X

Fazer o login

Registre-se para confirmar

Esqueceu a sua senha?

Faça o Login com o Facebook:

Ainda não tem uma conta no AndroidPIT? Criar conta

Como recuperar mensagens de texto deletadas do seu Android

Kris Carlon
4

Se você acidentalmente apagou algumas ou todas as suas mensagens de texto, não se preocupe, ainda pode ter tudo de volta com chance de 99% de sucesso. Porém, existe um importante fator a ser levado em consideração: o tempo! Se você excluiu mensagens da sua caixa de entrada de SMS, terá que agir rápido, pois as mensagens são recuperáveis ​​enquanto a parte da memória em que elas estavam salvas não é reescrita, assim, quanto mais você esperar para agir, maior será a probabilidade de receber novas mensagens de texto, atualizações de aplicativos ou sabe-se lá o que poderá ser salvo no mesmo local, destruindo as chances de recuperá-las para sempre.

top 5 sms apps android teaser
Deletou uma mensagem de texto e se arrependeu depois? Não se preocupe, sempre existe um jeito de recuperá-las. / © AndroidPIT

Ferramentas para recuperar SMS apagado

Existe um número de diferentes ferramentas que podem ser usadas a partir de um PC e que podem ajudar nesta parte do processo (também existe suporte para os usuários de Mac). De um modo geral, os programas são gratuitos (ou possuem uma versão gratuita) e fazem o trabalho tão bem quanto os pagos. A ferramenta vai da sua escolha, mas é importante saber que todas elas fazem basicamente a mesma coisa: varrer a memória do seu Android, identificar e recuperar as mensagens de texto "excluídas''. Todos eles oferecem orientação ao longo do processo, que normalmente é de quatro passos básicos: conectar, digitalizar, visualizar e recuperar. O processo funciona para outros os dados, além de mensagens de texto. Alguns programas que valem a tentativa são os identificados abaixo:

Coolmuster Android SMS+Contacts Recovery

Wondershare Dr. Fone for Android (requer root)

Android Data Recovery

Como recuperar mensagens de texto perdidas no Android

Dependendo do programa que você escolher, as etapas podem ser diferentes, mas essencialmente tudo o que você precisará fazer é (neste tutorial usei o Wondershare a fim de ilustrar o processo):

1. Baixar e instalar um dos programas acima. Abrir o programa no seu computador.

2. Conectar o seu Android ao computador (com o programa de recuperação instalado e aberto) usando um cabo USB.

drfone android sc01
 © Wondershare

3. Ative a depuração USB no seu Android. Para fazer isso, você precisa ter acesso às opções de desenvolvedor no seu menu de configurações principal: Configurações > Sobre o telefone > Número da versão > e comece a tocar repetidamente. Você agora terá acesso às Opções de Desenvolvedor no menu de configurações principal. Clique nesta opção e vá até "depuração USB" (ou Depuração Android, dependendo da sua ROM) e marque a caixa.

drfone android sc02
© Wondershare

4. Siga as instruções no programa de recuperação para varrer e analizar a memória do seu Android.

drfone android sc05
© Wondershare

5. Uma vez que o processo estiver terminado, você poderá navegar e visualizar os dados armazenados no seu dispositivo Android (todas as informações ''excluídas'' ou não). Se a parte específica da memória usada anteriormente para armazenamento não foi utilizada para gravar outros dados, você ainda pode ter as suas mensagens de texto de volta. Por este motivo é que se faz importante não entrar em pânico e agir rapidamente.

drfone android sc09
© Wondershare

6. Agora, você precisa localizar a sua pasta de mensagens de texto dentro do programa, selecionar as mensagens que você deseja recuperar e clicar no botão "Recover" para adicioná-las de volta ao seu dispositivo ou salvá-las em seu computador, para uma espécie de backup.

Nota: se você quiser completar este processo sem um PC, precisará de acesso root no seu dispositivo. Além disso, provavelmente irá precisar de um aplicativo de recuperação pago. De qualquer modo, é mais fácil e mais barato usar um computador.

Como prevenir que isso não ocorra novamente

Bom, talvez você tenha aprendido a lição, talvez não. Se você não quer pagar por qualquer um dos programas acima para poder utilizá-los por mais tempo ou simplesmente não gostou das opções gratuitas, a sua melhor aposta pode ser se certificar de que não precisará mais dos mesmo. Isso significa que terá que fazer um backup das suas mensagens a partir de agora. A melhor notícia é que o processo é tão simples que leva apenas cinco minutos e livra você desta dor de cabeça no futuro. Eu uso um aplicativo gratuito chamado SMS Backup & Restore. É simples, bonito e funciona perfeitamente, é basicamente tudo que você precisa para este tipo de operação. Confira nas imagens abaixo o passo a passo desta ação:

AndroidPIT SMS Backup 1
SMS Backup & Restore é simples e fácil de usar. / © AndroidPITMDroid Apps
AndroidPIT SMS Backup 3
Faça o Backup e você estará pronto para usar. Restaurar o seu backup também será uma tarefa simples. / © AndroidPITMDroid Apps
AndroidPIT SMS Backup 2
Não dê chance ao azar, depois de recuperar as mensagens, envie os dados por e-mail, para Nuvem ou para a memória SD. / © AndroidPITMDroid Apps
AndroidPIT SMS Backup 4
Seja esperto e programe backups para evitar qualquer tipo de problema futuro. / © AndroidPITMDroid Apps

Alguma vez você já perdeu as suas mensagens de texto por acidente? Você conseguiu recuperá-las? Como você protege as suas mensagens de texto?

Tópicos relacionados

Artigos relacionados

Notícias / Dicas e Curiosidades
7 Há 16 horas

Os melhores artigos da série Android para Principiantes

Notícias / Aplicativos
53 há 1 semana

Quantos aplicativos você baixa por semana?

Notícias / Dicas e Curiosidades
21 há 1 semana

O que é o modo avião e para que serve?

Comentários

Escreva um comentário:
  • Arthur S. há 6 meses Link

    Bem que eu nunca apago.. O sufoco pra recuperar!

    0
    0
  • Ader Marcelo há 6 meses Link

    eu uso e recomendo o SMS backup+ além de SMS, ele pega mensagens do whatsapp e guarda no e-mail tudo organizadinho, entre várias outras funções!

    0
    0
  • Ezequiel Gouveia há 6 meses Link

    perdeu a graça quando li a parte que é necessário conectar no PC..

    0
    0
  • Hospede Facil há 3 meses Link

    eu nem costumo comentar em blogs, mas vim parar aqui hoje e faço questão de deixar os parabéns! ótimo site, extremamente didático tutorial! não se vê isso todo dia! parabéns!

    0
    0