O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. OK
6 min para ler 22 Compartilhado 20 Comentários

Galaxy S5: Um olhar mais demorado sobre as funções de software do aparelho

Em uma apresentação um tanto quanto desanimada, o Galaxy S5 foi anunciado ontem, durante o MWC 2014. Ainda mais surpreendente, é ver que o smartphone não foi nem exposto do estande da Samsung, na feira. Porém, um olhar um pouco mais demorado sobre o aparelho pode identificar funções bastante interessantes. Confira abaixo os destaques do software rodando no Galaxy S5.

galaxy s5 watermark 23
© AndroidPIT

Em primeiro lugar, é preciso dizer que tudo aquilo que chamamos de funções inteligentes do Galaxy S4, tais como as relacionadas a movimentos e gestos, estão presentes no Galaxy S5, mas passam batidas quando nos concentramos nas novidades que a Samsung introduziu à série S. Assim, basta saber que recursos como navegação suspensa, chamada direta, smart pause e smart stay continuam fazendo parte do OS do aparelho e consumindo energia como de costume. Além disso, o S-Voice passou por uma pequena revisão para correção de conteúdo e melhor reconhecimento de voz. Agora, vamos falar de novidades!

Leitor de digital

O leitor de digital é super simples de usar e pode ser facilmente acessado nas configurações do dispositivo. Os usuários podem inserir até três diferentes digitais. Porém, claro que a primeira pessoa que inserir os dados de bloqueio de tela, será aquela que controlará a inserção de novos usuários. No meu teste, não tive nenhum problema em inserir meus dados e desbloquear a tela usando o meu dedo indicador. E, apesar da maioria das pessoas citar a função como similar a do iPhone 5S, ela está bem mais próxima a do leitor de digital do HTC One Max.

S5 sensor
O leitor de digital é fácil de usar e não interfere no manejo do dispositivo! / © AndroidPIT

Para ativar o serviço, basta acessar Configurações > scanner digital > gerenciador do leitor de digital e deslizar o dedo sobre o botão da home algumas vezes. Bom, a inclusão deste recurso parece ser mais uma tentativa da Samsung para oferecer mais segurança aos dados dos usuários, nos resta torcer para que não seja tão frustrante quanto o Knox.

S-Health e Monitor de batimentos cardíacos

Bom, confesso que não faço parte do público "geração saúde" que a Samsung deseja atingir com o tipo de função para fitness. Aliás, levando em consideração o tamanho da publicidade feita pela própria empresa em cima do S-Health, parece que este público é bem reduzido. Mas é fato que muitas fabricantes estão investindo bastante em serviços para a prática de esportes e a Samsung é uma delas.

galaxy s5 watermark 9
Posicionando o dedo sobre o sensor ao lado do flash, o aparelho monitora os batimentos cardíacos do usuário e armazena informações sobre a saúde do mesmo! / © AndroidPIT

Agora, o S-Health vem com um "plus": um sensor para medir os batimentos cardíacos dos usuários ao lado do flash de LED da câmera, basta lançar o app, posicionar o dedo sobre o sensor e aguardar pela informação na tela do Galaxy S5.

Acelerador de Downloads

Ok, aqui pode estar um dos mais interessantes recursos do Galaxy S5: o Acelerador de downloads. Usando esta função, os usuários podem combinar os tipos de conexões 4G e Wi-Fi e, assim, aumentar a velocidade de downloads. Bom, segundo um dos gerentes de produtos presentes no media lounge da Samsung (o único lugar que se pode ter uma experiência com o aparelho no MWC), este é um recurso feito para um universo ideal, visto que é dificil encontrarmos uma boa conexão 4G nos tempos atuais. Enfim, talvez este seja um recurso interessante para se enviar as enormes imagens de 16MP do Galaxy S5.

Modo Privado

Se você sempre fica com um pé atrás em emprestar seu smartphone para outra pessoa poder usar, não terá o mesmo problema com o Galaxy S5, visto que o aparelho vem agora com o Modo Privado. Neste modo, suas informações pessoais não estarão acessíveis, o que pode ser útil na hora de passar o celular para um amigo ou familiar.

Ativando o recurso, você seleciona o tipo de aplicativo que os outros podem ver enquanto estiverem usando o seu aparelho. O modo privado está disponível para aplicativos como Galeria, Vídeo, Músicas, Gravador de voz e Meus Arquivos.

Ultra Power Saving Mode

O Modo de economia de bateria é realmente curioso. Ao ativar a função Ultra Power Saving Mode, serão desativados todos os recursos "desnecessários" e você terá o sistema todo em preto e branco para economizar bateria. Esta é aquele tipo de função "salvadora da pátria", para momentos em que você realmente precisa economizar energia para receber uma mensagem ou ligação.

AndroidPIT S5 Power Saving Mode
A bateria do Galaxy S5 pode não ser das de maior capacidade em 2014, mas possui alguns remendos bem interessantes! / © AndroidPIT

Câmera

No hands-on do Galaxy S5, elegemos a câmera do gadget como um dos grandes destaques e não foi por menos. Por exemplo, o autofoco é extremamente rápido e preciso, demora apenas 0,3 segundos, existe um punhado de modos funcionais no software da câmera do dispositivo e a prévia do modo HDR em tempo real é a cereja do bolo. Porém, existem três recursos que chamaram mais a minha atenção, os quais você confere abaixo:

Seleção de Foco

Se você quiser capturar uma imagem com muitos detalhes, por exemplo, pode ativar o recurso "Seleção de foco" apartir da tela inicial do software da câmera e optar pelo foco nos detalhes da parte da frente da imagem, no fundo ou nas bordas. Isso ajuda a melhorar a qualidade das imagens e evita que você tenha que fazer contorcionismos para desfocar detalhes de fundo indesejados.

Samsung camera foco
Você escolhe o foco da imagem a partir de três opções: na frente, nas bordas ou no fundo da imagem! / © AndroidPIT

Foto de Passeio

Quem já utilizou alguma vez o serviço Google Street View, Art Project ou Google Cultural Institute, já deve ter se perguntado como este tipo de serviço funciona. Bom, muito conhecem o Photo Sphere, e tem uma ideia de como este tipo de Foto de Passeio é capturado, certo? O modo Foto de Passeio oferece ao usuário a possibilidade de construir uma cena, da esquerda para a direita e em profundidade.

A extensão do arquivo é .mp4, logo, é estranho chamar a peça de foto, mas é este mesmo o nome do recurso. Acesse nossa página no Google+ e confira um exemplo de aplicação deste modo.

Captura de vídeos em 4K

A Sony deu a largada no anúncio do modo de vídeo 4K, ontem, na parte da manhã, quando anunciou o Xperia Z2 e, à noite, foi a vez da Samsung. Assim, os usuário do Galaxy S5 também serão capazes de gravar imagens com resoluçao 4K, ou seja, de 3.840 x 2.160 pixels. Lembrando que o Note 3 também usa a mesma função.

Rádio FM

Todos sabem a Samsung já retirou o serviço de FM dos seus dispositivos há algum tempo, certo? Porém, parece entender que os usuários possuem interesse em contar com a possibilidade de acessar este tipo de conteúdo multimídia. Como aplicativo embarcado do sistema do Galaxy S5, a Samsung traz o iHeartRADIO, responsável por conectar os usuários a radios do mundo inteiro via plano de dados ou wifi. O app também usa a sua localização para definir conteúdo.

galaxy s5 iheartradio
O aplicativo de Rádio FM pode ser acessado usando o plano de dados ou o wifi! / © AndroidPIT

Porém, fiquem muito atentos, o hardware não oferece uma antena com frequência de rádio, por isso, você não poderá usar o recurso offline.

Também é preciso dizer que o menu de configurações do Galaxy S5 oferece uma UI mais funcional, assim, encontrar os recursos de software não será nada difícil. O que posso dizer um olhar mais demorado sobre as funções do software do Galaxy S5, encontramos funções que realmente podem auxiliar no cotidiano.

E aí, o que você achou destes recursos de software, valem ou não a pena?

22 Compartilhado

20 Comentários

Escreva um comentário:
  • O Download Booster é de longe a melhor feature :)

  • Poucas inovações para trazer algum cliente, muitas funções não tão funcionais. Samsung lançamento do s3 foi em maio e agora já lança um aparelho desesperadamente em fevereiro, podendo ter esperado os processadores snapdragon 64 bits, câmera precisa de mais testes para saber o que houve de inovação, sensor de batimentos cardíacos, desnecessário tem alguns aplicativos que já fazem isso tem tempo, sem rádio fm e trás uma gambiarra desnecessário, leitor de digital uma nova tecnologia que precisa testar para ver se é funcional, pois pelo vídeo hands on da Camila Rinaldi demonstra que não é tão funcional, modo privado parece o modo convidado já existente no Android, principalmente em tablets.
    Portanto, para mim nada de tão novo para querer mudar de preferência, nexus 5, LG g2, z2 (agora)...

  • Camila, esse modo paisagem me lembrou algo que sempre quis saber. A foto com som dos galaxy é em formato de vídeo também?

  • Camila Rinaldi, você ta sabendo algo sobre lançamentos da Motorola?? fiquei sabem hoje que um funcionário disse que vão lançar o mas rápido possível depois do lançamento da Samsung, o novo Moto X ( que chamará Moto X2)...

  • funções bastantes atraente... mas não atendeu as expectativas de muitos, me incluo neste montante, mas acredito que fará sucesso como todos da linha S desde que lançou... Mas vamos aguardar os próximos lançamentos antes de decidirmos por qual optar. ;)

  • Entao 8gb de memoria no s5 isto e uma vergonha pra samsung.

  • So camera q presta pq o resto e igual o s4 no mdo geral melhora samsung significamente tenha uma visao global empresa coreana moto x deu pau .

  • tomara que seja recorde de vendas, já que sou fã da samsung mais o Z2 da sony vai vrigar de frente com ele.

  • é uma junção de varias coisas de outros aparelhos, nessa olhada mais detalhada vários recursos como o leitor de digitais, modo privado, e a foto de passeio estão presentes no 5S, LG G2 e nexus 5, esse programa de verificação dos batimentos cardíacos tem aos montes na play store pensei que fosse algo mais prático e inovador.

    na minha opinião vale mais um z2 ou LG g2.

  • Espetava um processador de 64bits uma memoria de 4Gb um design mais atraente etc. Fiquei na decepção!!

  • kkkk...A galera é muito fácil de ser influenciada mesmo, tem gente que ontem criticou e hoje ja tá elogiando, se decidam aê pow...rsrs...eu continuo com a mesma opinião, vai vender como água aposto com quem quiser, samsung é samsung e pronto!!!

  • tipo assim esperava uns 3 de RAM, vim com 32gb, e pra mim a linha galax s tem um diferencial no quesito designer q ao meu ver o s4 é mais bonito.

  • Quem me dera ganhar um....
    pra usar um deses só na casa de um amigo rico ou quem sabe em 2020 eu consiga comprar um....

  • Acho que a câmera é mesmo o grande destaque. Parece que nisso a Samsung é a melhor.

  • Quero mesmo o Relógio Galaxy Gear Fit..

  • Só precisa melhorar a carcaça para ficar completo.

  • Vamos ver logo esse preço que é o que importa.

  • e ate q o s5 tem algumas funções bem interessantes...

O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. Mais informações

Entendi