O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. OK
4 min para ler 60 Compartilhado 23 Comentários

CyanogenMod Installer em teste: a ROM customizada para todos

ROMs customizadas são muito populares, mas a instalação muitas vezes é excessivamente trabalhosa. A equipe do CyanogenMod quer mudar isso com o Installer, um programa de instalação que pode ser usado também por pessoas com poucos conhecimentos técnicos. Hoje testei o software, que ainda está na sua versão Beta, e aqui estão as minhas impressões.

antutu
© CyanogenMod/AndroidPIT

O CyanogenMod Installer possui dois componentes: um aplicativo Android irá ajudá-lo a preparar o seu smartphone para o instalador do Windows, que na verdade faz todo o trabalho. Se você quiser testar o CyanogenMod Installer, é preciso primeiro fazer um pedido na comunidade Beta do programa no Google+. Se ele for aceito, você receberá mais informações e links para o download. A comunidade do Google+ pode ser encontrada aqui: CyanogenMod Installer Beta

Nota: testei o CyanogenMod Installer num Nexus 4.

Aplicativo Android

O app tem na verdade apenas uma função: ele prepara o seu smartphone para o processo de instalação, realizado posteriormente pelo programa do Windows. Será conferido se o debugging USB está ativado e se o modo de transferência PTP por USB está configurado no seu smartphone. O aplicativo vai ajudá-lo passo-a-passo por cada configuração, e no final irá mostrar um link para o download do instalador para Windows Vista 7/8.

CM installer
A tela de boas-vindas e o debugging de USB. / © AndroidPIT
CM Installer beta
Ativação do modo PTP e prosseguimento da instalação no Windows. / © AndroidPIT

Installer Windows

Após ter baixado, instalado e iniciado o CyanogenMod Installer para Windows, ele será primeiramente atualizado. Isso pode demorar alguns minutos na primeira vez. No meu teste esse processo levou 15 minutos. Após a atualização, o Installer irá pedir que você desative o seu programa de antivírus antes de prosseguir. Isso é necessário para que o Installer tenha livre acesso ao sistema e não seja bloqueado, fato que poderia levar a complicações e instalações falhas. Em seguida, você deve conectar o seu smartphone por USB ao seu computador e esperar que o CyanogenMod seja reconhecido.

bateria
Desativando o antivírus à esquerda e o reconhecimento do aparelho à direita. / © AndroidPIT

Após ser reconhecido, o Installer inicia o download do software de recuperação, do próprio CyanogenMod e do Google Apps. Isso pode demorar até uma hora, dependendo da velocidade da sua internet. O progresso você pode conferir na barra de download. Aqui na redação do AndroidPIT o download demorou uma hora.

bateria
Os arquivos necessários são baixados. / © AndroidPIT

Terminando de baixar, o CyanogenMod Installer está preparado para instalar a ROM, e informa que durante a instalação um reset de fábrica será feito, e com isso todos os dados da memória interna do aparelho serão apagados. Se ainda não tiver feito o backup a esta altura, agora será a última chance. Infelizmente o CyanogenMod Installer não oferece essa função. Você deve fazer o download manual ou usar uma ferramenta como Helium (veja aqui como fazer o backup).

bateria
CyanogenMod pronto para a instalação. / © AndroidPIT

Depois de um clique no botão “Install”, em primeiro lugar o bootloader é desbloqueado, e você deve confirmar isso no aparelho. Passado esse obstáculo, são então instalados o recovery, o CyanogenMod e o Google Apps. Isso demora mais ou menos cinco minutos, e ao final você só precisa fazer as primeiras configurações no seu dispositivo e já pode usar o CyanogenMod!

bateria
O processo de instalação. / © AndroidPIT

Atenção: com a instalação concluída, não se esqueça de ativar novamente o seu antivírus, para que seu computador permaneça protegido.

Conclusão

Dependendo da versão do smartphone, a instalação de uma ROM customizada pode ser bastante trabalhosa: o bootloader precisa ser destrancado, o aparelho deve ser rooteado e um custom-recovery precisa ser instalado. Só então o CyanogenMod & Co. podem ser flasheados, isso se ainda não for preciso fazer o flash de uma imagem de boot. Isso desmotiva a muitos usuários antes mesmo de tentarem. Apesar disso, acho que todos deveriam ao menos uma vez realizar esse processo antes de testar a solução de 1 clique do CyanogenMod Installer, para se familiarizar com a matéria e saber o que acontece em cada fase. De resto, só vejo vantagens no Installer. A economia de tempo é enorme, porque todo o processo se dá automaticamente. A instalação é confortável e a margem para erros é muito menor.

Informação: no momento, o Installer só é compatível com alguns aparelhos, entre eles a série Nexus do Google. Outros smartphones/tablets serão incluídos ao longo do desenvolvimento do programa. Aqui está a lista dos aparelhos que já podem recebê-lo (em 08/10/2013):

  • Galaxy Nexus (maguro, toro, toroplus)
  • Nexus S (crespo)
  • Nexus 7 (grouper)
  • Nexus 7 - 2013 (flo)
  • Nexus 4 (mako)
  • Nexus 10 (manta)
  • Galaxy S2 (skyrocket, hercules, i9100)
  • Galaxy S3 (i9300, d2att, d2spr, d2tmo)
  • Galaxy S4 (jfltexx)
  • Galaxy Note (quincyatt, quincytmo)
  • Galaxy Note 2 (t0ltetmo)
  • HTC One (m7ul)

Se você também resolver testar a versão Beta, compartilhe suas impressões conosco nos comentários! 

60 Compartilhado

23 Comentários

Escreva um comentário:
Mostrar todos os comentários

O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. Mais informações

Entendi