O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. OK
344 Compartilhados 90 Comentários

8 dicas para dar novo uso ao seu smartphone antigo

 Muitos usuários possuem um celular aposentado em casa, seja ele um smartphone de gerações mais próximas ou modelos da época do Android Gingerbread. Então, o que fazer com ele? Existem aplicativos que podem dar vida nova a seu antigo companheiro e transformá-lo em uma ferramenta de produtividade, entretenimento ou até mesmo num aliado na segurança do seu patrimônio. Confira a seguir uma seleção com ótimas dicas e utilidades para o seu smartphone antigo.  

1. Smartphone como babá eletrônica

Essa dica é ideal para os pais e mães mais atentos. O aplicativo Dormir transforma qualquer celular antigo em uma babá eletrônica com a ajuda do Bluetooth. Para utilizar esse recurso é necessário o uso de dois dispositivos, visto que um deles será o aparelho dos pais e o outro ficará no quarto da criança. Você pode utilizar seu atual smartphone conectado ao seu antigo, por exemplo.

É necessário que ambos os dispositivos estejam conectados na mesma rede Wi-Fi ou sejam pareados pelo Bluetooth, essa seleção é feita manualmente dentro do aplicativo. O diferencial do Dormir é que quando o bebê se movimenta, resmunga ou levanta as mãos, o app amplifica o som do alto-falante e reproduz o áudio mais alto para alertar os pais que estão em outro quarto. Além disso, o aplicativo possui uma função de câmera que permite espionar a criança enquanto ela dorme, tudo isso no absoluto silêncio.

presenceremote
O Dormir transforma seu smartphone antigo em uma babá eletrônica. / © ANDROIDPIT

O Dormir é grátis durante 4 horas por mês, mas é possível comprar uma licença por R$ 29,00 sem expiração. Você pode testá-lo através do botão abaixo:

Dormi - Baby Monitor Install on Google Play

2. Smartphone como monitor de sono

Muitos usuários gostam da ideia de monitorar a qualidade de seus sonos com algum aplicativo, no entanto, o gasto de energia do dispositivo é relativamente alto na maioria dos casos. Para isso, utilize aquele seu dispositivo antigo sem internet, Bluetooth ou Wi-Fi para transformá-lo em um monitor de qualidade de sono. Minha indicação aqui é o Sleep Better, da Runtastic.

Você pode dormir com o dispositivo próximo ao seu travesseiro em modo de avião, e os dados são coletados através dos sensores e microfones. No momento em que eu defino o alarme, por exemplo, posso escolher qual o fator que mais afetou meu dia, como: alto consumo de cafeína, consumo de bebida alcoólica, dia estressante entre outros. A partir das noites seguintes, e através dos fatores apontados, o Sleep Better consolida um diário com informações coletadas. Melhor fase da lua para se dormir, fator que mais prejudica seu sono, tempo e percentual em que você dormiu ou acordou são algumas das informações que são entregues em formato de gráficos.

sleepbetterappnovil
Sleep Better transforma seu smartphone aposentado em um monitor de sono. / © ANDRODIPIT

O melhor de tudo isso é não ter que se preocupar caso seu dispositivo antigo caia da cama ou eventualmente se desligue durante a noite. Você pode testar o Sleep Better através do botão abaixo:

Sleep Better - Dormir Melhor Install on Google Play

3. Smartphone como relógio despertador

Essa é uma das utilidades mais atribuída a dispositivos antigos, mas ela pode ficar mais interessante com a ajuda de aplicativos especiais. O Timely é um despertador com características bem interessantes, como a sincronização em nuvem, permitindo que o horário seja definido a partir de qualquer dispositivo que tenha o app instalado. Essa pode ser uma boa opção para os usuários que procuram por um aplicativo funcional, com boa interface e ótimos recursos extras.

timelyalarmclock
O Timely é o melhor despertador para celulares antigos. / © ANDROIDPIT
Timely - Despertador Install on Google Play

4. Smartphone como sistema de vigilância

Segurança é algo que todos querem, mas que custa caro em alguns casos. Nessas horas, seu smartphone antigo pode ser o aliado perfeito para a criação de um sistema de vigilância completo para sua casa. O Presence é o aplicativo mais indicado para essa finalidade, visto que é possível sincronizar múltiplos dispositivos em nuvem, permitindo ao usuário acompanhar remotamente as funções que estão sendo executadas no outro celular.

O Presence pode ser usado como câmera de segurança, possui detecção de movimentos, lanterna com o auxilio do flash de LED do dispositivo, modo noturno e uma ótima opção para escurecer a tela do dispositivo enquanto a filmagem é feita pelo app. Uma opção prática e econômica!

presencecontrolsecurity
Transforme seu smartphone antigo em câmera de vigilância.  © ANDROIDPIT
Presence Install on Google Play

5. Smartphone como GPS

Se você possui um carro e gosta da ideia de ter um GPS, seu smartphone antigo pode ser uma escolha certeira para essa finalidade. Existem boas opções como o Google Maps e o HERE Drive, mas, para essa seleção minha indicação é o Waze. Esse aplicativo é abastecido em tempo real com informações de outros motoristas, com dados sobre o trânsito, acidentes e obras pelo percurso. 

Se você pensa em levar essa dica a sério opte em comprar uma base para encaixe do seu dispositivo no painel do seu carro pois, além de mais seguro, isso evitará que você precise consultar o dispositivo manualmente.

wazeappveiculo
Vaze é o GPS perfeito para carros e pode ser usado em smartphones antigos./ © ANDROIDPIT
Waze - GPS, Mapas e Trânsito Install on Google Play

6. Smartphone como escâner de documentos

Todos nós precisamos escarear algum tipo de documento todo o mês - ou pelo menos de vez em quando. Você não precisa comprar uma copiadora ou usar a câmera do celular para digitalizar papéis e objetos, para isso, temos uma dica ótima para aquele seu smartphone que está encostado. O Microsoft Lens é um escâner completo, com conexão em nuvem e opções para salvar arquivos no formato PDF e Word.

Além disso, o Lens oferece alguns recursos para otimizar digitalizações que não estejam nítidas, como reforçar letras em preto ou destacar certas informações com um marca texto. O Lens é gratuito possui algumas funções que podem ser desbloqueadas com a ativação da conta Microsoft na opção de "salvar no OneDrive".

lensmicrosoftapp
Lens transforma seu celular antigo em uma copiadora. / © ANDROIDPIT
Office Lens Install on Google Play

7. Smartphone como servidor externo

Se você busca por uma opção para armazenar suas informações e arquivos, criar um servidor com seu smartphone antigo é a saída para os mais espertos. Existem opções mais simples, como o Google Drive e o DropBox, por exemplo, mas você também pode criar seu servidor particular FTP, Dynamic DNS ou DLNA. Se esses nomes te assustam, saiba que com o Servers Ultimate você não precisa ser um especialista da computação para configurá-los.

Se você não possui conhecimentos profundos, basta abrir o app, selecionar a opção "Simple" e seguir as instruções em três etapas que o aplicativo exibirá. A única limitação do aplicativo é que na versão gratuita são permitidas apenas duas instâncias de servidor simultaneamente, ou seja, será preciso apagar pelo menos um servidor antes de criar outro. A versão Pro do Server Ultimate custa R$ 30,00 e permite a conexão simultânea de mais servidores.

serverultimateapp
Transforme seu celular antigo em um servidor com o Server Ultimate.  © ANDROIDPIT
Servers Ultimate Install on Google Play

8. Smartphone como controle remoto

Dificilmente encontramos smartphones com infravermelho que possam ser utilizados como controle remoto em qualquer televisor, mesmo aqueles mais antigos. Algumas operadoras de TV a cabo oferecem opções que funcionam com o sistema de transmissão da empresa ou com o próprio OS da TV, caso ela seja uma SmartTV. No entanto, você pode usar seu dispositivo antigo como um controle para o seu computador de mesa ou laptop, visto que esses dispositivos contam com Bluetooth e Wi-Fi na maioria dos casos.

Com o Unified Remote você terá uma opção remota para controlar apresentações, reiniciar o computador, controlar conteúdos multimídia e até mesmo um teclado completo. O app é compatível com Mac, Windows e Linux, e exige apenas que ambos os dispositivos estejam conectados na mesma rede de internet ou sejam pareados via Bluetooth. uma ótima opção.

unifedcontrolapp
Controle seu computador ou laptop com a ajuda do Unified Remote. / © ANDROIDPIT
Unified Remote Install on Google Play

E aí, qual dica você achou mais legal e já experimentou em algum smartphone?

Os comentários favoritos dos leitores

90 Comentários

Escreva um comentário:
Mostrar todos os comentários

O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. Mais informações

Entendi