O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. OK
250 Compartilhado 65 Comentários

Review do Huawei P8: elegante, discreto e impressionante

A Huawei continua sua ofensiva para conquistar o mercado ocidental de smartphones com o Huawei P8. Com o Ascend Mate 7 e o Ascend P7, a Huawei provou que pode competir com as gigantes do ramo, oferecendo dispositivos de qualidade a um preço razoável.

O Huawei P8 deve manter essa filosofia, trazendo melhorias de design e performance com relação aos seus predecessores. Confira abaixo o nosso review do dispositivo e saiba tudo sobre o novo carro-chefe da Huawei.

Avaliação

Prós

  • Design
  • Acabamento
  • Câmera
  • Software

Contras

  • Atrasos no Huawei Launcher
  • Reconhecimento de voz apenas em inglês

Huawei P8 – Data de lançamento e preço

O Huawei P8 será inicialmente lançado na Europa. A empresa não divulgou a data de lançamento nos Estados Unidos. No Brasil, o dispositivo poderá apenas ser importado em lojas online. O preço sugerido do Huawei P8 (variante de 16GB) é de 499 Euros e 599 Euros para a versão premium de 64 GB.

Contatada pelo AndroidPIT, a Huawei Brasil emitiu a seguinte nota, mostrando interesse em lançar novos dispositivos no mercado nacional:

A área de Devices da Huawei está trabalhando intensamente para ampliar o portfólio da Huawei no mercado brasileiro, e assim oferecer aos nossos usuários os produtos mais inovadores do mundo, como é o caso do P8 que acabamos de lançar. Os consumidores brasileiros estão cada vez mais conectados com seus smartphones e demandam alta qualidade, inovação e conexão a todo o momento de qualquer lugar, e o P8 é ideal para todas essas necessidades. Fiquem atentos que teremos mais lançamentos em breve para o Brasil.

Huawei P8 – Desenho & Qualidade de Construção

O Huawei P8 se distancia do design exclusivamente de vidro do seu antecessor, o Ascend P7, introduzindo o metal à série. Mas ele não está apenas repetindo a onda de alumínio que tomou conta dos carros-chefe de 2015. Com efeito, a parte traseira e laterais do smartphone são feitas de aço ultrafino. Isso confere ao dispositivo um peso muito agradável, e o torna um dos carros-chefe mais finos do mercado: apenas 6,4 milímetros. Ao contrário de carros-chefe como o Galaxy S6 e o iPhone 6, a câmera do P8 felizmente é inteiramente incorporada à carcaça, não apresentando saliência.

huawei p8 camera
A câmera do Huawei P8 não apresenta saliência. / © ANDROIDPIT

A parte traseira do Huawei P8 também traz uma faixa de vidro na parte superior, conferindo-lhe uma marca no estilo e distanciando-o do visual do iPhone, uma das suas principais inspirações.

huawei p8 back
A parte traseira do Huawei P8. / © ANDROIDPIT

A parte inferior do Huawei P8 traz a entrada para USB no centro e as laterais com furinhos lembrando alto-falantes. Contudo, o som sai apenas do lado direito. No lado esquerdo foi integrado o microfone do dispositivo.

huawei p8 usb
Esquerda: alto-falante, centro: entrada micro-USB, direita: microfone. / © ANDROIDPIT

Os botões de volume, o botão de standby, o cartão SIM e a entrada de microSD (que também serve como entrada para o segundo cartão SIM) estão na lateral direita do dispositivo, deixando a lateral esquerda completamente vazia. Gostei particularmente da textura do botão de standby.

huawei p8 press1
A lateral direita do Huawei P8 concentra entradas e botões. / © Huawei

De maneira geral, o Huawei P8 é impecável nos quesitos design e acabamento. Vou mais longe e arrisco dizer que a Huawei estabeleceu novos padrões no que diz respeito ao acabamento, sobretudo para um smartphone de ponta com um preço razoável de 499 Euros.

Huawei P8 – Tela

Com 5,2 polegadas, a tela do Huawei P8 está na média atual dos smartphones premium. O Huawei P8 tem um display IPS LCD com 1.920 x 1.080 pixels de resolução e 424 ppp de densidade. Destaque aqui vai para o bom aproveitamento do painel frontal para a tela: 78,3%. 

huawei p8 display 2
O display do Huawei P8 é muito bom. / © ANDROIDPIT

A tela é bem nítida, com cores vívidas e ótima visibilidade em ângulos inclinados. Apesar da moda de telas QHD no momento, fiquei bem satisfeito com a tela Full HD do Huawei P8. Além disso, quem não estiver satisfeito com a calibragem do display pode mudar a temperatura das cores manualmente nas configurações do Android.

Huawei P8 – Características Especiais

Segundo a Huawei, uma das grandes vantagens de um chipset Kirin é o fato de que o processador é projetado tendo em mente a conectividade. Dessa forma, uma das funções especiais do Huawei P8 permite que você calcule as velocidades de redes de Wi-Fi e dados próximas, e você pode saber qual delas é a melhor opção. Além disso, a Huawei também nos disse que o Kirin 930 foi “projetados para a 5G”.

Além disso, o Huawei P8 tem duas antenas que trabalham independentemente uma da outra (acima e abaixo da carcaça), e em combinação com a função Signal+ melhora significativamente a recepção do sinal e a estabilidade da conexão. Pude mesmo notar ao sair do metrô que a conectividade melhora rapidamente, e que a mudança dos modos de recebimento de dados se dá de maneira mais veloz do que no meu Nexus 6.

Huawei P8 – Software

Testamos o Huawei P8 rodando o Android 5.0 Lollipop em conjunto com a interface EMUI 3.1, que já é familiar aos proprietários do Ascend Mate 7 rodando com o EMUI 3.0. Trata-se de uma interface limpa e intuitiva que integrou muito bem os elementos do Material Design (botões de navegação, cores vibrantes e atalhos inteligentes).

AndroidPIT Ascend Mate 7 interface
A interface do Huawei P8 é quase idêntica à do Ascend Mate 7. / © ANDROIDPIT

Alguns fãs do Android podem estranhar a ausência de uma gaveta de aplicativos, mas isso é questão de costume, especialmente porque você pode instalar temas grátis com o app de temas da Huawei e restaurar a gaveta.

A Huawei é especialista em deixar suas interface livre de bloatware, e essa boa tradição foi mantida com o Huawei P8, completamente desprovido de apps supérfluos. Outras funções úteis da EMUI 3.1 incluem um gerenciador de notificações, controles por gestos e uma barra de navegação personalizável (todas funções também presentes no Ascend Mate 7).

Huawei P8 – Performance

Embalado por um processador Kirin 930 octa-core de 64 bits com Cortex-Ad53E e frequência de 2 GHz, o Huawei P8 apresenta uma performance equivalente à dos smartphones mais potentes do mercado. O dispositivo também inclui 3GB de memória RAM, o que garante a sua fluidez. Com exceção de alguns atrasos quando iniciava o Huawei Launcher, não percebi engasgos no funcionamento do aparelho. Pude jogar games bem pesados como o Dead Trigger 2 sem qualquer problema, e para tarefas diárias o dispositivo se mostra mais do que competente.

huawei p8 antutu benchmark
O Huawei P8 no Benchmark AnTuTu. / © ANDROIDPIT

Para quem gosta de números puros, o Huawei P8, com um total de 50.556 pontos, ficou na frente até mesmo do Galaxy Note 4. Sem dúvida um valor excelente, que pode ser comprovado no uso cotidiano do dispositivo. 

Huawei P8 – Áudio

O Huawei P8 tem apenas um alto-falante mono na parte inferior esquerda do dispositivo. Apesar disso, o som é bem alto e nítido, e eu me surpreendi com a sua qualidade, por se tratar de uma saída bem pequena. Nunca pensei que um alto-falante tão pequeno pudesse ser tão alto.

huawei p8 bottom
O alto-falante do Huawei P8 (esquerda) tem o som melhor do que eu esperava. / © ANDROIDPIT

Além disso, a qualidade de som nas chamadas também é excepcional: bem clara mesmo com ruídos ao redor. A qualidade de filtragem de barulhos exteriores é muito boa, a ponto de um amigo ter pensado que eu estava em casa quando atendi a uma ligação no meio de um passeio.

Huawei P8 – Câmera

A câmera principal do Huawei P8 tem uma resolução de 13 megapixels, um sensor RGWB e um estabilizador ótico de imagem (OIS). A câmera frontal conta com uma resolução de 8 megapixels e se mostra ideal para selfies.

A câmera traseira possui um autofoco bem rápido, que garante imagens bem nítidas. As fotos de teste que tirei com o Huawei P8 me agradaram bastante. As cores foram bem representadas, e poucos detalhes são perdidos. Mesmo em ambientes com pouca luminosidade, o ruído de imagem permanece baixo, e a Huawei realmente fez um bom trabalho com o seu sensor. 

huawei p8 kamera testfoto 06
As fotos com o Huawei P8 são bem nítidas, e o autofoco é rápido e eficiente. / © ANDROIDPIT

Quanto à interface da câmera, a Huawei se inspirou novamente na Apple: podemos mudar os diferentes modos (Foto, Vídeo, Embelezamento, etc.) com um deslizar de dedo, e os filtros ou efeitos são mostrados em tempo real, para que vejamos o resultado antes da foto propriamente dita.

Outras fotos de teste

huawei p8 kamera testfoto 05
Ninguém vai entender a minha letra, mas os detalhes do Macro são impressionantes. / © ANDROIDPIT
huawei p8 kamera testfoto 01
Boa representação de cores. / © ANDROIDPIT
huawei p8 kamera testfoto 03
A câmera do Huawei P8 captura muitos detalhes. / © ANDROIDPIT
huawei p8 kamera testfoto 02
Essa foto foi tirada em ambiente com pouca luminosidade. / © ANDROIDPIT
huawei p8 kamera testfoto 04
Repare nos bigodes do gato. / © ANDROIDPIT

Huawei P8 – Bateria

A bateria do Huawei P8 tem 2.680 mAh e, com isso, é um pouco maior do que a do Galaxy S6 (2.550 mAh). O Huawei P8 conta, além disso, com duas vantagens decisivas: a tela tem uma resolução menor e suas otimizações de software lhe conferem uma otimização de consumo excepcional. Com efeito, a Huawei promete uma duração de 1,5 dias com um uso regular e 1 dia com um uso intenso. Em meu teste prático, pude confirmar essas estimativas: depois de 12 horas de uso normal, em que tirei várias fotos, fiz e recebi chamadas (ao todo 1 hora), conferi emails, joguei Dead Trigger 2 e naveguei pela internet, a bateria no fim do dia ainda contava com 65% de capacidade.

androidpit huawei p8 05
Huawei P8: apesar das 5,2 polegadas ele é bem compacto. / © ANDROIDPIT

Huawei P8 – Especificações Técnicas

    • Tipo:
    • Smartphone
    • Modelo:
    • P8
    • Fabricante:
    • Huawei
    • Dimensões:
    • 144,9 x 71,8 x 6,4 mm
    • Peso:
    • 144 g
    • Tamanho da bateria:
    • 2680 mAh
    • Tamanho da tela:
    • 5,2 polegadas
    • Tecnologia da tela:
    • LCD
    • Tela:
    • 1920 x 1080 pixels (424 ppi)
    • Câmera frontal
    • 8 megapixels
    • Câmera traseira
    • 13 megapixels
    • Flash:
    • Dual-LED
    • Versão do Android:
    • 5.0 - Lollipop
    • Interface:
    • Emotion UI
    • RAM:
    • 3 GB
    • Memória interna:
    • 16 GB
      64 GB
    • Memória removível:
    • microSD
    • Chipset:
    • HiSilicon Kirin 930
    • Número de núcleos:
    • 8
    • Velocidade máx.
    • 2 GHz
    • Conectividade
    • HSPA, LTE, NFC, Dual-SIM , Bluetooth 4.1

Veredito Final

Aqui não precisamos medir as palavras: a Huawei fez quase tudo certo com o P8: seu acabamento é do mais alto nível, o preço é mais do que razoável para o que oferece, suas funções de maneira geral (especialmente sua câmera) são excelentes. Apenas a performance do Huawei Launcher irritou por vezes com seus engasgos e prejudicou a fluidez. Além disso, apenas o reconhecimento de voz em inglês funcionou em meu teste. Por esses motivos, tirei meio ponto do dispositivo, e o Huawei P8 ganhou 4,5 estrelas. Quem procura um smartphone elegante com muitas funções úteis e especificações que não decepcionam ganhou com o Huawei P8 uma ótima opção.

65 Comentários

Escreva um comentário:
  • Pena que é só lindo, fiz a besteira de compra um P8 (gra-ul10), o sistema veio metade português, metade chinês, com quase todos os aplicativos em chinês. Liguei para o SAC e surpresa, NÃO DÃO SUPORTE PARA O BRASIL, ou seja, tenho um lindo peso de papel, ou apenas um telefone para atender chamadas bonitinho.
    Desaconselho a compra desta marca, pois uma "empresinha" que não pode dar suporte para algum pais, hoje em dia num mundo globalizado, não merece o menor respeito. Até a pequena BLU tem melhor suporte que esta empresa que pensa em ser grande, e não passa de uma empresinha de fundo de quintal na china.
    Conseguiram fazer um lindo equipamento que, se funciona eu nunca saberei pois não consigo mudar a ROM desta porcaria inutil e não tenho suporte do "pequeno" fabricante, que pensa ser grande mas apenas em seu site, pois aqui ele se mostrou insignificante.
    Até o código desta caca tenho de acessar o site deles por 14 dias consecutivos para ser "agraciado" com o código que deveria ser meu, pois comprei este "aparelhinho".
    Huawei p8 premium..... premium do que? se para mim é apenas um telefone bonitinho.

  • Onde consigo comprar?

  • Gostei mais do Ascend Mate 7

  • É só instalá o nova laucher que ele fica lisinho!!! Eu to loco pra bota a mão nele!!

  • Comprei em maio na Europa e estou adorando. É bonito e funciona muito bem. Recomendo o aparelho.

  • Aparelho espetacular! Já posso encontrar no Brasil? Sabem como posso importar?

  • LTE 4G funciona no Brasil?

  • Chineses continentais só fazem porcaria. Quando trabalhei na Embraer morei uns tempos por lá. Eles pegam um produto que se destaca no mercado e copiam descaradamente. Fizeram isso até com os aviões da Embraer. E geralmente a cópia é muito pior que o original. A falsificação e a cópia descarada de produtos são política de estado na China continental. Jamais compraria uma porcaria dessas.

  • outro detalhe sao as conexões com os chips e cartao de memória ...ou vc usa os 02 chips de operadoras ou um chip de opearadora + o cartão de memória sendo qe poderia ter 03 slot para todos serem integrados de uma vez....me decepcionei com o meu sansung A5 qe fez a msm coisa.......celularers excelentes porem sempre vem com algum pecado capital das empresas.....e olha qe espaço tem de sobra para se colocar SLOTs.....

  • qual é a conexão LTE dele? pq o note 4 tem o cat 9 que permite até 450 mbps.

  • Não sou participante do mercado de gadgets com preço que ultrapasse 1000 reais. Mas pra falar a verdade, fiquei tentado com esse aparelho... A fabricante deu atenção a pontos principais que as outras fabricantes estão deixando de lado. Pra quê uma tela com 500 ppp senão para gastar a bateria? Inútil! Se viesse para o Brasil, pensaria seriamente em me inserir nesse mercado. Parabéns à Huawei por pisar na cara "dazinimiga"... kkkkk Não aguentei. Lembrei de uma menina que trabalha comigo.. hahaha

  • Por que o clock é de apenas 2.0 Ghz? 😑

  • pessoal na densidade da tela esta escrito ppp ''1.920 x 1.080 pixels de resolução e 424 ppp de densidade. '' é ppi e ótimo artigo como sempre.

  • Como dito, tela QHD é moda e até provarem que o olho humano é capaz de identificar e visualizar a diferença entre ela e uma FullHD ou mesmo HD, vai continuar sendo dispensável.
    O smart é top, sem dúvidas. O que estraga é só o fato da tela ser IPS LCD.

Mostrar todos os comentários

O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. Mais informações

Entendi