O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. OK
2 min para ler 525 Compartilhado 119 Comentários

Adeus, CyanogenMod. Quais alternativas temos agora?

O ano de 2016 não tem sido muito fácil em muitos aspectos sociais. Quem acompanha o mundo da tecnologia, sabe que as fabricantes e a comunidade Android também passou por algumas turbulências nos últimos meses. O caso mais notório foi o do Galaxy Note 7, diga-se de passagem. Nas últimas horas, contudo, fomos surpreendidos com uma notícia que considero ser lamentável para os usuários do robô verde em todo mundo: a Cyanogen antecipou o fim do desenvolvimento da CyanogenMod. 

A Cyanogen Inc., empresa responsável por investir na infraestrutura e no desenvolvimento da famosa ROM baseada no Android, a CyanogenMod, já havia divulgado que iria abandonar o projeto no dia 31 de dezembro. A surpresa ficou por conta da antecipação da empresa em abreviar o projeto, visto que durante a última sexta-feira (23), o site da ROM emitiu um comunicado sobre seu fim em seu site oficial

Acredita-se que a Cyanogen Inc. resolveu tirar o site da ROM do ar e interromper os investimentos antecipadamente como uma forma de retaliação ao projeto LineageOS, que dará sobrevida a CyanogenMod. A equipe responsável pelo projeto divulgou no site da empresa alguns detalhes sobre a nova empreitada, o que não deve ter agradado a Cyanogen Inc.

Com relação ao LineageOS, o futuro do novo sistema segue totalmente incerto, visto que a falta de investimentos macro em infraestrutura e em outras áreas podem por fim ao promissor projeto. Além da busca por investimentos, a nova equipe terá a missão de manter o suporte dos desenvolvedores voluntários e da comunidade de usuários, que terá que fazer a migração da CyanogenMod para o LineageOS.

A CyanogenMod terá sobrevida com o projeto LineageOS, com futuro ainda incerto

Pessoalmente, considero essa notícia ruim, e acredito que a Cyanogen Inc. teve uma atitude um pouco imatura ao boicotar o novo projeto. A CyanogenMod é/era a principal alternativa dos usuários para aparelhos de marcas famosas que perdem o suporte. É claro que existem alternativas, ROMs que são muito boas, como essas que selecionamos no artigo abaixo:

Você usa ROMs customizadas? O que achou dessa notícia? 

Os comentários favoritos dos leitores

119 Comentários

Escreva um comentário:
  • KKK , CM deu um pé na bunda dos usuários o minimo de consideração era deixar as roms "on" em algum site de armazenamento na nuvem o que tá quebrando o galho ainda é a galera da RR não abandonar o navio também! Se alguém tiver a CM 13 do lg v400 e disponibilizar o down eu agradeço !

  • Digo e repito! É o apocalipse acontecendo kkkkkkk corram pras cavernas. Uma tristeza, porém vamos dar um voto de confiança ao seu sucessor. No final todo mundo atualizado. rsrsrs

  • Achei uma péssima notícia, mas ultimamente as builds estavam vindo tão bugadas que quando fui para o Nougat troquei para a AOSP Extended e não tenho do que reclamar. Bem fluída, ótimos recursos e atualizações são em média mensais, evitando o azar de atualizar para uma build bugada.

  • Veja, na verdade, só teremos mudança de nome, segundo o site já em construção do LineaOS, tem um aviso que a LineaOS será a continuação da CyanogenMod, que bom, tomara que continue e bem melhor agora. Veja o aviso traduzido pelo tradutor:
    Sim, somos nós.
    Você provavelmente leu os artigos de notícias hoje. Se não tiver, consulte o seguinte: (referência ao site da Cyanogen e o blog onde relata o fim da Cyanogen e as roms).
    Então, sim, somos nós. LineageOS será uma continuação do que era CyanogenMod. Para citar Andy Rubin, esta é a definição de aberto. Uma empresa tirando seu apoio de um projeto de código aberto não significa que ele tem que morrer.
    Volte para obter mais informações na terça-feira.
    Escrito em 24 de dezembro de 2016.

    Vamos esperar para ver.

  • Ainda bem que encontrei uma custom rom boa ela se chama "Resurrection Remix" é bem estável, fluido, já vem com a pixel laucher como padrão, a bateria dura bastante e constantemente tem atualizações.

  • CM, a alegria de quem tinha seu Samsung abandonado kkkkk, acho que até o S3 roda o nougat graças a ela...

  • Isso é um ciclo..
    E chegou ao fim...

  • Aff, agora que fui testar no meu o trem acaba.. Se bem que num deu certo, num reconheceu os chips =/..
    Tomara que o LineageOS continue e não deixe morrer esse projeto.. Nós usuários agradecemos.. hehe

  • Uma pena a CyanogenMod terminar desse jeito. Uso essa rom (e suas variantes) desde o meu Motorola Defy, Motorola Razr, Sony Xperia Z e depois no Moto X 2014. Agora, só me resta torcer pelo LineageOS.

  • Depois que o Sundar Pichai assumiu o controle de várias operações da Google as coisas foram "degringolando". O Android ficou tão chato de customizar, modificar e outras coisas que muitos abandonaram a causa. O YouTube, que antes mostrava uma grande diversidade, foi ficando cada vez mais restrito e agora mostra vídeos baseado na sua localização e preferências sem a opção de desativar esse conceito. O Plus que antes era bastante interessante passou pelo mesmo problema que o YouTube e ficou uma porcaria. Vários projetos do Google se foram e a empresa já não mostra mais o dinamismo de antes. Uma pena.

  • Chato...
    Meu celular, comprado em 2014, roda o Nougat graças à Cyanogen.

  • Acho que esse LineageOS vai ser a msm ROM só com alguns códigos modificados.

  • Morre um mito ...

  • tinha que ser a maldita dá Microsoft colocar o dedo pra estragar tudo, até o Swiftkey depois que ela comprou tá ficando uma merda

  • Outro problema é que das roms existentes, nem todas tem para muitos aparelhos que a CM sempre fez. Vai ficar difícil, mas vamos ver, de repente aparece outros desenvolvedores que façam isso. Só depois do ano novo que veremos como vai ficar. Baixei minha última atualização da CM ontem, e hoje o site estava fora do ar, somente o de downloads funcionando e nenhuma nightly do dia de hoje.

Mostrar todos os comentários
525 Compartilhado

O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. Mais informações

Entendi