O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. OK
587 Compartilhado 146 Comentários

Como sobreviver com apenas 16 GB de armazenamento interno

“16 GB de memória interna? Isso é mais do que o suficiente!” foi o que você pensou quando tomou a pior decisão da sua vida. Comprar um dispositivo com apenas 16 GB de memória interna é como mudar para a Antártida. Você pode viver bem em um deserto nevado? Claro que pode, mas é complicado. Aqui está o guia de sobrevivência para saber como viver com o mínimo aceitável de armazenamento interno.

AndroidPIT Scott surviving 6
Comprar um dispositivo com apenas 16 GB de memória interna é como mudar para a Antártida / © ANDROIDPIT

Conheça o seu inimigo

Arquivos de mídia podem ocupar um espaço gigantesco na memória interna do seu dispositivo, quanto melhor a qualidade, mais espaço o arquivo precisa. Vídeos em HD são os seus piores inimigos, mas música e fotos também ocupam um espaço vital.

Os aplicativos podem variar descontroladamente desde alguns megabytes até cerca de 8 GB como é o caso do Final Fantasy IX. O FFIX é basicamente uma tempestade de neve neste cenário e realmente pode prejudicar suas chances de sobrevivência. 

16gb1
Saiba quanta memória cada aplicativo está usando / © ANDROIDPIT

Primeiramente, você deve prestar atenção e limitar a qualidade ou resolução desses arquivos. Apps como o Spotify permitem escolher a qualidade do áudio que é baixado. Afinal de contas, quem vai ouvir muita diferença entre 128 e 320 kbps enquanto está viajando?

Além disso, a maioria dos aplicativos e softwares de câmera permitem que você altere o tamanho e a resolução das imagens. Lembre-se, quanto menor o número de pixels, menos espaço de armazenamento as imagens precisam. Você também pode fazer o backup no Google Fotos, basta baixar o aplicativo, ir em Configurações Google > Backup Google Fotos > escolher as pastas que gostaria de fazer o backup e ativá-lo.

AndroidPIT Scott surviving 4
Os arquivos em alta resolução podem ocupar muito espaço / © ANDROIDPIT

A Google Play facilita bastante quando o assunto é saber quanto espaço um arquivo precisa (há uma categoria para ver o tamanho dos apps na Play Store), mas você pode descobrir isso acessando as configurações do seu Android.

Algumas interfaces facilitam saber os tamanho dos arquivos, basta ir em Configurações > Aplicativos, onde você poderá ver o tamanho dos apps. Alguns arquivos podem necessitar de um aplicativo extra, como os gerenciadores de arquivos, tal como o ES File Explorer, que também é muito útil para gerenciar todos os tipos de pastas.

Dica Pro

Não é necessário carregar uma foice, se um canivete da conta do trabalho. Em outras palavras, se você não tem um dispositivo que reproduza a qualidade da resolução 4K, por que filmar nesta resolução? Pense além, como você vai ver as fotos e vídeos que você criou?

Antes mencionei a qualidade das músicas no seu celular, e é a mesma coisa com as fotos. Se você vai visualizar suas imagens pelo celular ou por um computador com resolução padrão, diminua o número de pixels.

androidpit surving with 16 gb 1
Reduza o número de pixels nas suas imagens para ocupar menos espaço na memória / © ANDROIDPIT

Armazenamento eficaz

Se o seu smartphone é um ecossistema, o cartão micro-SD é a sua mochila. Este é o espaço extra que você tem para carregar o que não vai caber nos seus bolsos. Você pode transferir vários tipos de arquivos como imagens, vídeos e até mesmo alguns dados de aplicativos para o cartão micro-SD. Mas infelizmente nem todos os dispositivos Android suportam um cartão microSD.

Você pode mover dados para o cartão Micro-SD indo em Configurações > Aplicativos > [nome do aplicativo] > Mover para cartão SD. Não são todos os aplicativos que tem esta funcionalidade, mas este recurso te permite resgatar alguns megabytes preciosos da sua memória interna.

16gb2
Mova todos os aplicativos e arquivos possíveis para o cartão micro-SD / © ANDROIDPIT

Dica Pro

O cartão micro-SD não age como uma memória interna normal (apesar de termos tal opção a partir do Android 6.0 Marshmallow). Portanto antes de comprar um aparelho, não pense que você pode comprar um cartão de 16 GB, adicionar aos seus 16 GB de memória interna e voilà, você terá um dispositivo de 32 GB.

O mais importante é comprar um dispositivo com a capacidade que se adapte às suas necessidades. É bem provável que você use o cartão micro-SD para guardar fotos, vídeos e áudios, mas imagens podem também ser guardadas na nuvem (mais informações abaixo), e você pode usar um MP3 player para escutar música. Se você usa o cartão micro-SD somente para armazenar alguns vídeos, você provavelmente não precisa de um modelo gigante com 128 GB.

AndroidPIT Scott surviving 1
Como uma mochila, o cartão microSD pode ser usado para armazenar conteúdo extra / © ANDROIDPIT

É muito importante saber qual capacidade de micro-SD o seu dispositivo suporta. A melhor maneira de obter esta informação é olhar no manual de instruções ou online.

Use a Nuvem

Pense na nuvem, não como uma nuvem, mas como uma caverna. Este é um espaço vasto fora do seu aparelho que pode vir em tamanhos gigantescos. Os serviços de nuvem estão por todos os lados hoje em dia, e eles suportam diversos tipos de arquivos e dados.

Obviamente existe uma desconfiança em se usar a nuvem para armazenar seus dados, bem como preocupações sobre privacidade e segurança, sem contar com o que aconteceria se seu provedor escolhido fosse à falência.

AndroidPIT Scott surviving 5
A nuvem é sua amiga / © ANDROIDPIT

O Google Fotos, por exemplo, é uma aposta bem segura. Ele oferece armazenamento ilimitado de fotos para arquivos de um determinado tamanho, e não é exatamente pequeno. O Google Fotos é um serviço fantástico para aqueles que tentam sobreviver com capacidades de armazenamento interno muito pequenas. Embora seu sistema de segurança não seja infalível, o Google tem muito mais a perder com qualquer falha do que muitos outros. A Dropbox também oferece serviços similares.

16gb3
Use o Google Fotos e o Google Drive para fazer o backup das suas fotos e arquivos / © ANDROIDPIT

Dica Pro

O WhatsApp é o seu urso polar de estimação - uma criatura magnífica e seu melhor amigo, até que ele te dá as costas. Todos os arquivos que você envia e recebe são mantidos na memória do seu dispositivo, ocupando assim, bastante espaço.

Você pode usar as configurações do WhatsApp para fazer o backup de tudo no seu Google Drive, podendo assim deletar todos os arquivos que recebe através do app sem perdê-los. Depois de feito o backup, você pode acessar todo seu conteúdo através do Google Drive ou Google Fotos.

AndroidPIT Scott surviving 2
Você pode sobreviver com apenas 16 GB. Tenha fé / © ANDROIDPIT

Conselhos finais

Não existe segredo, o que você precisa é ser a cuidadoso quando se trata de usa o seu dispositivo. Desinstale os aplicativos que você não usa ou não precisa e faça backups dos arquivos que você gostaria de manter (e lembre de deletá-los do aparelho para liberar espaço).

Você também deve lembrar que mesmo que o dispositivo venha com 16 GB de armazenamento interna, não quer dizer que os 16 GB estão livres. Sendo realista, é bem provável que você só tenha 11 ou 12 GB que podem realmente ser usados.

Qual e a capacidade do seu smartphone? Você tem alguma outra dica para sobreviver com os escassos 16 GB de memória interna?

146 Comentários

Escreva um comentário:
  • Graças a Deus que o meu tem 64 GB nominais, sendo 54,5 livres para o usuário, somando músicas, imagens e outras coisas, não chegam a 22 GB, e nem preciso gastar com micro sd.

  • De 16GB nuncas passei dos 7GB ta sobrando.

  • Cada vez mais o apps ocupam mais espaço. Antigamente quem tinha 8gb tinha os top de linha. Hoje 16gb ta ficando obsoleto.

  • nossa, convivi 2 anos com o meu Moto X 1ª geração, que não aceita cartão de memória. Vai de cada usuário.

  • qual cartão de memória é adequado para o moto g2 4G no Android 6.0 mashimelow??? o Classe 10 de 32 Gbs??? alguém me responda por favor!!!

  • Nao é recomendavel armazenar fotos e videos pessoais no cartao de memoria, pois em caso de perda o Gerenciador de dispositivos nao apaga os dados do cartao, somente da memoria interna.
    No cartao é bom armazenar musicas, videos como clipes series e filmes, e tambem aplicativos.

  • Sobrevivo muito bem com os 14 que me faltam no Nexus 4
    Só ando com 1gb livre ou menos.

  • Nuvem garoto...
    Nuvem

  • "Você pode usar as configurações do WhatsApp para fazer o backup de tudo no seu Google Drive, podendo assim deletar todos os arquivos que recebe através do app sem perdê-los."
    NÃO! Você pode configurar o Google Fotos para fazer backup das pastas de fotos e vídeos do WhatsApp, então vai poder excluir a mídia do celular. Mas o backup do WhatsApp no Google Drive NÃO É incremental, ou seja, se você apagar uma conversa do app, ELA SERÁ APAGADA DO GOOGLE DRIVE NO PRÓXIMO BACKUP.
    Da ajuda do Whatsapp: "Toda vez que um backup do Google Drive for feito na sua conta do Google, o backup antigo será substituído. Não há um meio de restaurar um backup do Google Drive antigo."
    Melhor reescrever esse texto, Gordon.

  • Achei meio sem lógica, 16gb ainda ser pouco?
    Acho q a matéria se refere a aparelhos de 8gb.

  • Meu moto-g-2013-lte tem apenas 8gb e nunca me deixou na mão. Usuário tem aprender usar o que tem. Se VC ganha 2 mil e querer ter padrão de vida de quem ganha 10 mil vai se @#$% , não é mesmo?

  • Esse post tinha que ser como sobreviver a um celular de 8gb e ainda sem cartão de memoria. 16 GB da tranquilo

  • Quando você vivia bem com 16GB, sendo que deveria deixar no minimo 2GB livres para o aparelho funcionar bem. Ai pega um de 32 GB e se sente no paraíso com infinitas possibilidades.
    Foi dessa maneira que me sentir em janeiro

  • Estou com 175MB, isso, MEGAbytes de memória interna, porque fui roubado e só sobrou o velho de guerra do Galaxy Y. E adivinha? Não morri.Antes tinha 24gb ao total no meu celular e, não faz uma diferença gritante, você percebe o quanto se enche com coisa inútil. Hoje faço só o básico mesmo, e até me faz falta ter todas minhas coisas, mas sinceramente não é algo que vai tirar sua vida de tão péssimo.

  • 16gb dava para mim há 2 anos, agora num dá nem pro gasto, tenho de ficar formatando meu celular de tempos em tempos. Agora vou comprar um de 128gb e acabar com todos esses problemas.

  • 16 GB de memória interna dá tranquilamente pra mim, até porque maioria das coisas instalo direto no cartão de memória de 32GB, e tb tenho poucos jogos ou aplicativos pesados, então tenho espaço de sobra. É só saber administrar, depende muito do para que você usa o celular.

  • Pra quem sabe se organizar, 16GB dá e sobra.

Mostrar todos os comentários

O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. Mais informações

Entendi