O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. OK
1.090 Compartilhado 498 Comentários

Galaxy S6 vs. Moto Maxx: 2 smartphones, 2 grandes experiências!

O que você acha que um smartphone precisa para ser o melhor? Processador? Software livre de bloatwares? Câmera? Bateria? Preço acessível? O Moto Maxx foi lançado no final de 2014 pela Motorola e o Galaxy S6 em 2015 pela Samsung. O primeiro chegou como a promessa da melhor autonomia de bateria, enquanto o segundo trouxe um dos processadores com o melhor desempenho do mercado. Nesta comparação, qual deles pode ser considerado o melhor smartphone quando levamos em consideração o projeto global e o custo dos celulares?

Galaxy S6 vs. Moto Maxx - Design e qualidade de construção

Com o Galaxy S6, a Samsung deu início a um novo projeto de design sem mudar por completo as características da linha Galaxy S. Assim, apesar da semelhança com o seu antecessor, o Galaxy S6 foi construído em metal e vidro. Enquanto a carcaça é de alumínio, a parte traseira e a tela usam a tecnologia Gorilla Glass 4, da Corning, que entrega 50% mais resistência que a versão anterior. Contudo, pelo fato de que o vidro não é inquebrável, se você deixar o aparelho cair, os danos podem ser permanentes.

motomaxx vs galaxy s6 front screen
Moto Maxx (esquerda); Galaxy S6 (direita). / © ANDROIDPIT

O dispositivo é leve, compacto e possui uma boa pegada. A tela possui 5,1 polegadas e, devido ao fato do aproveitamento da parte frontal do celular para o display, usar o dispositivo com uma mão não é problema visto que os botões estão localizados em locais estratégicos nas laterais direita e esquerda. As únicas escolhas de design que realmente incomodam são a espessura da lente da câmera que faz com que o aparelho não tenha estabilidade quando está sobre a mesa e a posição do alto-falante na parte inferior do frame.

motomaxx vs galaxy s6 side power button
Enquanto o Galaxy S6 traz os botões de energia e volume em laterais opostas, o Moto Maxx foi construído com um do lado do outro. / © ANDROIDPIT
motomaxx vs galaxy s6 side
Enquanto o Galaxy S6 tem dois botões para a mudança de volume na lateral esquerda, o Moto Maxx não tem nada. / © ANDROIDPIT

Já o Moto Maxx possui um visual esportivo e, apesar da carcaça ser construída em policarbonato e não usar metal na sua construção, o dispositivo também é resistente visto que o fio de Nylon da capa traseira traz na composição fibra de Kevlar, o mesmo material usado em coletes à prova de bala.

O Moto Maxx possui uma tela de 5,2 polegadas e o aproveitamento da parte frontal para a mesma é excelente. Contudo, na parte inferior temos uma espécie de apêndice da moldura que abriga a porta micro USB, mas deixa a carcaça do smartphone maior. No display temos a resistência do Gorilla Glass 3, da Corning.

Antes do Moto Maxx chegar na redação do AndroidPIT, a minha impressão visual sobre a fabricação do dispositivo era a melhor possível. Entretanto, após colocar minhas mãos nele, o Nylon se mostrou desconfortável e facilmente desliza da minha mão. Assim, a pegada do Moto Maxx fica comprometida. Agora, a seu favor, o fato da traseira ser levemente curva, faz com que o dispositivo tenha uma boa estabilidade quando depositado sobre a mesa.

motomaxx vs galaxy s6 side infrared
Na parte superior, o Galaxy S6 (em cima) traz um microfone para cancelamento de ruídos em vídeos e o sensor de infravermelho. / © ANDROIDPIT
motomaxx vs galaxy s6 side usb
O Moto Maxx (abaixo) traz apenas a porta micro USB na parte inferior. / © ANDROIDPIT

Olhando para o projeto do Galaxy S6 e do Moto Maxx é possível dizer que estes são dois smartphones completamente diferentes e dificilmente competiriam no quesito design se tivessem todas as especificações técnicas iguais. Contudo, neste comparativo a minha preferência de projeto visual me faz escolher o Galaxy S6 pela qualidade dos materiais e pelo grip do dispositivo, mesmo tendo a questão com a lente da câmera.

Galaxy S6 vs. Moto Maxx - Tela

A tela do Galaxy S6 é um verdadeiro deleite. O aparelho vem com 5,1 polegadas, com resolução QHD, 577 ppi e a tecnologia AMOLED do display assinada pela Samsung é uma das que entrega a melhor nitidez do mercado.

O Moto Maxx possui uma tela de 5,2 polegadas, com resolução QHD, 565 ppi e também foi construído usando a tecnologia de display AMOLED. Entretanto, existe uma disparidade muito grande com relação à saturação das cores exibidas nas telas do Moto Maxx e do Galaxy S6. O preto e o branco são mais puros no smartphone da Samsung e demais cores também.

Caso você tenha problemas com o brilho do display do Samsung, a fabricante oferece diferentes modos de tela que oferecem diferentes experiências visuais. Desta forma, o Galaxy S6 leva a melhor na comparação entre as telas.

motomaxx vs galaxy s6 screen display
Os dois dispositivos oferecem a mesma resolução de tela, mas uma diferença de tamanho deixa o Galaxy S6 na frente em termos de densidade de pixels por polegada. / © ANDROIDPIT

Galaxy S6 vs. Moto Maxx - Software

Se em relação à qualidade da tela não existem dúvidas de que a do Galaxy S6 é melhor, quando olhamos para o software destes dois dispositivos existem dois caminhos a serem considerados. Mesmo estando vinculado à uma fabricante, o Moto Maxx possui uma interface de usuário muito próxima daquilo que temos hoje na versão pura do Android 5.0.2 Lollipop.  

Assim, o que teremos de diferente entre o Maxx e um Nexus são os serviços exclusivos da Motorola, como o Alerta, Connect, Ajuda, por exemplo, e toda a experiência do assistente de voz da Motorola que é um dos melhores que podemos encontrar hoje no mercado.

Já o Galaxy S6 possui a típica UI de fabricante, com claras características da Samsung adicionadas ao Android 5.1.1 e o update para o Android 6.0 Marshmallow já está confirmado. Contudo, a TouchWiz foi redesenhada, está mais próxima daquilo que a interface de usuário do Android puro oferece, ou seja, integração de cores, animações e atalhos rápidos.

Vale dizer que a nova versão da skin da Sammy chega mais enxuta que as anteriores e oferece a possibilidade de desativar um grande número de aplicativos embarcados, o que no final acaba fazendo diferença na performance do aparelho.

motomaxx vs galaxy s6 front home button
Tanto o Galaxy S6 quanto o Moto Maxx possuem botões capacitivos. / © ANDROIDPIT

Como destaque do Galaxy S6, temos o sensor de impressão digital que foi melhorado em relação ao Galaxy S5 e ao Note 4, está mais preciso e pode ser usado para validar pagamentos via Samsung Pay, mas de qualquer forma esta solução de pagamento não chega aos usuários brasileiros tão cedo. Além disso, o serviço S Health está embarcado no aparelho e trabalha em conjunto com o sensor de monitoramento dos batimentos cardíacos do usuário.

Alguns recursos como o de uso de janelas múltiplas jogam a favor da Samsung, e vale lembrar que um grande número de aplicativos antes da Samsung, Google e da Microsoft já podem ser desativados na última versão da TouchWiz. Assim, os aplicativos não serão executados e, por consequência, não usarão recursos do sistema, deixando estes para aplicativos e processos que você realmente usa. Da mesma forma, no Moto Maxx também é possível desativar os serviços exclusivos da Motorola e da Google.

Neste quesito, escolho o software do Galaxy S6 devido ao fato do software conter recursos como as janelas múltiplas, o desbloqueio da tela através do sensor de impressão digital e o S Health. Porém, é preciso dizer que o assistente pessoal da Motorola é o mais apurado entre os dispositivos Android e reúne uma gama de serviços extremamente funcionais, tais como o Voz, Assist, Ações e Tela.

Galaxy S6 vs. Moto Maxx - Performance

O Galaxy S6 chegou ao mercado como o primeiro smartphone embalado por um processador de 14 nanômetros, o Exynos 7420, de oito núcleos, com suporte para 64 bits e o novo sistema de memória LPDDR4. Quando comparamos o teste de Benchmark dos dois aparelhos, percebemos a superioridade do chipset da Samsung. 

Claro que um teste de Benchmark fornece apenas números puros como resultado, e desde já devo ressaltar que tanto o Moto Maxx quanto o Galaxy S6 rodam de maneira fluida e sem engasgos, ao menos nos nossos testes. Assim, levando em consideração os resultados do Benchmark AnTuTu podemos ter ideia preliminar da performance de determinado aparelho. 

No AnTuTu Benchmark o Snapdragon 805 do Maxx marcou 50.224 pontos, e o Galaxy S6 com Exynos 7420 teve mais de 10.000 de vantagem, marcando 60.984 pontos.

galaxy s6 moto maxx comparacao performance
O processador Exynos 7420 demonstra clara superioridade em testes de performance como o do benchmark AnTuTu. / © ANDROIDPIT

Olhando para as especificações dos processadores e da memória RAM dos dois smartphones, o Galaxy S6 também leva vantagem aqui. Enquanto o carro-chefe da Samsung é embalado por um processador de oito núcleos com suporte para arquitetura de 64 bits, o dispositivo high-end da Motorola possui quatro núcleos e, infelizmente, não oferece a tecnologia de 64 bits.

Se considerarmos a tendência de mercado e o fato do Android Lollipop trazer suporte para tal arquitetura, o Galaxy S6 está um nível acima do Moto Maxx nesta escolha, já que entrega maior segurança, reprodução mais rápida em vídeos 4K, mais detalhes em jogos e menor consumo de energia.

Com relação a minha experiência de uso com o Galaxy S6 e o Moto Maxx, ambos são bastante fluidos e rápidos, como disse acima, mas o Moto Maxx tem uma tendência maior a esquentar quando exigimos bastante da CPU, seja em jogos com gráficos mais elaborados (Asphalt 8) ou quando estamos assistindo a um vídeo mais longo, onde a tela deve ficar ativa por mais tempo.

Galaxy S6 vs. Moto Maxx - Especificações técnicas

  Samsung Galaxy S6  Motorola Moto Maxx
Sistema Operacional Android 5.0.2 Lollipop Android 5.0.2 Lollipop
Tela 5,1 polegadas, Super AMOLED, QHD (2.560 x 1.440 pixels, 577 ppi) 5,2 polegadas, AMOLED, QHD (2.560 x 1.440 pixels, 565 ppi)
Processador Exynos 7420, 64-bit, Octa-Core, 8-core, 2100 MHz, ARM Cortex-A57 e ARM Cortex-A53, nano SIM Snapdragon 805, Quad-Core, 2700 MHz, Krait 450, nano SIM
GPU Mali-T760 MP8 Adreno 420
Memória RAM 3 GB 3 GB
Armazenamento interna 32 (não expansível) 64 GB (não expansível)
Câmera 16MP (traseira), 5MP (frontal) 21 MP (traseira), 2 MP (frontal)
Bateria 2.550 mAh + carregamento sem fio + carregamento rápido 3.900 mAh + turbo charging
Conectividade HSPA, LTE, NFC, Bluetooth 4.1 GSM, HSDPA, LTE, NFC, Wi-Fi
Dimensões 143.4 x 70.5 x 6.8 mm 82.98 mm x 159.26 mm x 10.06 mm
Peso 138 g 176 g

Galaxy S6 vs. Moto Maxx - Câmera

Uma coisa deve ser dita, tanto o Galaxy S6 quanto o Moto Maxx possuem um sensores de câmera muito bons. Enquanto a câmera traseira do Galaxy S6 é de 16MP e a frontal de 5MP, o Moto Maxx oferece 21MP na câmera traseira e 2MP na câmera frontal.

No modo 4:3, as fotos são capturadas em 21MP (5248 x 3936) no pelo Moto Maxx, já no modo 16:9 em 13MP. O conjunto de lentes é fabricado pela Sony, e possuí uma boa abertura para entrada de luz em ambientes pouco iluminados. O aplicativo de câmera é o mesmo encontrado no Nexus 5 ou 6, ou seja, não abriga funções que vão além HDR, foco por exposição e slow motion.

Já no Galaxy S6, tanto a câmera frontal quanto a traseira contam com o modo HDR em tempo real, lente F1.9, e modo especial para fotos com pouca luz (que une diversas imagens para melhorar sua qualidade). Completam as funções da câmera traseira um foco seletivo, um infravermelho para o balanço de branco em fotos e vídeos, a ativação rápida e os modos de câmera lenta, câmera acelerada e profissional, vídeo em 4k, entre outros.

motomaxx vs galaxy s6 back camera
Apesar da câmera do Moto Maxx ter um sensor com resolução superior, a tecnologia da Samsung entrega imagens com melhor qualidade. / © ANDROIDPIT

Em relação à experiência de uso da câmera, o Galaxy S6 possui melhor qualidade nas imagens capturadas em ambientes com pouca luz, faz o foco da imagem e captura a mesma de forma mais rápida que no Moto Maxx e oferece um número maior de modos e opções de configuração. Aproveite para dar uma olhada nos exemplos de imagens capturados com as câmeras do Galaxy S6 e do Moto Maxx:

Vale lembrar ainda que ambas as câmera possuem um acesso rápido a partir de qualquer tela.  A Samsung agora usa o botão da "home" para algo funcional e, ao clicarmos duas vezes sobre ele, a câmera é ativada a partir da tela de bloqueio. Já no Moto Maxx temos o conhecido gesto de movimento com o pulso para acionar a câmera.

Galaxy S6 vs. Moto Maxx - Bateria

O fator bateria talvez seja o quesito que melhor separa estes dois dispositivos. O Galaxy S6 chegou ao mercado com uma capacidade de 2.550mAh e não entrega mais de um dia de bateria caso você seja um usuário médio. A favor do dispositivo temos uma série de recursos que fazem este ponto negativo não ser tão dramático, como o fato de termos um adaptador para carregamento rápido da bateria e o suporte para carregamento sem fio.

Contudo, o Moto Maxx é superior quando o assunto é capacidade de bateria, visto que o aparelho vem com os monstruosos 3.900mAh e carregamento Turbo. Mesmo sem oferecer um modo de economia de energia aos moldes do que temos hoje nos novos dispositivos da linha Galaxy, o Moto Maxx usa o Projeto Volta como otimização do consumo de energia.

galaxy s6 moto maxx comparacao
O Moto Maxx possui uma capacidade de bateria maior que o Galaxy S6. No nosso teste de bateria usando o Bechmark AnTuTu, o Moto Maxx (direita) se mostrou superior ao Galaxy S6 (esquerda) neste quesito. / © ANDROIDPIT

Galaxy S6 vs. Moto Maxx - Preço

Quando colocamos os benefícios de cada dispositivo lado a lado, o Galaxy S6 mostra certa vantagem. Oficialmente, o Moto Maxx pode ser comprado no site da Motorola por R$1.849,00, mas se acha o modelo de 64GB um pouco mais barato no varejo nacional.

O preço do Galaxy S6 no país, no modelo de 32GB, é de R$2.999,00. Contudo, no varejo nacional é possível encontrar o carro-chefe da Samsung de 2015 por um preço muito próximo ao do Moto Maxx hoje. Assim, olhando para as especificações do carro-chefe da Samsung, e considerando o update do software e o a similaridade de valor, o Galaxy S6 vence este comparativo, mesmo com 32GB a menos de memória interna.

E aí, entre o Galaxy S6 e o Moto Maxx, com qual deles você fica tendo como ponto de partida o seu comportamento de usuário? Deixe-nos saber sua opinião nos comentários abaixo.

Os comentários favoritos dos leitores

  • Robson N. 29/mar/2015

    #motomaxx
    ;)

  • Kaio Abreu 29/mar/2015

    Ia de moto maxx por:

    1-Prefiro Android quase puro;
    2-Bateria que dura mais;
    3-Roda qualquer aplicativo, assim como o S6;
    4-O S6 custa quase R$1000 a mais;

  • Eduardo P. 29/mar/2015

    O S6 até pode ser bem bonito... mas prefiro 1000 veses o Moto Maxx sem sombra de duvidas.

  • Luiz Fernando 25/ago/2015

    O Moto Maxx venceu o comparativo, mas como tem fanboy que não admite, ficam falando bobagens do motorola, um excelente aparelho, e surpreendeu a concorrência com vários fatores a favor. Eu idolatrava a Apple. Mas o mercado mudou e veio concorrentes de peso. Mudei para o Moto Maxx. Não me arrependo. Amanhã, posso mudar para um Z4, um S6+, sei lá. Quem ganha somos nós, com os fabricantes se matando para colocar no mercado as melhores soluções. Se todos gostassem do mesmo modelo, teríamos somente 1 fabricante no mundo. hehehe. Valeu. Abs!

  • Aquiles 29/mar/2015

    Galaxy S6 sem pensar duas vezes.

498 Comentários

Escreva um comentário:
  • Comparações não são reais, meu moto Maxx no bench Mark bateu 64153. O preço é bem melhor que o galaxy s6, ele é um quadro, o galaxy s6 é octa e ainda assim apanha para o moto Maxx.

  • Ou, o mundo tá foda. Tem cara aqui que fala do Moto Maxx como se fosse a coisa mais horrível do mundo, e do S6 como se fosse a Mona Lisa. Vamos dar uma olhada:

    "Tive um MAXX e agora tenho um S6 Edge dourado. O primeiro parace uma arma de defesa pessoal, grotesco e pesado (e a porcaria do nylon ainda desfia) e o segundo uma barra de ouro rsrs"

    "Gosto é gosto, mas esse moto Maxx é muuuito feio, se fosse para escolher entre um moto g2 e esse moto maxx, mil vezes um moto g2, prefiro até um moto g1 do que essa coisa ridícula, não sei como que compram um celular tão feio, é óbvio que o s6 é muito melhor, mesmo se fosse 5 mil mais caro que esse moto Maxx, cruzes que celular feio 😂😂"

    Mas nem tudo é merda. Tem uma garota mega sensata e inteligente que disse o seguinte:

    "Comprei recentemente um Moto Maxx ele é o Land Rover dos Smartphones, estou apaixonada, ELE NUNCA TRAVA, sem boilagem, imbatível na resistência, eficiênte prático e o comando de voz é 99% preciso. Câmera show, a bateria é fantástica demora 2 dias sem precisar de recarga. Parabéns para Motorola, que fez um smartphone, para quem exige eficiência, robustez, elegância, praticidade, durabilidade no cotidiano. Ser Chic é ser inteligente. Kris"

    Resumo da ópera: O mundo tá cheio de boiola que prefere um celular frágil e limitado porque é bonitinho, do que um celular robusto (e ainda assim bonito), com uma bateria incrível, porque acham ele com cara de "arma de defesa pessoal", e horrível a ponto de pagar 5000 reais a mais se fosse preciso para comprar um celular de boutique. A viadagem tá demais, e a inteligência de menos. I don't wanna live in this world anymore.

  • Eu tive várias versões da Samsung, o último foi o Samsung Galaxy S 5, um lixo de celular, trava o tempo todo, descasca o friso metálico, fica lento com frequência, muito frágil, o software necessita de manutenção, bateria não dura, etc.. Ele só tem aparência, não é nada funcional, não aguenta o tranco de quem necessita de um smartphone para o trabalho e lazer. Comprei recentemente um Moto Maxx ele é o Land Rover dos Smartphones, estou apaixonada, ELE NUNCA TRAVA, sem boilagem, imbatível na resistência, eficiênte prático e o comando de voz é 99% preciso. Câmera show, a bateria é fantástica demora 2 dias sem precisar de recarga. Parabéns para Motorola, que fez um smartphone, para quem exige eficiência, robustez, elegância, praticidade, durabilidade no cotidiano. Ser Chic é ser inteligente. Kris

  • Tenho experiência nos dois aparelhos. Primeiro foi quando peguei um Moto MAXX em novembro do ano passado, numa promoção relâmpago do Submarino, por 1.400 em 12X nesta mesma promo peguei um LG G3 por 1.023 tb em 12x
    O G3, de presente pra minha irmã.
    Chegaram os aparelhos e fiz o unbox, devidamente filmado.
    O MAXX antes mesmo de ligar, me deprimiu em relação ao G3 ( G3 design muito superior e bem mais leve).
    Quando comecei a testar os dois, decepção foi agravada. O G3 tem tela e principalmente a câmera muito superiores ao MAXX.
    Resumindo, guardei o MAXX na caixa e vendi na mesma semana, por 1.400..

    Agora escrevo este comentário num S6 Edge, que peguei há 3 semanas tb numa promoção do Submarino (2.350 em 15x), mas penso se não teria valido à pena ter ficado com o MAXX naquela época, pelo quase 1mil a menos. Acho que não. . O S6 Edge é simplesmente perfeito!!!

  • Eu prefiro Moto Maxx por um simples fato, android quase puro, não tem frescura eu monto minha interface

  • Moto Maxx top bateria monstro o melhor que eu já possui até o momento

  • Gosto é gosto, mas esse moto Maxx é muuuito feio, se fosse para escolher entre um moto g2 e esse moto maxx, mil vezes um moto g2, prefiro até um moto g1 do que essa coisa ridícula, não sei como que compram um celular tão feio, é óbvio que o s6 é muito melhor, mesmo se fosse 5 mil mais caro que esse moto Maxx, cruzes que celular feio 😂😂

    • Tenho o Moto Maxx. E sem sombra de dúvidas é o melhor celular que já tive. Não deixa nada à desejar. Na minha opinião está entre os 3 melhores smartphone do mundo!

  • Nenhum do dois!!
    Note 4 pra cima deles!!
    =D

  • mais uma materia requentada:(

  • A pergunta que muitos tem mas não é totalmente explicada é:
    Na teoria o que é melhor.. Um processador Octa-Core, 8-core, 2100 MHz, ARM Cortex-A57 e ARM Cortex-A53. OU Quad-Core, 2700 MHz, Krait 450??
    Como escolher uma compra levando isso em relação ja que sabemos que NÃO necessariamente os processadores octa core trabalham juntos sempre..

  • Os dois aparelhos são excelentes, sem dúvida Moto Maxx é muito superior no custo e no benefício. Porém são públicos diferentes.. e acho que não se pode definir "qual aparelho devo comprar?" mas tem gente que vai preferir o Galaxy e outros o da linha Moto..

  • Boa noite. Camila Rinaldi vocês poderiam fazer uma matéria que falasse do headphones e carregadores que vem de fabrica nos smartphones. Quais os melhores, suas características e especificações. Fica aí a dica.

  • Tô afim de troca moto maxx num s6 mais só pra ter um celular atual mesmo por que em nada o moto maxx me desaponta

Mostrar todos os comentários

O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. Mais informações

Entendi