O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. OK
OPINIÃO 157 Compartilhados 52 Comentários

O paradoxo do Google com seus aplicativos de comunicação

Na semana passada, o Google lançou o seu mais recente app de videochamadas, o Duo. E, muito em breve, também deverá liberar o seu mais novo aplicativo de mensagens, o Allo. Ao que parece, Eric Schmidt, presidente-executivo da Alphabet (holding que controla o Google) pensa que mais um aplicativos de mensagens não seria ainda mais confuso. De acordo com ele, apenas um aplicativo irá triunfar. Seria este um bom plano ou um belo paradoxo?

O Google tem um hábito bastante frustrante / gratificante de agir como um filhote com curiosidade insaciável. Por um lado, isso significa que temos os melhores algoritmos de aprendizado de máquina (ou deep learning) do mundo para inserir em nossos smartphones. Do outro, isso quer dizer que temos quatro aplicativos de mensagens dividindo a base de usuários e não há razão para acreditar que isso não vá crescer no futuro. 

AndroidPIT best messenger apps new hero
Messengers, messengers e mais messengers / © AndroidPIT

Em uma entrevista feita no palco do evento Startup Fest Europe, Schmidt disse que o Google Allo "é melhor do que qualquer coisa no mercado" e pediu que "antes de criticá-lo, por que não usá-lo?". Bom, em primeiro lugar, porque ninguém tem a menor ideia de quando ele será lançado. E se o Allo é mesmo o melhor app de mensagens, porque não acabar de vez com o Hangouts e o Messenger?

O Google parece ter desenvolvido uma ligação tão estreita com o fracasso que se recusa a acreditar de todo o coração em qualquer um de seus novos produtos. A empresa parece sentir a ameaça de abandono constante sobre cada novo aplicativo que ela apresenta. Por que eu me sentiria inclinado a adotar o Allo - e comprar a ideia de que ele é a melhor coisa do mercado - se nem o próprio Google parece disposto a fazer o mesmo?

A posição de Schmidt adotada na entrevista - quando perguntando por um dos visitantes como o Google consegue se manter focado em um número tão grande de aplicativos foi: "As pessoas têm feito uma tempestade em copo d´água em cima disso. Não deveriam".  No entanto, quando uma grande parte de sua base de usuários está condenando um certo elemento do seu ecossistema ou produto, parece um tanto equivocado não dar grande atenção a esse tipo de preocupação. 

androidpit google hangouts hero 2
O Google agora fala que o Hangouts será focado para as empresas. Mas também ameaça integrá-lo ao Allo / © AndroidPIT

Mas essa nem foi a parte que mais me incomodou nas falas de Schmidt. Ele continuou: "Supondo que o Allo se saia bem, outros apps [comunicadores] podem ser integrados ao longo do tempo. E é fácil integrá-los em um só produto vencedor". 

A suposição de que haverá um "produto vencedor" é um grande problema. Nenhum outro aplicativo de mensagens de sucesso  - que eu me lembre - conseguiu um êxito maior seguindo esse caminho. Aqui, ao meu ver está o paradoxo: Schmidt quer um vencedor para unificar o sistema. Mas não pode haver um vencedor até que o sistema seja unificado. 

Google afirma que as pessoas gostam de usar apps diferentes para coisas diferentes. Como explicar o sucesso do WhatsApp?

O executivo também reafirmou que a abordagem do Google é um dos processos de experimentação. Isso é ótimo e significa que coisas como a realidade aumentada estão tendo um progresso real. Mas quão eficaz ou benéfico é esta abordagem quando você está usando produtos de consumo destinados ao uso cotidiano de milhões de pessoas? Por que construir algo como um experimento que pode aprofundar as frustrações do usuário quando ele for abandonado ou deixado de lado em favor de outra experiência que será lançada alguns anos mais tarde?

O Google diria que está sempre pensando à frente e que essas experimentações requerem abandonar produtos antigos. Mas quantos de seus usuários terão paciência em esperar que isso continue? Quando o Google colocará em suas mãos algo que seja considerado digno pela empresa para durar mais que um par de anos? 

Por que o Allo e o Duo vêm em aplicativos separados? O Google diz que isso aconteceu porque a empresa descobriu que os usuários gostam de usar apps diferentes para coisas diferentes. Mas isso é verdade? Partindo desse raciocínio, o WhatsApp - que agrega todas funções multimídia em um só programa - não deveria ter a base de mais de um bilhão de pessoas que conta hoje. 

Eu acho que os argumentos usados para defender o Duo e o Allo são frágeis, paradoxais e até um pouco insultantes. Você concorda ou acha que o estilo de experimentação do Google é uma coisa benéfica para o usuários do Android?

Os comentários favoritos dos leitores

  • Felipe Lima há 3 meses

    Vou dar um conselho gratuito ao Google: Nunca, nenhum mensageiro que o google lançar vai triunfar no mercado até que a empresa amadureça e aprenda que apps de comunicação só se tornam amplamente utilizados quando todo mundo pode utilizar esse serviço. Não importa se o seu zé da esquina usa um blackberry, tem que ter um app do mensageiro para aquele sistema, dito isto não boto fé no Duo como um aplicativo adotado em ampla escala pois a google já começa dando a tradicional dedada nos usuários do Windows Phone, cadê o app para eles? Quer dizer que, se meu chefe no trabalho possui um Windows Phone, eu não posso me comunicar com ele por causa do SO? Beleza, Whatsapp está no Windows Phone, Messenger está no Windows Phone, é sério que a google acredita que as pessoas vão trocar de aparelhos apenas para utilizar um app recém lançado que nem base de usuários ainda tem? Fica aqui minha dica gratuita, vê se cresce Google.

  • Lewis Carlsen há 3 meses

    Esse mercado já está saturado... WhatsApp, Telegram, LINE e Viber dominam 93,7%. A solução seria unificar Google+, Hangouts, Allo, Duo e Messenger em um só app (mensagens+sms+videochamadas+rede social).

52 Comentários

Escreva um comentário:
  • Todos os mensageiros do Google são um fracasso por coisas básicas: falhas em notificações, não é tão simples mandar mensagem pra quem não é seu contato... coisas do tipo. Agora, com o Allo, ele simplesmente me obriga a editar o número dos meus contatos, pois se o número não tiver o ddd ou se tiver o código da operadora salvo, ele não envia mensagem e nem reconhece como usuário do Allo. Dá pra acreditar que, de novo, a equipe do google falhou no ponto inicial ?????

  • Primeiro usem, depois critiquem.. estou usando o Duo,é prático e fácil, sem frescura, falta apenas mais pessoas acreditarem no app, assim como na excelente rede social do G+..

    • Cara, infelizmente é assim, nem tudo que é melhor é usado por todos e isso tem muito a ver com o comodismo que as pessoas têm, não querem sair da zona de conforto para testar coisas novas. Pior ainda é quando não usam, criticam e ainda ficam se achando "entendidos" sobre aquilo que criticam sem conhecer...

  • Para que tanto app? Só para encher a memória tão ridícula dos gadgets. Imagino Samsung, LG e outros de baixo e médio custo com mais apps inúteis ocupando espaço!

  • Acho os apps juntos, bem melhor!! Tudo fica mais ágil e eficiente, essa coisa de apps separado não ta com nada!! Não gosto!!! Ex: vc ta falando com uma pessoa e ter q sair da conversa para poder falar por imagem, entrando em outro app!!!, não ta com nada, tem que ser tudo junto!!

  • Acredito não haver motivos para preocupação com a durabilidade de um app. O número de usuários é que determinará seu sucesso no que ele se destina, cedo ou tarde, e isso nunca é constante. Whatsapp só é aclamado enquanto está no topo. Com o MSN era mais ou menos isso.

  • Essa nova proposta do Google parece muito promissora. Duo e Allo em separado.

  • o allo só vai ter uma dificuldade o whatsapp! o Skype e só pra desktop eu pelo menos nunca vi alguém cm um Celular cm Skype lá, só no computador mesmo! skype só no bom dia e companhia, o telegram e forte ! mais só serve pra canais eu mesmo por exemplo tinha uns 15 mais em 987 contatos só um tinha telegram usado a menos de 2 meses, viber o line são apps muinto lentos caem entre nós e Difícil depende de app assim né! o duo foi uma maravilha testei todos os videoschamadeiros kk do momento até o imo q eu acho que deveria ( está en certas comparações) enfim se o allo tiver opções que dizem ter e n for pesado como outros e Levi como o Google duo vai pelo menos parear cm o whatsapp!

  • No inicio é assim, um monte de apps que fazem a mesma coisa com pouquissimas diferenças (exemplo acima), mas depois umas vão comprar algumas e assim, concentrar o mercado.

  • Esse mercado já está saturado... WhatsApp, Telegram, LINE e Viber dominam 93,7%. A solução seria unificar Google+, Hangouts, Allo, Duo e Messenger em um só app (mensagens+sms+videochamadas+rede social).

  • A opinião de uma pessoa ou um punhado delas é irrelevante pra o sucesso ou fracasso de um app, veja o exemplo Pokémon Go. O que há de ser será!

  • Era pra ter comprado o Telegram, fazer as melhorias e deixar padrão no Android.

    • Telegram Russo? nunca mesmo

    • Telegram é MUITO TOP, os donos não vendem nem a pau, a rede social da empresa do Telegram é a VK que tem mais usuários que o FB lá na Russia, mas sua idéia seria legal sim, integrar o Telegram aos serviços da google seria MUITO PHODA !

  • Mais aplicativos para fazer coisas que deveriam ser feitas por apenas um? Que papo é esse que as pesquisas apontam que as pessoas gostam de usar aplicativos diferentes para diferentes coisas? Fala sério heim dona Google? Querendo nos convencer do que vocês acham e querem que seja funcional? Eu heim... ao invés de fortalecerem o que já tem, lançam outros que na verdade irão minar um ao outro. Bola fora, Google... bola muito fora!

  • Queria muito poder desinstalar todos os comunicadores do meu aparelho e concentrar tudo num só :/

Mostrar todos os comentários

O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. Mais informações

Entendi