O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. OK
76 Compartilhado 12 Comentários

Estes são os robôs que fazem o seu smartphone melhor!

Passamos o dia inteiro mexendo em nossos smartphones, seja para digitar uma mensagem no WhatsApp ou para controlar o avatar em um jogo. Uma pesquisa realizada pela Tecmark no final de 2014 revelou que a média de uso de um celular chega a ser de mais de 1.500 vezes na semana e só hoje já perdi a conta de quantas vezes pressionei o botão para ligar/desligar o meu celular. Mas você já se perguntou como o seu celular aguenta tanta pressão?

Recentemente, um desenvolvedor da Google liberou um vídeo mostrando como a gigante das buscas testa a lentidão do sistema usando um robô para simular o toque dos usuários na tela touch dos dispositivos rodando com o SO Android. No vídeo abaixo, é possível ver como a resposta de toque na tela e do sistema se dão quando desenhamos, por exemplo, uma linha no display ou tocamos o mesmo. A máquina é conhecida por Chrome TouchBot e você pode imitar o mesmo teste no seu smartphone agora mesmo através deste link.

Porém, este é apenas um dos robôs que servem para tornar o seu smartphone melhor. Na época em que a Samsung anunciou o Galaxy Note 4, a companhia divulgou um vídeo um tanto curioso. Para se ter uma ideia, a fabricante desenvolveu uma máquina que imita o formato da sua bunda para medir o impacto do peso do corpo sobre o smartphone quando você senta com ele no bolso traseiro da calça:

Outra máquina usada no laboratório de muitas das OEM's mundo afora é a que simula o comportamento da tela do aparelho ao cair de diferentes alturas, como essa que aparece no "drop-test" do Galaxy S6 e do Galaxy S6 Edge. Contudo, nem sempre o que é testado em laboratório acontece na vida real, como provei no meu teste de queda do Moto G e Moto E.

Ainda com relação à durabilidade de um smartphone, olhando para os dois vídeos que seguem posso garantir que as fabricantes são bastante criativas quando o assunto é tornar o seu celular melhor. Apesar de termos comprovado em nossos testes que a capa traseira da série LG G Flex não se auto-regenera, a LG ficou bastante satisfeita com o trabalho realizado pelo robô que simula os arranhões diários no aparelho, como vemos no primeiro vídeo. Já a Corning resolveu fazer testes um pouco mais realistas e criou um robô capaz de fingir como um dispositivo é afetado quando está dentro da bolsa em contato com diferentes objetos.

Por fim, mas não menos importantes, existem as máquinas que testam funções como o estabilizador ótico de imagem presente nas câmeras mais sofisticadas de smartphones premium e aquelas que verificam a qualidade de áudio dos alto-falantes de um smartphone:

Na semana passada falamos sobre os problemas que alguns dos principais carros-chefes do ano estão apresentando, como o superaquecimento do hardware do Xperia Z3+ ou a parte traseira de algumas unidades do Galaxy S6 que descolam após curto prazo de uso. Contudo, olhando para a quantidade de testes que as fabricantes submetem seus dispositivos fica quase impossível acreditar que tais deslizes possam acontecer.

E aí, qual máquina você gostaria que uma fabricante inventasse para tornar o seu smartphone melhor? Eu votaria em alguma que simulação em segundos a lerdeza do sistema depois de um ano de uso intenso do hardware e do software do aparelho!

12 Comentários

Escreva um comentário:

O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. Mais informações

Entendi