O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. OK
141 Compartilhados 35 Comentários

Facebook vs. Facebook Lite: o gordo e o magro

O Facebook Lite é um novo aplicativo do Facebook que permite o uso da rede social também em dispositivos de entrada, antigos ou com conexão Wi-Fi fraca. Levando em conta o tamanho do aplicativo oficial, até quem não possui um dispositivo low-end já considera uma troca. Mas será que vale a pena? Veja a resposta no nosso comparativo.

facebook lite 2
Facebook vs. Facebook Lite. / © ANDROIDPIT

Facebook vs. Facebook Lite: design e interface

De maneira geral, a linha visual se manteve semelhante para facilitar o reconhecimento imediato, mas a o menu apresenta algumas diferenças. Por exemplo, não se pode deslizar entre as opções da barra (feed de notícias, pedidos de amizade, notificações, etc.).

Os diversos níveis gráficos dinâmicos, como as conhecidas transições fluidas do Material Design, estão completamente ausentes do Facebook Lite. O visual das páginas é antiquado e simples, mas isso não o torna menos instintivo.

fblitefeed
O visual do Facebook (esquerda) é mais sofisticado do que o do Facebook Lite (direita). / © ANDROIDPIT

O que me chamou a atenção foi o tempo de carregamento do Facebook Lite: ele é marcadamente mais demorado do que o app original, e os engasgos são mais constantes. A função de reprodução automática de vídeos está ausente, as imagens são menores e com uma resolução mais baixa, e a experiência é um tanto “improvisada” para quem está acostumado com o aplicativo original.

Tudo isso foi feito para que o Lite consumisse menos dados e não sobrecarregasse a memória RAM de dispositivos menos potentes. Esse é, afinal de contas, o objetivo do app.

fblitetamanho
O Facebook (esquerda) é bem mais pesado e consome mais recursos do que o Lite (direita). / © ANDROIDPIT

Facebook vs. Facebook Lite: funções

A versão mais magra do FB também despiu o app de algumas funções. Por exemplo, os conteúdos do feed de notícias não podem ser salvos para leitura posterior. Além disso, estão ausentes os práticos Chatheads, pois o app não oferece integração com o Facebook Messenger.

Novas mensagens são marcadas com números vermelhos ao lado do ícone de mensagens (além das notificações push). No quesito multitarefas, somos levados novamente à Idade da Pedra. Só assim o app funciona nos dispositivos-alvo: aparelhos de entrada com pouca RAM e memória interna.

fbliteamigos
As solicitações de amizade no Facebook (esquerda) e no Facebook Lite (direita). / © ANDROIDPIT

Ainda é possível mudar a sua localização nas atualizações de status, mas a função de check-in num local foi retirada. Além disso, também foi excluída a opção de “Feeds mais recentes”, em que os posts do feed de notícias são ordenados cronologicamente.

Mas a grande desvantagem do Facebook Lite é a maneira como ele lida com as fotos. Elas não podem ser aumentadas ou diminuídas como no app original. Apenas um duplo clique é possível para visualização individual, e as configurações (inclusive uma possibilidade de zoom) foram inseridas num menu de três barras.

fblitefotos
No exemplo acima não se nota, mas as fotos no Facebook Lite (direita) são mostradas com resolução menor. / © ANDROIDPIT

O Facebook Lite tem vantagens e desvantagens. Ele se volta para usuários que estão preparados para abrir mão de uma experiência completa com o app, não fazem questão de certas funções e não se importam em visualizar fotos de maneira um tanto improvisada. Quem acha o aplicativo original do Facebook pesado demais, quer economizar tanto RAM quanto memória interna e volume de dados, o Lite se mostra uma opção válida.

fblitepost
Fazendo um post no Facebook (esquerda) e no Facebook Lite (direita). / © ANDROIDPIT

Você já experimentou o aplicativo? O que achou dele?

Os comentários favoritos dos leitores

35 Comentários

Escreva um comentário:
Mostrar todos os comentários

O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. Mais informações

Entendi