Motorola Moto E — [Mod][Unofficial][v28] MultiROM para o Moto E [Estável]

• Respostas:53
  • AbertoStickySem resposta
  • Posts no fórum: 2.046

8/set/2014 8:27:00 via Web

image

Sobre MultiROM:

MultiROM é mod multi-boot "one-of-a-kind" para o Nexus 7 (E agora portado para o Moto E). O mesmo pode iniciar qualquer ROM Android, bem como outros sistemas como o "Ubuntu Touch, Plasma Active, Bohdi Linux ou WebOS port". Além de iniciar a partir da memória interna do dispositivo, MultiROM pode iniciar a partir de drive USB conectado ao dispositivo através de um cabo OTG*. A parte principal do MultiROM é um gerenciador de boot, que aparece cada vez que inicia o seu dispositivo e permite que você escolha ROM para inicializar. Você pode ver como fica na imagem abaixo à esquerda e na galeria. As ROMs são instaladas e gerenciadas através de um Recovery TWRP modificado. Você pode usar arquivos ZIP padrão para instalar ROMs Android secundárias, arquivos de imagem pré-construídas diárias para instalar o Ubuntu Touch* e MultiROM ainda tem seu próprio sistema de instalação, que pode ser usado para transportar outros sistemas baseados em Linux*.

Características:

• Multiboot qualquer número de ROMs Android
  • Restauração de backup nandroid como ROM secundária
  • Use por exemplo Ubuntu Touch (vai estar lá no futuro) ou Desktop
    junto com o Android, sem a necessidade de formatação do dispositivo

Você também pode assistir a um vídeo que mostra-lo em ação.

*Algumas funções ou ROMs citadas acima não se aplicam ao Moto E, maioria delas são apenas para o Nexus 7. Como é o caso do Ubuntu Touch.

Aviso Importante!

Sim isso é perigoso. Nenhum destes sistemas são feitos com multiROM em mente. Sendo assim, é possível que algo der errado e você tenha instalar a Stock ROM novamente. Por isso, faça sempre backups. Há, e nem eu nem o fórum AndroidPit nos responsabilizamos por qualquer dano que possa ocorrer em seu dispositivo proveniente desse método. Faça tudo por conta a risco!

Modo de Instalar:

Modo de instalação é simples, requer a apenas um pouco de atenção e cuidado, ler bem antes de realizar é fundamental para evitar erros.

• Nota: O dispositivo não pode esta criptografado. Se você não sabe o que é isso, então significa que ele não está criptografado!

O processo dar-se em três passos principais:

• Instalação de um Kernel Corrigido. Esse Kernel vai depender da ROMque você está usando. Stock ROM ou CM11.
  • Instalação do Mod MultiROM. Após instalado, o mesmo será exibido sempre que o dispositivo ligado ou reiniciado.
  • Instalação de um TWRP Modificado. Com esse novo recovery, será possível você instalar ROMs ao seu MultiROM.

Passo a Passo:

1. Primeiro faça flash do Kernel para Stock ROM ou CM11, usando o app Flashify na opção Flash > Boot Image.

2. Agora reinicie em Recovery TWRP, faça Wipe Cache e instale o Zip do MultiROM, em seguida Reboot System.

• Mod MultiROM v28

• Nota: Ao reiniciar você pode perceber um novo menu, clique nele para checar que o Touch esteja funcionando, depois clique em "Internal" duas vezes para iniciar sistema.

3. Por fim, volte ao aplicativo Flashify e faça fash do Recovery MultiROM-TWRP. Pronto, primeira etapa concluída!

Adicionando ROMs:

Reinicie em Recovery, selecione Advanced > MultiROM > Add ROM. Selecione o arquivo zip da ROM e confirme. Quanto ao espaço, uma instalação limpa do estoque 4.4, após o primeiro boot (com cache de Dalvik gerado e conectado a conta do Google) ocupa cerca de 676mb de espaço.

Atualizando ROMs:

• ROM Primária (Interna)

Selecione o arquivo ZIP da ROM, como de costume, fazer reset de fábrica, se necessário (Isso não vai apagar ROMs secundárias).
    Vá para Avançado -> MultiROM na recuperação e Inject curr. boot sector.

• ROMs Secundárias

Se você quiser mudar a ROM, excluí-lo e adicionar um novo. Para atualizar ROM, siga estes passos:
    Ir para Avançados -> MultiROM -> Lista de ROMs e selecione a ROM que você deseja atualizar.
    Selecione "flash ZIP" e o arquivo ZIP da ROM.

Fonte & Créditos:

— alterado em 8/set/2014 13:34:57

"Antes de realizar qualquer procedimento, leia, aprenda, entenda, tire as dúvidas lendo, execute, se tiver problemas leia as experiências dos outros usuários, e re-execute, persista e nunca desista!"

Novo no fórum? Leia as regras de publicações, elas vão te ajudar muito na hora de postar um novo tópico.

8/set/2014 8:27:36 via Web

Quais ROMs usar:

O MultiROM abre um novo universo, com possibilidades magicas, antes disponível apenas para alguns dispositivos com o tradicional Modo DualBoot. No entanto o MultiROM suporta não só DualBoot, como também MultiBoot, sendo possível instalar quantas ROMs quiser. O único limite é a memoria do dispositivo, como é o caso do Moto E. Mas e quais ROMs usar? Bom nesse tópico deixarei algumas sugestões, visando uma melhor experiencia de uso:

ROMs Ja Estáveis:

ROMs Status Beta:

• Em Breve ...

ROMs Otimizadas:

• Em Breve ...

Esse topico visa uma melhor experiencia de uso, como ja foi falado acima, então nem todas as ROMs do Fórum vão está listadas aqui, e sim as que for testando e vir que vai trazer uma melhor experiência para Todos.

— alterado em 19/set/2014 15:36:42

"Antes de realizar qualquer procedimento, leia, aprenda, entenda, tire as dúvidas lendo, execute, se tiver problemas leia as experiências dos outros usuários, e re-execute, persista e nunca desista!"

Novo no fórum? Leia as regras de publicações, elas vão te ajudar muito na hora de postar um novo tópico.

8/set/2014 8:27:57 via Web

Qual GAPPS Usar?

A fim de não comprometer muito a memoria interna do dispositivo, recomendo usar junto com a ROM Personalizada, que você for instalar usando o MultiROM, os seguintes pacotes de GAPPS:

MINI MODULAR PACKAGE

Este pacote é projetado para aqueles que usam aplicativos do Google limitados ou preferem instalar aplicativos por conta própria.
Neste pacote que você vai encontrar o Core Base¹, Google Bookmarks Sync, e os seguintes Play Store aplicações: Google+ | Google Calendar (substitui o estoque / Calendário AOSP) | Google Now Lançador | Google Play serviços | Google Search | Google Text-to-Speech | Gmail | Hangouts | Mapas | Street View no Google Maps | YouTube
Downlad (~ 148MB)

MICRO MODULAR PACKAGE

Este pacote é projetado para usuários de dispositivos de legado com partições do sistema de pequeno porte ou aqueles que preferem uma abordagem minimalista.
Neste pacote você encontrará o Core Base¹, Google Bookmarks Sync, e os seguintes aplicativos Play Store: Google Calendar (Substitui o Stock/ Calendário AOSP) | Google Now Launcher | Google Play Services | Google Search | Google Text- to-Speech | Gmail
Download (~ 94MB)

NANO MODULAR PACKAGE

Este pacote é projetado para os usuários que querem o menor espaço possível Google e ainda desfrutar de "Ok Google" e suporte nativo a Pesquisa do Google.
Neste pacote você encontrará o Core Base¹, Google Bookmarks Sync, Google Calendar Sync, e os seguintes aplicativos Play Store: Google Play serviços | Google Search

Download (~54MB)

Após instalar a ROM Customizada de se escolha, baixe o pacote de GAPPS que mais se enquadra nas suas nescidades diárias. Se você não usa muitos aplicativos do Google, por exemplo, redes sociais (G+ e Hangout), pode baixar o Pacote Nano Modular e posterior instalar os que necessitar diretamente da Google Play.

Fonte & Créditos:

PA-GAPPS

— alterado em 19/set/2014 16:01:44

• Posts no fórum: 432

15/set/2014 2:39:03 via App

Percebi que o kernel para Stock ROM é para o modelo XT1022. Não tem problema instalar no XT1025?

Sobre a memória, com a Stock 4.4.4 e o CM11 instalados, como fica? Não tenho um bom cartão de memória.

Motorola Moto E - XT1025
• CyanogenMod 13.0 (MM 6.0.1)
• TWRP 2.8.7

15/set/2014 3:39:02 via Web

Jonas D.

Percebi que o kernel para Stock ROM é para o modelo XT1022. Não tem problema instalar no XT1025?

Sobre a memória, com a Stock 4.4.4 e o CM11 instalados, como fica? Não tenho um bom cartão de memória.

Sobre o Kernel, acho que não tenha problemas, pois uso no meu XT1021 e não não apresenta nenhum bug, ja sobre a memoria fica cerca de 1GB com CM11 sem GAPPS e 600 MB com CM11 mais GAPPS. Pus no tutorial um GAPPS mais leve,no caso o Mini Modular o mesmo contem apenas o essencial e mais uns 3 apps. Depois vou adicionar o MicroModular.

15/set/2014 3:42:38 via App

Instalei o Kernel e ocorreu tudo bem. Porém, não consigo instalar o MultiROM.
Eu vou no TWRP, aperto em Install e seleciono o ZIP do MultiROM e aparece Failed.

Motorola Moto E - XT1025
• TWRP 2.8.7

15/set/2014 3:43:06 via Web

Na verdade não tinha adicionado ainda, vou fazer isso em breve com mais detalhes, para ajudar o pessoal. Daí vou colocar a sugestão de GAPPS que ocupem menos Memoria ROM.

15/set/2014 3:44:44 via Web

Jonas D.

Eu vou no TWRP, aperto em Install e seleciono o ZIP do MultiROM e aparece Failed.

Estranho, será que muda alguma partição no Modelo XT1025? Tu fez como explicado na sequencia?

— alterado em 15/set/2014 3:46:04

15/set/2014 3:47:34 via Web

Laíre S.

Jonas D.

Estranho, será que muda alguma partição no Modelo XT1025? Tu fez como explicado na sequencia?

Tenta Instalar logo o Recovery MultiROM TWRP, e depois tente fazer a instalação do Zip ...

15/set/2014 3:49:14 via App

Laíre S.

Jonas D.

Vixe, será que muda alguma partição no Modelo XT1025? Tu fez como explicado na sequencia?

Primeiro instalei o Kernel do Percy por aquele APP Flashify ou algo assim. Depois reiniciei no TWRP, apertei em Wipe marquei apenas Cache, logo em seguida voltei e apertei em Install, selecionei o MultiROM e deu Failed. Depois fiz Wipe Cache e Dalvik, tentei de novo e deu Failed.
Tentei instalar direto pelo TWRP e depois pelo Flashify.

Agora estamos aqui.

Motorola Moto E - XT1025
• TWRP 2.8.7

15/set/2014 3:52:41 via Web

Jonas D.

Laíre S.

Jonas D.

Vixe, será que muda alguma partição no Modelo XT1025? Tu fez como explicado na sequencia?

Primeiro instalei o Kernel do Percy por aquele APP Flashify ou algo assim. Depois reiniciei no TWRP, apertei em Wipe marquei apenas Cache, logo em seguida voltei e apertei em Install, selecionei o MultiROM e deu Failed. Depois fiz Wipe Cache e Dalvik, tentei de novo e deu Failed.
Tentei instalar direto pelo TWRP e depois pelo Flashify.

Agora estamos aqui.

Voce só tem 3 Flashs não desperdice, rs ... O app Flashfy é trial e só da 3 flashs, então use-os com cuidado ...

15/set/2014 4:23:20 via App

Laíre, quase chorei agora. Consegui instalar tudo. Porém, quando aperto em Reboot Now, abre o MultiROM, eu aperto duas vezes em Internal e o smartphone inicia no TWRP. Fiquei preso no TWRP e só consegui sair recuperando o boot. Sorte que eu tinha um backup.

Motorola Moto E - XT1025
• TWRP 2.8.7

15/set/2014 4:26:16 via Web

Jonas D.

Laíre, quase chorei agora. Consegui instalar tudo. Porém, quando aperto em Reboot Now, abre o MultiROM, eu aperto duas vezes em Internal e o smartphone inicia no TWRP. Fiquei preso no TWRP e só consegui sair recuperando o boot. Sorte que eu tinha um backup.

Deve ser algum erro minimo que tu ta cometendo, ou de fato as partições são diferentes, lembro de vivenciar esse erro ao instalar o desinstalador do MultiROM, só consegui tambem com meu Backup de Boot.

— alterado em 15/set/2014 4:27:11

15/set/2014 4:38:55 via App

Laíre S.

Jonas D.

Deve ser algum erro minimo que tu ta cometendo, ou de fato as partições são diferentes, lembro de vivenciar esse erro ao instalar o desinstalador do MultiROM, só consegui tambem com meu Backup de Boot.

Eu imagem o seguindo. Eu não entrei no TWRP pra instalar o MultiROM manualmente.
Eu usei a opção do Flashify, Reboot Now, que o smartphone já reinicia no TWRP.
Então acho que toda vez que eu tentava iniciar o smartphone apertando em Internal, ele pensava que eu queria ir para o TWRP.
Ou foi por que eu instalei o Recovery do MultiROM, apertei Reboot Now e em seguida já mandei o zip do MultiROM em cima no TWRP.

— alterado em 15/set/2014 4:39:18

Motorola Moto E - XT1025
• TWRP 2.8.7

15/set/2014 6:43:58 via App

Eu acredito que algum problema com o build.prop
Vi no tópico do XDA algumas pessoas com problema onde o Percy manda adicionar o seguinte no build.prop

"ro.product.device=condor"

No meu, estava "condor_alguma coisa".
Vou refazer a instalação.

Motorola Moto E - XT1025
• TWRP 2.8.7

15/set/2014 15:12:06 via Web

Consegui algo? Qualquer coisa me fala, seria legal ver que tá funcionando em todas as versões, e caso tu consiga com algum detalhe a mais, só me falar que eu coloco aqui.

15/set/2014 16:49:31 via App

Laíre S.

Consegui algo? Qualquer coisa me fala, seria legal ver que tá funcionando em todas as versões, e caso tu consiga com algum detalhe a mais, só me falar que eu coloco aqui.

Sem sucesso.
Falei com o Percy, ele me disse pra remover as linhas Assert do updater script, que fica dentro do ZIP.
Não sei fazer isso.

Motorola Moto E - XT1025
• TWRP 2.8.7

15/set/2014 16:57:42 via Web

Jonas D.

Laíre S.

Sem sucesso.
Falei com o Percy, ele me disse pra remover as linhas Assert do updater script, que fica dentro do ZIP.
Não sei fazer isso.

E simples ... Só pergunte a ele quais Linhas tu deve tirá ...

15/set/2014 17:26:19 via App

either remove assert checking from the zip updater script
Next time do some search before asking these things , these are pretty small thing's you should know before flashing.

Ele disse isso.

Motorola Moto E - XT1025
• TWRP 2.8.7

15/set/2014 17:54:04 via Web

Jonas D.

either remove assert checking from the zip updater script
Next time do some search before asking these things , these are pretty small thing's you should know before flashing.

Ele disse isso.

se for só remover as linhas é facil, só não sei se vai trabalhar apos isso, vou ver se consigo remover sem extrair e tentar no meu, se acorrer tudo be, te mando o arquivo ou a forma de fazer.

— alterado em 15/set/2014 17:55:03