O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. OK
769 Compartilhado 159 Comentários

Review do Nexus 6P: o primeiro Nexus chinês convence!

Atualizado: Últimas informações sobre a chegada do dispositivo ao Brasil

Em 2015, a Google anunciou uma parceria com uma fabricante chinesa para fabricar um dos seus dispositivos próprios e gerou muita expectativa. A Huawei é conhecida mundialmente pelo design dos seus dispositivos que, muitas vezes, são bastante criticados pela semelhança com os smartphones da Apple. Contudo, o Nexus 6P possui identidade própria, uma excelente performance e pode ser considerado o melhor Nexus já construído pela Google. Todas as informações sobre a chegada do aparelho ao Brasil você confere na seção "Data de lançamento e preço" logo abaixo.

O Galaxy S8 é o smartphone mais bonito que já fabricado.
O que você acha?
50
50
2826 participantes

Avaliação

Prós

  • Espessura e pegada
  • Qualidade dos alto-falantes
  • Excelente experiência de tela
  • Padrão microUSB Type-C
  • Leitor de digital com reconhecimento rápido
  • Modo Doze de economia de bateria

Contras

  • Não possui carregamento sem fio
  • Aproveitamento das bordas deixa a desejar
  • Não está disponível no Brasil

Melhor oferta: Google Nexus 6P

Melhor preço

Google Nexus 6P – Data de lançamento e preço

O Nexus 6P foi lançado pelo Google no dia em 29 de setembro, junto com o Nexus 5X. O dispositivo já está disponível a partir da Google Play Store em algumas regiões, como Europa e Estados Unidos. O Nexus 6P chegou ao mercado norte-americano por 499,99 dólares na versão de 32 GB, aproximadamente R$ 2.016,00 sem taxas.

No Brasil, o dispositivo foi homologado pela Anatel, no entanto, a Huawei ainda não confirmou quando acontecerá seu lançamento em território nacional. Em contato com a assessoria de imprensa da fabricante fomos informados que a Huawei Brasil não está divulgando informações adicionais sobre o dispositivo.

Contudo, já sabemos que o novo Nexus deve chegar ao Brasil com os mesmo acessórios que acompanham a versão internacional do produto, como um cabo USB convencional e outro do Tipo-C. Todos os detalhes sobre os acessórios do dispositivo e a certificação da Anatel podem ser conferidos no artigo abaixo:

 

Google Nexus 6P – Desenho & Qualidade de Construção

O Nexus 6P usa materiais de alta qualidade na sua fabricação, o que chamou a atenção logo à primeira vista. A Huawei optou por trazer uma barra na parte superior traseira do Nexus 6P, na qual está localizada a câmera do dispositivo e o flash de suporte. Agora, depois do lançamento do aparelho, sabemos que esta caixa que se destaca na parte traseira também serve como uma espécie de janela para as antenas do aparelho, bem como para o hardware do NFC, visto que é o único local em que não temos alumínio, material que reflete o sinal das antenas e causa problemas em conexões sem fio. Além disso, serve como alternativa para a saliência da lente da câmera e casa para o laser de autofoco.

androidpit Nexus 6P 3
Na traseira do Nexus 6P vem com esta barra na parte superior para que a localização das antenas. / © ANDROIDPIT

Diferente da parte traseira, a frente do Nexus 6P é bem simplória. Assim como vimos a Motorola fazendo com o Nexus 6 de primeira geração, o 6P não possui um bom aproveitamento das bordas superior e inferior. Além disso, traz uma característica herdada do seu antecessor: a grelha de alto-falantes na parte frontal. Se você não gosta deste visual trazido ao mercado pela Motorola, talvez se conforme ao escutar o áudio que essas speakers stereos são capazes de produzir.

androidpit Nexus 6P 2
Na parte inferior, temos as grelhas do alto-falante frontal herdadas do modelo anterior da Motorola. / © ANDROIDPIT

O Nexus 6P possui um design muito elegante, e muito disso veio da capacidade da Huawei de desenhar um aparelho com 3.450mAh de bateria com uma espessura de apenas 7,3 mm, comparável ao iPhone 6S Plus. Mais fino que ele, mas com o mesmo tamanho, apenas o Galaxy S6 Edge+ e seus 6,9 mm.

androidpit Nexus 6P 10
Os botões para ligar o aparelho e de volume estão localizados na lateral direita. O botão para ligar o Nexus 6P possui uma textura para diferenciarmos do de volume. / © ANDROIDPIT

Na parte inferior do Nexus 6P temos uma das grandes novidades tanto para a linha Nexus quanto para o mercado móvel: a porta microUSB Type-C. Usando ela podemos fazer com que um smartphone seja capaz de carregar o outro e temos ainda mais rapidez em transferência de dados. Ao contrário da LG, a Huawei oferece dois cabos no kit do aparelho. Um deles possui duas conexões Type-C, e o outro uma entrada Type-C e uma saída USB. Desta forma, você não precisará se preocupar com usar o aparelho em conjunto com o computador ou um adaptador clássico para carregamento.

androidpit Nexus 6P 8
Na parte inferior temos apenas a porta microUSB Type-C. / © ANDROIDPIT

Na parte traseira do Nexus 6P temos outra característica que vem sendo muito adotada pelas fabricantes nos dois últimos anos: o sensor de impressão digital. Com relação ao leitor de digital do Nexus 6P existem duas coisas que você precisa saber: ele é extremamente responsivo e a sua localização pode ser ao mesmo tempo boa e ruim. Ao pegar o aparelho nas mãos, esteja ele sobre a mesa ou no seu bolso, posicionar o dedo sobre o sensor é bastante intuitivo, mas você precisará salvar tanto a impressão digital do indicador esquerdo quanto direito. 

Contudo, quando o aparelho está sobre a mesa, é impossível desbloqueá-lo usando o sensor biométrico. Isso também acontece com a série Xperia Z5, por exemplo. Para tanto, você terá que usar dois bloqueios de tela, o segundo será uma senha, PIN ou padrão.

androidpit Nexus 6P 50
O leitor de impressões digitais do Nexus 6P é muito preciso e rápido. / © ANDROIDPIT

Google Nexus 6P – Tela

A tela do Nexus 6P é bastante nítida, possui uma resolução QHD (2560 x 1440 pixels) e a diagonal do display é de 5,7 polegadas. Isso não é pouco, mas em comparação com o primeiro Nexus 6 teve uma pequena diminuição, e um aumento na densidade de pixels por polegada quadrada, que passou de 493 para 515 ppi. O display do Nexus 6P possui brilho e saturação excelentes, com alto contraste.

androidpit Nexus 6P
A tela do Nexus 6P possui 5,7 polegadas e oferece uma das melhores experiências multimídia do mercado. / © ANDROIDPIT

O vidro da tela usa a tecnologia Gorilla Glass 4 e traz duas grelhas para os alto-falantes estéreos, mas isso não tira a atenção do conteúdo mostrado na tela quando estamos assistindo a algum vídeo ou jogando um game. O reconhecimento do toque é imediato e a representação das cores é uma das melhores que já vi em um smartphone. Com certeza este dispositivo está ao lado do Galaxy S6 Edge+ e do Galaxy Note 5 em qualidade de tela AMOLED.

Os ângulos de visão são muito bons e, mesmo em 70º você reconhece o conteúdo da tela. Em conjunto com a ótima qualidade de áudio, o Nexus 6P é o perfeito candidato para uso de aplicativos como o Nextflix e o YouTube.

Google Nexus 6P – Software

O Nexus 6P é um dos primeiros smartphones a chegar ao mercado com a última versão do Android 6.0 Marshmallow. Isso garante a ele pelo menos seis destaques nativos de software: Projeto Doze, controle das permissões individuais de aplicativos, suporte para leitores de impressões digitais, Now on Tap, pacotes de segurança semanais e maior controle sobre o sistema pelos usuários. A explicação para cada uma destas funções pode ser encontrada no nosso review do Android Marshmallow acessando o link que segue:

nexus 6p software review
A interface do usuário do Nexus 6P é limpa e manteve as diretrizes visuais do Material Design do Lollipop. / © ANDROIDPIT

A experiência com o Android puro do Nexus 6P é realmente rápida, responsiva e fluida. Tudo funciona como esperado de um sistema operacional premium: lançar aplicativos, o recurso de multitarefas, a conexão entre o smartphone e o computador, navegar na internet, acessar emails e redes sociais, ouvir música, e se livrar de aplicativos desnecessários é rápido e fácil. Se você é do tipo que precisa de um smartphone que ofereça uma experiência excelente de jogos, tanto as especificações de hardware quanto a estabilidade do software jogam a favor do Nexus 6P.

Uma das minhas preocupações foi em relação ao superaquecimento do dispositivo devido a escolha do Snapdragon 810. Contudo, o celular não apresentou nenhum problema em relação a perda de desempenho devido ao aquecimento do smartphone. Aliás, durante meus testes de benchmark, pude perceber que mesmo com alto nível de processamento, o aparelho apresentou um desempenho acima da média.

now on tap nexus 6p
O Now on Tap só pode ser usado em inglês, e isso limita muito o uso do recurso para não nativos da língua. / © ANDROIDPIT

Entre as funções que mais me chamam a atenção, mas que infelizmente ainda se encontra em desenvolvimento pela equipe do Android é o recurso Now on Tap. A meu ver esta é uma das funções que melhor traduz a expressão "software amigável". Se você receber uma mensagem ou estiver navegando em uma página específica e pressionar longamente o botão da home, alguns cartões no melhor estilo do Google Now irão pipocar na tela e você poderá fazer uma pesquisa sobre algumas referências encontradas pelo sistema, adicionar eventos de forma rápida a seu calendário, ou mesmo ser direcionado para outros aplicativos, como o de notícias, YouTube, Spotify entre outros.

Contudo, o recurso pode ser usado apenas em inglês e ainda sofre para reconhecer estabelecimentos locais, por exemplo. Acredito que quando houver uma integração maior entre o motor de buscas da Google, com o apoio do Maps e do Google Street View, por exemplo, o nível do serviço será melhor.

Além disso, agora o controle do usuário sobre a interface do usuário está maior, a Google já não oferece tantas barreiras e limitações em relação à desinstalação de bloatwares, bem como oferece a opção de configuração Sintonizador System UI" que libera funções antes apenas possíveis com o root do aparelho.

Google Nexus 6P – Performance

Olhando para as especificações técnicas do Nexus 6P, esperamos um desempenho absolutamente consistente e é isso mesmo que a Huawei e a Google entregam. O processador do Nexus 6P é o Snapdragon 810 v2.1, uma CPU que causou muita polêmica em 2015 por causa do superaquecimento e baixa performance de bateria. E, depois de alguns testes de benchmark, pelo menos no papel, a impressão que tive é a de que realmente temos aqui uma queda de performance com o aquecimento do hardware.

Para se ter uma ideia, realizei todos os testes abaixo pelo menos três vezes seguidas e, no caso do benchmark AnTuTu, por exemplo, as pontuações foram decrescendo conforme o hardware foi sendo estressado: 56.004 > 53216 > 49317. Apesar desta diferença não ter sido sentida no uso diário do aparelho, a longo prazo a performance da CPU pode decair, e é isso que vemos nos números entregues pelos testes abaixo.

nexus 6p benchmark antutu
Apesar de pequena, temos uma queda na performance da CPU devido ao aquecimento do aparelho. / © ANDROIDPIT
nexus 6p benchmark geekbench
A performance dos núcleos do Snapdragon 810 fica muito próxima daquela que temos no Exynos 7420, da Samsung, mas ainda assim são inferiores. / © ANDROIDPIT
nexus 6p benchmark vellamo
Todos os benchmarks, como esperado, decresceram, e isso pode causar lentidões a longo prazo.  / © ANDROIDPIT

O curioso é que o Xperia Z5 possui o mesmo processador, mas devido ao fato da Sony utilizar um canal duplo para dissipar o calor do processador, a performance do aparelho aumenta consideravelmente, tanto que o benchmark do Z5 chega a 66858 pontos, ficando atrás apenas do Galaxy S6 Edge+, que atinge a pontuação de 69901 pontos.

Deixando os números de lado e olhando para a experiência de uso do aparelho, posso dizer que a integração do software com o hardware não deixa a desejar, não vivenciei nenhum tipo de queda na performance no decorrer dos dias de teste, engasgos ou problemas com a qualidade dos gráficos de jogos como o Asphalt 8 ou Real Racing 3, por exemplo.

No mais, a experiência com o Wi-Fi, Bluetooth e outros recursos de hardware se mostraram muito estáveis. E, em conjunto com os 3GB de RAM do Nexus 6P, a função multitarefas é muito estável. 

Google Nexus 6P – Áudio

A qualidade de áudio do Nexus 6P foi realmente uma surpresa. Infelizmente, os smartphones da HTC com tecnologia Boom Sound não chegaram ao Brasil, mas se este novo smartphone premium da Google aterrissar no país, você nem terá sentido falta. O som é limpo, alto, mas sem distorção, e pela primeira vez em três anos acredito que encontrei o smartphone com os alto-falantes perfeitos. Obrigada, Huawei!

Assim, assistir às suas séries preferidas no Netflix ou ter uma excelente experiência de áudio enquanto joga no seu Android, não será um problema.

androidpit Nexus 6P 7
Os alto-falantes do Nexus 6P oferecem a melhor qualidade de áudio em um dispositivo que já testei. / © ANDROIDPIT

Em relação à qualidade do som do speaker para ligações, posso dizer que é realmente muito boa, mas que em alguns momentos me deu a impressão de que não consegue filtrar o som da voz e acaba por entregar alguns ruídos externos. Contudo, isso pode ser facilmente driblado ao diminuir o som da chamada até 60% da sua capacidade.

Google Nexus 6P – Câmera

O Nexus 6P possui o mesmo sensor de câmera do Nexus 5X. Ou seja, estamos lidando com uma câmera de 12,3MP e não possui um estabilizador ótico de imagem. Para compensar a falta dele, no entanto, temos o foco automático a laser - por isso vemos essa barra de vidro na parte superior. Outra característica de destaque é o tamanho dos pixels, que são maiores. Esta característica faz com que as imagens capturadas em ambientes mal iluminados tenham sejam mais ricas em detalhes. Já tínhamos visto isso anteriormente, no HTC One M8, porém a fabricante taiwanesa abriu mão do recurso nos modelos mais recentes da série.

androidpit Nexus 6P 17
A câmera do Nexus 6P possui um sensor de 12,3 MP.! / © ANDROIDPIT

O flash de LED é duplo e realmente oferece cores mais naturais que as câmeras dos demais smartphones da linha Nexus. Se você acessa o AndroidPIT com frequência, sabe que utilizo um smartphone da Sony, logo, a minha experiência com a câmera de um celular não é diretamente comparável com o do Android stock. Pelo contrário, tenho diversos modos de câmera disponíveis e, o que me chama a atenção é o fato de ter que acessar as configurações da câmera para fazer um vídeo 4K. Isso pode ser um pouco incômodo se você deseja partir de uma skin de fabricante para o Nexus 6P.

nexus 6p camera software
Para gravar vídeos em 4K, serão necessários alguns cliques para configurar a opção. / © ANDROIDPIT

O uso do software da câmera do Nexus 6P é bastante intuitivo também, em vez de clicar em botões para trocar da fotografia para vídeo, basta deslizar o dedo sobre a tela de um lado para o outro. Outra característica muito bacana é o atalho para a câmera no botão de energia do aparelho. Assim, ao clicar nele duas vezes rapidamente, a câmera será lançada e estará pronta para usar.

A câmera frontal do Nexus 6P é realmente boa, e lembra bastante a qualidade da câmera do Huawei Mate S. Bom, a qualidade das imagens é tudo o que podemos esperar de um sensor de 8MP.

Em relação à qualidade das imagens, este é o melhor Nexus para fatos, com toda a certeza. As imagens são bem nítidas, ricas em detalhes, oferecem uma boa coloração, pois não são muito saturadas. Um ponto negativo que comprovamos ser verdade é a exposição acima da média que, de acordo com os especialistas do DXOmark, é causada devido à ativação do modo HDR+, especialmente em ambientes com pouca luz. Assim, preste atenção a isso quando for usar a câmera do Nexus 6P. Abaixo, você confere uma galaria de imagens capturadas com as câmeras traseira e frontal:

Acessando está página no Google Drive, você poderá ver todas as imagens sem modificações.

Google Nexus 6P – Bateria

No passada, a linha Nexus tinha um grande problema: a bateria. A partir da parceria com a Motorola em 2014, a série começou a mudar neste sentido com a chegada do Nexus 6 e sua bateria de 3.000mAh. Entretanto, isso não foi necessariamente um grande negócio para um aparelho com um display QHD, mas foi um salto em relação aos 2.300mAh do Nexus 5.

Enquanto os smartphones de tela grande atuais tem uma média de 3.000mAh (como o LG G4, o Galaxy S6 Edge+, o Galaxy Note 5, o Xiaomi Mi Note Pro e outros), o Nexus 6P vem com uma bateria relativamente boa, são 3.450mAh. Apesar do Nexus 6P ser unibody e, por isso, não oferece a chance de remover a bateria, temos outras características que tornam a autonomia da bateria acima da média de mercado.

androidpit Nexus 6P 4
O Nexus 6P é unibody e mantém uma espessura realmente impressionante para os seus 3.450mAh. / © ANDROIDPIT

Contudo, com o Android 6.0 Marshmallow, a Google trouxe também o modo "Doze" que permite diminuir a atividade dos aplicativos em segundo plano quando estes não forem usados por determinado período de tempo. Isso faz com que o aparelho economize bastante na energia, como podemos perceber nas capturas de tela abaixo. Em pelo menos quatro momentos, quando temos um consumo de bateria plano no gráfico, temos o modo Doze funcionando.

nexus 6p bateria dados
Olhando para os detalhes do consumo da bateria, é fácil perceber quando o Modo Doze entrou em ação. / © ANDROIDPIT

Para medir a autonomia de energia do Nexus 6P, utilizei dois processos, um através do benchmark AnTuTu de bateria, no qual testei o aparelho no ponto de referência de consumo entre 80 e 90% de carga; e outro na minha experiência diária com o aparelho.

No AnTuTu, o Nexus 6P atingiu 7777 pontos. Para se ter uma ideia, o Galaxy S6 Edge+ chegou a 6659, o S6 Edge a 7561 e o Moto G (2013) a 8352. Já o desempenho da bateria no dia a dia dependente de muitos fatores e não se reflete em uma pontuação de referência. Assim, é preciso dizer que um uso maior ou menor do aparelho estará diretamente ligado ao tempo de jogabilidade, conexão com a rede wi-fi, movimentação dentro da área de cobertura das antenas da sua operadora, tela ativa e nível do brilho do display durante o uso do aparelho.

Levando isso em consideração, posso dizer que dentro da minha experiência de uso, que considero acima do moderado, pude usar o Nexus 6P por uma média de 11 horas. O aparelho também conta com a tecnologia de carregamento rápido da Qualcomm que realmente consegue oferecer entre 3-4 horas de uso em apenas dez minutos de carregamento. Mas claro, isso vai depender do seu comportamento de usuário.

nexus 5x nexus 6p usb type c charging
Com a nova porta microUSB Type-C, você pode carregar outro smartphone com o seu. / © ANDROIDPIT

Por fim, como vemos na imagem a cima, o fato da Google adicionar o recurso microUSB Type-C ao Nexus 6P e ao Nexus 5X, faz com que possamos carregar um ao outro usando um cabo compatível. E isso é excelente. Contudo, pouquíssimos são os celulares presentes no mercado que oferecem a mesma característica.

Google Nexus 6P – Especificações Técnicas

Dimensões: 159,3 x 77,8 x 7,3 mm
Peso: 178 g
Tamanho da bateria: 3450 mAh
Tamanho da tela: 5,7 polegadas
Tecnologia da tela: AMOLED
Tela: 2560 x 1440 pixels (515 ppi)
Câmera frontal 8 megapixels
Câmera traseira 12,3 megapixels
Flash: Dual-LED
Versão do Android: 6.0 - Marshmallow
Interface: Stock Android
RAM: 3 GB
Memória interna: 32 GB
64 GB
128 GB
Memória removível: Não disponível
Chipset: Qualcomm Snapdragon 810
Número de núcleos: 8
Velocidade máx. 2 GHz
Conectividade HSPA, LTE, NFC, Bluetooth 4.0

Veredito Final

O "P" de Nexus 6P significa Premium, e este é realmente o melhor Nexus já feito depois do Nexus 6. Apesar da performance do processador Snapdragon 810 não entregar todo o poder de processamento devido à queda de desempenho causada pelo superaquecimento do hardware, ainda assim o uso do aparelho no dia-a-dia não demonstra limitações. Contudo, a longo prazo, a tendência é que você sinta engasgos e uma certa lentidão do sistema.

Uma coisa é certa, o Nexus 6P é o smartphone mais bem desenhado que a Google já fabricou até o momento. É lindo, fino, rápido, tem uma bateria com uma excelente capacidade e, acima de tudo, roda com o software mais puro que você pode encontrar em um smartphone Android.

Se você possui algum preconceito em relação a smartphones fabricados por companhias chinesas, o Nexus 6P pode, com certeza, desarmar você!

E aí, se o Nexus 6P estivesse disponível hoje para a compra no varejo nacional, quais seriam as chances de você optar por ele em detrimento a um smartphone premium de outras fabricantes?

Os comentários favoritos dos leitores

  • Arthur Goulart 30/set/2015

    Com Snapdragon 810 e corpo todo em metal, a Google traz uma novidade ainda nunca vista em dispositivos inteligentes: Ele também servirá como ferro de passar!

  • Cláudio Charles 30/set/2015

    O design do Nexus 6P me agradou parcialmente. As laterias e a traseira do dispositivo simplesmente ficaram incríveis, realmente ficou algo premium. Só aquela barra preta que me desagradou um pouco. Para mim, se essa faixa fosse da mesma cor que é predominante no dispositivo ao invés de ser preta, ficaria muito melhor. E outra, a parte frontal do aparelho não condiz com o restante do smartphone, pois ficou muito simples. Uma analogia a esse Nexus 6P: É como ver uma mulher de costas, e faz você pensar, "Nooooooossa, que gata", daí você vê ela de frente, e percebe que é um traveco.

  • Alexandre 30/set/2015

    Motorola curtiu a frente do aparelho

159 Comentários

Escreva um comentário:
Mostrar todos os comentários
769 Compartilhado

O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. Mais informações

Entendi