O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. OK
5 min para ler 82 Compartilhado 44 Comentários

Google I/O: o que esperar do evento

A conferência para desenvolvedores do Google se aproxima. Ela acontecerá nos dias 25 e 26 de junho, e é o evento mais importante do ano para a comunidade Android. Nele, os programadores do Big G apresentarão todas as novidades de software, mas não apenas isso. Os rumores a respeito da conferência já circulam pela internet, e já podemos ter uma ideia das novidades que serão mostradas pelo Google no fim do mês.

IMG 0009
© Google Developers

Nexus 9

Existem rumores de que a Google, em parceria com a HTC, vai lançar um novo dispositivo Nexus no Google I/O. Durante o final de semana, fotos do HTC Volantis, um tablet de 8,9 polegadas, apareceram na rede. O então chamado Nexus 9 pode vir em alumínio e trazer auto-falantes stereo, assim como o HTC One M8. Os preços apontados seriam de 399 dólares para o modelo de 16GB com WiFi, e 499 dólares para 32GB com WiFi, as variantes LTE seriam mais caras. Sobre o lançamento, espera-se que chegue junto com o Android L (Lollipop ou Lava Cake).

Android 4.5 ou 5.0

A atualização para o Android 4.4.4 já é oficial e está disponível para muitos dispositivos, mas sabemos nessa altura que não se trata de um update de peso: alguns consertos de bugs e modificações do app do telefone, e só. Todos esperam, contudo, a atualização que trará inovações ao sistema, e que provavelmente não se chamará mais KitKat, e sim algum doce que comece com a letra L. Poderia ser o Android 4.5 ou o Android 5.0. O possível Lollipop traria algumas mudanças de design importantes, mostradas nesse vazamento, mas as funções de software ainda permanecem um mistério. Entre elas, poderão estar novos aplicativos para saúde e exercícios (principal moda do ano), integração com possíveis acessórios wearables (veja o item abaixo) e um novo aplicativo de telefone. Na minha opinião, depois do lançamento anti-climático do KitKat 4.4.4, a comunidade quer ver algo realmente novo. Será que as expectativas serão atendidas?

android lollipop banner
© AndroidPIT

Nexus 8

Quando o Google lança uma nova versão do sistema operacional, tradicionalmente lança também um novo dispositivo para apresentá-lo. Foi assim com o Nexus 5 e o Android 4.4 KitKat no fim do ano passado, e com Nexus 7 e o Jelly Bean 4.3 no começo de 2013. Agora, todos os rumores apostam num tablet de 8 polegadas do Google, que também viria com a marca Nexus. O Nexus 8 seria produzido pela LG e, a se julgar pelo destino do Nexus 10, não verá nunca as praias brasileiras.

Android Wear

O Google já trabalha há tempos no chamado Android Wear, um sistema operacional planejado para dispositivos wearable como os smartwatches, mas quando veremos finalmente um relógio inteligente próprio da companhia? A melhor oportunidade seria o Google I/O. Talvez um Google Watch não apareça, mas o Moto 360 já esteja pronto e seja mostrado rodando com o Android Wear. De toda forma, o software do Google seria o verdadeiro protagonista. Este mercado já conta com vários representantes, mas nenhum que tenha realmente convencido o público ou a crítica especializada.

moto 360 motorola
© Motorola

Relógio inteligente da Samsung com Android Wear

Assim como no ano passado, acabam de surgir informações de que a Google vai anunciar um dispositivo em duo com a Samsung durante o evento para deenvolvedores na quarta-feira. Mesmo depois de anunciar a segunda geração do smartwatch Gear rodando com Tizen, parece que a fabricante sul-coreana vai disponibilizar uma versão Android Wear do gadget.  

Carro rodando com Android OS

O carro do Google, como é chamado, foi oficialmente anunciado em janeiro, mas ainda não sabemos muitas informações a repeito deste automóvel alimentado pelo sistema operacional Android. O que se sabe é que está sendo desenvolvido em parceria dom a GM, Audi e Hyundai. O anúncio é previsto para o I/O e, segundo nosso correspondente na Califórnia, o carro já está no estacionamento do Big G.

Este é mais um esforços da empresa para disponibilizar o Android para outras plataformas que não smartphones e tablets.

Novos aplicativos para o Chromecast

O Chromecast acaba de chegar ao Brasil (por R$ 199,00), mas no mundo ele já tem um público cativo. Trata-se de um dispositivo HDMI que permite a visualização de conteúdos em streaming dos nossos smartphones ou tablets na TV. O único problema no momento é a ausência de aplicativos compatíveis. Ou melhor, existem apps interessantes para o Chromecast na Play Store, mas trata-se de aplicativos de terceiros, que nem sempre funcionam perfeitamente e que contêm muitas vezes publicidade exagerada. Durante a conferência do Google, isso poderá mudar, e os desenvolvedores poderão apresentar novos aplicativos próprios para o Chromecast.

google chromecast anschluss tv
© AndroidPIT

Android TV

Permanecendo no assunto televisão, também é possível que o Google apresenta uma Android TV na conferência. Ela seria uma plataforma de software para TV que iria substituir a Google TV, de pouco sucesso até agora. Ela ofereceria mais funções do que o Chromecast, com integração de aplicativos fundamentais do Google, como o YouTube e a Play Store, isso com enfoque claro nos conteúdos de multimídia como jogos, filmes e músicas.

Google deve trabalhar na UI do Android

A conferência para desenvolvedores da Google é o evento mais importante do ano para o Android e é a chance de vermos aquilo que o time de desenvolvedores do Big G vai trazer de inovador ao mercado. Neste ano, é esperado que Sundar Pichai, o chefe do Android, traga novidades com relação ao design do OS. A apresentação do Android 5.0 já foi confirmada, mas veremos o OS em ação apenas no Outono, ou seja, na Primavera no Brasil.

Estas são as minhas apostas para a Google I/O. O que mais você espera ver na conferência?

82 Compartilhado

Os comentários favoritos dos leitores

44 Comentários

Escreva um comentário:
Mostrar todos os comentários

O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. Mais informações

Entendi