O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. OK
100 Compartilhados 52 Comentários

O que mais consome bateria no seu smartphone está na sua frente! Saiba como evitar isso

Ainda que os smartphones tenham tido uma incrível revolução de recursos ao longo dos últimos nove anos, a duração da bateria deste tipo de dispositivo ainda é uma pedra no sapato na vida dos engenheiros do setor. Como eles ainda não acharam um componente que faça com que as baterias durem mais tempo, o jeito foi lançar acessórios que permitam que o seu telefone fique ligado mais tempo: basicamente baterias auxiliares e capas com baterias auxiliares. Além disso, estabelecimentos em geral tendem também a colocar um sem-número de tomadas para que você não fique na mão na hora de carregar seu celular. 

Convenhamos que andar com uma “penca” de acessórios ou depender de tomadas para manter nosso smartphone funcionando não é das coisas mais agradáveis. Contudo, existe um jeito mais simples e prático de fazer com que seu telefone fique ativo durante boa parte do dia: verificar o que realmente consome energia no seu aparelho, principalmente a tela, o item que mais demanda “esforços" da energia.

A piada que você lê abaixo – muito boa por sinal – foi extraída de um tuíte que retrata uma realidade que seria cômica se não fosse trágica: a bateria de boa parte dos smartphones costuma se esgotar a uma velocidade que nos faz perguntar se estamos manuseando um telefone ou uma usina hidrelétrica mobile.

Tela: use com parcimônia

Sim, sabemos que você gosta de ver fotos, filmes e rodar aplicativos em uma tela brilhante, cheia de cores e com tudo o mais que o seu smartphone oferece. Legal! Mas você não precisa manter a tela no modo “FullMehaHIperHD” em 100% do tempo. A bateria continuará consumindo energia? Sim. Mas de maneira muito mais reduzida.  

Observe como anda o desempenho da sua tela

 O Android oferece um recurso bem útil para que você visualize a quantas a tela do seu smartphone está exigindo da bateria. Vá em Configurações > Bateria e verifique qual a porcentagem de consumo energia a tela é responsável. No caso do meu smartphone (um Zenfone 5, da Asus), o display está em segundo lugar no ranking e é responsável por 17% do gasto (de um total de 7h e 21m com o smartphone ativo).  

consumo bateria
A tela é a principal responsável pelo consumo de bateria. / © ANDROIDPIT

Se você quer saber um pouco mais sobre esse consumo, clique na opção “Tela” e você verá quanto tempo da bateria o display tem consumido. Por exemplo, de um total de 7h e 21m com o meu telefone ligado, a bateria consumiu 1h 6m, ou seja, 17% do consumo da bateria. 

consumo bateria02
Saiba quantas horas da sua bateria uma tela em pode consumir. / © ANDROIDPIT

 

E se você acha que esse gasto é excessivo, basta ajustar o uso de energia. Clique na opção "Tela" e reduza o brilho da mesma ou selecione o modo "Brilho automático”:

consumo bateria03
Ajuste o brilho da sua tela de modo a não consumir tanta energia./ © ANDROIDPIT

Ou ajuste o tempo em que o aparelho deve permanecer ativo antes de entrar em modo repouso: 

consumo bateria04
O modo de repouso deve ser ajustado de acordo com a sua frequência de uso. / © ANDROIDPIT

E você? Nos conte quais são os seus truques para fazer com que a tela não esgote a bateria em pouco tempo. É só escrever em nosso espaço de comentários logo abaixo.

Os comentários favoritos dos leitores

  • Denis Francis há 10 meses

    Realmente, o que mais consome bateria está na nossa frente e se chama...







    SMARTPHONE!

  • Diego Souza há 10 meses

    Me devolvam meus 2 minutos de vida.

  • Ciganows há 10 meses

    O grande vilão das baterias eh vc que não para de mexer no celular Hauhauhau
    Tem ninguém ligando pro cara nem notificação de nada, mas o sujeito vai lá liga e desliga a tela do celular parecendo um pirado!!!

  • 45
    ............... há 10 meses

    A melhor dica que me deram para economizar bateria é:
    - Conheça seu smartphone (seus prós e contras);
    - Use com sabedoria cada recurso.

    Só essas duas bastam.

    Tem muitas pessoas que reclamam que seus smartphones não têm duração boa de bateria, mas quando você analisa o uso da pessoa, você vê que o problema é a pessoa e não o smartphone.
    Existem pessoas que quando não estão em redes sociais, estão vendo vídeos ou jogando, fazendo uso do smartphone por horas ininterruptas, sem pelo menos dar uma pausa. Haja bateria para essas pessoas né.

52 Comentários

Escreva um comentário:
Mostrar todos os comentários

O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. Mais informações

Entendi