O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. OK
3 min para ler 81 Compartilhado 22 Comentários

Hands-on do Fairphone 2 - O smartphone modular que concorre diretamente com o Moto X Force

Tivemos a chance de testar o Fairphone 2, um dos primeiros smartphones modulares já disponíveis para a compra no mercado. Durante a apresentação, o diretor técnico da empresa, Olivier Hebert, fez questão de derrubar o aparelho no concreto e, para a surpresa de todos, a tela não quebrou. Contudo, se tivesse quebrado, seriam necessários menos de três minutos para trocá-la por uma nova, sem necessidade de cola, chave de fendas ou condutores, pois este é um smartphone modular. Confira abaixo o vídeo hands-on do Fairphone 2 e descubra como realmente funciona um smartphone modular.

Antes de assistir ao vídeo, a primeira coisa que você deve ter em mente é que este smartphone não pode ser confundido com o Projeto ARA, da Google. Ele não oferece módulos para fazer o upgrade do hardware, mas para substituir com facilidade os componentes danificados. Assim, se a tela trincar ou o sensor da câmera parar de funcionar com o tempo, basta apenas trocá-los por novos módulos.

O ato da troca é realmente rápido e fácil de fazer, não requer conhecimento prévio e você não precisa enviar o aparelho para uma assistência técnica. Além disso, pelo fato da própria Fairphone desenvolver os módulos e não contar, neste momento, com empresas parceiras, a integração do hardware com o software é bastante estável. O Fairphone 2 roda com o sistema operacional Android 5.1 Lollipop e, como possui um sistema aberto de compilações, suporta também a plataforma Sailfish, da Jolla. Entretanto, o ecossistema do Sailfish ainda se encontra em desenvolvimento.

Como é possível ver no vídeo acima, a troca dos componentes é realmente rápida e fácil de ser feita, e preciso dizer que os mesmos são resistentes. Não pude deixar de comparar o aparelho ao novo Moto X Force, da Motorola, pois mesmo sendo derrubado no chão, a tela do aparelho permaneceu intacta. Contudo, a Fairphone não usa uma tecnologia comparável ao ShatterShield da fabricante norte-americana. Porém, assim como a Motorola afirma que a troca da camada externa do Moto X Force levaria menos de 5 minutos, usuários do Fairphone 2 poderão substituir o display em menos de 3 minutos, bem como a câmera, a bateria, o microfone, o alto-falante, a porta microUSB...

androidpit FAIRPHONE2 1
Diretor técnico da Fairphone, Olivier Hebert, após derrubar propositalmente o Fairphone 2 no chão: a tela nem arranhou. / © ANDROIDPIT

Fairphone 2 - Preço e disponibilidade

O Fairphone 2 já está disponível para a comercialização da Europa por 525 euros (R$ 2.155,23 sem impostos), preço que a empresa considera justo para a fabricação de um smartphone produzido com minerais livres de zonas de conflito provenientes da República Democrática do Congo (RDC), além disso o dinheiro oferecido por eles sustenta famílias e não milícias armadas.

O Brasil ainda não está nos planos da Fairphone por um simples motivo: altas taxas de importação!

E aí, agora que começam a aparecer os primeiros smartphones modulares realmente funcionais, como você vê o futuro desta categoria de celulares?

81 Compartilhado

Os comentários favoritos dos leitores

  • Daniel 5/nov/2015

    Quando ele jogar o celular de quase 10 metros de altura como no vídeo do moto X Force e a tela não quebrar aí pode dizer que é concorrente direto 😏

22 Comentários

Escreva um comentário:
Mostrar todos os comentários

O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. Mais informações

Entendi