O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. OK
6 min para ler 278 Compartilhado 117 Comentários

Erros e acertos do Moto X Play: o híbrido da Motorola com mais prós do que contras

A Motorola lançou o Moto X Play como um híbrido entre o Moto X Style e o Moto G 2015, oferecendo especificações acima da média e recursos característicos da série Moto X. O dispositivo pode ser uma ótima opção de compra para aqueles usuários que estão adquirindo seu primeiro smartphone Android ou migrando de um modelo comprado antes de 2014. Separamos os erros e acertos que, em nossa opinião, devem ser levados em conta caso o Moto X Play faça parte da sua lista de desejos. Confira a seguir.

Moto X Play: Os acertos

Acabamento anatômico

Os materiais utilizados na composição do Moto X Play são inferiores aos do Moto X 2014. Em primeiro lugar, temos que ter ideia de que este não é o verdadeiro sucessor do dispositivo lançado em 2014. A verdadeira evolução do Moto X de segunda geração é o Moto X Style. Sendo assim, a substituição da resina e do couro pelo policarbonato emborrachado é extremamente aceitável para um modelo que se manteve com seu preço original de venda.

O Moto X Play é voltado para os usuários que não desejam gastar muito em um dispositivo intermediário, mas não abrem mão de recursos que estejam presentes em modelos mais avançados. Mesmo com o retrocesso nos materiais utilizados, o Moto X Play conseguiu atingir uma construção sólida e anatômica. Não existem emendas entre as arestas do dispositivo e sua pegada é extremamente confortável. O equilibro entre as dimensões e o peso do aparelho é outro destaque, visto que o Moto X Play não é tão grande e pesado. Se você já teve a oportunidade de manusear um Galaxy Note 4, estará familiarizado com o tamanho do dispositivo da Motorola.

traseiraerrosmotoxplay
Moto X Play: acabamento e construção é um destaque do aparelho. / © ANDROIDPIT

Resistência a respingos d'água

Qualquer proteção extra integrada a um dispositivo é uma grande vantagem para os usuários. No caso do Moto X Play, essa resistência está relacionada à água. O dispositivo possui uma tecnologia de nanorevestimento que protege os compartimentos internos contra exposições moderadas à água. 

Esse revestimento não protege o Moto X Play contra submersões, mas garante que o dispositivo se mantenha vivo em casos de derramamentos acidentais de líquidos, respingos ou garoa moderada. Se o dispositivo estiver umedecido no bolso da calça do usuário nada acontecerá com o mesmo, mas se ele cair em uma piscina ou balde com água, provavelmente o resultado não será o mesmo.

Software otimizado e padronizado

A linha Moto X sempre promoveu uma experiência diferenciada entre o usuário e o software. A Motorola embarca funções que podem ser acionadas através de comandos por voz, gestos ou ações pré-configuradas. O Moto X Play sai de fábrica rodando com a versão mais recente do Android, neste caso o Lollipop 5.1.1, já com a promessa de atualização para o Android 6.0 Marshmallow pela Motorola.

Outro ponto positivo para o software do Moto X Play é a unificação de interfaces dos aplicativos proprietários da Motorola, que são embarcados de forma nativa no sistema. Rádio, Moto, Galeria de fotos, Gerenciador de dual-SIM, todos esses aplicativos atendem as diretrizes visuais do Material Design. O resultado final é uma experiência mais intuitiva e padronizada que, certamente, não criará confusão durante a usabilidade do sistema para os usuários iniciantes.

teasermotoxplaytips
Software da Motorola presente no moto X Play possui design padronizado e intuitivo. / © ANDROIDPIT

Moto X Play: Os erros

Câmera

Já explicamos detalhadamente neste artigo que megapixels não são tudo na avaliação de uma câmera. Existem outros fatores que devem ser levados em consideração, como a abertura da lente, qualidade e sensibilidade do sensor e pós-processamento da imagem realizado pelo software da câmera. 

Mesmo com 21MP a câmera do Moto X Play está longe de ser comparada com os 20,7 MP que temos no Sony Xperia Z3. Como disse no review do Moto X Play, os modos da câmera são ótimos (HDR/ Autofoco/ Panorama), mas os resultados obtidos com o sensor do dispositivo são apenas satisfatórios. Muitos usuários criticaram essa menção, mas temos que ter em mente que o HDR é apenas um filtro e "satisfatório" não é o mesmo que excelente. 

modocameramotoxplay
Câmera do Moto X Play entrega resultados satisfatórios. / © ANDROIDPIT

A câmera do Moto X Play é indicada para uso em redes sociais e registros pessoais em vídeos. Os usuários que buscam por imagens perfeitas para compor um perfil no Flickr devem esperar o nossa review do Moto X Style, visto que o Moto X Play não tem seu ponto forte na câmera. 

Consumo energético da tela

Antes de mais nada, a tela do Moto X Play possui cores equilibradas, contraste bem pronunciado e ótima nitidez. O problema aqui está no consumo energético para o uso da função Moto Tela. Você não notará um consumo absurdo de energia se utilizar a tela de notificações inteligentes da Motorola. Mas, se pararmos para pensar as verdadeiras razões pelas quais ela foi introduzia em 2013, no Moto X Play a mesma não faz tanto sentido assim.

A Moto Tela foi desenvolvida com base em uma pesquisa da Motorola realizada em 2013, que indicava um desbloqueio frequente da tela pelo usuário apenas para verificar notificações. O Moto X e o Moto X 2014 traziam um painel AMOLED para otimizar o consumo de energia e exibir apenas as informações resumidas de uma notificação, visto que o fundo preto da Moto Tela não recebe retroiluminação com o uso dessa tecnologia. 

telamodocormotoxplayerros
Moto Tela é uma função que não tira proveito da tela TFT do Moto X Play. / © ANDROIDPIT

Com o Moto X Play o uso do Moto Tela ficou um pouco sem sentido. O Moto E 2015 também traz as notificações inteligentes, mas os usuários da série X contavam com essa função como mais um aliado para a economia de energia da bateria. 

Erros e acertos do Moto X Play: Conclusão

Já tratamos de esclarecer as principais vantagens e desvantagens do Moto X Play em nossa opinião. O veredito final de compra é seu, visto que cada item apontado nesse artigo possui uma importância diferente para cada usuário. Leve em consideração seu orçamento e não deixe de conferir o review completo do Moto X Play para descobrir se o dispositivo atende suas necessidades. Em todo caso, a compra do modelo é totalmente viável, visto que a Motorola se esforçou para entregar um bom dispositivo em uma faixa de preço cada vez mais disputada.

E aí, quais foram os erros e acertos do Moto X Play na sua opinião?

Os comentários favoritos dos leitores

  • João Paulo Nunes Pereira 26/ago/2015

    Seguinte, vou falar os pontos chaves, sem lenga lenga: A tela é de se estranhar, pra quem tinha AMOLED. Tive o Moto X primeira e segunda gerações. sempre gostei do preto PRETO da tela. A nova tela é bonita, um branco lindo, cores bem mais fieis que as antigas, mas o preto não é mais completante preto como antes. Ainda é preto, mas a noite nota-se bem a sensação de "tela acesa", e possui a predominância de tons frios. Mas mesmo com isso tudo, a tela é ÓTIMA.
    Sobre o desempenho: Tive e ainda tenho o Moto X segunda geração, e te digo: Não há diferença perceptível no desempenho. Sou usuário avançado e garanto: NÃO HÁ diferença perceptível.
    Câmera: excelente para padrões da motorola. Excelente MESMO. Para quem tem contato com os aparelhos High End, diria que talvez perca em situações de baixa luminosidade. Creio que seja muito mais pela diferença de software de câmera do que pela capacidade do sensor e lente. Mas, mesmo assim, é uma câmera de se encher os olhos.
    Bateria: Eu, como disse, sou usuário avançado e detesto ter que ativar e desativar recursos para economizar bateria. Usando MUITO, mas com intervalos que qualquer ser humano normal deveria ter, a bateria dura muito facilmente 1 dia e meio. Repito: usando MUITO, mas com intervalos que uma pessoa normal teria, tipo almoço, horário pra se concentrar no trabalho, transito (mesmo com bluetooth ligado). Eu estava com ÓDIO do Moto X segunda geração, pois, sem brincadeira, tava me deixando na mão às 15h todo santo dia. Com o Play, isso acabou, definitivamente.
    Não pesa, e o tamanho adequado às realidades de hoje. Pensei que teria ficado grande demais, mas me enganei.
    Conclusão: Compre, vale o preço e não haverá arrependimento.

  • Dierro Santana 25/ago/2015

    matéria fraaaca.....

  • Tiago Bohrer 25/ago/2015

    Os que falam de erro no preço! Diz qual é melhor na faixa de preço no Brasil? Considerando todos os fatores (câmera, bateria, desempenho (benchmark), fluidez do sistema, versão do Android, bloatwares, tela, conectividade)! Se me falarem 1 que ganha em pelo menos 4 desses 8 parâmetros eu repenso minha opinião sobre o X Play!

    Pensem comigo:
    Sony M4 Aqua - Mesmo preço, talvez quem sabe de repente é equivalente em câmera
    Galaxy A7 - Ganha em tela (em teoria), talvez em câmera
    Sony C4 - Ganha em tela, desempenho, talvez em câmera
    Galaxy Alpha - Ganha em desempenho, talvez em câmera
    Moto X 2014 - Ganha em desemepenho, em tela, conectividade
    Asus Zenfone 2 - Ganha em desempenho,em conectividade, talvez em tela
    LG G3 - Ganha em Tela, em desempenho e conectividade

    Sério, o aparelho pode não ser perfeito! Mas é muito mimimi!

    Claro, ia adorar pagar só 1000 reais nele, ou 800, ou de graça! Mas antes de mimimi por preço é bom refletir um pouco como está o mercado!

    E por favor, se tiverem mais fatores interessantes a serem acrescentados nessa análise rápida! Aceito sugestão!

    Edit: MicroSd e Dual Sim para muitos é ultra importante, ambos presente no X Play! E em alguns dos "concorrentes" citados acima tem, outros não!

    Valeu

  • Augusto Lourival 25/ago/2015

    No teste de vídeo do TudoCelular ficou bem claro que a câmera do X Play se saia melhor que o Z3+, tanto em Resolução, tempo de foco e áudio, bem não quero ser sensacionalista e dar como verdade isso, mas até o momento vão ter que me provar que o z3 é melhor que ele em câmera...

  • Ronaldo Correia 25/ago/2015

    Quando o moto x 2014 foi lançado, o mesmo tinha uma bateria de apenas 2300 mah e por isso a Motorola utilizou o painel amoled, para economia de energia. Agora o moto x play possui 3630 mah e vocês crucificam o aparelho e a motorola por ter uma tft, mesmo o atual aparelho tendo 1360 mah a mais do que a geração passada. Será que 1360 mah a mais não é suficiente???

117 Comentários

Escreva um comentário:
Mostrar todos os comentários

O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. Mais informações

Entendi