O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. OK
Review Escrito por:

Review do Nexus 5X: o smartphone insípido

Escrito por: Eric Herrmann — há 9 meses

Chegamos à sétima rodada dos smartphones Nexus. O smartphone para desenvolvedores do Google chega pela primeira vez este ano com um modelo maior ao mercado. Ele pode ser considerado como o sucessor do Nexus 5 de 2013, um verdadeiro marco na história da série. Veja neste review completo se o herdeiro faz jus ao legado do antecessor.

Avaliação

Prós

  • Updates diretamente do Google
  • Atualizações de segurança mensais
  • USB Type-C
  • Câmera ótima para um Nexus
  • Software facilmente modificável

Contras

  • Ausência de adaptador para USB Type A
  • Feio
  • Pouca memória interna
Preço na Amazon
$254.99
Amazon

Google Nexus 5X – Data de lançamento e preço

O Nexus 5X ainda não está disponível no Brasil. Na Europa e Estados Unidos, o dispositivo pode ser comprado na seção de dispositivos da Google Play Store. A versão com 16 GB custa 479 Euros e a versão com 32 GB custa 529 Euros. Contatada pela nossa equipe, a LG afirmou que ainda não tem planos para trazer o dispositivo para o mercado nacional.

Google Nexus 5X – Desenho & Qualidade de Construção

Quanto ao design, o Nexus 5X difere apenas em detalhes do predecessor de 2013. Nesse intervalo, várias fabricantes produziram dispositivos mais bonitos e com melhor escolha de material. Apenas os fãs mais ardorosos dos Nexus irão achar bonito esse patinho feio.

O policarbonato opaco, que agradou a muitos há dois anos, festeja um retorno em 2015. Com efeito, devo dizer que o Nexus 5X nas mãos é quase igual ao Nexus 5. Mesmo sendo visivelmente maior, sua pegada continua boa. Os botões são alcançados de maneira fácil, e quem gosta de controlar o smartphone com uma mão não terá problemas aqui.

androidpit Nexus 5X 7
O mesmo material do antecessor. / © ANDROIDPIT

No entanto, nem tudo é cópia, pois o Nexus 5X é mais arredondado do que o seu predecessor. Isso vai agradar aos usuários, pois os cantos do primeiro Nexus 5 eram bem pontiagudos. Quem como eu usa o dedo mínimo da mão direita para estabilizar a parte inferior do aparelho tinha problemas. Um colega inclusive devolveu seu Nexus 5 original por causa disso. Felizmente, essas questões não afetam o Nexus 5X, ou ao menos nem tanto, pois os cantos traseiros do dispositivo ainda podem ser sentidos de maneira marcante.

androidpit Nexus 5X 3
O Nexus 5X é mais arredondado. / © ANDROIDPIT

Pessoalmente esse design não me agrada tanto quanto os cantos proeminentes do primeiro Nexus 5, mas isso é questão de gosto e tem, como dito, suas vantagens funcionais.

Por outro lado, temos más notícias para quem gosta de molduras finas no display. O Nexus 5X não tem um bom aproveitamento de tela. À direita e à esquerda da tela existe definitivamente espaço para otimizações. Considero bordas grandes nas molduras da tela algo um tanto antiquado. É o caso do Nexus 5X, e não apenas nas laterais. A parte inferior também poderia ter alguns milímetros a menos. Dessa forma, o Nexus 5X teria uma pegada ainda melhor e seu design seria mais moderno.

Com 5,2 polegadas de diagonal de tela, o dispositivo pode quase ser chamado de “pequeno”, pois em 2015 dispositivos desse tamanho estão na classe dos compactos (ao menos entre os tops de linha). Em comparação com o Nexus 5, o 5X é um pouco maior (as dimensões são 147 x 72,6 x 7,9 mm), mas também mais fino.

androidpit Nexus 5X 4
A câmera é protuberante. / © ANDROIDPIT

Como consequência, o botão de energia e os botões de volume na lateral direita podem ser acessados facilmente com o polegar. E a colocação do sensor de impressões digitais  na parte traseira também é bem prática, pois o polegar já fica naturalmente nessa posição para estabilizar o aparelho na mão. Dessa forma, o desbloqueio do dispositivo se dá de maneira bem rápida.

O Nexus 5X não tem um acabamento ruim, mas diferentemente do seu irmão maior de 2015, não se trata de um visual premium. Quem procura um smartphone chique deve continuar sua busca. De maneira geral, o Nexus 5X é um aparelho minimalista, que serve de contraproposta ao seu irmão maior. Não haveria por que lançar dois dispositivos com o mesmo conceito, certo?

Google Nexus 5X – Tela

O Google resolveu não arriscar na tela do Nexus 5X. Em vez participar da corrida de pixels, decidiu-se pelo clássico display Full HD. Não vejo problemas na escolha, pois com 5,2 polegadas os 423 ppp são suficientes. Contudo, quem planeja comprar num futuro próximo óculos de realidade virtual para smartphone, o Nexus 5X não seria o parceiro ideal.

Para a proteção e resistência da tela, foi usado o Gorilla Glass 3, e aqui o Google e a LG economizaram um pouco, pois uma versão mais nova e forte do vidro está no mercado há algum tempo e foi usada no Nexus 6P. Uma pena.

androidpit Nexus 5X 5 9
O Nexus 5X tem uma tela de 5,2 polegadas. / © ANDROIDPIT

O que também chama a atenção são as bordas ligeiramente elevadas ao redor do display para protegê-lo. Em tempos de tecnologia de cantos de telas arredondados, bem que o Nexus 5X podia contar com o display 2.5D.

Em si, contudo, o display não apresenta problemas. O brilho é adequado, sem tons predominantes nas cores e a visibilidade em ângulos inclinados é muito bom. Tudo o que se esperava de um Nexus.

Google Nexus 5X – Características Especiais

O sensor de impressão digital ainda pode ser considerado uma particularidade no Android. Contudo, com a próxima geração iremos presenciar uma mudança de paradigma. Os smartphones Nexus de 2015 abrem o caminho e usam o suporte nativo à biometria do Android 6.0 Marshmallow.

A configuração do sensor começa automaticamente quando o tocamos pela primeira vez. Ela se dá de forma bem mais rápida do que nos outros sensores. O desbloqueio também é bem ágil, mas não necessariamente mais rápido do que o OnePlus 2, Huawei Mate S ou Honor 7.

androidpit Nexus 5X 5
As entradas para USB (Type C) e fones de ouvido. / © ANDROIDPIT

A outra particularidade do Nexus 5X é a conexão USB Type C. Trata-se de uma entrada simétrica, que pode ser conectada dos dois lados. Além disso, no futuro será possível carregar um dispositivo no outro com o novo padrão. Veja abaixo outras vantagens do USB Type C:

Infelizmente o Google não disponibilizou um adaptador para o ainda predominante USB Type A, de modo que será preciso comprar um extra para conectar o NExus 5X ao computador.

Google Nexus 5X – Software

O Nexus 5X é o primeiro smartphone que chega com o novo Android 6.0 Marshmallow de fábrica. Com isso, do ponto de vista do software, trata-se do smartphone Android mais moderno do mundo. Quem gosta do Android puro irá adorar a experiência com o Nexus 5X, mesmo que a diferença no visual com relação ao Lollipop não seja grande.

androidpit Nexus 5X 2
Android Marshmallow feiert auf den neuen Nexus sein Debüt. / © ANDROIDPIT

Se quiser saber todas as funções do Android 6.0 Marshmallow, confira o nosso review da mais nova versão do sistema operacional:

A vantagem do Nexus 5X é a mesma do seu antecessor: ele é mais facilmente modificável do que qualquer outro smartphone Android. Você pode desbloquear o bootloader por comando do console e instalar firmwares de terceiros. Muitos compradores dos Nexus são desenvolvedores, e criam apps e firmwares e testam primeiro neles.

Google Nexus 5X – Performance

No Nexus 5X temos o mesmo hardware do LG G4, mas a performance é inferior. O Nexus sofre de problemas de temperatura e corta sua performance pela metade depois de poucos minutos de trabalho pesado. Os jogos começam a engasgar e os testes de Benchmark acusam apenas resultados pela metade.

No dia-a-dia a performance é suficiente, mas nada excepcional. O Snapdragon 808 constitui-se de dois processador para performance e quatro para a economia de energia e isso é mais do que suficiente para a maioria das tarefas. Se não houvesse a desaceleração automática para evitar o aquecimento, a performance do Nexus 5X seria excelente.

androidpit Nexus 5X 5 8
O Nexus 5X tem problemas de aquecimento. / © ANDROIDPIT

Novo no chip é um processador de sinal melhorado, que junto do novo sistema operacional reúne dados de economia de energia e fitness, permitindo novos serviços em segundo plano. Além disso, a antena foi otimizada. Com o Nexus 5X tive um sinal bem melhor do que o de muitos outros aparelhos que testei.

Não gostei da memória interna. Ela conta com 16 ou 32 GB (dos quais 8 ou 24 GB estão livres) e a falta de entrada para microSD tornará problemático o armazenamento no dispositivo.

Google Nexus 5X – Áudio

O som vem de um único alto-falante, colcado na parte frontal. Ele é alto, mas soa um tanto metálico. Quanto aos microfones, o Google não fez economia. O Nexus 5X tem um na parte inferior, outro na superior e um terceiro na parte frontal, tornando a qualidade de ligações muito boa.

Google Nexus 5X – Câmera

A qualidade da câmera do Nexus 5X é surpreendentemente boa. Tudo bem que não é preciso fazer muito para superar a câmera do Nexus 5, mas mesmo em comparação com outros smartphones atuais o Nexus 5X não faz feio.

O ruído nas imagens é preenchido de maneira inteligente pelos filtros de software. A margem dinâmica é ok, e os detalhes são capturados de forma eficiente. Em capturas HDR, áreas pouco iluminadas da imagem ganham cores extras.

A câmera frontal também deve ser usada em modo HDR. Infelizmente o Google não integrou um flash de LED para as selfies, o que piora um pouco a qualidade de autorretratos em ambientes fechados.

androidpit Nexus 5X 6
Foco a laser, duplo flash de LED e a lente da câmera do Nexus 5X. / © ANDROIDPIT

O aplicativo de fotos do Google não oferece um modo manual, mas possui outros fortes. Fotos em Panorama são feitas de forma bem competente. O modo HDR mantém a velocidade do obturador bem baixa, de modo que as imagens de alto contraste não são borradas.

A resolução máxima da câmera do Nexus 5X é de 12,3 megapixels, Os pontos maiores (1,55 µm) são responsáveis pela maior captura de luz e a produção de bons resultados mesmo em condições de baixa luminosidade. Surpreendentemente o aparelho não conta com um estabilizador ótico de imagem, o que representa um retrocesso. Talvez o pensamento tenha sido de que o autofoco a laser é tão rápido que torna o OIS dispensável.

Google Nexus 5X – Bateria

O Nexus 5X aguenta algo mais do que um dia com uso moderado e pode ser recarregado muito rapidamente. A nova porta USB permite que o Nexus 5X carregue outros dispositivos. O recurso para o carregamento sem fio (carregamento Qi) foi infelizmente excluído.

A capacidade da bateria do Nexus 5X não impressiona com 2.700 mAh. Hoje em dia existem inúmeros smartphones (até mesmo na categoria intermediária) com baterias maiores. Pense no Honor 6, Honor 7, Alcatel OneTouch Idol 3 e outros.

As medidas de eficiência do Android 6.0 Marshmallow e seu modo Doze não fornecem o avanço esperado. O standby é realmente muito bom, mas quando se usa o Nexus 5X, sua bateria cai muito rapidamente. Por outro lado, demora aproximadamente 80 minutos para recarregar completamente.

nexus 5x nexus 6p usb type c charging
Os novos Nexus podem se recarregar com o Nexus 6 Type C. / © ANDROIDPIT

No Benchmark padrão de bateria, carregamos o Nexus 5X a 100% e rodamos o teste do AnTuTu (80-90%). Deixamos o Nexus 5X no modo avião e depois ligamos a Wi-Fi. A tela estava configurada no brilho de 100%.

Dessa forma, ele atingiu 7465 pontos. O Galaxy S6 Edge Plus atinge 6659, o S6 Edge 7561 e o Moto g 2013 8352 pontos. É preciso que se diga, contudo, que a performance da bateria na vida real depende de muitos outros fatores, muitas vezes não refletidos no Benchmark.

Google Nexus 5X – Especificações Técnicas

    • Tipo:
    • Smartphone
    • Modelo:
    • LG-H791
    • Fabricante:
    • Google
    • Dimensões:
    • 147 x 72,6 x 7,9 mm
    • Peso:
    • 136 g
    • Tamanho da bateria:
    • 2700 mAh
    • Tamanho da tela:
    • 5,2 polegadas
    • Tecnologia da tela:
    • LCD
    • Tela:
    • 1920 x 1080 pixels (424 ppi)
    • Câmera frontal
    • 5 megapixels
    • Câmera traseira
    • 12,3 megapixels
    • Flash:
    • Dual-LED
    • Versão do Android:
    • 6.0 - Marshmallow
    • Interface:
    • Stock Android
    • RAM:
    • 2 GB
    • Memória interna:
    • 16 GB
      32 GB
    • Memória removível:
    • Não disponível
    • Chipset:
    • Qualcomm Snapdragon 808
    • Número de núcleos:
    • 6
    • Velocidade máx.
    • 1,8 GHz
    • Conectividade
    • HSPA, LTE, NFC, Bluetooth 4.0

Veredito Final

O Nexus 5X, durante os meus dias de teste, não mexeu comigo. Raras vezes me entediei tanto com um smartphone Android. Como proprietário do Nexus 5, esperava um upgrade maior. Sua vantagem com relação ao antecessor é um melhor sinal de recepção, o sensor de digital, a câmera e a maior segurança de software.

O Nexus 5X contará com atualizações de segurança do Google por três anos. No caso do Nexus 5, em um ano o suporte acabará, se o Google mantiver sua promessa. Mas nem isso representa uma vantagem grande. Depois do episódio do Stagefright, outras fabricantes também intesificaram seus updates de segurança.

A oferta de bons smartphones a preços baixos aumentou muito desde o primeiro Nexus 5. E o número extras interessantes de um dispositivo do Google foi reduzido a um número mínimo. Apenas fãs hardcore do Google devem se empolgar com o Nexus 5X. Para todos os outros, o smartphone parecerá um tanto insípido.

Eric faz parte da equipe do AndroidPIT desde 2014, escrevendo artigos e análises para o site alemão. Depois de um começo lento com um Xperia P, migrou rapidamente para um Nexus 4, dispositivo que lhe serviu de cobaia para seus primeiros experimentos flasheando ROMs. Agora ele é um especialista em ROMs customizadas. Além disso, ele adora sushi.

Os comentários favoritos dos leitores

284 Comentários

Escreva um comentário:
Mostrar todos os comentários

O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. Mais informações

Entendi