[Ajuda]Cobrança de acesso à internet móvel mesmo sem solicitação do Usuário.

• Respostas:44
  • AbertoNão stickySem resposta
  • Posts no fórum: 2

20/set/2015 4:48:17 via Web

Prezados.... Eu estava com o mesmo problema com o TIM Pre WEB100.... Dados moveis desligados e cobrança indevida..... Depois de tentar inumeras vezes com a TIM, nao tive sucesso.... Logo acionei a ANATEL e a TIM me ligou e explicou o seguinte.... Nao adianta deixar o DADOS MOVEIS desligado se seu aparelho tá configurado para 4G - mesmo assim você será cobrado......

A solucao dela foi simples (apesar d'eu nao gostar muito): ponha seu celular para 3G - e assim o deixe.... CASO voce esteja usando a Internet e precise de mais velocidade, mude pro 4G e ao terminar, volte para 3G e desligue o DADOS MOVEIS....... Com isso nao havera cobranca indevida..... A mesma disse que isso é a nivel nacional.....

— alterado em 20/set/2015 4:50:11

• Posts no fórum: 1

20/set/2015 15:03:26 via Web

Oto

Prezados.... Eu estava com o mesmo problema com o TIM Pre WEB100.... Dados moveis desligados e cobrança indevida..... Depois de tentar inumeras vezes com a TIM, nao tive sucesso.... Logo acionei a ANATEL e a TIM me ligou e explicou o seguinte.... Nao adianta deixar o DADOS MOVEIS desligado se seu aparelho tá configurado para 4G - mesmo assim você será cobrado......

A solucao dela foi simples (apesar d'eu nao gostar muito): ponha seu celular para 3G - e assim o deixe.... CASO voce esteja usando a Internet e precise de mais velocidade, mude pro 4G e ao terminar, volte para 3G e desligue o DADOS MOVEIS....... Com isso nao havera cobranca indevida..... A mesma disse que isso é a nivel nacional.....

E O PIOR e´que meu aparelho reconfigura tudo, ele volta pro 4G, ele usa outra APN, ou seja, continua cobrando! Isso é absurdo, cobrar sem a gente navegar, no extrato vem ZERO BYTES, ZERO BYTES. eles estão errados em cobrar, MAS a legislação permite!!!! Isso é ROUBO!!!!!!

20/set/2015 18:38:38 via Web

[[cite Fabio]]
E O PIOR e´que meu aparelho reconfigura tudo, ele volta pro 4G, ele usa outra APN, ou seja, continua cobrando! Isso é absurdo, cobrar sem a gente navegar, no extrato vem ZERO BYTES, ZERO BYTES. eles estão errados em cobrar, MAS a legislação permite!!!! Isso é ROUBO!!!!!!

Vi ontem no site centralandroid (como-ativar-e-desativar-o-4g-automaticamente-no-android)
sobre o software Xorware 2G/3G/4G Interface PRO que parece que gerencia melhor a configuracao das redes 2/3/4G.... Nao testei, apenas vi rapidamente o site.... (ainda nao posso postar links)

22/set/2015 16:50:07 via Web

Pessoal,

a cobrança de internet, mesmo com o plano de dados desabilitado, ocorre por um motivo:
Rede 4G LTE = Long-Term Evolution, que na realidade é uma evolução das redes anteriores (HSPA e W-CDMA). A cobrança ocorre porque a rede 4G LTE é na realidade uma rede IP, e trabalha na modalidade VoIP (Voice Over IP).

Quando o celular vai fazer o registro na rede 4G, há o tráfego de dados, e por isso há a tarifação. Sugiro que vocês liguem para as respectivas operadoras cobrando o estorno dos valores e créditos consumidos indevidamente, já que em nenhum local esta informação está presente.
Como tem operadoras que cobram R$ 1,00 ao dia (acho que a TIM), a tarifação pode consumir até R$ 30,00 ao mês. Cobrem das operadoras. Elas não deveriam computar estes "registros de conexão".

Por este motivo a cobrança não acontece mais quando se altera a configuração da rede celular para utilizar apenas a 2G/3G.

15/nov/2015 12:19:56 via Web

Rogerio Nihi

Pessoal,

a cobrança de internet, mesmo com o plano de dados desabilitado, ocorre por um motivo:
Rede 4G LTE = Long-Term Evolution, que na realidade é uma evolução das redes anteriores (HSPA e W-CDMA). A cobrança ocorre porque a rede 4G LTE é na realidade uma rede IP, e trabalha na modalidade VoIP (Voice Over IP).

Quando o celular vai fazer o registro na rede 4G, há o tráfego de dados, e por isso há a tarifação. Sugiro que vocês liguem para as respectivas operadoras cobrando o estorno dos valores e créditos consumidos indevidamente, já que em nenhum local esta informação está presente.
Como tem operadoras que cobram R$ 1,00 ao dia (acho que a TIM), a tarifação pode consumir até R$ 30,00 ao mês. Cobrem das operadoras. Elas não deveriam computar estes "registros de conexão".

Por este motivo a cobrança não acontece mais quando se altera a configuração da rede celular para utilizar apenas a 2G/3G.

Exatamente Rogerio Nihi

A minha operadora de celular é a Tim e desde sempre no plano Pré Pago, a operadora me ofereceu o plano Controle WhatsApp por um determinado tempo, quando cancelei este plano, a operadora começou a cobrar todos as madrugadas (por 29 dias) R$0,75 do meu credito por acesso a internet mesmo meus dados móveis estando desativado. Quando percebi que os créditos estavam sumindo, puxei o detalhamento do meu consumo no site da operadora e lá constava acesso a internet com ZERO BYTES. Procurei a loja da Tim e a resposta do atendente é que mesmo com os dados moveis DESATIVADO a operadora cobra. Então a operadora oferece a cobertura 4G e se os clientes dela usar ou não é cobrado??? Um absurdo!!! Eu pedi o ressarcimento dos meus créditos e a operadora disse que vai analisar e dar uma resposta daqui a 5 dias.

10/dez/2015 12:26:14 via Web

Comigo foi a mesma coisa. Começou 1 mês depois de colocar o chip 4G, diariamente conexões fantasma de madrugada. Liguei, reclamei, devolveram os créditos mas jogaram a culpa no meu aparelho. Tentei o seguinte:

desabilitei localização: não resolveu.
zerei o celular, troquei versão do Android: não resolveu.
bloqueei todas conexões com um firewall: não resolveu.
apaguei a APN: funcionou por uns 40 dias, depois voltou a cobrança.
colocar o aparelho em modo 3G: já tá funcionando a 1 semana.

A operadora é a TIM. Numa das reclamações, em vez de investigar eles tiraram meu plano de dados e bloquearam de tal forma que tive que acionar o suporte de segundo nível. Era tão obscuro que não constava nada de errado no sistema usado nas lojas, até me deixaram ver as telas.

Ainda vou insistir por uma explicação oficial deste abuso e levar pra Anatel.

Atualização em 26/01/16.

Depois de mais de 15 protocolos na TIM sem explicação e devolução dos créditos abri uma reclamação na Anatel. Hoje a TIM ligou, dizendo que "o 4G é um plano de dados, não deve ser usado para ligações e mensagens. Portanto, se o celular e chip forem 4G será feita a cobrança. A única solução é usar celular em modo 3G."
Está claro que eles não entendem do que estão falando. Quando perguntei porque ninguém me disse isso antes a resposta foi "mas deveriam ter informado, isso já foi passado desde 2014 para o SAC."

Meus créditos foram devolvidos, o que indica que eles admitem não passarem a informação ao cliente.

A solução então, por mais porca que seja, é usar celular em modo 3G.

— alterado em 26/jan/2016 15:00:16

11/dez/2015 14:39:45 via Web

Massa Rogerio, gostei da sua explicação técnica!

Alterei para 2G/3G e irei acompanhar se haverá tarifação ou não.

De todo modo entrarei no PROCON para reclamar sobre essa tarifação abusiva, indevida e injusta!

15/fev/2016 19:54:20 via Web

Mesmo problema aqui faz 1 mês. Do nada começou a cobrar esse acesso fantasma. A Tim empurra pra Apple e Apple devolve pra Tim. Enquanto isso fico pagando sem usar. Nem no *144 e nem na loja física da Tim conseguem uma solução, o sistema só fica indisponível. Apelei, simulei uma compra na loja com um plano gigante. mas antes de fechar, pedi pra solucionarem meu problema. Sistema pra vender tem. Pra resolver não? Não finalizei a compra.
Vou tentar a proposta de usar somente o 3G. Mas ainda sim, quero uma resposta oficial da Tim e os meus poucos centavos de volta. Se não usei, não vou pagar.
Obrigado pela explicação e experiência de todos.

25/jun/2016 21:39:38 via Web

Eu percebi que este "problema" ocorre em aparelhos 4G (LTE).
Deixar o seu celular no modo de escaneamento automático de todas as redes, vai por preferência deixa-lo em 4G só mudando se não houver essa rede disponível.
Pois bem, mesmo não tendo nenhum benefício na rede LTE pra ligações de voz, por alguma razão ativações de acesso a dados serão realizadas sem o conhecimento do usuário, em horários noturnos ou de madrugada, com consumo mínimo.
Pra quem tem planos controle ou pós pago já pagam por uma franquia de dados de todo jeito, nem precisam se preocupar.
Já os usuários pré pagos, que só querem usar quando precisarem, recomendo deixar seu celular em rede 3G (HSDPA) ou 3.5G por exemplo, que não há necessidade de apagar o APN.
É chato, mas foi a única maneira que encontrei, fico muito contrariado por nenhuma operadora ter alguma explicação técnica pra esse tal probleminha não assumido e muitas vezes nos cobrar por algo que não usamos.
Fiquem atentos.

27/jun/2016 18:47:20 via Web

É isso mesmo Roger, na mosca. A falta de comprometimento com os usuários (e isso serve pra todas as operadoras) é exatamente este, o usuário ter de descobrir por si mesmo a solução.

Caso contrário você vai pagar e eles vão receber por algo que não foi contratado. De tostão em tostão com milhares de usuários, isso é no mínimo um ato de má fé, pois estamos em junho de 2016 e o vicio persiste. A solução oferecida pelos atendentes é essa mesmo, bloquear o acesso a dados, como se nunca fossemos usar.

Nessa hora a defesa do consumidor não ajuda muito pois se trata de conceitos técnicos e que exigem um alto nível de argumentação e claro, provas documentadas o que convenhamos não serão usuários na maioria leigos e comuns que vão conseguir elaborar.

Mas a descoberta da falha e a falta de informação aos usuários (já que teoricamente a rede LTE funciona assim) é um bom começo pra acionar essas operadoras desleixadas.

Um ultimo aviso, por "sorte" o consumo é mínimo e por isso mesmo os clientes pós pagos ou controle ou ainda quem tem franquia de dados mensal serão descontados de todo jeito usando ou não, e por isso devem deixar seus aparelhos do jeito que está.

Essa recomendação serve pra quem tem celulares 4G configurados no modo padrão pra usar todas as redes incluindo o 4G (LTE).

Falei!

26/jul/2016 15:52:45 via Web

bom dia, o meu também é tim pre web 100 e também estão me descontando, meu celular é 4 g como faço pra desativar?

28/jul/2016 1:42:43 via Web

Boa noite,

Já configurei meu cel para 3G; se isso resolver, posso ativar os dados em 2o plano?

Problema mais irritante...

A TIM afirma que o problema é do meu aparelho... Mas das duas vezes que reclamei, me ressarciram.

Obrigada!

— alterado em 28/jul/2016 1:43:28

30/set/2016 14:23:52 via Web

Estou com o mesmo problema, cobrando creditos sem dados ativados. Já desmarquei de 4G para 2G que é o GSM e criei um ponto de acesso Nulo e marquei. nao cobrou durante 2 dias, e voltou a cobrar hj meia noite.
não sei mais o q fazer.