O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. OK
OPINIÃO 206 Compartilhados 101 Comentários

Está na hora da linha Nexus inovar. Você concorda?

Todo ano, o Google lança um smartphone da linha Nexus, também conhecidos como um “Android puro”. Em outras palavras, é um dispositivo que não traz nenhum tipo de modificação por parte de fabricantes e operadoras. Quase todos os modelos da série são ótimos aparelhos, robustos e estáveis. Mas vocês já notaram que nenhum deles traz algum tipo de inovação de encher os olhos? 

Antes de mais nada, é bom deixar claro: como eu disse acima, quase toda a linha Nexus é formada por ótimos smartphones, desde o seu primeiro dispositivo, lançado em 2010. Eu mesmo tive um Nexus S, que ficou comigo por quatro anos e posso dizer que foi o melhor Android que já tive. 

No entanto, analisando todos os modelos lançados, pude notar que nenhum deles trouxe algum tipo de inovação significativa. Todos contam hardware e software equilibrados, tem um belo design, além da vantagem de serem os primeiros a ganhar as atualizações do Android. Mas a série Nexus fica em uma espécie de “zona de conforto” que, pelo menos até agora, ela se recusa a sair.  

RM
Rui Maciel
Mesmo com bons smartphones, falta à linha Nexus aquele caráter de inovação que mostre ao público qual será o futuro do Android.
O que você acha?
834 participantes
50
50

As outras fabricantes se esforçam

Enquanto isso, outras fabricantes de smartphones Android têm se arriscado muito mais. Vide a LG e a Lenovo, que lançaram o G5 e o Moto Z respectivamente, com ambos trazendo o conceito modular, em que periféricos podem potencializar funções dos aparelhos como câmera, bateria, alto-falante e até um projetor. 

AndroidPIT lg g5 friends 0428
LG G5: o primeiro smartphone modular a chegar ao público / © ANDROIDPIT

Aliás, por falar em Lenovo, ela também apresentou o Phab 2 Pro, o primeiro dispositivo dotado com tecnologia de realidade aumentada, adaptada do Projeto Tango que é...do Google (!?). E não podemos esquecer da Samsung, com os seus Galaxy S6 e S7 Edge, com a inovação da tela curvada ou o P9 da Huawei, cuja câmera dupla foi desenvolvida em parceria com a lendária marca alemã Leica. 

lenovo phab 2 pro Looking At Solar System
Phab 2 Pro: a Lenovo lança um phablet com tecnologia de realidade aumentada / © Lenovo

Enfim, o que se pode ver é que as fabricantes têm se esforçado para trazer inovações em seus dispositivos top de linha. Talvez não na velocidade que desejamos, mas as novidades aparecem. E como o Google tem inovado na linha Nexus? Qual recurso realmente impactante a série trouxe nos últimos anos?

Aliás, até mesmo o Android “puro” que vem nos Nexus também não traz AQUELE diferencial que nos faz pensar “leve meu dinheiro, Google!”. Claro que a vantagem de ter as atualizações do SO em primeira mão é importante, mas não vemos na série um recurso exclusivo e útil que o tornaria acima dos demais. 

Para liderar é preciso dar o exemplo

Muito se tem falado que o Google quer ter controle total no desenvolvimento do hardware e software da linha Nexus, a exemplo do que a Apple faz com o seu iPhone. No entanto, entra ano e sai ano, sempre que precisamos pesquisar por novas informações sobre o próximo Nexus, vemos que a Big G pretende desenvolver o dispositivo com alguma fabricante terceira. 

A empresa já chegou a dar mostras de que pode fazer alguma coisa interessante. Um bom exemplo é o Projeto Ara, um smartphone que levaria o conceito modular à enésima potência, permitindo ao usuário escolher e trocar processador, o módulo de câmera, a quantidade de memória RAM, alto-falantes e bateria do aparelho.

project ara 01 hero
Projeto Ara: o smartphone modular do Google perdeu diversas possibilidades de customização / © Google

No entanto, já foi anunciado que a nova base do Ara sofreu grandes limitações. Com isso, ele contará com mais componentes-base fixos (processador, memória RAM, antena, GPU, bateria e tela), diminuindo assim a quantidade de módulos removíveis. Ou seja, o dispositivo já perdeu parte da graça no quesito customização. 

A verdade é que a linha Nexus deveria ser aquela que mostraria o que deveria ser o universo Android para os próximos anos, seja em hardware, seja em software. No entanto, fica a impressão de que Google simplesmente se contenta em ajudar a desenvolver bons smartphones para a série e só. 

Considerando que a sua receita depende muito pouco da venda dos Nexus, não deixa de ser meio frustrante constatar que o Google poderia se arriscar mais na hora de inovar com essa série. 

Você acha que falta inovação na linha Nexus?

Os comentários favoritos dos leitores

  • Clênio Abreu há 3 meses

    Já ficaria feliz se eu pelo menos pudesse comprar um Nexus 😒😒😒

  • Ralf Alencar há 3 meses

    Sou proprietário de um Nexus 5x e até entendo o que a matéria quis informar, mas também já entendi que a Google não quer "inovar" em hardware e sim no sistema, afinal é uma empresa de software e não de hardware. Acredito que a Google não queria se arriscar em lançar um aparelho super f#@ e acabar empatando as outras fabricantes que utilizam o Android,sem contar também que hoje estamos em um patamar muito alto de tecnologia as coisas não "inovam" na mesma velocidade que antes.

  • Deathdoor há 3 meses

    Ué, mas outro dia não tinha editorial aqui reclamando de fabricante que inventava moda e que também não inovavam nada, só enganavam? E que o correto era o Nexus simples?
    Se decidam.

    O Nexus é para ser um referencial, não tem que inovar nem limitar, tem que apenas ter um hardware de acordo com as necessidades do Android Puro. Quando o Android passou a integrar e usar NFC nativamente os Nexus passaram a vir com NFC. Quando passou a integrar segurança biométrica os Nexus passaram a ter leitor de digitais, e assim por diante. É assim como é e é assim como deve ser, com aparelhos com hardware atualizado sem o custo extra de uma grife.

101 Comentários

Escreva um comentário:
  • Esta na hora da linha nexus vir pro Brasil...

  • Sera que se a Nokia lançasse um dispositivo Nexus veríamos alguma inovação?
    Como as lentes para câmeras ou resistência que já vimos no passado?

  • Está na hora de ser vendido no Brasil!

  • Nexus. Meu sonho 😎

  • Depois do Nexus 5 a linha ficou uma bagunça com Motorola, Huawei e novamente LG.
    Tenho meu Nexus 5 desde 2014 e pensando na troca prefiro ir para um OnePlus, Zenfone ou HTC. 🤔

  • Tah na hora de mudar mesmo... Mudar a rota pro Brasil... Aí sim, seria uma mudança radical... Sonho de consumo...

  • Nexus é um modelo para fabricante e celular para devs...

  • Ta na hora de inovar, do design a tela... Queria ver um nexus com duas câmera frontal, uma super bateria ( no mínino 5000mAh e no máximo 7000mAh) uma tela entre 5 e 5.7 e pronto. Além de um leitor biométrico na frente...

  • Ta na hora de inovar, do design a tela... Queria ver um nexus com duas câmera frontal, uma super bateria ( no mínino 5000mAh e no máximo 7000mAh) uma tela entre 5 e 5.7 e pronto. Além de um leitor biométrico na frente...

  • Respeito o ponto de vista do Rui Maciel, mas como profissional e como um usuário de nexus tenho que discordar.
    Desde o inicio, a linha Nexus surgiu com o objetivo de apresentar novidades perante o sistema operacional Android, assim garantindo um hardware no qual se aproveite de todas estas novidades, portanto ele é uma linha "Modelo".
    Ah mas a linha Nexus foi a primeira que trouxe tela HD? Tenho que lembrar que o sistema Android foi atualizado para suportar tal resolução, assim sua linha Modelo tem que passar a suportar tal resolução, resposta simples.
    O objetivo da linha Nexus nunca foi de ganhar mercado, tanto que seu marketing é praticamente "Nulo", simplesmente é conhecido por quem frequenta sites de tecnologia. Vá perguntar alguém na rua se ele conhece algum smartphone da linha Nexus, lhes garanto que de 10, no máximo 2 ou 3 irão responder que sim (e olha lá, estou chutando um palpite de sorte).

    Inovação em hardware deixa para as empresas, que aliás suprem muito bem esta demanda de mercado.

    Esta é a minha opinião de forma reduzida.

  • Difícil opinar. Primeiro porque Nexus não é vendido no Brasil então quem é ou foi usuário importou o produto. Parcela super pequena dos usuários.
    A proposta do nexus nunca foi inovar, até porque nunca vai bater de frente com Apple, Samsung e LG na luta por patentes e novas tecnologias. É um smartphone de nicho e feito para quem curte um sistema puro, principalmente desenvolvedores.
    Se viesse pro Brasil, certeza que seria um usuário Nexus.

    Prefiro a falta de inovação do que um smartphone ridículo, modular, que foi um fiasco.

  • Na realidade Smartphones já chegou onde deveria chegar, e o Android também, visto que estes 3 últimos anos o Android não trouxe também nada de novo e nada de interessante, apenas recursos já existentes em Android Modificado, IOS e até mesmo Windows 10 Mobile, e eu li recentemente que a Google esta desenvolvendo um sistema com outro Kernel, não é Linux, onde rodará em todo tipo de Hardware, parece o mesmo esquema do Windows 10. Pelo visto, a ideia da Microsoft realmente é o futuro, na matéria não diz que o Android irá acabar, mas acho que até a Google já percebeu que o sistema não tem mais para onde evoluir, e assim são os aparelhos.

  • Nexus nunca será para inovar, é um aparelho feito para desenvolvedores e aficionados a fim de estar a par da última versão do SO, deixa pras fabricantes perfumarem e 'inovarem' e no final, abandonarem seus projetos caros e com obsolescência programada.

  • A linha Nexus não é uma linha de tops de linha que compete com todas as outras, o preço deles pode estar alto agora e as especificações parelhas aos tops do ano, mas a proposta nunca foi essa. Inovação é trazer algo novo, evolução é apenas melhorar, e é isso que a linha Nexus sempre demonstrou, uma evolução do Android puro, ele serve de mostruário, vitrine, nada mais que isso. Tanto é que a linha Nexus nunca teve uma marca de melhor em alguma coisa.

  • Depois de um Android Puro (almost), Moto X Style, estou extremamente satisfeito com meu S7 Edge, modificado até a alma com TouchWiz, que inclusive está muito bom no S6 e S7

    • Tenho o mesmo sentimento quando sai de um moto g para o j3 , a touchwiz ta otima e personalizaçao é o que mais me chama atençao alem de recursos , no moto G eu instalava cm 13 e tal mas nada como um aparelho q ja vem com personalizaçoes de sistema e com suporte a tema padrao

  • Para mim tanto faz eles não lançam no Brasil mesmo.

Mostrar todos os comentários

O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. Mais informações

Entendi