O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. OK
Review 694 Compartilhados 229 Comentários

Review do Xperia XZ: a série Z está de volta

De tempos em tempos, a Sony apresenta um novo smartphone topo de linha, durante a primavera no Brasil, tivemos o lançamento oficial do Xperia XZ. O aparelho tem uma dura concorrência em 2016, pois o Google e a Samsung também oferecem fortes competidores. No meu teste com o Xperia XZ, verifiquei que a Sony não apenas ressuscitou a série Xperia Z, mas trouxe ao mercado um sucessor digno do X Performance.

Avaliação

Prós

  • Tela
  • Performance da bateria

Contras

  • Qualidade dos alto-falantes
  • Ajuste padrão da câmera

Sony Xperia XZ – Data de lançamento e preço

O Xperia XZ foi anunciado pela Sony durante uma coletiva de imprensa no dia 29 de setembro, em São Paulo. O dispositivo já está disponível no site da Sony e no varejo nacional. O Xperia XZ custará R$ 3.999,00 e pode ser encontrado nas seguintes cores: azul marinho, prata e preto.

Sony Xperia XZ – Desenho & Qualidade de Construção

A Sony visivelmente alterou seu design com o Xperia XZ. As partes superior e inferior são planas, enquanto as bordas laterais são completamente arredondadas. Os componentes individuais se misturam quase perfeitamente – embora o Xperia XZ não tenha uma construção unibody.

A frente não é dominada apenas pela tela, mas também pelo logo da Sony e os alto-falantes estéreo na parte superior. A moldura vazia acima e abaixo do display é um tanto grande. A entrada do fone de ouvido está localizada em cima, enquanto a parte de baixo possui um conector padrão USB Type-C.

AndroidPIT sony xperia xz 0447
Sony Xperia XZ / © AndroidPIT

O nome “Xperia” está gravado na parte metálica traseira. Atrás, a câmera principal está na parte superior esquerda e não se projeta para fora, o que faz o XZ permanecer estável sobre uma mesa, sem balançar. O Xperia XZ é bem grande. Ele até pode ser usado com uma mão, mas alguém de mãos pequenas talvez precise segurá-lo com as duas mãos.

AndroidPIT sony xperia xz 0484
Os botões físicos exigem certa prática para se acostumar / © AndroidPIT

Como sempre acontece com os Sony, o leitor de impressão digital está localizado no botão de força na lateral. Se você o pressiona, verá a tela de bloqueio deslizar para a esquerda e abrir a tela inicial. Em nossos testes o sensor foi bem confiável, embora em alguns momentos exigiu algumas tentativas até reconhecer a digital.

A disposição dos botões de volume e da câmera tomam algum tempo para se acostumar: eles estão  localizados exatamente onde uma pessoa destra provavelmente seguraria o XZ, no canto inferior direito. Esse não foi um problema tátil em nosso teste, mas o veredito foi que essa posição é desconfortável para controlar o volume.

Sony Xperia XZ – Tela

A Sony equipou o Xperia XZ com uma tela de 5,2 polegadas de resolução Full HD. É pouco provável que alguém vá sentir falta do Quad HD – exceto, talvez, aqueles que são dependentes de VR. No entanto, esses usuários deverão preferir um Samsung ou um smartphone com certificação Daydream. A Sony não tem muito a oferecer nessa área.

AndroidPIT sony xperia xz 0496
A tela do XZ é muito boa / © AndroidPIT

Durante o teste a tela do XZ provou ser muito boa: a cor branca mostrou-se bem precisa, mas pareceu levemente amarelada em comparação ao Galaxy S7. O Xperia XZ também exibe bem os tons pretos – mas a iluminação de fundo da tela é visível em uma inspeção mais detalhada.

Tecnicamente, isso é difícil de se evitar e não incomoda. Surpreendentemente, o XZ exibe um vermelho mais vivo do que a tela AMOLED do Galaxy S7. A diferença é menos perceptível na exibição de outras cores básicas, o azul e o verde.

No geral, a tela do Xperia XZ é muito boa e compete diretamente com a do Galaxy S7. O brilho máximo do XZ é forte o bastante para garantir boa legibilidade mesmo na luz do dia.

Nas configurações da tela existe uma opção para ajustar a apresentação das cores de acordo com suas necessidades. Um “modo luva” fornece maior sensibilidade, o que pode ser útil no inverno.

Sony Xperia XZ – Software

Após o surgimento do Android 7.0 Nougat, a Sony não pode mais reivindicar ter a última versão do Android pré-instalada em seus aparelhos. O Sony Xperia XZ usa Android 6.0.1 Marshmallow. De qualquer modo, uma atualização para o Android Nougat deverá estar disponível até o fim do ano. A Sony nos contou que o código fonte do Nougat chegou muito tarde para eles na fase de desenvolvimento.

AndroidPIT sony xperia xz 0468
Xperia XZ: o Android com um patch de segurança obsoleto / © AndroidPIT

Como de costume para os Sony, a aparência da interface do usuário é cuidadosamente trabalhada; as configurações do sistema, em particular, tem uma aparência distinta, usando ícones. Fora isso, a localização da tela inicial e da bandeja de aplicativos se mantêm. Visualmente, a barra de notificações é similar ao dos Android puro. No aplicativo Xperia Lounge, a Sony oferece pacotes de design que permitem a mudança da barra de navegação e do papel de parede da tela inicial.

AndroidPIT sony xperia xz 0487
A bandeja de aplicativos pode ser ajustada ponto a ponto / © AndroidPIT

Uma característica do firmware da Sony vale ser mencionada: se a gaveta do cartão nano-SIM for ejetada do XZ, o smartphone reiniciará sozinho. Isso acontece também quando um cartão SIM ou um cartão de memória é inserido. No pior dos casos, você terá de retirar a gaveta vazia e reiniciar novamente, pois o smartphone precisa se ajustar ao novo cartão SIM. Diversos smartphones no mercado mostram que existem outros modos de lidar com essa situação.

Sony Xperia XZ – Performance

Para um smartphone topo de linha, o Xperia XZ possui algumas especificações que não cumprem o esperado: o processador Qualcomm Snapdragon 820 está totalmente dentro do padrão, mas os 3GB de memória, não. Em comparação, considere o Samsung Galaxy S7 (Edge), o LG V20 e o Google Pixel – todos eles possuem 4GB de memória memória.

Agora, é possível argumentar se um smartphone precisa de 4GB de RAM.  Comparado com o super equipado Galaxy S7, o valor agregado é bastante visível: o XZ tem por volta de 760 MB livres, enquanto o S7 tem 1,4GB. Desse modo, o Galaxy S7 consegue manter mais data disponível na RAM e ainda sobram recursos disponíveis. No entanto, se você não tem 200 aplicativos instalados, não terá nenhum problema com o XZ.

AndroidPIT sony xperia xz 0450
Sony Xperia XZ: boa performance para o dia a dia com longo tempo de carregamento / © AndroidPIT

O armazenamento interno do XZ é de 32GB. Um cartão micro SD pode ser usado para expandir a capacidade. A performance do armazenamento interno é medíocre. O teste de benchmark PCMark do armazenamento resultou em uma pontuação de 2602.

Em comparação, o Google PIxel recebeu a pontuação de 4860. Os valores medidos podem ser percebidos em situações cotidianas. Aplicativos iniciam bem rápido, mas leva mais tempo para as atualizações rodarem. Isso também se aplica em carregamentos durante jogos. Aqui o XZ difere significantemente de um Galaxy S7.

Em performances puramente gráficas, o Xperia XZ não mostra falhas. Jogos rodam com todos os detalhes sem saltos. Riptide GP: Renegade, por exemplo, roda sem problemas mesmo em situações de maior carga, com diversos oponentes.

Os outros resultados do benchmark estão dentro do nível esperado em um aparelho rodando Snapdragon 820.

  • Geekbench 4.0 Single-Core: 1571
  • Geekbench 4.0 Multi-Core:: 3809
  • PCMark Storage: 2602
  • 3DMark Slingshot OpenGL 3.0: 2768
  • 3DMark Slingshot OpenGL 3.1: 2155

Sony Xperia XZ – Áudio

O Sony Xperia XZ possui um alto-falante frontal estéreo. Quem gosta de ouvir música correrá menos risco de que suas mãos cubram a saída de som. No entanto, a qualidade do som oferecida é medíocre. O Xperia XZ peca na falta de graves e, em volumes mais altos, o som é metálico e levemente distorcido.

AndroidPIT sony xperia xz 0460
A bandeja combinada do cartão SIM e do cartão de memória / © AndroidPIT

As ligações possuem uma boa qualidade de som graças ao HD Voice. Infelizmente, voz por 4G não é possível, embora estivesse disponível para nosso cartão SIM do teste.

Sony Xperia XZ – Câmera

A câmera principal possui resolução de 23 megapixels, já que a Sony rechaça a tendência de usar sensores de menor resolução. Mas a novidade não é tão ruim, pois alguns recursos garantem que a câmera forneça imagens de alta qualidade.

O autofoco funciona antecipando o movimento, o que possibilita um foco mais preciso ao se fotografar objetos em ação. Além disso, o estabilizador de imagens eletrônico garante vídeos menos tremidos. Gravação de vídeos em até 4K de resolução é possível.

AndroidPIT sony xperia xz 0505
O aplicativo da câmera possui alguns ajustes esquisitos / © AndroidPIT

Muitas características da câmera já são conhecidas das gerações anteriores dos smartphones Xperia. Como novidade, a Sony incorporou um sensor adicional para luz ambiente. Ele mede a temperatura de cor da luz incidente e assim oferece um melhor ajuste para o balanço de branco. Essa função soa muito útil, mas quase não se notou em nossos testes.

Fãs de selfie ficarão satisfeitos com a câmera frontal de 13 megapixels. Ela se assemelha a uma câmera principal de dispositivos de gama média. A distância focal da lente é de 22 milímetros (equivalente a 35mm) – o que a enquadra como uma grande angular. De fato, as selfies com o Xperia XZ saem muito boas.

AndroidPIT sony xperia xz 0493
A câmera tira fotos decentes / © AndroidPIT

No teste, a câmera do Xperia XZ se saiu muito bem, mas ela guarda algumas armadilhas. Elas estão escondidas no aplicativo: na configuração padrão de nosso aparelho de teste a resolução da câmera estava definida em 8 megapixels (em contraste com os 23 megapixels disponíveis). Isto é revelado apenas em uma busca mais detalhada nas configurações. A Sony diz que este ajuste foi usado para permitir o zoom digital de 5x.

Assim que esse obstáculo é superado, o XZ tira fotos muito boas e detalhadas no modo chamado “superior auto”. A lente grande angular apresenta um pouco de distorção nas bordas, o que pode incomodar dependendo do tipo de fotografia. Comparado ao Galaxy S7, as cores são menos vivas, o que não é necessariamente algo negativo.

A câmera do Xperia XZ

Nas nossas fotos de comparação o XZ se revelou melhor que o Galaxy S7 em alguns detalhes, mas o S7 deixa o céu visivelmente mais bonito em fotos de paisagem. Em fotos macro não existem grandes diferenças entre o XZ e o S7, embora a configuração de exposição automática das duas câmeras sejam diferentes. Não há muito mais para se ver nas fotos de teste além de uma melhora na detecção do balanço de branco.

Em condições de pouca luz o XZ ficou em último em comparação com o Nexus 5X, o Google Pixel e o Galaxy S7. Porém, o XZ revelou alguns bons detalhes que mostram o bom nível se seu equipamento – especialmente em elementos de vermelho nas imagens. Os concorrentes apresentam melhores detalhes na maioria das outras áreas, enquanto o XZ suaviza e filtra muitos dos detalhes das imagens:

No modo manual do aplicativo da câmera os ajustes de exposição podem ser ajustados manualmente. No entanto, não é agradável que o valor de ISO não seja ajustável pelos controles na tela, mas apenas em um nível mais profundo do menu. Portanto, só é possível ajustar as configurações até um determinado ponto.

Sony Xperia XZ – Bateria

Quanto tempo a bateria de 2900mAh dura (sem recarregar, claro)? Em uso intenso, o XZ não se destaca de seus concorrentes topo de linha: a bateria descarrega tão rápido que você pode quase ver o nível despencando. Em um uso diário moderado, no entanto, o tempo de bateria pareceu satisfatório, especialmente ao usar o modo de economia de energia.

Nosso benchmark de bateria PCMark deu uma estimativa bastante medíocre de 4 horas e 47 minutos com a tela em brilho máximo e com toda a conectividade móvel ativada (ou seja, sobre o modo mais severo de uso). O resultado é cerca de uma hora a menos que o Google Pixel. O PCMark simula o uso em atividades cotidianas e mede o tempo que leva para a bateria cair de 80% para 20%.

AndroidPIT sony xperia xz 0454
USB Type-C com Quick Charge / © AndroidPIT

O Xperia XZ possui Quick Charge 3.0 e usa otimização de bateria da Qnovo, que garante uma vida mais longa para a bateria. O software aprende gradualmente os hábitos do usuário e, por exemplo, se ele detecta que o smartphone fica a noite inteira conectado ao carregador, o Qnovo se certifica que o XZ fique carregado somente até 90%.

Então, antes do momento em que o smartphone é geralmente desconectado do carregador, os 10% que faltam são carregados. Essa característica ajuda a estender a vida útil e não afetou a performance da bateria em nossos testes.

Sony Xperia XZ – Especificações Técnicas

    • Tipo:
    • Smartphone
    • Modelo:
    • Ainda não disponível.
    • Fabricante:
    • Sony
    • Dimensões:
    • 146 x 72 x 8,1 mm
    • Peso:
    • 161 g
    • Tamanho da bateria:
    • 2900 mAh
    • Tamanho da tela:
    • 5,2 polegadas
    • Tecnologia da tela:
    • LCD
    • Tela:
    • 1920 x 1080 pixels (424 ppi)
    • Câmera frontal
    • 13 megapixels
    • Câmera traseira
    • 23 megapixels
    • Flash:
    • LED
    • Interface:
    • Xperia UI
    • RAM:
    • 3 GB
    • Memória interna:
    • 32 GB
    • Memória removível:
    • microSD
    • Chipset:
    • Qualcomm Snapdragon 820
    • Número de núcleos:
    • 4
    • Velocidade máx.
    • 2,15 GHz
    • Conectividade
    • HSPA, LTE, NFC, Bluetooth 4.2

Veredito Final

O Sony Xperia XZ parece seguir a linha desenhadas pelos Xperias anteriores: bom acabamento, processadores rápidos e uma boa tela mesmo sem o aparato do Quad HD. O novo design do XZ é uma questão de gosto – eu gostei. A duração da bateria em uso intenso é apenas moderada. Tirando isso, o Xperia XZ entrega com maestria as funções exigidas de um smartphone.

Ele desempenha bem os requisitos obrigatórios, mas existem alguns contras: a câmera fornece apenas imagens decentes, não surpreendentes. Nesse quesito o Sony não consegue competir com o Galaxy S7 ou mesmo com o Google Pixel. Em alguns casos o modo manual pode gerar melhores resultados, mas o modo automático é claramente pior na maioria das situações quando comparado com os concorrentes.

O Xperia XZ não desapontará seus compradores

Pelo menos duas características do software valem nota: por que o XZ reinicia sempre que a gaveta do cartão SIM é removida? E por que a câmera principal vem com uma configuração tão ruim de fábrica? Essas são questões que coloquei para alguns colegas e essa foi a resposta que recebi: é isso que a Sony faz. Isso até pode ser verdade, mas não estou convencido. O argumento apenas racionaliza problemas muito simples de se resolver.

A Sony posicionou o Xperia XZ como sucessor do X Performance. Essa política de produtos é surpreendente, sendo que ambos são destinados ao mesmo público e foram lançados com apenas alguns meses de diferença. Isto não é muito amigável com os consumidores, embora a meta da Sony talvez não fosse a de apresentar uma atualização direta. Levando em conta as mínimas melhorias no hardware do XZ, a questão que nasce é quais argumentos concretos a Sony irá apresentar para a compra de seu novo smartphone topo de linha no outono (primavera) de 2016.

No geral, o Xperia XZ não desapontará seus compradores; no entanto, na situação atual do mercado de smartphones e baseado em suas qualidades, o Xperia XZ não tem fôlego para acompanhar seus concorrentes.

Sony Xperia XZ – Onde comprar

Se você tem interesse em comprar o Xperia XZ, abaixo você confere algumas opções de onde comprar o dispositivo no Brasil:

Sony Xperia XZ
R$3.999.99
Sony Store
Sony Xperia XZ
R$3.999.99
Walmart
Sony Xperia XZ
R$3.999.99
Submarino
Sony Xperia XZ
R$3.999.99
Fastshop

Apesar de entender que a Sony é a responsável por vender e entregar o Xperia XZ nas lojas acima mencionadas, preferi colocar várias opções aqui, pois nunca se sabe, vai que um dos e-commerce resolve diminuir o valor do aparelho, certo?

Os comentários favoritos dos leitores

  • Hugo Alyson Mendonça Destro há 2 meses

    Até o iPhone 6S tá mais barato... kkkkk
    Que preço absurdo é esse produção?

  • Claudio O. há 4 semanas

    Xperia XZ é um excelente aparelho, mas custando R$ 3.999,00!!!
    Tem outros aparelhos oferecendo qualidades e performance igual ou superior com um menor preço...

  • Marcelo Neri há 4 semanas

    A Sony daqui a pouco vai ser lembrada apenas como a fabricante do PlayStation, pois em smartphones e tvs está sendo engolida pela concorrência!

  • Rafael Dantas há 2 meses

    Legal mesmo é quem pagou R$3.799,99 no Xperia X há 3 meses atrás descobrir que agora com +R$200 compraria um XZ, aparelho melhor "ajustado". Parabéns! Pode passar ali no balcão pra receber seu "Certificado de Otário"!
    Obs: querem apostar quanto que daqui há mais 6 meses eles lançam um Xperia XYW melhor que esse?

  • David CD há 4 semanas

    Marcelo, a Sony tá numa crise profunda. A única coisa que dá certo pra ela, é o playstation. Mas no cinema, na sua rede de TV, seus televisores, na música, tudo em declínio. Infelizmente a gigante Sony tá de ladeira abaixo, pois é uma marca expressiva.

229 Comentários

Escreva um comentário:
  • Dicas p/ os devs da Sony:
    1 - um aparelho low, por ano;
    2 - um aparelho mid, por ano;
    3 - um aparelho top, por ano;
    4 - um aparelho premium, por ano;
    5 - uma câmera decente, que consiga competir com os outros tops;
    6 - o aparelho custa 4 mil reais, coloquem uma bateria de 4000mah.

    Nem precisa ser formado pra ver que a Sony está cavando a sua própria cova (infelizmente, pois gosto muito dos aparelhos).

  • Eu como um grande fã da sony e dono de um z2 que adoro até hoje, soh tenho a dizer com mta tristeza q a linha xperia morreu entre o z3 e z4. Depois disso soh vi o preço subir e a qualidade descer

  • Por 4K eu compro um iPhone 7 Plus 128GB Dona Sony
    Tiro no pé.
    O tipo de Smart e Marca que você paga o que não vale e na revenda toma um prejuízo enorme pois dificilmente você consegue repassar eu que o diga com meus Antigos Z2 e Z ultra
    SONY nunca mais.

  • Sugiro o título "Xperia XZ: a série Z volta com specs maiores e preço também". shashahsahs

  • A Sony não desiste... quase 4k num smart com design quadradão manjado, 32gb de armazenamento, 3gb de ram, bateria de pouca capacidade e com único destaque uma câmera boa. Com menos da metade da pra pegar um Xiaomi Note 2, que bate esse aí em tudo, só perde em câmera.

  • Esse é aquele que dizem ser de metal, mas por dentro é plastico? e ainda custa 4k? PASSO..

  • eu sempre fui fã da Sony,ja usei vários aparelhos da marca ,meu último foi um z3,e parti para a Motorola Lenovo,pois não aguento acompanhar mais seus caríssimos lançamentos.

  • Cara sou fã da Sony, depois que sai da Nokia a alguns muitos anos atras todos os meus aparelhos foram da marca.
    Mas agora ela esta exagerando, esses preços que ela tem cobrado em todos os produtos (TV, Smart, Som,etc), está um absurdo, em Smartphone não é só ela todas estão perdendo o juízo, não espera quem está perdendo o juízo é quem compra e depois reclama que cada dia está mais caro. Por mais top que seja nenhum aparelho vale mais de 2000 Temer.

  • Sony tem que acordar... Urgente...

  • tentador esses 23 mp da câmera frontal;pra quem adora fotografar e não quer carregar aqueles kilos de equipamentos(eu que o diga).
    Particularmente,prefiro investir numa objetiva e continuar a carregar meu fardo...kkk

  • Achei legal o fundo preto da tela com os apps em outras cores, ao invés do fundo branco, agora o preço é de assustar qualquer um possível comprador, além do design muito quadrado, que não ficou legal.

  • Deveriam ter trazido o dual 64gb junto.

  • Ele é magnífico e sem dúvida muito bom, mas 4k é assustadoramente proibitivo ''/

Mostrar todos os comentários

O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. Mais informações

Entendi