O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. OK
3 min para ler 141 Compartilhado 35 Comentários

Saiba porque a guerra do Google contra o WhatsApp e o Facetime pode matar o Hangouts

O Google I/O é o evento anual da gigante das buscas e tem por objetivo apresentar as principais novidades que a companhia pretende trazer para o mercado. Neste ano, curiosamente, o Google apresentou dois novos apps que pretendem bater de frente com o WhatsApp, mas isso pode acabar afetando o Hangouts diretamente.

Hoje encontramos diversos apps de mensagens no mercado, e entre os mais famosos temos o líder WhatsApp, o Telegram e no mundo do iOS temos o Facetime, que já vem instalado nos dispositivos da Apple sendo exclusivo destes aparelhos. Já o Hangouts, como representante do Google nesta corrida, não tem mostrado capacidade de reagir.

Talvez por isso, a gigante das buscas tenha apresentado dois novos apps para troca de mensagens e chamadas de vídeo, tratam-se do "Allo" e do "Duo", que estarão disponíveis tanto para Android quanto para iOS.

A “morte” do Hangouts pode ser o preço que o Google terá de pagar para alavancar outros serviços
google io keynote 2016 allo 2
Novo app de mensagens do Google / © Google

O "Allo" é mais do que um aplicativo de mensagens, o serviço permite que você converse com seus contatos usando o seu número de smartphones associado à sua conta do Gmail em uma interface agradável e intuitiva. Você ainda pode usar emoticons como em qualquer aplicativo de mensagens instantâneas.

O app também analisa as conversas e fornece possíveis respostas para facilitar a vida do usuário. Por exemplo, se você receber uma imagem que mostra um bolo de aniversário, uma das respostas automáticas poderia ser simplesmente desejar um feliz aniversário ao seu contato.

google io keynote 2016 allo 7
Allo trará sugestões de respostas com base no conteúdo da conversa / © Google

O aplicativo tem vários extras que não vemos na concorrência, tais como a capacidade de expandir seu texto para melhor trazer uma emoção (especialmente como gritar ou chamar a atenção). Já o Google Duo é dedicado a comunicações de vídeo, que promete entregar uma qualidade superior aos concorrentes, e tudo com a integração própria dos serviços Google.

google io keynote 2016 allo 18
Duo é a aposta do Google para chamadas de vídeo / © Google

O detalhe é que o Hangouts já faz praticamente tudo isso, e as funções adicionais poderiam ser implementadas com uma simples atualização. Ora, o lançamento de dois novos aplicativos com os mesmos serviços já oferecidos pelo Google implicaria em concorrer com ele próprio, trazendo como consequência lógica o encerramento do serviço mais antigo, no caso o Hangouts.

Toda guerra traz sacrifícios, e a “morte” do Hangouts pode ser o preço que o Google terá de pagar para alavancar outros serviços que possam bater de frente com os líderes de mercado. Talvez com o objetivo de chamar os holofotes para os novos apps, a empresa tenha desistido de apenas atualizar o Hangouts com as novas funções.

Que fique claro que o Google não anunciou o fim do Hangouts, então deveremos aguardar o lançamento oficial dos novos apps para saber o futuros dos mensageiros do Google.

E você, acha que o Google irá abandonar o Hangouts para alavancar o Allo e o Duo?

141 Compartilhado

35 Comentários

Escreva um comentário:
Mostrar todos os comentários

O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. Mais informações

Entendi