O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. OK
4 min para ler 396 Compartilhado 91 Comentários

Cinco coisas super legais que você pode fazer com o seu Android

Os smartphones assumem cada vez mais funções que praticamente decretam a morte de outros gadgets: câmera digital, MP3 player, navegador GPS, lanterna, etc. Se pensarmos nos aplicativos de terceiros da Play Store, suas possibilidades se multiplicam.

O Galaxy S8 é o smartphone mais bonito que já fabricado.
O que você acha?
50
50
516 participantes

Provavelmente você conhece a maioria desses usos - conferir redes sociais, enviar emails, até mesmo fazer ligações e enviar SMS - mas talvez você não conheça todos os usos que pode dar ao seu Android. Aqui estão cinco funções muito legais que pouca gente conhece.

androidpit google search 4
O Google integrou muitas funções legais ao Android. Basta descobri-las / © ANDROIDPIT

 1. Busca de voz com a tela desligada

Nem todos os smartphones Android possuem essa função, mas você pode ser proprietário de um e não saber que ela existe. Com efeito, alguns dispositivos permitem que você faça buscas com a hotword “OK Google” mesmo com a tela apagada. Para isso, é necessário que o aparelho tenha um núcleo dedicado à escuta, que possa operar a busca mesmo quando a tela não estiver ativa.

AndroidPIT Google Now OK Google detection always on
Ativando a busca com a tela apagada / © ANDROIDPIT

Para descobrir se seu smartphone pode fazer busca com a tela apagada, vá até “Config. Google > Pesquisa e Now > Voz > Detecção de “Ok Google” > Always on” e selecione a opção. Lembre-se que será preciso “treinar” o Google para reconhecer a sua voz (as opções estão na mesma tela). Se seu dispositivo não tiver a função, aparecerão apenas as opções “A partir do app do Google” e “A partir de qualquer tela”.

2. Acesse as guias do Chrome de outros aparelhos

Se estiver usando o Chrome como navegador padrão (ou seja a maioria de nós), sabia que você pode acessar as guias do Chrome a partir de outros dispositivos?

AndroidPIT Chrome recent tabs other devices
Acessando as abas do Chrome de outro dispositivo / © ANDROIDPIT

Basta estar logado no Chrome, e quando abrir uma nova guia você verá a opção de “Guias recentes” no canto inferior direito. Clique nela para ver as urls abertas em seus outros aparelhos logados, e dessa forma poderá acessar qualquer uma delas.

3. Dados do proprietário na tela de bloqueio

Essa dica é ideal se você costuma esquecer seu smartphone nas mesas de bares da vida. Se tiver perdido o seu dispositivo, você pode colocar uma mensagem na tela de bloqueio informando à pessoa que achou como ela pode entrar em contato com você.

dadosdoproprietario
Inserindo os dados do proprietário na tela de bloqueio / © ANDROIDPIT

Você pode fazer isso a posteriori com o Gerenciador de Dispositivos Android, mas a opção também existe como precaução. Basta ir a “Configurações > Segurança > Dados do proprietário” e adicionar seu email, número alternativo ou outra informação para ser encontrado.

4. Ativar o hotspot de Wi-Fi

Com o Android Lollipop ou Marshmallow, ficou bem simples transformar seu dispositivo num hotspot de Wi-Fi. Com o tethering, você torna a conexão do seu celular numa rede Wi-Fi que outros dispositivos poderão acessar.

roteador34
Usando o smartphone como roteador / © ANDROIDPIT

Para isso, vá até “Configurações > Mais > Roteador Wi-Fi”, ative a função e clique em “Configurar roteador Wi-Fi”. Aí você poderá inserir uma senha para que outros aparelhos acessem sua rede. Mas cuidado: não se esqueça do seu plano de dados, ou poderá acabar com uma conta bem alta no fim do mês.

5. Monitore seus exercícios

Muitos dos sensores e da tecnologia das pulseiras inteligentes também podem ser encontrados no seu smartphone. Isso significa que você pode monitorar sua caminhada, corrida ou outras atividades sem precisar de um gadget extra no seu pulso.

androidpit google fit ii
Google Fit em ação / © Google

O app Google Fit é a recomendação básica, mas vários outros apps de monitoramento de exercícios podem funcionar tanto com smartphones quanto com dispositivos vestíveis. E se precisar de dados extras, aplicativos como o Runtastic Heart Rate Monitor pode medir sua frequência cardíaca através do sensor da câmera no Android.

Google Fit Install on Google Play Runtastic - Monitor Cardíaco Install on Google Play

Conhece outras funções interessantes pouco usadas nos smartphones Android? Conte-nos nos comentários!

Os comentários favoritos dos leitores

91 Comentários

Escreva um comentário:
Mostrar todos os comentários
396 Compartilhado

O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. Mais informações

Entendi