O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. OK
391 Compartilhado 91 Comentários

Por dentro do Google I/O 2016: isso é o que o Google acaba de anunciar

A conferência anual para desenvolvedores do Google acaba de ser realizada. E as palavras de ordem são mesmo informação e comunicação. Abaixo, você encontra tudo o que foi e ainda será apresentado durante os três dias de evento.

Google I/O 2016: Aplicativos instantâneos do Google

Se você não tem um aplicativo no seu aparelho, o Google vai fazer com que você use o app no seu smartphone de forma instantânea. A partir do download de módulos dos pacotes dos aplicativos na Play Store, você terá o app. Isso é excelente para os desenvolvedores, visto que você passa a conhecer o app sem mesmo baixá-lo. Mas para o usuário, vejo isso como algo ainda melhor, pois a experiência é mais rápida e feita para mobile.

google io keynote android instant app 2
Você terá uma experiência ainda melhor com este recurso / © Google

Google I/O 2016: Android Wear 2.0

O Google parece mesmo ter dado uma chance para o Android Wear. Depois de vermos o investimento do gigante das buscas em tornar o "Google Assistente" um serviço central dos recursos do Google, agora temos uma especial atenção ao software dos smartwatches da empresa.

Essa atualização está focada em três grandes áreas: mensagens, fitness e mostradores para os relógios.

google io keynote 2016 android wear 8
Essa atualização está focada nestas três grandes áreas / © Google

Agora, os desenvolvedores poderão adicionar a API que permite ao smartwatch perceber quando o usuário inicia uma atividade física, é só começar a correr. Com isso, vemos a intenção do Google em tornar o Android Wear mais independente, visto que você não precisará do seu smartphone para ativar tais ações.

Os desenvolvedores podem baixar a versão prévia do Wear 2.0 e nós, mortais, durante a primavera no Brasil (setembro/outubro).

Google I/O 2016: Daydream, o investimento do Google em realidade virtual

O vice-presidente de realidade virtual, Clay Bavor, confirmou as informações sobre o investimento em realidade virtual. O Daydream é a plataforma do Google para criação de aplicativos de alta qualidade para realidade virtual. No momento, gadgets da Samsung, HTC, Huawei, LG e ZTE são compatíveis com a plataforma. Teremos uma loja para apps e jogos voltados para realidade virtual do Google, com o nome Daydream Home.

google io keynote 2016 vr 5
A realidade virtual é um dos produtos do Google em 2016 / © Google

No Android N, o Google criou o VR Mode para otimizar todos os sensores e componentes do smartphone para proporcionar uma boa experiência. Empresas como Samsung, LG e Asus já fizeram parceria com o Google para oferecer suporte ao Daydream.

Desenvolvedores interessados já podem criar aplicativos para o Daydream, mas assim como o novo Android Nougat, este serviço estará disponível para os usuários apenas no último trimestre do ano.

Google I/O 2016: o que existe de novidade no Android Nougat

De acordo com Dave Burke, o fato de ter liberado a versão prévia antes deste evento fez com que os desenvolvedores conseguissem ter uma grande ideia daquilo que os usuários buscam. Depois de falar que a escolha do nome da nova versão está nas mãos dos usuários este ano, Burke falou sobre três características chaves do Android N: performance, segurança e produtividade.

Uma nova versão beta "estável" do Android N estará disponível ainda hoje

Com o investimento no Vulkan, o Google conseguiu entregar oferecer gráficos ainda melhores e mais rápidos, aumento a performance dos dispositivos e diminuindo o consumo de energia. Para se ter uma ideia, a API Vulkan deve melhorar o desempenho em jogos de 30 a 60%.

Outra boa novidade é, sem dúvidas a instalação de apps de forma ainda mais rápida usando o chamado de Just in Time (JIT) Compiler. As instalações de aplicativos ficam 75% mais rápidas e as compilações de tamanho serão reduzidas à 50%.

AndroidPIT N android android mini collectible
Ainda sem nome definitivo, o novo SO investe em performance e segurança / © ANDROIDPIT

Em relação à segurança, o Android agora usa um novo método de encriptação baseado em "arquivo" ao em vez de "blocos". Temos que dar boas-vindas também ao sistema SafetyNet, que analisa aplicativos maliciosos e desinstalá-os automaticamente caso encontre uma irregularidade.

O aumento da produtividade no Android também é um dos focos do novo SO. Burke disse: "Estamos de olho em como as pessoas realizam multitasking no Android, para aprendermos a melhor forma de ajudá-las com isso". A lista de aplicativos recentes agora conta com uma boa novidade, que é a remoção de apps não usados dentro de determinado tempo. Ah, e claro, temos agora o botão para remover todos os apps de uma só vez.

O Android Nougat estará disponível no final do ano, mas uma nova versão beta "estável" estará disponível ainda hoje.

Google I/O 2016: Assistente do Google

Está bem claro que os desenvolvedores da equipe de Sundar Pichai estão trabalhando fortemente com inteligência artificial. Confirmando os rumores sobre o lançamento de um aplicativo para ajudar os usuários nas tarefas do dia-a-dia, o Google acaba de anunciar o "Assistente Google".

O serviço une tudo aquilo em que a gigante das buscas vem se especializando nos últimos anos: pesquisa por voz, buscas, tradutor, streaming de vídeos e sugestão de conteúdos. O serviço funciona de uma forma muito parecida com os serviços dos quais falamos um pouco mais cedo aqui no site, a respeito dos chatbots. Além disso, o Google também lançou também um aplicativos de mensagens, chamado "Allo" que trabalhará em conjunto, claro, com o Assistente do Google.

A forma como você vai interagir com este assistente é a voz
google assitent io
Conectar os serviços é a meta do Google com o seu "Assistente" © Google

E o serviço funcionará sincronizado com todos os dispositivos que um usuário possui em casa ou mesmo no pulso. Android Auto, Android Wear, Chromecast e demais serviços. A forma como você vai interagir com este assistente é a voz. O nome do dispositivo que vai fazer com que a sua experiência com este assistente aconteça da forma mais simples e natural possível é o Google Home.

Google I/O 2016: Google Home

O Google Home é muito parecido com o Amazon Echo, ou seja, um gadget que está sempre ouvindo e responde aos seus comandos de voz, usando o comando “Ok, Google". Além de oferecer informações como o clima ou mesmo dúvidas mais complexas, o Assistente do Google, através do Google Home, poderá inclusive desligar as luzes da sua casa quando você assim o quiser.

googe io keynote 2016 home 2
O Google quer conectar ainda mais a sua casa, seu celular, seu carro e seus dispositivos / © Google

O serviço ainda não está disponível, mas a equipe resolveu mostrar para os desenvolvedores de aplicativos Android para mostrar todo o potencial do seu Assistente.

Google I/O 2016: "Allo", o mensageiro do Google

O novo aplicativo de mensagens do Google foi anunciado hoje, conforme imaginávamos ver. O nome do app é "Allo", e funcionará para Android e iOS, tendo uma forte integração com o novo serviço "Assistente do Google", que nada mais é do que a integração de todos os serviços do Google com o Google Now como centro.

google io keynote 2016 allo 2
Novo aplicativo de mensagens unifica o Assistente e, claro, traz uma nova plataforma para trazer o Google para o centro dos chats com seus amigos / © Google

O novo aplicativo conta com diversas funções, como escrita em fotos (incluindo emojis); além disso, é capaz de entender o contexto das imagens enviadas a você, oferecendo, por exemplo, reações positivas à foto de um filhote fofo de cachorro.

Assim como temos modos de segurança em outros mensageiros, o Allo traz o modo anônimo idêntico ao Chrome, onde tudo o que você escreve é criptografado e apagado assim que o app for fechado.

Google I/O 2016: "Duo", o app para videochamadas do Google

O Duo, assim como o Allo, funcionará tanto para Android quanto para iOS, e traz como destaque o recurso "knock-knock", no qual será exibida uma pré-visualização de seu contato antes da chamada ser aceita por você. Assim, você terá a chance de atender a chamada... ou não: adeus ligações surpresa!

google io keynote 2016 allo 18
O Duo é um app para videochamadas / © Google

O app estará disponível neste verão nos EUA, ou seja, no inverno no Brasil.

Google I/O 2016 - Como acompanhar

Neste ano, o Google I/O acontece entre os dias 18 e 20 de maio. No site do I/O 2016 você tem acesso a um calendário com todas as palestras que acontecerão durante estes três dias. O melhor de tudo é que você pode montar o seu própria agenda e acompanhar online cada uma das palestras. Acompanhe as apresentações em tempo real usando o aplicativo oficial do I/O 2016.

Google I/O 2016 Install on Google Play

Este artigo será atualizado conforme a conferência de abertura ocorre.

Os comentários favoritos dos leitores

  • Augusto Silva há 8 meses

    Só um rápido comentário. Estava acompanhando pela live do Tecmundo e tive que desativar o chat, é ridículo ver que 85% dos comentários são palavrões aleatórios e/ou comentários com conteúdo pornográfico e os outros 15% são de babacas enviandos números de Whatsapp e/ou pedindo nudes... Deplorável a ignorância e falta de educação desse povo.

91 Comentários

Escreva um comentário:
Mostrar todos os comentários

O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. Mais informações

Entendi