O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. OK
5 min para ler 29 Compartilhado 9 Comentários

Samsung Galaxy Gear: vídeo e teste do smartwatch

Com o Galaxy Gear a Samsung finalmente apresentou o smartwatch que o mundo tecnológico vem esperando há meses. Eu pude testá-lo e infelizmente devo dizer: se levarmos em conta o tamanho das expectativas, o dispositivo é uma grande decepção. O aguardado relógio deve ser o próximo fracasso entre os smartwatches.

gal
© AndroidPIT

Hands On Samsung Galaxy Gear

Link para o vídeo no YouTube.

Nada discreto

Já sabia o que me esperava quando vi a coisa pela primeira vez. A Samsung trouxe  uma executiva de Relações Públicas e o designer do relógio especialmente da Coréia até Berlim para apresentar a cria de maneira adequada. Ele estava na frente do projetor, ria e balançava o pulso direito, em que o Gear devia estar. Digo devia estar porque havia uma grande protuberância sob o pano do paletó impossível de não ser notada. Foi um tanto trágico ver a pessoa responsável pelo desenvolvimento do aparelho mostrar involuntariamente como ele será um fracasso: para pessoas normais ele é simplesmente grande demais e muito robusto.

gal5
Bem grandão: o Galaxy Gear com câmera na pulseira. / © AndroidPIT

O design também é um fiasco, porque realça ainda mais o tamanho do dispositivo. Uma moldura de metal massiva, fixada na caixa por parafusos bem visíveis, envolve a enorme tela do relógio (1,63 polegadas, AMOLED, 320 x 320 pixels). A grossa pulseira é de plástico tem fecho de metal e vem em 6 combinações de cores (de preto até laranja).

O relógio-acompanhante

A Samsung faz publicidade do Gear como “o companheiro perfeito para o Galaxy Note 3”, e ele deve ser considerado assim mesmo. Sem um smartphone como central de controle, o relógio é completamente inútil. A transferência de dados é feita por Bluetooth, e a inicialização se dá por NFC, que funciona de forma simples e sem problemas. Depois disso, com o aplicativo “Gear Manager” você tem acesso ao design do relógio, ou a apps especialmente desenvolvidos, como a Runtastic. Com o sensor de movimento o relógio pode contar os passos numa corrida, para citar apenas um dos usos. Com o lançamento, já existem cerca de 70 aplicativos para o Gear, segundo a Samsung.

asp3
Sem o Gear Manager o Gear é inútil. / © AndroidPIT

Na pulseira a Samsung integrou uma câmera de 1,9 megapixels, que está sempre pronta para fotos e não precisa ser controlada pelo smartphone. A fotos tiradas à maneira do James Bond são sincronizadas automaticamente com o smartphone logo após o app da câmera ser finalizado. Uma olhada nas fotos (que vão para uma galeria própria no smartphhone) comprovam o que já estava claro: a qualidade é ruim, as fotos são praticamente inúteis.

O relógio atrasado

A interação com o smartphone é o elemento decisivo. O Galaxy Gear oferece acesso ao controle de voz S Voice dos celulares da Samsung. Além disso, somos informados na tela do relógio quando um email chegou ou um compromisso está marcado. Também é possível fazer ligações com o relógio, através da combinação alto-falante e microfone - mas eu não testei essa função.

atalho
Através do Gear Manager você pode configurar o relógio. / © AndroidPIT

Por outro lado, experimentei muitas outras funções, e notei que o sistema reage com atraso aos comandos. A inicialização do aplicativo de fotos demorou dois segundos, e a mudança das telas de menu também não é a mais rápida. Aliás, o relógio é controlado ao deslizar o dedo na horizontal sobre a touchscreen, e um deslize para cima leva sempre de volta ao nível anterior do menu. Quando você se perde, basta clicar o único botão físico, no canto superior direito.

A lentidão do sistema para mim é inexplicável. A resolução da tela é baixa, o processador me pareceu rodar com 800 MHz e 512MB de RAM não dão conta do recado.

atalho
Nesta caixa é preciso colocar o Gear à noite para recarregar. / © AndroidPIT

Sucesso por tentativa e erro

O fato de a bateria durar apenas um dia, e de você ter de recarregar o dispositivo num dock especial (que na verdade parece um adaptador para os Pogo-Pins), é apenas a última pá de terra nesse lançamento-enterro do Galaxy Gear. Será que a Samsung acredita num sucesso? Tenho as minhas dúvidas. Mas nesse segmento os coreanos agem há anos com a mesma negligência que também caracteriza o Google: tentativa e erro são elevados a uma forma de arte. Produtos são jogados no mercado, e depois sê vê o que acontece. Essa estratégia muitas vezes dá certo, como foi o caso do Galaxy Note, que introduziou a era dos phablets.

Disponibilidade

O Galaxy Note 3 estará disponível a partir de setembro em 149 países, inclusive no Brasil.

Especificações Técnicas

GALAXY GEAR  
Processador 800 MHz
RAM 512 MB
Tela 1,63 polegada Super AMOLED (320 x 320)
Câmera 1,9 MP
Vídeo Codec: H.264, MP4, HD (720p)
Conectividade Bluetooth 4.0, BLE
Sensores Sensor de acelereção, Gyroskop
Menória 4 GB interna
Bateria 315 mAh
Dimensões 36,8 x 56,6 x 11,1 mm
Peso 73,8 g
Disponibilidade setembro 2013

Conclusão: o mundo tec esperou em vão

O Galaxy Gear será o próximo fiasco entre os smartwatchs, e eu me pergunto, quantos mais serão necessários até que o mundo finalmente compreenda que esse conceito no momento está fadado ao fracasso. Ninguém precisa de um relógio como uma extensão da tela do celular. Talvez em cinco anos, quando as telas flexíveis chegarem ao mercado por um preço acessível, possamos falar de novo em smartwatches. Mas agora? Agora espero apenas que a Apple lance o seu relógio e se junte aos outros: Sonny Smartwatch, Galaxy Gear: o cemitério dos relógios inteligentes fica cada vez mais cheio.

9 Comentários

Escreva um comentário:
  • a apple não vai fazer um i watch agora porque existe uma patente da Google e da Samsung. e se lançassem seria pior que da google e da samsung . Eles não podem fazer isso. Acho o gear um pouco inútil e caro demais para tão poucas especialidades. Acho que as empresas antes de lançarem as coisas deviam testar bem se colocar na posição dos clientes para não terem fracasso. Tentar ver se os seus produtos são úteis e trazem algo de novo as pessoas. Espero que Google e a Samsung lancem nos próximos anos relógios melhores. E os óculos da google e os da samsung que estão por vir espero que não sejam uma porcaria tmb. Não nos decepcionem

  • gostei da ideia

  • É. Por esse preço eu também não compraria. Concordo que é muito caro pelo que ele oferece. Mas eu achei ele bem legal e seria diferente usar um. +Camila, gosto dos seus comentários e de suas matérias. Parabéns.

  • +Camila, pode até ser... vamos esperar ele chegar nas lojas da Samsung e vamos testar... mas a primeira vista, eu não compraria .-.

    Agora, sobre o preço, realmente... eh algo a desejar. 299 euros?! esse relógio vai vir pra cá a pelo menos uns 1400 reais preço final! eu acho um absurdo pelo o que ele faz U_U.

    Sobre o "Hills of Glory 3D" Será que rodaria mesmo naquela tela tão pequena?! sem contar que eu acho que o processador não aguentaria o jogo... anyway, esperar pra ver :)

  • Ok, eis o que eu esperava do Gear: Um computador inteligente com um sistema operacional rápido, uma bela interface de usuário e o mais importante de tudo é que o tempo de vida útil da bateria fosse de uma semana e que fosse fácil de recarregá-lo. Creio que não é pedir demais :-)

  • Camila Rinaldi
    • Admin
    • Equipe
    5/set/2013 Link para o comentário

    E aí, +julio, o que posso dizer sobre o Gear. É um dispositivo interessante do ponto de vista tecnológico, vem com um display Super AMOLED, 4 GB de memória interna, conectividade bluetooth 4.0 e quando usada junto com o smartphone oferece ao usuário a chance de te as mãos livres e interagir de uma forma mais inteligente com a tecnologia. Agora, é um acessório, ainda não é inovador o suficiente para ser algo que você realmente precisa ter, algo realmente funcional!

    +Pedro, a câmera é uma das características que diferencia este smartwatch dos demais, achei válida a introdução neste dispositivo!

    A questão maior para mim é: vale o quanto custa? Na Europa, apenas o relógio custará 299 euros, cerca de 933 reais. Na minha opinião, ainda não vale o que custa. Ontem, falei com o desenvolvedor do game "Hills of Glory 3D", ele estava lá a convite da Samsung para conhecer o Gear. A intenção dele é oferecer o game como nativo do sistema do Gear, assim, os usuários poderão usar o relógio para jogar. Aí, creio que a coisa toda começa a ficar interessante.

  • Olá pessoal, realmente não deu pra esconder a frustração de vocês. As palavras "trágico", "enterro", "fiasco", "fracasso", nos mostraram bem isso. Quando a expectativa é grande a decepção também pode ser. Eu não esperava tanto assim do Gear.Concordo que nem precisaria de câmera, pois já temos melhores nos smartphones. Não achei ele tão grande assim, o meu GShock da Casio é quase do mesmo tamanho e eu gosto. Não esperava também um snapdragon 800 nele, acho que ninguém pensa em jogar Real Racing 3 nele. Concordo também que ninguém precisaria ter um relógio desse, mas não é só de necessidade que vivemos, ninguém precisa ter um S4 , mas é super vendido porque é legal. Enfim, se é pra ter um relógio, porque não um Gear? Além de ver as horas, também poder ver as notificações e até atender chamadas é legal. Daqui a alguns anos teremos coisas bem mais legais com certeza, mas pra hoje já tá bem bacana. O que vocês esperavam de verdade hein? Dá um crédito para ele aí vai. Kkkkk. Muito obrigado pela matéria, vocês são os primeiros que divulgaram um hands on. Valeu.

  • A câmera na pulseira... simplesmente RIDÍCULA! se não tivesse a câmera, eu até pensaria em comprar... mas essa câmera ali .-. pelo amor de deus!

29 Compartilhado

O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. Mais informações

Entendi