foi integrado ao sistema. Esse modo desativa a sincronização de apps e as atividades em segundo plano (parcialmente), de maneira que o Standby passa a consumir bem menos bateria. Nota importante: se você ativar este modo, só será possível ver emails ou mensagens de WhatsApp novos quando esses serviços forem acessados.

bateriaconfig2
O modo de economia de energia e o ajuste de brilho da tela./ © ANDROIDPIT

Ajustar o brilho da tela

O brilho da tela deve ser reduzido ao máximo para aumentar a autonomia do seu dispositivo. O display é o principal devorador de bateria nos smartphones. Uma tela clara consome obviamente mais bateria.

Além disso, a maneira mais fácil de reduzir o brilho para além do mínimo-padrão é baixar um aplicativo próprio na Google Play Store. Uma boa escolha é o app chamado Lux. Ele possui uma versão grátis e uma paga. Ambas permitem que você reduza o brilho do seu display para além do limite normal.

Lux Lite Install on Google Play

Baixe o Lux Lite por meio do link acima e, durante a instalação, siga as instruções para conferir ao app “acesso de uso de dados”. Clique no ícone do app e você poderá ajustar o brilho do seu display para níveis bem inferiores ao normal.

luxlite2
As configurações do app e a possibilidade de reduzir o brilho abaixo do padrão do Android. / © ANDROIDPIT

O ponto médio da escala de brilho do Lux é o 0% da configuração padrão do Android. Com o Lux você pode selecionar valores negativos  de luminosidade, e também conta com várias opções de configuração para automatizar o brilho durante o dia ou em certas condições.

Desativar o Wi-Fi e os dados móveis

Quando você sair de casa ou do escritório, deve criar o hábito de sempre desativar o Wi-Fi do smartphone. Do contrário, o dispositivo ficará procurando redes o tempo todo, o que consome bastante bateria.

Além disso, o serviço de localização do Google também usa o módulo Wi-Fi. Ele procura SSIDs conhecidos de redes Wi-Fi ao redor do smartphone mesmo quando ela estiver desativada. Essa função também pode ser desligada. Ele se localiza nas configurações avançadas de Wi-Fi, e só deve estar ativa durante o uso.

bateriaconfig3
Desative o Wi-Fi e use as configurações avançadas para otimizar o seu uso. / © ANDROIDPIT

Desativar o GPS

Como pela função de Wi-Fi, a localização por GPS também devora a bateria. Ela também deve ser desativada se não for utilizada. Quanto em funcionamento, ela permite que aplicativos acessem seu local constantemente em segundo plano. Para desativar o GPS, vá até as Configurações do seu smartphone e acesse Localização.

Nessa opção, selecione Modo > Economia de bateria. Assim, sua localização pode ser determinada de maneira menos precisa, mas também com menor consumo de bateria.

Evitar wallpapers animados

Wallpapers animados também devem ser evitados para economizar bateria. Uma imagem estática consome menos energia, pois uma imagem animada requer trabalho do processador.Evite ao máximo!

Ajustar a sincronização em segundo plano

Aplicativos e widgets tentam em intervalos regulares atualizar-se em segundo plano. Nos melhores serviços, esses intervalos podem ser configurados. Quanto mais tempo entre uma e outra atualização, menos bateria será consumida.

Além disso, você também pode bloquear as atualizações nas configurações do Android. Vá até Configurações > Aplicativos > Em execução, abra o app desejado e clique em “Parar”.

bateriaconfig4
É possível parar a atividade de apps em segundo plano. / © ANDROIDPIT

Desativar vibrações

Outra função que consome bateria é a de vibração ao se digitar ou ao receber ligações. Para desativar a primeira, vá até Configurações > Idioma e texto > Teclado do Google > Preferências, e desative “Vibrar ao tocar a tecla”.

bateriaconfig5
Desativando a vibração ao digitar. / © ANDROIDPIT

Para que seu Android pare de vibrar ao receber ligações ou notificações, acesse Configurações > Som e notificação > Vibrar para ligações, desativando esta opção.

3. Manter o software sempre atual

Atualizar os apps

Para economizar energia de maneira eficiente, é bom sempre manter seus aplicativos atualizados. Os desenvolvedores atualizaram suas criações não apenas para adicionar funções, mas também para otimizar o consumo de bateria e dados dos apps.

Usar softwares atuais

Erros de software podem ser a causa para um consumo exagerado de bateria. Para evitar que isso aconteça, certifique-se sempre de que seu aparelho tenha a mais recente versão do sistema operacional. Para verificar se um update está disponível, vá até Configurações > Sobre o telefone e clique em "Atualizações de sistema".

bateriaconfig6
Conferindo as atualizações para o sistema operacional. / © ANDROIDPIT

Conhece outras dicas para economizar a bateria? Conte-nos nos comentários!

Os comentários favoritos dos leitores

  • 12
    Saulo Catunda 3/nov/2015

    VocÊ compra um celular, e pra usar ele tem que desativar metade dos recursos, parabéns tecnologia.

  • Renato 25/nov/2015

    Aí você perde seu celular ou é assaltado e nunca mais acha pelo Device Manager porque você leu no AndroidPit que desativar o GPS economiza bateria. kkkkkkkkkk

    Solução para "otimizar" o consumo da bateria, compre uma Power Bank de 10000 mAh e ande com ela na mochila ou no bolso. Pronto.

  • Alexandre Maia 25/nov/2015

    Eu tenho um Samsung Galaxy S5, tiro ele 6h da manhã do carregador, mexo no facebookk, Whatsapp e dou uma olhada sempre no Instagram e não tenho problemas, coloco ele para carregar por volta das 22h com a bateria por volta de 40 até 60%.
    É um aparelho que supre minhas necessidades e não me abandona no quesito bateria, estou bem satisfeito.
    O problema é que o pessoal usa muito o smartphone e quer uma bateria que dure a vida toda.
    Quer uma bateria que dure, compre aqueles Nokia tijolão, que não tem câmera, não tem jogos bacanas, nem whatsapp nem porra nenhuma, ai sua bateria vai durar uns 5 dias, pois você só vai ligar/receber e enviar/receber mensagens.

  • Luiz Fernando 4/nov/2015

    Isso não é propaganda. Se chama relato de experiência do usuário. Mas concordo. Se tivesse gerenciamento inteligente, e não apenas o modo economia de bateria que pode ser ativado quando atinge 15%, provavelmente a bateria poderia durar mais, atingindo 48 horas. Beleza? Abs!

101 Comentários

Escreva um comentário:
Mostrar todos os comentários

O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. Mais informações

Entendi