O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. OK
421 Compartilhados 122 Comentários

Do Nexus One ao 6P: Reviva os melhores momentos da linha Nexus

O momento que todos temiam chegou: o Google já não investirá em mais dispositivos com o nome Nexus. Nesta terça-feira (04/10), o mundo conhecerá os novos Pixel e Pixel XL, os smartphones que levarão a partir de agora o selo do Google. Mas enquanto isso não acontece, preparei uma pequena viagem pela série que popularizou o Android no seu conceito mais puro entre as fabricantes: do Nexus One ao 6P!

Do Nexus One ao 6P: todos os dispositivos da série Nexus

O grande destaque da linha Nexus é o sistema operacional, que roda o Android na sua forma mais puro entre os smartphones disponíveis no mercado. Outra característica de um Nexus é servir de dispositivo base para desenvolvedores, visto que sempre foram os primeiros smartphones a receber a nova versão do SO, bem como praticamente são os únicos aparelhos a fazer parte do programa de versões beta do Android.

Os modelos de maior sucesso, foram sem dúvida os Nexus 4 e Nexus 5, não por acaso as variantes com o preço mais acessível de toda a linha.

Para mostrar um pouco da trajetória desta série icônica para a plataforma Android, fizemos um infográfico, mostrando as principais características de cada um dos oito modelos de smartphone da linha. Nele, você confere como foram a evolução dos Nexus.

Do Nexus One ao 6P
nexus evolution 2
Todos os dispositivos da linha Nexus em ordem de lançamento / © AndroidPIT

Nexus One (HTC)

O primeiro de todos os Nexus foi anunciado em 2009, e chegou ao mercado no dia 05 de janeiro de 2010. Fabricado pela HTC, tinha como codinome "HTC Passion" e foi lançado com o Android 2.1 Eclair, sendo atualizado até o Android 2.3.6 Gingerbread.

Com tela de 3,7 polegadas, resolução de 480x800 WVGA, Super LCD ou AMOLED, câmera traseira de 5MP com auto-foco e flash de LED, o Nexus One foi o único Nexus a oferecer suporte para cartão microSD. O seu "similar" é o HTC Desire, que roda Android com HTC Sense.

O Nexus One foi o único Nexus a oferecer suporte para cartão microSD
nexusone
O primeiro de todos / © HTC

Nexus S (Samsung)

O primeiro fruto da parceria da Google com a Samsung foi lançado no final de 201. Rodando com Android 2.3 Gingerbread, o Nexus S foi atualizado até o Android 4.1 Jelly Bean. O dispositivo foi o primeiro Android a suportar NFC, e marcou o fim da parceria da Big G com a HTC.

O hardware foi baseado no Samsung Galaxy S, com tela AMOLED ou SC-LCD de 4 polegadas WVGA, processador Exynos 3110 a 1GHz com 512MB de RAM, e possuía 16GB de armazenamento interno.

O Nexus S foi atualizado até o Android 4.1 Jelly Bean
googlenexus
O primeiro Galaxy S foi o segundo Nexus / © Samsung

Galaxy Nexus (Samsung)

O segundo filho do casamento entre a Google e a Samsung foi lançado em novembro de 2011, junto com o Android 4.0 Ice Cream Sandwich e recebeu atualizações oficiais até o Android 4.3 Jelly Bean. No Brasil, por motivos legais, o Galaxy Nexus era chamado de Galaxy X.

O aparelho teve dois codinomes: Maguro (GSM) e Toro (CDMA). Foi o primeiro Nexus a oferecer suporte para MHL e a chegar ao Brasil oficialmente. Curiosamente, é um dos poucos smartphones da Samsung a não ter botão físico na frente. O aparelho era embalado pelo processador Texas Instruments, a 1,2Ghz, com 1Gb de memória RAM e 16/32GB de armazenamento interno; tela de 4,65 polegadas, 1280x720 Super AMOLED.

No Brasil, o Galaxy Nexus era chamado de Galaxy X
SAMSUNGNEXUS
O Samsung Galaxy Nexus  / © Samsung

Nexus 4 (LG)

Lançado em novembro de 2012, o LG Nexus 4 ou LG Mako foi o primeiro smartphone a usar o Android 4.2 JellyBean e o primeiro Nexus a suportar carregamento sem fio. Atualmente, o aparelho roda oficialmente o Android 5.1 Lollipop.

Com tela IPS de 4,7 polegadas, com resolução de 1280x768 e processador  quad-core Qualcomm Snapdragon S4 pro, de 1,5GHz, o Nexus 4 ainda oferecia 2GB de memória RAM, 8/16GB de armazenamento interno. O hardware foi baseado no LG Optimus G.

O Nexus 4 foi o primeiro Nexus a suportar carregamento sem fio
NEXUSquatro
O Nexus 4 foi o primeiro fabricado pela LG / © LG

Nexus 5 (LG)

Com hardware similar ao do LG G2, o Nexus 5 (codinome Hammerhead) veio de fábrica com o Android 4.4 KitKat e foi lançado em outubro de 2013. O processador é um Snapdragon 800, quad-core, de 2,26 GHz, com 2GB de memória RAM e 16 ou 32GB de armazenamento interno.

A tela do Nexos 5 possui 4,95 polegadas, com resolução FullHD e tecnologia IPS LCD. A câmera traseira tem 8MP e apresentou uma série de problemas na época do seu lançamento. As especificações fortes e o preço competitivo transformaram o Nexus 5 em um grande competidor em alguns países, inclusive no Brasil.

Especificações fortes e o preço competitivo transformaram o Nexus 5 em um grande competidor
nexuscincolg
Nexus 5 foi o segundo desenvolvido em parceria com a LG / © ANDROIDPIT

Nexus 6 (Motorola)

O primeiro fruto da parceria  entre a Motorola e a Google trouxe várias novidades. De codinome Shamu, o Nexus 6 foi baseado no Moto X 2014, mas trouxe algumas diferenças, a começar pela tela de 5,96 polegadas QuadHD.

Como manda a tradição, junto com o novo Nexus vem um novo Android, e neste caso era o Lollipop. O processador do nexus 6 é um Snapdragon 805, quad-core, a 2,7GHz, e vem com 3GB de memória RAM e 32 ou 64GB de espaço interno. O Nexus 6 foi o dispositivo mais caro da série, característica que o Google tentou corrigir em 2015.

O Nexus 6 foi o dispositivo mais caro da série
nexusseismotorola
O Nexus 6 fabricado em parceria com a Motorola / © Google

Nexus 5X (LG)

O Nexus 5X marca a terceira parceria entre o Google e o LG. O novo dispositivo foi oficialmente apresentado no dia 01 de outubro de 2015, com a intenção de reaver as características do modelo lançado em 2013, o Nexus 5. O Nexus 5X manteve alguns aspectos presentes da geração anterior, entretanto, ambas as empresas se esforçaram para trazer uma experiência mais aprimorada com a câmera do modelo.

A câmera de 12,3 MP recebeu um flash de LED dual-tone e um outro flash de laser que realiza o foco mais rapidamente com a ajuda do infravermelho. Além disso, o Nexus 5X foi o primeiro dispositivo da linha Nexus a ser embalado por um processador de seis núcleos, no caso o Snapdragon 808. Curiosamente, o design do Nexus 5X não foi inspirado em nenhum modelo da atual linha de dispositivos da LG.

O Nexus 5X foi o primeiro dispositivo da linha a ser embalado por um processador de seis núcleos
nexuscincox
Nexus 5X é o terceiro fabricado entre a LG e o Google / © ANDRODIPIT

Nexus 6P (Huawei)

O Google aprendeu muito com o Nexus 6 e, em 2015, o Nexus 6P veio para tentar corrigir algumas características problemáticas do antecessor. O modelo recebeu os cuidados da chinesa Huawei em sua fabricação e, em parceria com o Google, o novo Nexus resultou em um aparelho Premium, relativamente menor que o Nexus 6 e com uma câmera bem mais aprimorada. A bateria de 3.450 mAh é uma das maiores entre os demais smartphones da linha Nexus.

O Nexus 6P, aparentemente, não possui muitas referências visuais de outros dispositivos da Huawei. Fino, leve, elegante e rodando com o Android puro, o Nexus 6P já pode ser considerado o melhor entre os melhores.

A bateria de 3.450 mAh é uma das maiores entre os smartphones da linha Nexus
nexusseisp
Nexus 6 fabricado pela Huawei / © ANDROIDPIT

Esses são os smartphones Nexus lançados pela Google. Além deles, a família também conta com o Nexus 7 2013, Nexus 2014, o Nexus 9 e o Nexus 10. Um detalhe muito interessante que mencionamos em alguns modelos listados neste artigo é o fato de que cada um deles conta com um codinomes, utilizados internamente durante o processo de fabricação. Você pode encontrar todos esse codinomes nesse post no Fórum do AndroidPIT.

Ainda precisamos de mais tempo para saber o que o Google vai fazer com a série Nexus, se houve apenas uma substituição de marcas, ou se vamos ter realmente uma nova séria. Contudo, uma coisa é certa: quem teve um dia um dispositivo Nexus, nunca esquecerá a experiência mais completa possível com o sistema operacional Android.

Na sua opinião qual foi o melhor smartphone da linha Nexus?

Os comentários favoritos dos leitores

  • 20
    Junior Mariano 17/out/2014

    AndroidPIT à la canal Nostalgia! rs

    Tenho um Galaxy Nexus e um Nexus 4 na gaveta.
    Zerados e funcionando.

    Uso um Nexus 5 e sempre fui entusiasta dessa linha.

    Mas dessa vez, infelizmente vou pular o N6.
    Comprar esse "troço" não dá...

  • Fábio de Mello 17/out/2014

    O único Nexus que tive (e tenho) é o 4. Mas sem dúvida é o melhor aparelho que já utilizei (gostava muito do meu Motorola Defy e Nokia E71 também). A linha Nexus é excelente, pretendo comprar o 6 futuramente.

    Mas que nostalgia! Lembro do meu Motorola Quench, de mais de 4 anos atrás, rodando o Android 1.5. Como era sofrível aquilo ahahahha.. Porém ainda assim era uma revolução pra mim na época (tela touch "gigante"). Foi muito bom acompanhar a evolução do Android. Passei por todas as versões do sistema... É um sentimento parecido com quem acompanhou a trajetória dos games, como no PS1 até o PS4, SuperNes até o Wii, Game Boy até o Nintendo DS...

  • davidsoares 17/out/2014

    NEXUS FOREVER.

  • ALCIDES há 2 meses

    Eu e minha esposa tivemos um Nexus 5 cada. Saudades. Hoje temos um 6P e um 5X. Da experiencia que tive posso dizer que considero o 6P o melhor.

  • L. Schefer 18/out/2014

    O Nexus que mais me surpreendeu foi o Shamu, ele é Gigante, assim como a Baleia Orca dos parques aquáticos de SeaWorld, nos EUA, de onde origina seu codinome. Ele parece muito grande, vem com umas coisas diferentes, mais gosto disso, e seu Hardware é esmagador. Apesar de não ser o mais belo Nexus, é um dos mais incríveis. Já no quesito beleza, o premeio vai para o Cabeça de Martelo, ou melhor o Nexus 5.

122 Comentários

Escreva um comentário:
Mostrar todos os comentários

O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. Mais informações

Entendi