O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. OK
opinião 261 Compartilhados 106 Comentários

Essa é a prova de que a Motorola está viva

Quando a Lenovo anunciou o "fim da marca Motorola" no início deste ano, mantendo apenas a palavra "Moto" em uma das suas principais linhas de smartphones, uma coisa era certa: a fabricante norte-americana não perderia a força do seu nome. Praticamente um ano depois de anunciar o investimento em duas séries distintas e a adição do próprio nome aos novos aparelhos, a fabricante chinesa volta atrás e passa a apostar apenas na marca "Moto".

Sejamos sinceros, por mais forte que a Lenovo seja no mercado de computadores, os smartphones nunca foram o ponto alto da fabricante chinesa e, talvez por isso, adquirir a Motorola - mesmo sem muitas patentes - seria "um negócio da China". Contudo, duas grandes marcas pareciam não conseguir coexistir e, em janeiro de 2016, a Lenovo veio a público para claramente por um ponto final no nosso entendimento sobre a marca Motorola.

CR
Camila Rinaldi
A Motorola está firme e forte, mesmo embaixo do guarda-chuvas da Lenovo!
O que você acha?
2290 participantes
50
50

No decorrer de 2016, no entanto, a Lenovo viu a linha Vibe ganhar força no Brasil, aliás, o Lenovo Vibe K5 apareceu várias vezes entre os smartphones mais populares entre os brasileiros. Entretanto, o relatória financeiro da Lenovo mostra que isso não se comprovou em todos os mercado em que a empresa disponibiliza seus smartphones.

A queda no faturamento da Lenovo chega a 12% ano a ano, mesmo tendo apresentado uma melhora em comparação com o trimestre anterior, quando teve um crescimento de 20%. Vale lembrar que, nesta semana, a fabricante chinesa confirmou ter vendido 1 milhão de unidades do Moto Z em todo o mundo. Aliás, um dos smartphones mais inovadores de 2016 e que, superando as minhas melhores expectativas, teve uma adesão bastante grande para um dispositivo modular. Logo, se mostrou realmente um grande sucesso.

Lenovo vendas moto z
Lenovo confirma venda de 1mi de unidades do Moto Z / © Lenovo

Lenovo remove seu nome dos próprios smartphones

De acordo com o site Campaign Asia, os novos lançamentos da Lenovo não devem mais trazer "Lenovo" ou "Vibe" no nome, apenas "Moto". Isso, na realidade, não é uma surpresa, pois a marca Motorola ainda é muito forte, especialmente no ocidente. O próprio retorno do "Hello, Moto" deixa bem clara a importância de uma das maiores empresas da telefonia móvel mundial. Ou você conseguiria visualizar "Hello, Vibe" acontecendo em um futuro próximo?

Ainda não ficou muito bem claro o que acontecerá com a família "Vibe", mas, ao que tudo indica, não terá mais dispositivos associados a essa marca daqui pra frente. Aliás, o lançamento do novo Moto M parece ter antecipado essa decisão, visto que, como disse ontem, é um híbrido entre as linhas Vibe e Moto.

Se você é um fã da fabricante do glorioso RAZR V3, essa é a prova de que a Motorola está firme e forte, mesmo embaixo do guarda-chuvas da Lenovo!

E aí, o que você achou da decisão da Lenovo de investir apenas na marca "Moto"?

Os comentários favoritos dos leitores

  • Léo Walk há 3 semanas

    Eu não sei os outros usuários, mas até agora a melhor experiência que tive no Android foi num aparelho da Motorola.

  • Denis S. há 3 semanas

    nossa, como eu to feliz com meu Moto Z!!! que celular lindo....

  • Marcelo Neri há 3 semanas

    Concordo Léo, pois a maioria dos smartphones que usei e uso são intermediários e nenhum fabricante me agradou tanto quanto a Motorola! Até já tentei usar intermediários de outros fabricantes, mas de cara já dá uma insatisfação com a transição de telas e aquele monte de bloatwares instalados!!!

  • Pedro há 3 semanas

    Tem que ser muito burro para matar o nome Motorola, já Lenovo pode sumir com todas as letras

  • Denis Correia há 3 semanas

    "E aí, o que você achou da decisão da Lenovo de investir apenas na marca "Moto"?" - Ela só fez isso por acusou o golpe no bolso e não por Amor à marca ou respeito pelos fãs. Ela precisa é enxugar a sua linha de lançamentos e usar a estratégia que deu certo com a Motorola no passado: bons smartphones que não necessariamente são Tops de linha em hardware, mas que dão show em desempenho, funcionalidades e diferenciais que façam mesmo a diferença. Diferenciais tais como a Moto Tela, Android quase puro e atualizações bem feitas.

106 Comentários

Escreva um comentário:
  • Já usei diversos aparelhos, mas no ramo de smartphones intermediários (configuração razoável e preço médio), pra mim a Motorola foi a melhor que já utilizei (depois que passou a ter a interface enxuta, quase com Android Stock).
    Tive um S3 mini em 2013 e, no início, era muito bom. Mas com pouco mais de 6 meses passou a apresentar lentidão, travamentos e queda na autonomia da bateria. Sem falar que as atualizações nunca chegavam (Meu S3 mini morreu com Android 4.1.2).
    Atualmente uso um Moto X Play há mais de 1 ano, e o aparelho continua entregando uma ótima experiência de uso, tal qual no início, logo que o comprei.
    Acho a Samsung uma excelente fabricante, mas só consideraria voltar pra ela se fosse pra ter um top de linha (um S7 Edge, nos dias de hoje). Com intermediário, acho que deixa muito a desejar !

  • Ah finalmente caiu a ficha é!

  • eu vivo um dilema entre o Android puro e a interface bonita porém ainda um pouco pesada da Samsung. a poucos dias tive o J5 e o J7, mas não acostumo, eu gosto mesmo da interface da Motorola. estou com o G4 plus e me atende em tudo. de vez enquando baixo um jogo mais pesado e ele não me deixa na mão. 2GB de RAM me atendem perfeitamente. por isso acho desnecessário pagar 4k num Samsung.

  • A prova de que nome faz a diferença

  • Concordo plenamente , aliás a Motorola sempre foi uma das marcas mais influentes e inovadoras desde a época que fabricava telefones com tecnologia iden para a nextel , e se bem me lembro foi a Motorola que trouxe o SO Android para o Brasil ainda na versão 1.5 foi nesse aparelho que descobri a magia de ser um Usuário Android , assim como a Nokia está provando empresa grande tem poder e a sua marca tem influência sobre gerações

  • Comecei usar intermediários marca Motorola com o G1depois G3 turbo e sempre gostei dos aparelhos. Agora com a entrada Lenovo estou vendo pouca vontade de continuidade nas atualizações da linha G anteriores ficando agora atenção em outras X & Z que estão muito caros para o que fazem (desempenho & qualidade) ... bye Motorola

  • Bom, só observando para saber se não será um lenovo com aparência de Motorola.
    Me engana...

  • Eu já tive ,aparelhos Nokia,LG,há mas depois que comprei meu Moto G,me apaixonei agora então que peguei um moto g 4 estou hiper mega satisfeita,não troço de marca,confesso que na hora de comprar que vi Lenovo quando o vendedor ligou o aparelho,fiquei em dúvida em comprar,mas não me arrependi,muito pelo contrário ele não deixa nada a dever pra outras marcas,ótimo desempenho.#motoétudodebom.

  • Eu era fã dos smartphones da Sony, principalmente da linha Z, que me encantava! Mas comprei um Z3 e ele veio com defeito de fabricação.Fui na loja e eles já não tinham mais o aparelho em estoque, para efetuar a troca.
    Foi então, que optei por levar no lugar dele, um moto maxx há cerca de 1 ano e meio atrás e me encantei pelo aparelho!
    Android puro, roda liso, uma bateria fantástica, que mesmo após esse tempo, ainda dura mais de 1 dia inteiro ,mesmo em uso intenso. Não o troco de jeito nenhum, por esses tops de hj à não ser pelo moto Z ,que é fantástico, mas o preço, ainda está um pouco salgado!virei fã da Motorola!
    Iria ser, um tiro no pé, se a Lenovo, matasse a marca Motorola...

  • Viva? Acabou de lançar o smartphone mais inovador da história, novamente. #motoz antes inventou o celular, startac, V3, Moto X, tela inquebrável Shattershield... #HelloMoto

  • A verdade é que a Lenovo trouxe para a Motorola aquele ar de empresa de primeiro escalão novamente, então sim o nome Motorola será mantido sim, há pessoas que vão defender a Motorola da Google que focava em custo beneficio, mas a verdade é que a Motorola não é marca de estar nesse patamar (apenas), ela construiu sua imagem com telefones desejados como o V3 , K1 e etc. ícones no seu tempo, os telefones sonhos de muita gente, os Moto G's e Moto X's da era Google eram bons smartphones por um bom preço, mas pecavam em muita coisa para alcançar esse posto. Quem não lembra do moto X 2014 com uma câmera altamente criticada, o AndroidPit chegou a fazer um artigo dizendo que o Moto G 2014 tirava melhores fotos que ele, o moto g 2014 tbm sofria com processamento quando qq jogo passava do básico. A Lenovo resgatou os ares de smartphones poderosos e arrojados da Motorola, colocou seus Motos entre os smartphones com as melhores câmeras do mundo, melhores baterias, melhores processamentos. Hoje quem tem um Moto Z sente que tem um dos melhores smartphones do mundo. PS: Pra quem quiser matar a saudade do V3 só é colcoar no youtube "Moto 06.09.16", acho que foi alguma homenagem da Lenovo a esses smartphones de flips, ícones de uma geração.

  • Mano essa linha moto z é ótima, lindo smartphone, e tem os módulos tbm.... Mas o problema é que além dos módulos serem caro... O Br é foda, há muitos assaltos por aí... Esses são os dois problemas, por isso que ainda continuo com meu Moto X Play

  • É semelhante ao que a Telefônica fez quando decidiu mudar o nome para Vivo. A percepção dos serviços da Telefônica eram ruins, o que mudou após passar a se identificar como Vivo. Agora, o verdadeiro nome sai de cena e teremos apenas a alcunha Motorola.

  • Alguém sabe me explicar por que lenovo abandonou o Vibe A7010? Tenho um desde janeiro e acho ele excelente. Ainda mais pelo preço que paguei (1300). Mas sumiu.... Quem me explica?

  • Tenho um MOTO Z a dois meses e estou satisfeito com o desempenho dele.
    Bateria dura um dia, sem problemas.
    O sistema roda liso sem travas.
    SHOW!

  • Eu só tive um aparelho Android da Motorola que foi o Moto X 2014, saí de um Nexus 4 pra ele na época do lançamento e fiquei pouco mais de um ano com ele.
    Foi uma excelente experiência apesar da bateria ser um bocado ruim no quesito duração. O Moto Display e os gestos pra câmera e lanterna eram e ainda são pra mim o melhor exemplo de funções realmente úteis. Infelizmente a linha X de 2015 não me conquistou, achei algumas decisões ali muito fora do que eu buscava.
    Atualmente estou com um Galaxy S6 que também não é exemplo de bateria mas pra mim é uma ótima experiência.
    Não sou preso em marca de aparelho, consigo usar tanto Android puro quanto customizado de boas... Acho legal ter a oportunidade de ver diferentes estilos de se oferecer um sistema operacional... Uma pena que o fator atualização fique comprometido com isso.

    • Eee atualmente estou com um Moto X Play 14/15 , satisfeito, mas quando fui vê o S6... Sla eu nn tenho essa facilidade de mudar pra um Android pura ao customizado... Quando vi de primeira eu meio q nn fui com a cara do celular.... Sla acho q acostumei com o puro!

      • É muito do costume fica mas com o tempo de uso acostuma.
        A mudança da Touchwiz desde o S6 me deixou impressionado e me fez ficar com o aparelho.
        Meu plano agora é ir pra Xiaomi e pegar um top de linha deles.
        Eu sou fã de tecnologia então experimentar outras coisas me agrada.

Mostrar todos os comentários

O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. Mais informações

Entendi