O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. OK
Escrito por:

Google Play ganha recurso de compartilhamento familiar com até seis usuários

Escrito por: Bruno Salutes — há 1 mês

Muitos usuários compram filmes, jogos, livros e apps no Google Play, contudo, o conteúdo comprado não pode ser compartilhado entre amigos ou com outros usuários da loja. Pensando nisso, o Big G resolveu implementar o recurso chamado Biblioteca da Família, que chega hoje para todos os usuários brasileiros através de uma atualização. Saiba como esse recurso vai funciona a seguir.

O sistema de compartilhamento familiar já existe no Google Play Music, assim como em outros serviços de streaming, como o Netflix e o Spotify, por exemplo. Entretanto, a Google resolveu estender essa possibilidade e levá-la para a loja de conteúdo do Android, a Google Play. Assim, os usuários do SO poderão compartilhar suas compras com usuários conectados na mesma rede.

A atualização que incorporará este recurso chega para todos a partir de hoje (27/7), e você irá notar que o app está atualizado quando a opção "Biblioteca da Família" aparecer abaixo do botão de instalação de aplicativos.

biblioteca da google play
Opção da Biblioteca da Família aparecerá após uma atualização do Google Play / © AndroidPIT

Quando essa opção estiver habilitada o Google Play irá criar automaticamente uma guia chamada "Família" ao lado da aba onde são exibidos todos os jogos, apps, filmes e livros instalados/comprados. O usuário titular da conta pode adicionar até seis pessoas para compartilhar o conteúdo comprado.

Cada usuário pode utilizar uma forma de pagamento individual através de cartões de créditos ou vale-presentes, contudo, o administrador da biblioteca pode definir um único método de pagamento para ser utilizado por todos.

google play store family
Biblioteca Familiar no Play Livros / © AndroidPIT

Outro detalhe importante é que o titular deve ter 18 anos ou mais, enquanto os membros da Biblioteca da Família precisam ter mais que 13 anos de idade. É preciso lembrar também que o compartilhamento familiar é válido somente entre usuários que residem no mesmo país.

Filmes e livros podem ser compartilhados e acessados através de dispositivos Android, iOS e na versão Web do Play Filmes e do Play Livros. Já os aplicativos e jogos só podem ser compartilhados entre usuários do Android.

Google Play Store - atualizações anteriores

Uma das atualizações anterior da loja de aplicativos tornou mais fácil a identificação de aplicativos que possuem programas de testes abertos para os usuários. Facilitando o processo de inscrição e gerenciamento dos aplicativos nestas condições, que podem, ser feitos diretamente a partir da Google Play Store, que também indica o recebimento de updates e o formulário de inscrição.

E o update anterior a este também é referente a melhorias na experiência do usuário, que mostra apenas o tamanho do update delta dos aplicativos já instalados no dispositivo, ou seja, apenas a quantidade de mega- ou gigabytes necessárias para o download da parte do código modificada, não do aplicativo todo, como ocorreria em uma primeira instalação.

Google Play Store - baixe a última versão da loja

Para contar com a última versão da Play Store no seu Android, faça o download do APK mais recente através desse link. Contudo a versão da loja de aplicativos do Google receber atualizações espontâneas. Para verificar a última versão disponível use este link

Vale lembrar que o APK já está disponível e a assinatura de criptografia garante que o arquivo é seguro para ser instalado e que não foi adulterado de forma alguma. Porém, o APK vem de uma fonte desconhecida e, de acordo com os últimos problemas de privacidade envolvendo o download do pacote da versão 2.12.45 do WhatsApp, informamos que baixar este APK ficará por sua conta e risco.

E aí, o que você achou do recurso de compartilhamento familiar da Play Store?

Formado em Web Design e Marketing de Relacionamento, é apaixonado por dispositivos Android e uma boa xícara de café. Atualmente morando em São Paulo está sempre antenado em todas as tendências, novidades e lançamentos do mercado mobile. Adora assistir à vídeos reviews e sempre que possível está envolvido em alguma discussão sobre tecnologia.

Os comentários favoritos dos leitores

  • Elerson Carvalho há 1 mês

    Para os desenvolvedores individuais e que não cobram taxas mensais de serviços, será um perda de aproximadamente 5x a menos de captação de receita.
    Vocês verão muitos aplicativos perdendo o suporte a partir de agora.
    Somente os médios e grandes players irão sobreviver com a chegada deste recurso.

    Esta função é um grande agrado para os consumidores, mas é mais uma desmotivação para os desenvolvedores individuais de Android.

    O que resta para estes carinhas é migrar para uma plataforma com maior rentabilidade, como a Apple. Se o aplicativo de um dev individual fizer sucesso na maçã, ai sim ele terá uma versão para o Android.

    Não sou desenvolvedor comercial e isto não me afetará, mas é triste ver que as portas de um possível caminho a trilhar tenha se estreitado ainda mais. Este foi o tiro que eu precisava para investir no swift e trocar de sistema definitivamente Andreu.


    [Após esclarecimentos e detalhes sobre o recurso divulgado em outros sites, mudei meu pensamento perante o recurso. Peço que ignorem este comentário, uma vez que tive base somente em informações constante neste artigo no qual carece de mais informações e detalhes.]

499 Comentários

Escreva um comentário:
Mostrar todos os comentários

O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. Mais informações

Entendi